Entrar

Plano de aula de Restos da Divisão

Matemática

Original Teachy

'EF04MA12'

Restos da Divisão

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito de restos da divisão: Os alunos devem ser capazes de entender o que são restos na divisão, que é o número que sobra quando um número não pode ser igualmente dividido por outro. Eles devem ser capazes de identificar o resto em um problema e entender como ele afeta a resposta.

  2. Resolver problemas com restos da divisão: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conceito de restos da divisão para resolver problemas matemáticos. Eles devem ser capazes de usar a divisão para resolver situações do cotidiano e interpretar o significado do resto na resolução do problema.

  3. Desenvolver habilidades de raciocínio lógico: Através da resolução de problemas envolvendo restos da divisão, os alunos devem desenvolver habilidades de raciocínio lógico e crítico. Eles devem ser capazes de pensar de forma lógica e sistemática para chegar à resposta correta.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve começar a aula relembrando brevemente os conceitos de adição, subtração e multiplicação, que são fundamentais para a compreensão da divisão. O professor pode propor algumas situações-problema simples envolvendo essas operações para reforçar o entendimento dos alunos.

  2. Situações-problema contextualizadas: O professor deve então apresentar duas situações-problema que possam ser resolvidas com a divisão e que sejam relevantes para a vida dos alunos. Por exemplo: "Se tivermos 20 balas para distribuir igualmente entre 5 crianças, quantas balas cada criança receberá? E quantas balas vão sobrar?" e "Se uma caixa tem 32 chocolates e podemos colocar 8 chocolates em cada saco, quantos sacos conseguiremos fazer? E quantos chocolates vão sobrar?".

  3. Introdução ao tópico do dia: O professor deve então introduzir o tópico da aula, restos da divisão, explicando que às vezes, quando dividimos um número por outro, não obtemos uma divisão exata, e sobra um número chamado de resto. O professor pode dar exemplos simples, como: "Se dividirmos 10 balas igualmente entre 3 crianças, cada criança receberá 3 balas, e ainda sobrarão 1 bala. Esse 1 é o resto da divisão." e "Se dividirmos 20 chocolates igualmente entre 7 sacos, cada saco receberá 2 chocolates, e ainda sobrarão 6 chocolates. Esse 6 é o resto da divisão."

  4. Contextualização da importância do tópico: O professor pode então explicar que entender os restos da divisão é importante para resolver problemas do dia a dia, como dividir uma quantidade de objetos em partes iguais, ou distribuir tarefas entre um número de pessoas. Além disso, o professor pode mencionar que a divisão com resto também é usada em outras áreas, como na programação de computadores, na matemática financeira e em muitas outras situações.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Jogo do Resto Divertido (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de cinco alunos e distribui para cada grupo um conjunto de objetos, como lápis de cor ou blocos de construção.

    • Em seguida, o professor apresenta um problema que envolve dividir a quantidade de objetos do grupo igualmente entre os alunos. Por exemplo: "Nós temos 17 blocos de construção e queremos dividir igualmente entre 5 alunos. Quantos blocos cada aluno receberá?".

    • O professor então instrui os alunos a resolverem o problema, mas com uma condição: eles não podem usar a divisão, eles têm que descobrir a resposta por meio de subtrações sucessivas. Isso é para os alunos entenderem como o conceito de resto se relaciona com as outras operações matemáticas.

    • O grupo que conseguir resolver corretamente o problema primeiro ganha um ponto. O professor repete o processo com outros problemas, sempre lembrando aos alunos para considerarem o que acontece quando não conseguem dividir igualmente todos os objetos.

    • No final do jogo, o grupo com mais pontos ganha.

  2. Atividade do Resto da Festa (10 minutos)

    • O professor inicia a atividade dividindo a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribui para cada grupo um saquinho com 30 balas.

    • Em seguida, o professor diz aos alunos que cada balinha representa um convidado em uma festa de aniversário, e eles têm que dividir as balas igualmente entre os convidados. O desafio é que cada convidado só pode receber até 6 balas, então eles terão que contar quantos convidados conseguirão atender e quantas balas sobrarão.

    • Os alunos então começam a dividir as balas, registrando a quantidade de balas que cada convidado recebe e a quantidade que sobra. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e verificando o progresso.

    • Após alguns minutos, o professor para a atividade e pede para cada grupo apresentar seus resultados. O professor então registra na lousa as respostas dos grupos, para que todos possam comparar as soluções.

    • O professor então reforça o conceito de resto, apontando que o número de balas que sobrou é o resto da divisão.

    • O professor pode finalizar a atividade reforçando que a matemática é uma ferramenta muito útil para resolver problemas da vida real, como planejar uma festa e garantir que todos os convidados tenham um número justo de balas.

  3. Atividade Resto da Escolha (10 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos e distribui para cada grupo uma caixa com fichas numeradas de 1 a 20.

    • Em seguida, o professor apresenta um problema: "Na escola, há 20 crianças e 5 brinquedos disponíveis para brincar. Quantos brinquedos cada criança pode escolher? Haverá algum brinquedo que nenhuma criança poderá escolher? E se tivermos 6 brinquedos disponíveis, o que muda na situação?".

    • Os alunos então resolvem o problema, dividindo as fichas igualmente entre os membros do grupo e observando o que acontece quando não é mais possível dividir igualmente.

    • Após alguns minutos, o professor para a atividade e pede para cada grupo apresentar seus resultados. O professor pode então reforçar o conceito de resto, apontando que é o número que não pode ser dividido igualmente e que, neste caso, representa os brinquedos que sobraram e não puderam ser escolhidos por nenhuma criança.

    • O professor pode finalizar a atividade reforçando que o conceito de restos da divisão é muito útil para resolver problemas do dia a dia e que a matemática é uma ferramenta poderosa para nos ajudar a entender o mundo ao nosso redor.

Os professores podem escolher uma ou mais atividades para realizar em sala de aula, dependendo do tempo disponível e do ritmo de aprendizagem dos alunos. As atividades foram projetadas para serem interativas, envolventes e para promover a colaboração entre os alunos. Além disso, as atividades são projetadas para reforçar a compreensão do conceito de restos da divisão e a aplicação do mesmo em situações do cotidiano.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo de discussão e pede que cada grupo compartilhe suas soluções para as atividades realizadas.

    • Durante a apresentação, o professor incentiva os alunos a explicarem o seu raciocínio, como chegaram à resposta e como identificaram o resto da divisão.

    • O professor também pode pedir que os alunos expressem suas dificuldades ou dúvidas encontradas durante a atividade, para que estas possam ser esclarecidas e resolvidas.

  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    • Após as apresentações dos grupos, o professor retoma os conceitos teóricos da aula, reforçando o que são restos da divisão e como eles são importantes para a resolução de problemas.

    • O professor pode usar as soluções apresentadas pelos alunos para ilustrar como o conceito de resto da divisão é aplicado na prática, reforçando a ideia de que a matemática é uma ferramenta útil e aplicável em situações reais.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor faz duas perguntas simples:

      1. "Como você pode usar o que aprendeu hoje sobre restos da divisão na sua vida cotidiana?"

      2. "Qual foi a parte mais desafiadora da aula de hoje e por quê?"

    • Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas e, em seguida, têm a oportunidade de compartilhar suas reflexões com a classe, se desejarem.

  4. Feedback do professor (1 minuto)

    • O professor finaliza a aula dando um feedback geral sobre o desempenho dos alunos, destacando os pontos fortes e as áreas que ainda precisam ser trabalhadas.

    • O professor encoraja os alunos a continuarem praticando o que aprenderam, reforçando que a prática é fundamental para o aprimoramento das habilidades matemáticas.

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações do dia a dia. Além disso, a discussão em grupo e o feedback do professor ajudam a identificar possíveis lacunas de aprendizado e a orientar o planejamento das próximas aulas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele destaca que a divisão é uma operação matemática que nos ajuda a compartilhar ou agrupar quantidades de maneira igual. Ele também reforça que, às vezes, quando dividimos, não é possível obter uma divisão exata, e sobra um número chamado de resto. O professor pode dar exemplos simples para recapitular, como: "Se dividirmos 10 balas igualmente entre 3 crianças, cada criança receberá 3 balas, e ainda sobrará 1 bala. Esse 1 é o resto da divisão." e "Se dividirmos 20 chocolates igualmente entre 7 sacos, cada saco receberá 2 chocolates, e ainda sobrarão 6 chocolates. Esse 6 é o resto da divisão."
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor então destaca como a aula conectou a teoria e a prática, explicando que os alunos tiveram a oportunidade de aplicar o conceito de restos da divisão em situações do cotidiano, como dividir balas em uma festa de aniversário ou brinquedos entre as crianças na escola. Ele também menciona que, ao resolver problemas práticos, os alunos puderam compreender melhor a importância e a utilidade da matemática em suas vidas.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor então sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre restos da divisão. Ele pode sugerir livros de matemática adequados para a idade dos alunos, jogos online que envolvam a divisão com resto, ou vídeos educacionais disponíveis na internet. Ele também pode fornecer algumas folhas de exercícios para os alunos praticarem em casa.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor conclui a aula reforçando a importância do que foi aprendido. Ele explica que a habilidade de dividir e entender os restos da divisão é fundamental para resolver problemas do cotidiano, fazer cálculos mais complexos e compreender melhor o mundo ao nosso redor. Ele também incentiva os alunos a continuarem praticando, lembrando que a prática é essencial para aperfeiçoar as habilidades matemáticas.

A conclusão é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, resumir os principais pontos da aula e incentivar o estudo contínuo. Além disso, ao conectar a teoria com a prática e destacar a importância do assunto, o professor ajuda os alunos a entenderem a relevância do que aprenderam e a aplicá-lo em suas vidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies