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Plano de aula de Artes visuais: Introdução

Artes

Original Teachy

''EF15AR01''

Artes visuais: Introdução

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir os alunos ao conceito de Artes Visuais, explicando como elas se manifestam por meio de diferentes mecanismos, tais como pintura, desenho, escultura e fotografia. O professor deve enfatizar que a arte é uma forma de expressão e comunicação, que pode transmitir ideias, sentimentos, e observações sobre o mundo ao nosso redor.

  2. Incentivar a apreciação e o respeito pela diversidade de expressões artísticas. O professor deve explicar que diferentes artistas usam diferentes técnicas e estilos para expressar suas ideias e emoções, e que todas essas formas de arte são válidas e merecem ser respeitadas.

  3. Fornecer uma base para a compreensão da importância do valor artístico. O professor deve explicar que o valor de uma obra de arte não é determinado apenas pelo seu preço de mercado, mas também por uma série de outros fatores, como a habilidade e a criatividade do artista, a originalidade da obra, e o impacto emocional que ela tem sobre o público.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo: O professor deve começar relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de arte que já foram estudados em aulas anteriores, como o significado de arte, os diferentes tipos de arte (visual, literária, musical, etc.) e como a arte reflete a cultura e a história de um povo. Essa revisão é crucial para que os alunos possam entender e apreciar a importância das Artes Visuais.

  2. Situações Problema: O professor deve, então, propor duas situações problemas que irão conduzir a introdução do novo conteúdo. A primeira situação pode envolver uma ilustração de um livro infantil, perguntando aos alunos que sentimentos a imagem transmite e como o ilustrador conseguiu expressar esses sentimentos através da sua arte. A segunda situação pode ser uma fotografia de uma escultura famosa, perguntando aos alunos o que eles acham que o escultor queria comunicar através da sua obra.

  3. Contextualização: Para contextualizar a importância das Artes Visuais, o professor pode mostrar exemplos de como a arte visual é usada no dia a dia, como em logotipos de empresas, capas de livros, cartazes de filmes, decoração de ambientes, entre outros. O professor pode enfatizar que, mesmo que não percebamos, estamos cercados por arte visual, e que ela tem um papel importante na nossa sociedade e cultura.

  4. Introdução ao Tópico: Por fim, para introduzir o tópico de Artes Visuais e capturar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre artistas famosos e suas obras. Por exemplo, pode mencionar que a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, tem seu próprio quarto no Museu do Louvre devido à sua popularidade. Outra curiosidade pode ser sobre a escultura do David de Michelangelo, que foi esculpida a partir de um único bloco de mármore. Essas histórias ajudam a despertar a curiosidade dos alunos e a criar um interesse pelo tópico a ser estudado.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: A Arte em Pedaços

  1. O professor divide os alunos em grupos de cinco. Cada grupo recebe uma cópia de uma pintura famosa (como a Mona Lisa ou a Noite Estrelada) dividida em várias partes.

  2. Cada membro do grupo recebe uma parte da pintura e deve criar sua própria versão dessa peça, usando lápis de cor, giz de cera, ou qualquer outro material disponível.

  3. Uma vez que todos no grupo terminaram sua parte, os alunos devem reunir todas as peças para formar uma versão reimaginada da pintura original.

  4. O professor orienta uma discussão em grupo onde cada time apresenta sua versão da obra de arte, explicando as escolhas feitas durante a reprodução das peças.

  5. Esta atividade permite que os alunos entendam que cada detalhe de uma pintura contribui para a obra como um todo, além de explorarem sua criatividade ao recriar parte da pintura de acordo com sua visão pessoal.

Atividade 2: A Escultura Viva

  1. O professor divide a turma em grupos e fornece a cada grupo uma cópia de uma foto de uma escultura famosa.

  2. Os alunos são desafiados a recriar a escultura usando seus próprios corpos, em uma versão lúdica e tridimensional da "estátua viva".

  3. O professor ajuda os alunos a pensar sobre a postura, expressões faciais e disposição dos corpos, reforçando a importância de observar detalhes e pensar sobre como as formas e espaços trabalham juntos para criar uma obra de arte.

  4. Uma vez que os grupos criaram suas "esculturas vivas", eles as apresentam à turma, com cada membro do grupo explicando o papel que desempenharam na escultura.

  5. Este exercício estimula o pensamento tridimensional, a colaboração e a criatividade, enfatizando que a arte existe além de molduras e pedestais.

Atividade 3: Foto-novela

  1. Em grupos, os alunos recebem uma série de fotografias (sem pessoas), que podem ser de paisagens naturais, objetos, cenários, etc.
  2. Os alunos devem usar as fotografias para criar uma narrativa, sequenciando as imagens para contar uma história.
  3. Cada grupo é incentivado a dar títulos às suas histórias e embasar suas sequências em detalhes visuais nas fotografias.
  4. Para finalizar, os grupos apresentam suas narrativas, descrevendo como chegaram a essa sequência de eventos. O professor, então, guia a conversa sobre como a arte, incluindo fotos, pode transportar o espectador para outra perspectiva ou ponto de vista.
  5. Este exercício ajuda os alunos a entenderem que a arte pode também narrar histórias e despertar emoções, mesmo sem a presença de palavras.

As atividades citadas correspondem a sugestões de cenários onde o professor pode permitir que os alunos explorem os diversos aspectos das artes visuais, utilizando diferentes técnicas e formas de expressão. Cada programa de aula pode se adaptar e modificar as atividades para melhor atender as necessidades e capacidades dos alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e convidar cada grupo para compartilhar suas percepções sobre as atividades realizadas. Cada grupo deve explicar o que aprendeu com as atividades e como isso se relaciona com o conceito de Artes Visuais. O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas opiniões e pensamentos, criando um ambiente onde todos se sintam confortáveis para expressar suas ideias.

  2. Reflexão Individual: Após a discussão em grupo, o professor deve pedir aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Eles devem pensar sobre como as atividades ajudaram a entender melhor as Artes Visuais e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas diárias. O professor pode sugerir que os alunos escrevam suas reflexões em um diário de aprendizagem ou em um papel, para que possam revisar essas ideias no futuro.

  3. Perguntas de Reflexão: Para encerrar a aula, o professor deve propor duas perguntas de reflexão aos alunos. As perguntas devem ser abertas e incentivar os alunos a pensar criticamente sobre o que aprenderam. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como você poderia usar sua criatividade para expressar suas emoções através da arte visual?" e "Qual foi a atividade que você mais gostou e por quê?". Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas antes de compartilhar suas respostas com a turma.

  4. Feedback do Professor: O professor deve encerrar a aula dando feedback aos alunos. Deve elogiar o empenho e a criatividade dos alunos durante as atividades e dar sugestões construtivas de como podem melhorar. O professor deve também reforçar os principais pontos de aprendizado da aula, para garantir que os alunos tenham compreendido o conceito de Artes Visuais e sua importância.

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite que o professor avalie a eficácia do ensino e do aprendizado. Além disso, ajuda a reforçar os conceitos aprendidos e a incentivar a reflexão e o pensamento crítico dos alunos. É importante que o professor dedique tempo suficiente para esta etapa, para garantir que todos os alunos se sintam ouvidos e valorizados.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, relembrando os alunos sobre a variedade de formas e técnicas utilizadas nas Artes Visuais, como pintura, escultura, desenho e fotografia. Além disso, deve reforçar o conceito de que a arte é uma forma de expressão e comunicação que pode transmitir uma variedade de sentimentos, ideias e observações sobre o mundo.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve enfatizar como as atividades realizadas na aula conectaram a teoria à prática. A atividade de recriar uma pintura famosa em pedaços, por exemplo, permitiu aos alunos entender na prática como cada detalhe de uma pintura contribui para a obra como um todo. Da mesma forma, as atividades de criar uma "escultura viva" e uma foto-novela permitiram aos alunos aplicar seus conhecimentos de forma criativa, entendendo como a arte pode ser usada para expressar emoções e contar histórias.

  3. Materiais Extras: O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre Artes Visuais. Esses materiais podem incluir livros, vídeos, sites e museus virtuais. Alguns exemplos podem ser: o livro "A Arte Para Crianças", de Rosie Dickins, que explora a história da arte de forma lúdica e acessível; o site do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), que oferece uma série de recursos educativos online; e o vídeo "A Arte e as Crianças", do canal Palavra Cantada, que apresenta o universo da arte de forma divertida e musical.

  4. Importância para o Dia a Dia: Por fim, o professor deve explicar aos alunos como os conhecimentos adquiridos sobre Artes Visuais são importantes para o dia a dia. Deve destacar que a arte visual está presente em muitos aspectos da vida cotidiana, desde logotipos de empresas até a decoração de ambientes, e que entender e apreciar a arte pode enriquecer nossa experiência do mundo ao nosso redor. Além disso, deve enfatizar que a criação de arte é uma ótima maneira de expressar emoções e ideias de forma criativa e única.

A conclusão é uma parte essencial da aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, a conectar a teoria à prática e a motivar os alunos a continuar aprendendo sobre o assunto. O professor deve se esforçar para que essa parte da aula seja clara, concisa e significativa.

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