Entrar

Plano de aula de Provável e Improvável

Matemática

Original Teachy

'EF04MA26'

Provável e Improvável

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e descrever situações prováveis e improváveis em contextos do dia a dia.
  2. Familiarizar os alunos com o vocabulário matemático relacionado a probabilidades, como "certo", "errado", "possível", "impossível", "mais provável" e "menos provável".
  3. Estimular a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos, encorajando-os a fazer previsões e justificar suas respostas com base na lógica e na observação.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor começa a aula relembrando os conceitos de eventos possíveis e impossíveis, que foram abordados em aulas anteriores. Ele pode usar exemplos simples, como "é possível chover hoje" e "é impossível que amanhã seja Natal", para que os alunos entendam facilmente a diferença entre os dois conceitos. (Tempo estimado: 5 minutos)

  2. O professor, então, apresenta duas situações desafiadoras aos alunos:

    • A primeira situação é sobre um jogo de cara ou coroa, onde o aluno precisa adivinhar qual lado da moeda irá cair. O professor pergunta: "Se você jogar uma moeda para o alto, qual é a chance de cair cara e qual é a chance de cair coroa?"
    • A segunda situação é sobre um saco de balas, onde metade delas é do sabor de morango e a outra metade é do sabor de uva. O professor pergunta: "Se você pegar uma bala de olhos fechados, qual é a chance de pegar uma bala de morango e qual é a chance de pegar uma bala de uva?" (Tempo estimado: 8 minutos)
  3. Após as situações desafiadoras, o professor contextualiza o assunto, explicando que a matemática da probabilidade é usada em muitas situações do dia a dia, como em jogos, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Ele enfatiza a importância de entender os conceitos de provável e improvável para tomar decisões informadas e fazer previsões. (Tempo estimado: 2 minutos)

  4. Por fim, o professor introduz o tópico da aula: "Hoje, vamos aprender mais sobre situações prováveis e improváveis. Vamos explorar juntos e descobrir como a matemática pode nos ajudar a entender melhor o mundo ao nosso redor." (Tempo estimado: 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor apresenta duas atividades práticas para explorar os conceitos de provável e improvável na matemática. Os alunos devem ser divididos em grupos pequenos para realizar as atividades.

Atividade 1: "Cara na Caixa"

  1. O professor prepara previamente uma caixa com figuras de caras e coroas, onde a quantidade de caras e coroas é conhecida somente por ele.
  2. Os alunos, em seus grupos, devem tentar adivinhar a quantidade de caras e coroas na caixa, sem ver o conteúdo.
  3. O professor, então, retirará algumas figuras da caixa e os alunos devem reavaliar suas previsões.
  4. No final, o professor revela o conteúdo completo da caixa e os alunos podem verificar a precisão de suas previsões.

Atividade 2: "Bingo de Balas"

  1. O professor prepara previamente várias balas de sabores diferentes e as coloca em um saco opaco.
  2. Cada aluno do grupo, por sua vez, deve pegar uma bala do saco sem olhar e tentar adivinhar o sabor.
  3. Após cada aluno fazer sua previsão, o professor revela o sabor da bala e os alunos podem verificar a precisão de suas previsões.
  4. Esta atividade pode ser repetida várias vezes para reforçar o conceito de probabilidade.

Durante a realização das atividades, o professor deve circular entre os grupos, auxiliando os alunos a compreenderem os conceitos, esclarecendo dúvidas e promovendo discussões sobre as estratégias utilizadas.

O tempo estimado para cada atividade é 10 - 15 minutos, e o professor deve ter flexibilidade para ajustar o tempo de acordo com o ritmo de cada turma.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Depois de concluir as atividades práticas, o professor reúne todos os alunos em uma grande roda para discutir as soluções e conclusões de cada grupo. Cada grupo é convidado a compartilhar suas previsões iniciais, como eles ajustaram suas previsões ao longo do jogo e como suas previsões se compararam com a solução final. Neste momento, o professor deve enfatizar a importância de fazer previsões informadas, baseadas em observação e lógica, e como a matemática da probabilidade pode ajudar nesse processo. (Tempo estimado: 5 - 6 minutos)

  2. Após a discussão em grupo, o professor propõe que cada aluno reflita individualmente sobre o que eles aprenderam na aula. Para isso, o professor prepara duas perguntas para os alunos responderem:

    • Pergunta 1: "Pode dar um exemplo de uma situação em casa, na escola ou na rua que você considera provável ou improvável? Explique por quê."
    • Pergunta 2: "Como você poderia usar o que aprendeu hoje sobre provável e improvável em um jogo ou brincadeira com seus amigos?" Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas antes de compartilhá-las com a turma. O professor deve incentivar os alunos a expressarem suas ideias e opiniões, reforçando que não há respostas certas ou erradas para essas perguntas. (Tempo estimado: 4 - 5 minutos)
  3. Por fim, o professor faz uma revisão dos conceitos aprendidos na aula, reforçando as definições de provável e improvável e os termos relacionados, como "certo", "errado", "possível", "impossível", "mais provável" e "menos provável". Ele também ressalta a importância de entender a matemática da probabilidade para tomar decisões informadas e fazer previsões. (Tempo estimado: 1 - 2 minutos)

Este retorno é uma parte crucial da aula, pois permite ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico e reforçar os conceitos aprendidos. O tempo estimado total para esta etapa é de 10 - 12 minutos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. O professor inicia a conclusão relembrando os conceitos principais da aula: "Hoje, aprendemos sobre situações prováveis e improváveis e como podemos usar a matemática da probabilidade para fazer previsões. Vimos que para fazer previsões mais precisas, é importante observar e analisar as informações disponíveis e usar a lógica."

  2. Em seguida, o professor conecta a teoria à prática, referindo-se às atividades realizadas durante a aula: "Nossas atividades 'Cara na Caixa' e 'Bingo de Balas' nos ajudaram a entender melhor os conceitos de provável e improvável. Pudemos ver na prática como a probabilidade funciona e como nossas previsões podem mudar à medida que temos mais informações."

  3. O professor, então, propõe que os alunos reflitam sobre a importância do que aprenderam: "Agora, quero que vocês pensem em como podem usar o que aprenderam hoje fora da sala de aula. Como a matemática da probabilidade pode ser útil em suas vidas diárias? Pensem em situações reais onde vocês podem aplicar esses conceitos."

  4. Para encerrar a aula, o professor sugere algumas atividades extras que os alunos podem fazer em casa para reforçar o aprendizado:

    • Atividade 1: "Jogo dos Dados": Os alunos podem jogar um dado e tentar prever qual número vai sair. Eles podem anotar suas previsões e os resultados para depois comparar e analisar.
    • Atividade 2: "Sorteio de Cartas": Os alunos podem fazer um baralho com cartas de números ou cores diferentes. Eles podem tirar uma carta sem olhar e tentar prever o número ou a cor. Novamente, eles podem anotar suas previsões e os resultados para análise.
  5. O professor conclui a aula de forma positiva e encorajadora: "Lembrem-se, quanto mais praticarmos, mais familiarizados ficaremos com os conceitos de provável e improvável. Então, continuem explorando e se divertindo com a matemática da probabilidade!"

A conclusão é um momento importante para resumir e consolidar os aprendizados da aula. Ao propor atividades extras, o professor estimula a prática contínua dos conceitos e a aplicação dos mesmos em situações do cotidiano. O tempo estimado para esta etapa é de 5 - 7 minutos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies