Entrar

Plano de aula de Soma e Subtração: Valores Faltantes

Matemática

Original Teachy

'EF04MA15'

Soma e Subtração: Valores Faltantes

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Soma e Subtração: Valores Faltantes

Palavras ChaveSubtração, Divisão, Valores Faltantes, Minuendo, Subtraendo, Diferença, Dividendo, Divisor, Quociente, Resto, Inversão de Operações, Multiplicação, Resolução de Problemas, Matemática, 4º Ano, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apagador, Folhas de papel, Lápis, Borracha, Projetor (opcional), Slides com exemplos, Fichas de exercícios, Calculadoras (opcional)
Códigos BNCCEF04MA15: Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer os objetivos claros e específicos que os alunos devem alcançar ao final da aula. Isso inclui a capacidade de identificar e calcular o valor faltante em operações de subtração e divisão, uma habilidade fundamental para o desenvolvimento do pensamento matemático e resolução de problemas.

Objetivos principais:

1. Reconhecer os componentes de uma subtração (minuendo, subtraendo e diferença) e identificar o valor faltante.

2. Reconhecer os componentes de uma divisão (dividendo, divisor, quociente e resto) e identificar o valor faltante.

3. Calcular corretamente o elemento faltante em operações de subtração e divisão.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é captar a atenção dos alunos e prepará-los para o conteúdo a ser explorado. Ao conectar o tema da aula com situações cotidianas e curiosidades, os alunos percebem a relevância do aprendizado e ficam mais engajados. Além disso, essa introdução proporciona um contexto claro e motivador para a compreensão do conteúdo de subtração e divisão com valores faltantes.

Contexto

Contexto: Comece a aula perguntando aos alunos se eles já tentaram resolver um quebra-cabeça ou um jogo de mistério. Explique que, assim como em um quebra-cabeça onde peças faltantes são essenciais para completar a imagem, em matemática, às vezes precisamos encontrar um valor que falta para completar uma operação. Hoje, vamos aprender a identificar e calcular esses valores faltantes em operações de subtração e divisão. Essa habilidade nos ajuda a resolver problemas do dia a dia, como calcular quanto dinheiro falta para comprar algo ou dividir igualmente uma quantidade de doces entre amigos.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que a matemática está presente em muitas profissões? Por exemplo, engenheiros precisam calcular valores faltantes para garantir que uma ponte seja segura, e médicos usam divisões para determinar a dose correta de um medicamento baseado no peso de uma pessoa. A habilidade de encontrar valores faltantes é fundamental em várias áreas do conhecimento e da vida prática.

Desenvolvimento

Duração: 40 - 50 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão detalhada e prática dos componentes e do processo de identificação de valores faltantes em operações de subtração e divisão. Através de explicações claras, exemplos guiados e prática em sala de aula, os alunos desenvolverão habilidades essenciais para resolver problemas matemáticos com confiança.

Tópicos Abordados

1.Componentes de Subtração: Explique os componentes da subtração, incluindo o minuendo (o número do qual se subtrai), o subtraendo (o número que é subtraído) e a diferença (o resultado da subtração). Utilize exemplos simples para ilustrar cada componente. 2.Identificação de Valores Faltantes na Subtração: Detalhe como identificar um valor faltante em uma subtração. Apresente um exemplo onde o minuendo é desconhecido (ex: ? - 3 = 5) e mostre como resolver esse tipo de problema, enfatizando a importância de inverter a operação. 3.Componentes de Divisão: Explique os componentes da divisão, incluindo o dividendo (o número que está sendo dividido), o divisor (o número pelo qual o dividendo é dividido), o quociente (o resultado da divisão) e o resto (o que sobra após a divisão). Utilize exemplos claros e acessíveis. 4.Identificação de Valores Faltantes na Divisão: Detalhe como identificar um valor faltante em uma divisão. Apresente um exemplo onde o dividendo é desconhecido (ex: ? ÷ 4 = 3) e mostre como resolver esse tipo de problema, enfatizando a relação entre multiplicação e divisão para encontrar o valor faltante. 5.Resolução de Problemas Guiada: Proponha alguns problemas para resolver em conjunto com os alunos, guiando-os passo a passo. Comece com problemas mais simples e aumente gradualmente a complexidade, assegurando que todos os alunos acompanhem o raciocínio.

Questões para Sala de Aula

1. 1️⃣ Questão 1: Qual é o valor faltante no seguinte problema de subtração: 12 - ? = 7? 2. 2️⃣ Questão 2: Encontre o valor faltante na divisão a seguir: ? ÷ 5 = 4 3. 3️⃣ Questão 3: Se o dividendo é 36 e o quociente é 6, qual é o divisor?

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma revisão detalhada das questões trabalhadas, garantindo que os alunos compreendam completamente os métodos usados para encontrar valores faltantes em subtrações e divisões. Ao discutir as respostas e engajar os alunos com perguntas reflexivas, consolidamos o aprendizado e incentivamos o pensamento crítico, preparando-os para aplicar essas habilidades em diferentes contextos.

Discussão

  • Discussão das Questões:

  • 1️⃣ Questão 1: Qual é o valor faltante no seguinte problema de subtração: 12 - ? = 7?

  • Resposta: Para encontrar o valor faltante, precisamos inverter a operação. Se 12 - ? = 7, então 12 - 7 = ?. Portanto, o valor faltante é 5. Explique aos alunos que, ao subtrair 7 de 12, obtemos a diferença que falta, que é 5.

  • 2️⃣ Questão 2: Encontre o valor faltante na divisão a seguir: ? ÷ 5 = 4

  • Resposta: Para encontrar o valor faltante, podemos inverter a operação para multiplicação. Se ? ÷ 5 = 4, então 4 × 5 = ?. Portanto, o valor faltante é 20. Detalhe aos alunos que, multiplicando 4 por 5, encontramos o dividendo que estava faltando.

  • 3️⃣ Questão 3: Se o dividendo é 36 e o quociente é 6, qual é o divisor?

  • Resposta: Para encontrar o divisor, podemos utilizar a relação entre divisão e multiplicação. Se 36 ÷ ? = 6, então 36 = 6 × ?. Portanto, o divisor é 6. Explique que dividindo 36 pelo quociente 6, obtemos o divisor que estava faltando.

Engajamento dos Alunos

1. ‍♂️ Engajamento dos Alunos: 2. 1. Pergunta Reflexiva: Por que é importante saber inverter operações matemáticas (subtração para adição e divisão para multiplicação) para encontrar valores faltantes? 3. 2. Situação Prática: Se você tem 15 balas e quer dividir igualmente entre seus 3 amigos, como você pode usar a divisão para descobrir quantas balas cada um receberá? 4. 3. Desafio: Imagine que você tem um total de 24 lápis e quer arrumar em grupos de 4 lápis cada. Quantos grupos você terá? Como você pode verificar se sua resposta está correta?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que todos tenham compreendido os principais conceitos abordados. Ao resumir os conteúdos, explicar a conexão com a prática e destacar a relevância do tema, reforçamos a importância do aprendizado e preparamos os alunos para aplicar essas habilidades em diversas situações.

Resumo

  • Componentes de Subtração: Minuendo, subtraendo e diferença.
  • Identificação de Valores Faltantes na Subtração: Inversão da operação para encontrar o valor faltante.
  • Componentes de Divisão: Dividendo, divisor, quociente e resto.
  • Identificação de Valores Faltantes na Divisão: Relação entre multiplicação e divisão para encontrar o valor faltante.
  • Resolução de Problemas Guiada: Exemplos práticos e resolução conjunta de problemas.

Ao longo da aula, conectamos a teoria com a prática através de exemplos claros e acessíveis para os alunos. Demonstramos como identificar e calcular valores faltantes em operações de subtração e divisão, utilizando problemas cotidianos e situações práticas que facilitam a compreensão da relevância e aplicação dos conceitos matemáticos aprendidos.

Compreender como identificar valores faltantes em operações matemáticas é uma habilidade essencial não apenas para a matemática escolar, mas também para a vida cotidiana. Desde calcular troco em compras até distribuir itens igualmente entre amigos, essa habilidade é fundamental em diversas situações. Além disso, profissões como engenharia e medicina frequentemente utilizam esses conceitos para garantir precisão e segurança em suas atividades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies