Entrar

Plano de aula de Prismas e Pirâmides Planificações e Características

Matemática

Original Teachy

'EF04MA17'

Prismas e Pirâmides Planificações e Características

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Prismas e Pirâmides Planificações e Características

Palavras ChavePrismas, Pirâmides, Planificação, Características Geométricas, Arestas, Faces, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, Meditação Guiada, Construção com Material Reciclável, Regulação Emocional, RULER
Materiais NecessáriosMateriais recicláveis (papel, papelão, garrafas plásticas), Tesouras, Régua, Cola, Fita adesiva, Papéis para escrita, Canetas ou lápis
Códigos BNCCEF04MA17: Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema de prismas e pirâmides, destacando a importância de reconhecer e identificar suas planificações e características. Isso estabelece uma base sólida para o entendimento do conteúdo, ao mesmo tempo que promove habilidades socioemocionais como autoconhecimento e consciência social, ajudando os alunos a identificar e compreender suas próprias emoções e as dos colegas durante o processo de aprendizagem.

Objetivos Principais

1. Reconhecer as planificações de prismas e pirâmides.

2. Identificar as características das figuras geométricas, como número de arestas e faces.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Foco e Presença

A atividade de aquecimento emocional desta aula será uma Meditação Guiada. Esta prática envolve os alunos em um estado de calma e foco, ajudando-os a estarem presentes no momento e preparados para a aprendizagem. A meditação guiada é uma técnica onde uma pessoa é guiada, por meio de instruções verbais, para alcançar um estado de relaxamento e concentração. Esta prática é eficaz para reduzir a ansiedade, aumentar a concentração e promover o bem-estar emocional.

1.  Preparação: Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos repousando sobre os joelhos ou sobre a mesa.

2.  Respiração Inicial: Instrua os alunos a fecharem os olhos gentilmente e começarem a prestar atenção à sua respiração. Oriente para que respirem profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões, e depois exalem lentamente pela boca.

3.  Guiando a Meditação: Comece a guiá-los com uma voz calma e suave: 'Imagine que você está em um lugar tranquilo e seguro. Pode ser uma praia, uma floresta ou qualquer outro lugar que te faça sentir calmo e feliz. Sinta a brisa suave, ouça os sons ao seu redor e sinta-se completamente relaxado.'

4.  Profundidade: Continue guiando: 'À medida que você respira, sinta seu corpo relaxando mais e mais. Se algum pensamento vier à sua mente, deixe-o ir como uma nuvem flutuando no céu.'

5.  Retorno: Depois de alguns minutos (aproximadamente 5 a 7 minutos), peça aos alunos para começarem a trazer sua atenção de volta para a sala de aula. 'Quando estiverem prontos, comecem a fazer pequenos movimentos com os dedos e os pés. Lentamente, abram os olhos e voltem sua atenção para o ambiente ao seu redor.'

6.  Reflexão: Pergunte aos alunos como se sentiram durante a meditação e se perceberam alguma mudança em seu estado emocional ou físico.

Contextualização do Conteúdo

Em nossa vida cotidiana, muitas vezes encontramos formas geométricas como prismas e pirâmides em diferentes contextos, como na arquitetura dos edifícios, nos brinquedos e até mesmo em embalagens de produtos. Conhecer e entender essas formas nos ajuda a perceber a matemática ao nosso redor e a valorizar a sua aplicação prática. Além disso, ao estudarmos essas figuras, desenvolvemos nossa capacidade de observar e analisar o mundo, habilidades que são valiosas tanto na matemática quanto na nossa vida diária.

Durante esta aula, vamos explorar as características dos prismas e pirâmides. Vamos reconhecer suas planificações, identificar o número de faces e arestas e relacionar isso com objetos que encontramos no dia a dia. Ao fazermos isso, também vamos refletir sobre como nos sentimos ao aprender algo novo e compartilhar essas emoções com nossos colegas, fortalecendo nossa compreensão emocional e social.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1.  Definição de Prismas e Pirâmides:

2. Um prisma é um poliedro com duas bases paralelas e congruentes e faces laterais retangulares. As bases podem ser qualquer polígono, e a forma das bases determina o nome do prisma (por exemplo, prisma triangular, prisma quadrangular).

3. Uma pirâmide é um poliedro com uma base que é um polígono e faces laterais triangulares que se encontram em um ponto chamado vértice. A forma da base determina o nome da pirâmide (por exemplo, pirâmide quadrangular, pirâmide triangular).

**4. **

5.  Características dos Prismas:

6. Faces: São compostas por duas bases paralelas e congruentes e várias faces laterais retangulares.

7. Arestas: As arestas são as linhas onde duas faces se encontram. Em um prisma, há arestas nas bases e arestas laterais.

8. Vértices: Os vértices são os pontos onde as arestas se encontram. Em um prisma, há vértices nas bases e vértices nas faces laterais.

**9. **

10.  Características das Pirâmides:

11. Faces: A pirâmide possui uma base que é um polígono e várias faces laterais triangulares que se encontram no vértice.

12. Arestas: As arestas são as linhas onde duas faces se encontram. Em uma pirâmide, há arestas na base e arestas laterais.

13. Vértices: Os vértices são os pontos onde as arestas se encontram. Em uma pirâmide, há vértices na base e um vértice no topo.

**14. **

15.  Planificações de Prismas e Pirâmides:

16. Planificação é o processo de 'abrir' o sólido e representá-lo em um plano bidimensional. No caso dos prismas, a planificação envolve desenhar as duas bases e as faces laterais retangulares. Para as pirâmides, a planificação envolve desenhar a base e as faces laterais triangulares.

**17. **

18.  Exemplos e Analogias:

19. Prisma: Considere uma caixa de sapatos como um exemplo de prisma retangular. Suas duas bases são os retângulos da parte superior e inferior, e as faces laterais são os retângulos das laterais da caixa.

20. Pirâmide: Pense em uma tenda de acampamento com base quadrada. A base é o quadrado no chão, e as faces laterais são os triângulos que se encontram no topo.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 a 45 minutos

Construindo Prismas e Pirâmides com Material Reciclável

Os alunos irão construir modelos de prismas e pirâmides usando materiais recicláveis como papel, papelão e garrafas plásticas. Essa atividade prática ajuda os alunos a entender melhor as características e planificações dessas figuras geométricas.

1.  Preparação: Organize os alunos em pequenos grupos e distribua materiais recicláveis, tesouras, réguas, cola e fita adesiva.

2.  Instruções:

3. Cada grupo deve escolher um tipo de prisma e um tipo de pirâmide para construir.

4. Usando o material reciclável, os alunos devem criar as bases e as faces laterais das figuras escolhidas.

5. Os alunos devem montar os modelos, colando e fixando as partes corretamente.

6. Após a construção, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando as características do prisma e da pirâmide que construíram.

7.  Observação: Incentive os alunos a usarem sua criatividade e a colaborarem entre si para resolver problemas que surgirem durante a construção.

Discussão e Feedback em Grupo

Para a discussão em grupo e feedback socioemocional, o professor pode aplicar o método RULER da seguinte forma:

Reconhecer (Recognize): Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao trabalhar em grupo e ao enfrentar desafios durante a construção dos modelos. Incentive-os a compartilhar suas emoções, como frustração, alegria ou orgulho.

Compreender (Understand) e Nomear (Label): Ajude os alunos a identificar as causas das suas emoções. Por exemplo, se sentiram frustração, pergunte o que causou essa emoção. Ajude-os a nomear suas emoções corretamente, como 'me senti frustrado porque a cola não estava funcionando bem'.

Expressar (Express) e Regular (Regulate): Discuta maneiras apropriadas de expressar essas emoções e estratégias para regulá-las. Por exemplo, se sentiram frustração, poderiam ter pedido ajuda a um colega ou ao professor. Incentive-os a pensar em soluções criativas e colaborativas para problemas semelhantes no futuro.

Conclusão

Duração: 20 a 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, sugira aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo sobre os desafios que enfrentaram durante a construção dos modelos de prismas e pirâmides. Peça-lhes que reflitam sobre como se sentiram ao enfrentar esses desafios e quais estratégias utilizaram para lidar com suas emoções. Em seguida, promova uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar suas experiências e sentimentos, incentivando a troca de ideias sobre como lidar com emoções em situações futuras.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos, ajudando-os a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas emoções e compartilharem suas experiências, os alunos desenvolverão uma maior compreensão de si mesmos e dos outros, promovendo um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e empático.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir o aprimoramento de habilidades matemáticas, como reconhecer e planificar prismas e pirâmides, ou metas pessoais, como trabalhar melhor em equipe ou lidar com frustrações de maneira mais eficaz. Incentive-os a escreverem essas metas em um papel e guardá-las como um lembrete de seus objetivos.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Reconhecer e planificar prismas e pirâmides com maior precisão.

2. Trabalhar de maneira mais colaborativa e eficaz em grupo.

3. Desenvolver estratégias para lidar com frustrações e desafios.

4. Aplicar o conhecimento de prismas e pirâmides em situações do dia a dia.

5. Fortalecer a habilidade de autoavaliação e regulação emocional. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definirem metas claras e alcançáveis, os alunos são incentivados a se comprometerem com seu próprio crescimento e a aplicarem as lições aprendidas em situações futuras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies