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Plano de aula de Criação Artística

Artes

Original Teachy

''EF15AR23''

Criação Artística

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Criação Artística

Palavras ChaveCriação Artística, Arte Digital, Metodologia Digital, Redes Sociais, Engajamento, Colaboração, Gamificação, Marketing Digital, Influenciadores Artísticos
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Ferramentas de edição de vídeo, Plataformas de criação de jogos ou apresentações interativas, Papéis e canetas para anotações, Projetor ou tela para apresentações
Códigos BNCCEF15AR23: Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.; EF15AR26: Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é delinear claramente as metas de aprendizagem específicas que os alunos devem alcançar ao longo da aula. Com isso, pretende-se garantir que os alunos estejam focados nos aspectos críticos da criação artística e nos métodos de produção, facilitando uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema.

Objetivos principais:

1. Compreender os diferentes meios de produção artística, incluindo digital e tradicional.

2. Reconhecer e identificar as características distintas das diversas formas de criação artística.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a análise crítica e a apreciação de obras de arte em diferentes contextos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa visa engajar os alunos e prepará-los para a aula, incentivando a curiosidade e a exploração inicial do tema. Ao pesquisarem e compartilharem fatos interessantes, os alunos começam a construir conexões pessoais com o conteúdo, promovendo uma atmosfera de aprendizado colaborativo e interativo.

Aquecendo

Aquecimento: Introduza os alunos ao tema 'Criação Artística', destacando a vasta gama de formas de expressão artística disponíveis, desde desenhos e pinturas tradicionais até a arte digital moderna. Explique como cada forma de arte possui suas próprias técnicas e características. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para pesquisar um fato interessante sobre qualquer forma de criação artística e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. ️ Qual a diferença entre arte tradicional e arte digital?

2.  Como as redes sociais têm influenciado a criação artística moderna?

3.  Quais são algumas das plataformas digitais mais populares para artistas exibirem suas obras?

4. ️ Você pode citar um exemplo de uma obra de arte que você encontrou interessante na sua pesquisa? Por quê?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa é promover a aplicação prática dos conhecimentos sobre criação artística, utilizando tecnologias digitais. Ao desenvolver projetos em grupo, os alunos terão a oportunidade de explorar o impacto das tecnologias modernas na arte, exercitar a colaboração e a comunicação, e aplicar suas habilidades criativas em contextos contemporâneos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arte nas Redes Sociais: Criando um Feed Artístico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar os alunos a entenderem o papel das redes sociais na divulgação de obras de arte e como estas plataformas podem ser utilizadas para promover artistas e suas criações.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e terão a missão de criar um feed de rede social fictícia para um artista. Cada grupo deve escolher uma forma de arte (pintura, escultura, arte digital, etc.) e criar postagens que incluam imagens, descrições e hashtags. O objetivo é explorar como as redes sociais podem ser uma plataforma para artistas exibirem suas obras e interagirem com o público.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de arte e um estilo para o seu artista fictício.

  • Usando celulares ou computadores, pesquise sobre artistas conhecidos nesse estilo de arte para inspiração.

  • Crie um perfil fictício em uma rede social e comece a criar postagens. Cada postagem deve incluir:

  • Uma imagem da obra de arte (pode ser uma foto de uma obra existente ou uma criação original)

  • Uma descrição que explique a obra e como foi criada

  • Hashtags relevantes para aumentar a visibilidade

  • Os grupos devem criar pelo menos 5 postagens.

  • Depois de criar as postagens, cada grupo deve apresentar seu feed para a classe, explicando suas escolhas e como a rede social ajuda na divulgação da arte.

Atividade 2 - Desafio do Artista Influenciador

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e marketing digital, além de promover a compreensão de como as estratégias de influenciadores digitais podem ser aplicadas ao mundo das artes.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a se tornarem 'influenciadores artísticos' por um dia. Cada grupo deve criar uma campanha digital para promover uma exposição fictícia. A campanha deve incluir vídeos, postagens em redes sociais e interações com o público. Eles também devem planejar como responderiam a comentários e perguntas sobre as obras de arte expostas.

- Instruções:

  • Separe os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema para sua exposição fictícia.

  • Planejem uma série de postagens em redes sociais, incluindo:

  • Vídeos curtos apresentando as obras (podem usar ferramentas para edição de vídeo)

  • Stories ou publicações explicando mais sobre as obras e o tema da exposição

  • Postagens interativas para engajar o público, como quizzes ou enquetes

  • Simulem interações online, com membros do grupo fazendo perguntas ou comentários sobre as obras.

  • Cada grupo deve apresentar sua campanha para a classe, mostrando os vídeos e descrevendo como planejariam engajar o público.

Atividade 3 - Gamificação: A Jornada do Artista

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o pensamento criativo e a resolução de problemas, além de mostrar como a gamificação pode ser uma ferramenta educativa eficaz para explorar o processo de criação artística.

- Descrição: Os alunos devem criar um jogo digital simples que narra a jornada de um artista. Utilizando ferramentas online, como plataformas de criação de jogos ou apresentações interativas, cada grupo desenvolverá uma história onde o jogador deve tomar decisões que influenciam o sucesso do artista. O jogo deve incluir desafios relacionados a diferentes formas de arte e a utilização de ferramentas digitais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de arte para o protagonista do seu jogo.

  • Usando uma plataforma online de criação de jogos ou de apresentações interativas, comece a criar a estrutura do jogo.

  • Desenvolvam uma narrativa que inclua pontos de decisão cruciais para o jogador, como escolha de materiais, técnicas e formas de divulgação.

  • Adicione desafios que o jogador deve superar, como criar uma obra de arte digital ou promover uma exposição online.

  • Testem o jogo entre os membros do grupo para garantir que seja funcional e interessante.

  • Apresente o jogo à classe, explicando como a ferramenta digital foi utilizada e quais habilidades artísticas foram exploradas.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: Esta etapa tem como objetivo promover a reflexão sobre o processo de criação artística, incentivando os alunos a analisarem suas experiências, reconhecerem os desafios e celebrarem os sucessos. Além disso, a prática do feedback 360° visa desenvolver habilidades sociais e de comunicação, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro sugerido para introduzir a discussão: 'Agora que finalizamos nossas atividades, vamos compartilhar nossas experiências. Cada grupo, por favor, apresente um resumo do que vocês fizeram, as escolhas que fizeram ao longo do processo e o que acharam mais interessante. Como as redes sociais ou ferramentas digitais ajudaram no processo de criação artística do seu grupo?'.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 2. O que você achou mais desafiador na utilização de ferramentas digitais para promover a arte? 3. Como as redes sociais podem influenciar a percepção do público sobre uma obra de arte? 4. De que maneira a colaboração em grupo ajudou ou dificultou a criação artística?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Sugira que cada aluno destaque um ponto positivo e uma sugestão de melhoria para cada colega. Lembre-se de enfatizar a importância do respeito e da empatia durante este processo.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa tem como objetivo consolidar os aprendizados da aula, conectando-os ao contexto moderno e às suas aplicações práticas. Ao refletir sobre como a arte e as tecnologias digitais se entrelaçam, busca-se reforçar a importância e relevância do conhecimento adquirido, além de promover uma visão crítica e criativa entre os alunos.

Resumo

Resumo: Imagine que estivemos em uma viagem por uma galeria de arte digital! Exploramos desde a arte tradicional até as criações digitais modernas, passando pelas redes sociais e suas influências. Criamos feeds artísticos fictícios, planejamos campanhas como influenciadores de arte e até desenvolvemos jogos que narram a jornada de artistas. Tudo isso nos ajudou a entender como as tecnologias modernas moldam e promovem a arte.

No Mundo

No Mundo: A aula de hoje nos mostrou como a arte está profundamente entrelaçada com o mundo digital. Redes sociais como Instagram e TikTok não são apenas para compartilhar fotos e vídeos do dia a dia, mas também plataformas poderosas para os artistas exibirem e divulgarem suas obras. As ferramentas digitais não apenas facilitam o processo de criação, mas também ampliam o alcance dos artistas, permitindo que suas obras cheguem a audiências globais com apenas um clique.

Na Prática

Aplicações: Compreender a criação artística e suas diferentes formas é essencial não apenas para quem deseja seguir carreira nas artes, mas para todos que querem entender o papel da arte na comunicação e na expressão pessoal. Em um mundo cada vez mais digital, as habilidades aprendidas hoje são aplicáveis em várias áreas, desde marketing digital até design de produtos e jogos.

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