Entrar

Plano de aula de Pronomes

Português

Original Teachy

'EF35LP14'

Pronomes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pronomes

Palavras Chavepronomes, coesão textual, comunicação, atividades interativas, aplicação prática, trabalho em equipe, fluidez de texto, desafios de uso, interpretação de textos, expressão oral, criatividade
Materiais Necessáriosmapas com pistas, envelopes, pronomes recortados, textos diversos, cadernos, cartas com pronomes, roteiros para peças teatrais, materiais para apresentação de peças, espaço adequado para dramatização
Códigos BNCCEF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa estabelecer os objetivos centrais que guiarão todas as atividades propostas. Ao definir claramente o que se espera alcançar, os alunos terão uma compreensão precisa do que precisam focar durante as atividades práticas em sala. A identificação e o uso de pronomes são habilidades fundamentais para construir textos coesos e coerentes, aspecto crucial tanto para a compreensão quanto para a produção de textos eficazes.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de identificar pronomes em textos como recurso coesivo anafórico.

2. Capacitar os alunos a utilizar pronomes de forma correta na composição de frases e parágrafos, observando o contexto e evitando ambiguidades.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a atenção aos detalhes e a interpretação crítica dos textos para melhor compreensão do uso dos pronomes.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que previamente estudaram sobre pronomes, utilizando situações problema que os desafiem a aplicar o conhecimento em contextos reais e lúdicos, ao mesmo tempo em que contextualiza a importância do tema através de exemplos práticos e curiosidades. Isso prepara o terreno para uma compreensão mais profunda e aplicada durante as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro e encontra esta frase: 'João foi à casa de Pedro para devolver um livro a ele.' Por que o autor usou 'a ele' e não 'a Pedro'? Como isso ajuda na compreensão da história?

2. Pense em uma situação real onde alguém está contando uma história e repete o nome da pessoa com quem está falando diversas vezes. Como o uso de pronomes poderia tornar essa conversa mais fluida e interessante?

Contextualização

Os pronomes são como pontes em um texto, conectando ideias e personagens para que a leitura seja mais fluida e agradável. Por exemplo, em notícias, quando se fala sobre uma pessoa que foi mencionada anteriormente, é comum usar pronomes para evitar a repetição excessiva de nomes. Curiosamente, em algumas línguas, como o japonês, os pronomes são usados com muito menos frequência do que em português, o que pode tornar a leitura de traduções para essas línguas um desafio para quem não está acostumado com o estilo.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A fase de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento prévio sobre pronomes. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os estudantes terão a oportunidade de solidificar sua compreensão sobre o uso de pronomes como elementos coesivos em textos, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e expressão oral. Escolhendo uma das atividades propostas, o professor poderá adaptar a aula para atender melhor às necessidades e ao estilo de aprendizagem de sua turma.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Caça aos Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o reconhecimento e uso correto de pronomes em diferentes contextos, promovendo a interação e o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos participarão de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula, onde o tesouro são os pronomes escondidos em diferentes pontos. Cada grupo receberá um mapa que contém pistas que levam a locais onde estão escondidos envelopes com pronomes recortados de textos diversos. Cada envelope contém um desafio de uso correto do pronome em uma frase.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os mapas com as pistas para cada grupo.

  • Oriente os alunos a seguirem as pistas para encontrar os envelopes escondidos.

  • Cada envelope contém um desafio de usar o pronome correto em uma frase.

  • Os alunos devem usar os pronomes encontrados para completar a atividade no caderno.

  • Ao final, cada grupo apresenta uma frase bem construída usando um dos pronomes encontrados e justifica sua escolha.

Atividade 2 - Construtores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de construir textos coesos e fluentes utilizando pronomes de forma apropriada, além de promover a criatividade e a expressão oral.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartas com diferentes pronomes e serão desafiados a construir uma história coerente e coesa, utilizando corretamente os pronomes fornecidos. Cada grupo apresentará sua história para a classe.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartas com pronomes variados para cada grupo.

  • Cada grupo deve escrever uma história que inclua todos os pronomes das cartas, em ordem lógica.

  • Os grupos compartilham suas histórias com a classe, destacando o uso dos pronomes para manter a coesão e evitar a repetição excessiva de nomes.

Atividade 3 - Dramatizando com Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar o uso prático dos pronomes na comunicação, especialmente na diferenciação de personagens e na construção de diálogos coesos.

- Descrição: Utilizando um roteiro simples, os alunos irão criar pequenas peças teatrais em grupos, onde os pronomes desempenham um papel crucial na fluidez do diálogo e na clareza da história. As peças serão apresentadas para a classe.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5.

  • Entregue um roteiro básico que inclua o uso de diferentes tipos de pronomes para cada grupo.

  • Permita que os grupos pratiquem a peça, focando no uso correto dos pronomes.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe, que observará o uso dos pronomes e sua influência na clareza da história.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre a aplicação prática dos pronomes. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar um entendimento mais profundo sobre o impacto dos pronomes na construção de significados em textos e na comunicação cotidiana.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências durante as atividades. Um bom ponto de partida é pedir que cada grupo relate qual foi o pronome mais desafiador de usar e por quê. Isso ajuda a identificar áreas que podem necessitar de mais esclarecimento e também promove uma reflexão mais profunda sobre o uso dos pronomes em contextos variados.

Perguntas Chave

1. Quais foram os desafios ao utilizar pronomes durante as atividades e como vocês superaram esses desafios?

2. Como o uso de pronomes pode melhorar a clareza e a fluidez de um texto ou de uma conversa?

3. Houve alguma situação durante as atividades em que o uso do pronome mudou a interpretação da frase? Se sim, como isso aconteceu e o que foi aprendido com isso?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

O objetivo desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos discutidos e possam aplicá-los em diferentes contextos. Além disso, visa reforçar a ligação entre teoria e prática, mostrando aos alunos a relevância do estudo dos pronomes no dia a dia e no aprimoramento de suas habilidades de escrita e comunicação.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor resumirá os principais pontos discutidos sobre pronomes, incluindo a identificação e o uso correto dos pronomes como recurso coesivo anafórico. Serão recapituladas as atividades realizadas, destacando as aprendizagens e os desafios enfrentados pelos alunos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria com a prática através de atividades interativas, como a 'Caça aos Pronomes', 'Construtores de Histórias' e 'Dramatizando com Pronomes', que permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em situações práticas, solidificando o entendimento do uso dos pronomes na composição de textos coerentes e na comunicação eficaz.

Fechamento

Por fim, enfatizar a importância dos pronomes na construção de textos claros e coesos, e na comunicação cotidiana, demonstrando como o uso adequado dos pronomes pode influenciar a interpretação das mensagens em diferentes contextos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies