Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Soma e Subtração: Valores Faltantes

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF04MA15'

Soma e Subtração: Valores Faltantes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Soma e Subtração: Valores Faltantes

Palavras ChaveSoma e Subtração, Valores Faltantes, Resolução de Problemas, Atividades Lúdicas, Trabalho em Equipe, Aplicação Prática, Raciocínio Lógico, Matemática Interativa, Colaboração, Competição Saudável
Materiais NecessáriosMapas do tesouro, Pistas impressas, Cartas com problemas matemáticos, Quadro de medalhas na lousa, Cartões coloridos para medalhas, Prêmios simbólicos (certificados, pequenas lembranças), Materiais para anotações (como cadernos ou folhas de papel), Canetas ou lápis
Códigos BNCCEF04MA15: Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para estabelecer o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão clara do que é esperado ao final da sessão. Essa clareza ajuda na preparação e foco durante as atividades em sala, facilitando a aplicação prática do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Além disso, ao detalhar os objetivos, os alunos podem melhor direcionar seus esforços de aprendizagem e participação.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e identificar o componente faltante em operações de subtração e adição.

2. Desenvolver habilidades para calcular o valor que está faltando em subtrações e adições, reforçando a compreensão do processo matemático.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões e resolução de problemas em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e estabelecer uma conexão direta entre o conteúdo que eles estudaram em casa e sua aplicação prática. As situações problema propostas estimulam o pensamento crítico, reforçando o aprendizado prévio, enquanto a contextualização mostra a relevância e a aplicabilidade do tema no cotidiano, aumentando o interesse e a motivação dos alunos em aprender.

Situações Problema

1. Imagine que você tem uma caixa com 20 chocolates. Se você comeu 6 deles, quantos chocolates ainda restam na caixa? E se você comeu um número desconhecido de chocolates, mas restam apenas 9, quantos você comeu?

2. Vocês estão organizando uma festa e precisam de 36 bexigas. Já têm 20. Quantas bexigas ainda faltam comprar? E se cada pacote contiver 12 bexigas, quantos pacotes vocês precisariam comprar para atingir o total necessário?

Contextualização

A capacidade de identificar e calcular valores faltantes em operações matemáticas é uma habilidade crucial no dia a dia, seja para organizar tarefas, gerenciar recursos ou entender melhor situações do cotidiano. Por exemplo, em uma receita culinária, se o cozinheiro precisa de 5 xícaras de farinha e já tem 2, ele deve calcular quantas xícaras ainda faltam. Além disso, ao resolver problemas matemáticos, como saber quantos mais pontos um time precisa para alcançar a liderança, essa habilidade é fundamental.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e colaborativa o conhecimento prévio adquirido sobre soma e subtração com valores faltantes. As atividades propostas são desafiadoras e envolventes, incentivando os alunos a pensar criativamente e trabalhar em equipe para resolver problemas. Este formato lúdico não só solidifica a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também promove habilidades sociais e de comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desafio do Tesouro Perdido

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre soma e subtração para resolver problemas práticos e lúdicos, desenvolvendo raciocínio lógico e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um mapa do tesouro com diversas pistas espalhadas pela sala de aula. Cada pista estará associada a um problema de soma ou subtração, onde parte do valor ou do resultado estará oculto. Para avançar na busca pelo tesouro, os alunos precisarão calcular corretamente os valores faltantes.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os mapas do tesouro, cada um com uma série de pistas que levam ao próximo ponto do mapa.

  • Explique que cada pista tem um problema matemático de soma ou subtração, e que parte do valor ou do resultado está faltando.

  • Os alunos devem resolver o problema para encontrar a próxima pista do mapa.

  • O primeiro grupo a completar o mapa e encontrar o 'tesouro' ganha uma recompensa simbólica (como um certificado de 'Mestres dos Números').

Atividade 2 - Mistério no Circo Matemático

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe, utilizando contextos lúdicos para incentivar o raciocínio lógico.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão resolver um mistério envolvendo personagens de um circo, onde itens importantes foram roubados e os ladrões deixaram pistas relacionadas a operações matemáticas de soma e subtração com valores faltantes.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Apresente o cenário do circo e explique que eles precisam ajudar a resolver o mistério.

  • Distribua as pistas, que são cartas contendo os problemas matemáticos com valores faltantes.

  • Os alunos devem resolver os problemas para descobrir quem são os ladrões e onde estão os itens roubados.

  • O primeiro grupo a solucionar o mistério corretamente receberá um prêmio (por exemplo, uma pequena lembrança relacionada ao circo).

Atividade 3 - Olimpíadas Matemáticas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a competição saudável e a aplicação prática de operações matemáticas, melhorando o raciocínio rápido e a precisão.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos competirão em uma série de desafios olímpicos que envolvem a resolução de problemas de soma e subtração com valores faltantes. Cada desafio superado garante pontos para o grupo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 participantes.

  • Explique que eles participarão de uma 'Olimpíada Matemática' com diferentes estações de desafio.

  • Cada estação contém um problema matemático que precisa ser resolvido para coletar uma 'medalha' (um cartão colorido).

  • Os cartões coletados representam pontos e o grupo com mais pontos ao final da atividade é declarado o vencedor.

  • Desenhe um quadro de medalhas na lousa para registrar o desempenho de cada grupo.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as estratégias e desafios encontrados durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento dos conceitos de soma e subtração com valores faltantes, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e o entendimento dos alunos sobre o tema.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve introdução, perguntando aos alunos como se sentiram ao participar das atividades e o que mais chamou a atenção em relação ao tema de soma e subtração com valores faltantes. Encoraje cada grupo a compartilhar suas estratégias de resolução, os desafios encontrados e o que aprenderam uns com os outros durante as atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao calcular os valores faltantes nas operações de soma e subtração?

2. Como a colaboração com os membros do seu grupo ajudou a resolver os problemas mais rapidamente?

3. Houve algum momento durante as atividades em que você percebeu que precisava de mais informações ou conhecimentos prévios? Como isso foi resolvido?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido ao longo da aula, conectando os pontos entre teoria e prática, e compreendendo a importância e a aplicabilidade dos conceitos matemáticos no seu dia a dia. Esta conclusão ajuda a reforçar a aprendizagem e a valorizar o que foi ensinado, preparando os alunos para futuras aplicações do aprendizado em contextos diversos.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais conceitos abordados durante a aula, relembrando as técnicas de identificação e cálculo de valores faltantes em operações de soma e subtração. É fundamental recapitular as estratégias discutidas e aplicadas nas atividades, como os métodos de resolução de problemas e a importância de trabalhar em equipe.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de conectar a teoria aprendida em casa com a prática em sala, por meio de atividades lúdicas e contextualizadas. Através dos jogos e desafios, eles puderam experimentar diretamente como a matemática é aplicada no cotidiano, facilitando a compreensão e retenção dos conceitos estudados.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância do tema para o dia a dia. A habilidade de identificar e calcular valores faltantes é essencial em situações práticas, desde tarefas simples, como fazer compras, até desafios mais complexos, como planejar orçamentos e projetos. Compreender e dominar essas técnicas enriquece a capacidade dos alunos de resolver problemas e tomar decisões informadas.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Volume: Blocos Retangulares | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Porcentagem: Problemas com Porcentagem
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Problemas de Regra de 3 Indireta | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Geometria Analítica: Baricentro
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies