Entrar

Plano de aula de Unidades de Medida: Temperatura

Matemática

Original Teachy

'EF04MA23'

Unidades de Medida: Temperatura

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir o conceito de temperatura e suas unidades de medida (graus Celsius e Fahrenheit) de forma lúdica e interativa, permitindo que os alunos percebam a influência da temperatura em seu dia a dia e em diferentes contextos (por exemplo, o clima, a temperatura dos alimentos, a temperatura do corpo etc.).

  2. Habilitar os alunos a reconhecer e identificar diferentes escalas de temperatura (Celsius e Fahrenheit) e a compreender as diferenças e semelhanças entre elas.

  3. Desenvolver a habilidade dos alunos de ler e interpretar escalas de temperatura, utilizando recursos visuais e práticos para facilitar a compreensão do conceito. Além disso, pretende-se que os alunos sejam capazes de estabelecer relações de comparação entre diferentes temperaturas e de identificar as situações em que é mais apropriado usar cada unidade de medida (Celsius ou Fahrenheit).

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos (2 - 3 minutos): O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o conceito de medida e algumas unidades de medida já estudadas, como o metro, o litro e o quilograma. Pode-se fazer perguntas como: "Lembram-se quando medimos o tamanho de um objeto com a régua?" ou "E quando medimos a quantidade de água em um copo?" para reforçar a ideia de que a medida é uma maneira de comparar quantidades.

  2. Situação problema (4 - 5 minutos): O professor propõe duas situações problema relacionadas à temperatura. A primeira pode ser: "Vocês já notaram que a água da piscina é mais quente do que a água da torneira? Por que será?". A segunda situação pode ser: "No inverno, quando está muito frio, usamos roupas mais quentes. Mas quando está calor, usamos roupas mais leves. Por que fazemos isso?". Estas perguntas têm o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos e motivá-los a aprender mais sobre o tema.

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor explica que a temperatura é uma medida muito importante em nosso dia a dia. Ele pode mencionar que a temperatura é usada para prever o clima, para cozinhar alimentos, para regular a temperatura do corpo, entre outras coisas. Além disso, o professor pode mencionar que existem diferentes maneiras de medir a temperatura e que cada uma delas é usada em diferentes países. Por exemplo, no Brasil, usamos principalmente a escala Celsius, mas em alguns outros países, como os Estados Unidos, a escala Fahrenheit é mais comum.

  4. Introdução ao tópico (4 - 5 minutos): O professor introduz o tópico de temperatura de forma interessante e atraente para os alunos. Ele pode começar contando que a temperatura é algo que sentimos o tempo todo, mas que podemos usar números para descrevê-la. Além disso, pode mencionar que a temperatura é tão importante que temos até um dia especial para celebrá-la, o Dia da Temperatura (23 de janeiro).

Em seguida, o professor pode mostrar dois termômetros, um marcando 0 °C e outro marcando 32 °F, e perguntar aos alunos qual deles representa uma temperatura mais fria. Ele pode explicar que o termômetro Celsius é mais comum no Brasil e que 0 °C representa o ponto de congelamento da água, enquanto o termômetro Fahrenheit é mais usado nos Estados Unidos e que 32 °F também representa o ponto de congelamento da água. Esta introdução tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será abordado na aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria com auxílio de recursos visuais (7 - 10 minutos):

    • O professor inicia a explicação sobre as unidades de medida de temperatura, focando inicialmente na escala Celsius. Utiliza o termômetro de 0 °C, que representa o ponto de congelamento da água, e o termômetro de 100 °C, que representa o ponto de ebulição da água em condições normais de pressão atmosférica.
    • Para facilitar a compreensão, o professor pode usar uma jarra de água e aquecedor para demonstrar a variação da temperatura e a mudança de estado da água.
    • Em seguida, o professor introduz a escala Fahrenheit, mostrando o termômetro de 32 °F (congelamento da água) a 212 °F (ebulição da água).
    • Compara as duas escalas, mostrando que a graduação do termômetro Fahrenheit é menor, devido à sua origem histórica.
    • Durante a explicação, é importante que o professor estimule a participação dos alunos, realizando perguntas e incentivando-os a fazer observações.
  2. Atividade de fixação em sala de aula (10 - 12 minutos):

    • O professor divide a turma em pequenos grupos e distribui folhas de atividade com problemas que envolvam a temperatura.
    • As atividades propostas devem incluir situações que permitam aos alunos aplicar o conhecimento adquirido sobre as escalas Celsius e Fahrenheit. Por exemplo, podem ser propostas situações como "Maria mediu a temperatura do seu corpo e obteve 36,5 °C. Qual seria essa temperatura na escala Fahrenheit?" ou "Lucas foi para os Estados Unidos e viu no termômetro que a temperatura era de 50 °F. Qual seria essa temperatura na escala Celsius?".
    • O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas que possam surgir.
  3. Jogos educativos (3 - 5 minutos):

    • Para encerrar a aula de forma lúdica e divertida, o professor pode propor jogos relacionados à temperatura.
    • Um exemplo é o "Termômetro Maluco": Os alunos são divididos em dois grupos. Cada grupo recebe um cartaz com uma escala de temperatura (Celsius ou Fahrenheit) e alguns marcadores (pequenos post-its coloridos, por exemplo). O professor lê uma situação problemática relacionada à temperatura e os alunos, em seus grupos, devem marcar a temperatura correspondente na escala. Por exemplo, o professor pode dizer: "A água está fervendo. Qual a temperatura na escala Celsius? E na escala Fahrenheit?". O grupo que marcar corretamente primeiro ganha o ponto.
    • Outro jogo é o "Temperatura na Cidade": O professor desenha um mapa imaginário da cidade no quadro e marca alguns lugares, como a escola, o parque, a sorveteria, a praia, entre outros. Em cada lugar, o professor conta uma história relacionada à temperatura. Por exemplo, "Na praia, a temperatura é de 30 °C e as pessoas estão aproveitando para tomar sol e se refrescar no mar. Na sorveteria, a temperatura é de -10 °C e o sorveteiro precisa usar um casaco bem quente para trabalhar". Os alunos, em seus grupos, devem usar um termômetro de brinquedo para marcar a temperatura em cada local. O grupo que marcar corretamente a temperatura em mais lugares ganha o jogo.

Nessa etapa de desenvolvimento, o professor tem a liberdade de escolher as atividades que melhor se adequem à sua turma, considerando a dinâmica da sala de aula e o nível de conhecimento dos alunos. O objetivo é que os alunos consolidem o conhecimento adquirido de forma prática e divertida.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor reúne a turma em um grande círculo para uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas para as atividades.
    • Cada grupo é convidado a compartilhar como chegou às suas respostas, os desafios que enfrentou e as estratégias que usou.
    • Durante a discussão, o professor encoraja os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a darem feedbacks construtivos.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor retoma os principais pontos da aula, fazendo a conexão entre a teoria e as atividades práticas realizadas.
    • Ele pode, por exemplo, relembrar que o ponto de congelamento da água na escala Celsius é 0 °C e na escala Fahrenheit é 32 °F, e que o ponto de ebulição da água na escala Celsius é 100 °C e na escala Fahrenheit é 212 °F.
    • Além disso, pode reforçar que a escala Celsius é mais usada no Brasil e a escala Fahrenheit é mais usada nos Estados Unidos, mas que é importante conhecer as duas escalas, pois podemos encontrar ambas em diferentes situações.
  3. Reflexão final (3 - 4 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam.
    • Ele faz duas perguntas simples para os alunos pensarem por um minuto e depois compartilharem suas respostas com a turma.
      • Primeira pergunta: "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu sobre a temperatura hoje?"
      • Segunda pergunta: "Como você pode usar o que aprendeu hoje sobre as escalas Celsius e Fahrenheit em seu dia a dia?"
    • O professor valoriza as respostas dos alunos, reforçando a importância do aprendizado e da aplicação do conhecimento em situações reais.

Durante todo o retorno, o professor deve manter um ambiente de respeito e valorização do esforço e do aprendizado de cada aluno. É importante que ele esteja atento para identificar possíveis dificuldades de compreensão e fornecer esclarecimentos adicionais, se necessário. Além disso, o professor deve aproveitar essa etapa para avaliar o progresso dos alunos e fazer ajustes nas próximas aulas, se necessário.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor finaliza a aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados. Ele reforça que a temperatura é uma medida muito importante em nosso dia a dia e que existem diferentes maneiras de medir a temperatura, como as escalas Celsius e Fahrenheit.
    • O professor lembra aos alunos que 0 °C representa o ponto de congelamento da água na escala Celsius, enquanto 100 °C representa o ponto de ebulição da água. Na escala Fahrenheit, 32 °F representa o ponto de congelamento da água, e 212 °F representa o ponto de ebulição.
    • Ele ressalta a importância de conhecer e entender as duas escalas de temperatura, pois elas são usadas em diferentes contextos, dependendo do lugar e da situação.
  2. Materiais extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns recursos adicionais para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o assunto. Pode indicar livros didáticos que abordem o tema de maneira mais aprofundada, sites educativos com jogos e atividades interativas sobre temperatura, e vídeos educativos disponíveis na internet.
    • Alguns exemplos de canais do YouTube que têm vídeos educativos sobre temperatura são "Manual do Mundo", "Mundo da Matemática" e "Pequeno Cientista". Estes canais costumam explicar conceitos de forma simples e divertida, o que pode ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam na aula.
  3. Importância do assunto (1 - 2 minutos):

    • Finalmente, o professor explica a importância de compreender as unidades de medida de temperatura. Ele pode mencionar que a temperatura é uma medida que usamos diariamente, seja para escolher a roupa que vamos vestir, para regular a temperatura do chuveiro, ou para cozinhar um alimento corretamente.
    • Além disso, pode explicar que a temperatura é uma medida que tem implicações em muitas áreas do conhecimento, como a física, a biologia, a geografia e até a história. Pode dar exemplos, como a importância da temperatura para a vida dos animais e das plantas, para a formação do clima, para os processos de cozimento e resfriamento dos alimentos, e para a conservação de obras de arte, entre outros.
    • O professor encerra a aula reforçando que o conhecimento adquirido sobre as unidades de medida de temperatura é muito útil e aplicável em muitas situações do dia a dia, e que o aprendizado de hoje será um alicerce para futuros estudos e descobertas.

Durante toda a conclusão, o professor deve manter uma postura de valorização do esforço e do aprendizado de cada aluno, reforçando que todos são capazes de aprender e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Além disso, é importante que o professor esteja atento para identificar possíveis dúvidas ou dificuldades dos alunos e fornecer esclarecimentos adicionais, se necessário.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies