Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pronomes
Palavras Chave | pronomes, coesão textual, comunicação, atividades interativas, aplicação prática, trabalho em equipe, fluidez de texto, desafios de uso, interpretação de textos, expressão oral, criatividade |
Materiais Necessários | mapas com pistas, envelopes, pronomes recortados, textos diversos, cadernos, cartas com pronomes, roteiros para peças teatrais, materiais para apresentação de peças, espaço adequado para dramatização |
Códigos BNCC | EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. |
Ano Escolar | 4º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 7 minutos)
Esta etapa do plano de aula visa estabelecer os objetivos centrais que guiarão todas as atividades propostas. Ao definir claramente o que se espera alcançar, os alunos terão uma compreensão precisa do que precisam focar durante as atividades práticas em sala. A identificação e o uso de pronomes são habilidades fundamentais para construir textos coesos e coerentes, aspecto crucial tanto para a compreensão quanto para a produção de textos eficazes.
Objetivos principais:
1. Desenvolver a habilidade de identificar pronomes em textos como recurso coesivo anafórico.
2. Capacitar os alunos a utilizar pronomes de forma correta na composição de frases e parágrafos, observando o contexto e evitando ambiguidades.
Objetivos secundários:
- Estimular a atenção aos detalhes e a interpretação crítica dos textos para melhor compreensão do uso dos pronomes.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
Esta etapa do plano de aula tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que previamente estudaram sobre pronomes, utilizando situações problema que os desafiem a aplicar o conhecimento em contextos reais e lúdicos, ao mesmo tempo em que contextualiza a importância do tema através de exemplos práticos e curiosidades. Isso prepara o terreno para uma compreensão mais profunda e aplicada durante as atividades práticas.
Situações Problema
1. Imagine que você está lendo um livro e encontra esta frase: 'João foi à casa de Pedro para devolver um livro a ele.' Por que o autor usou 'a ele' e não 'a Pedro'? Como isso ajuda na compreensão da história?
2. Pense em uma situação real onde alguém está contando uma história e repete o nome da pessoa com quem está falando diversas vezes. Como o uso de pronomes poderia tornar essa conversa mais fluida e interessante?
Contextualização
Os pronomes são como pontes em um texto, conectando ideias e personagens para que a leitura seja mais fluida e agradável. Por exemplo, em notícias, quando se fala sobre uma pessoa que foi mencionada anteriormente, é comum usar pronomes para evitar a repetição excessiva de nomes. Curiosamente, em algumas línguas, como o japonês, os pronomes são usados com muito menos frequência do que em português, o que pode tornar a leitura de traduções para essas línguas um desafio para quem não está acostumado com o estilo.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A fase de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento prévio sobre pronomes. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os estudantes terão a oportunidade de solidificar sua compreensão sobre o uso de pronomes como elementos coesivos em textos, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e expressão oral. Escolhendo uma das atividades propostas, o professor poderá adaptar a aula para atender melhor às necessidades e ao estilo de aprendizagem de sua turma.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Caça aos Pronomes
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Reforçar o reconhecimento e uso correto de pronomes em diferentes contextos, promovendo a interação e o trabalho em equipe.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos participarão de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula, onde o tesouro são os pronomes escondidos em diferentes pontos. Cada grupo receberá um mapa que contém pistas que levam a locais onde estão escondidos envelopes com pronomes recortados de textos diversos. Cada envelope contém um desafio de uso correto do pronome em uma frase.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua os mapas com as pistas para cada grupo.
-
Oriente os alunos a seguirem as pistas para encontrar os envelopes escondidos.
-
Cada envelope contém um desafio de usar o pronome correto em uma frase.
-
Os alunos devem usar os pronomes encontrados para completar a atividade no caderno.
-
Ao final, cada grupo apresenta uma frase bem construída usando um dos pronomes encontrados e justifica sua escolha.
Atividade 2 - Construtores de Histórias
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de construir textos coesos e fluentes utilizando pronomes de forma apropriada, além de promover a criatividade e a expressão oral.
- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartas com diferentes pronomes e serão desafiados a construir uma história coerente e coesa, utilizando corretamente os pronomes fornecidos. Cada grupo apresentará sua história para a classe.
- Instruções:
-
Forme grupos de até 5 alunos.
-
Distribua cartas com pronomes variados para cada grupo.
-
Cada grupo deve escrever uma história que inclua todos os pronomes das cartas, em ordem lógica.
-
Os grupos compartilham suas histórias com a classe, destacando o uso dos pronomes para manter a coesão e evitar a repetição excessiva de nomes.
Atividade 3 - Dramatizando com Pronomes
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar o uso prático dos pronomes na comunicação, especialmente na diferenciação de personagens e na construção de diálogos coesos.
- Descrição: Utilizando um roteiro simples, os alunos irão criar pequenas peças teatrais em grupos, onde os pronomes desempenham um papel crucial na fluidez do diálogo e na clareza da história. As peças serão apresentadas para a classe.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5.
-
Entregue um roteiro básico que inclua o uso de diferentes tipos de pronomes para cada grupo.
-
Permita que os grupos pratiquem a peça, focando no uso correto dos pronomes.
-
Cada grupo apresenta sua peça para a classe, que observará o uso dos pronomes e sua influência na clareza da história.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre a aplicação prática dos pronomes. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar um entendimento mais profundo sobre o impacto dos pronomes na construção de significados em textos e na comunicação cotidiana.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências durante as atividades. Um bom ponto de partida é pedir que cada grupo relate qual foi o pronome mais desafiador de usar e por quê. Isso ajuda a identificar áreas que podem necessitar de mais esclarecimento e também promove uma reflexão mais profunda sobre o uso dos pronomes em contextos variados.
Perguntas Chave
1. Quais foram os desafios ao utilizar pronomes durante as atividades e como vocês superaram esses desafios?
2. Como o uso de pronomes pode melhorar a clareza e a fluidez de um texto ou de uma conversa?
3. Houve alguma situação durante as atividades em que o uso do pronome mudou a interpretação da frase? Se sim, como isso aconteceu e o que foi aprendido com isso?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
O objetivo desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos discutidos e possam aplicá-los em diferentes contextos. Além disso, visa reforçar a ligação entre teoria e prática, mostrando aos alunos a relevância do estudo dos pronomes no dia a dia e no aprimoramento de suas habilidades de escrita e comunicação.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor resumirá os principais pontos discutidos sobre pronomes, incluindo a identificação e o uso correto dos pronomes como recurso coesivo anafórico. Serão recapituladas as atividades realizadas, destacando as aprendizagens e os desafios enfrentados pelos alunos.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje conectou a teoria com a prática através de atividades interativas, como a 'Caça aos Pronomes', 'Construtores de Histórias' e 'Dramatizando com Pronomes', que permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em situações práticas, solidificando o entendimento do uso dos pronomes na composição de textos coerentes e na comunicação eficaz.
Fechamento
Por fim, enfatizar a importância dos pronomes na construção de textos claros e coesos, e na comunicação cotidiana, demonstrando como o uso adequado dos pronomes pode influenciar a interpretação das mensagens em diferentes contextos.