Entrar

Plano de aula de Criação Artística

Artes

Original Teachy

''EF15AR23''

Criação Artística

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Explorar a compreensão dos alunos sobre o que é arte e o que constitui uma criação artística, permitindo que eles expressem suas próprias ideias e opiniões.
  2. Introduzir os meios de produção artística (materiais de arte, ferramentas e técnicas), apresentando a eles uma variedade de materiais e ferramentas que os artistas usam para criar suas obras.
  3. Guiar os alunos na identificação e descrição das características de diferentes formas de arte (pintura, escultura, desenho, etc.) e proporcionar a eles a oportunidade de experimentar e criar suas próprias produções artísticas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. O professor deve começar relembrando os alunos das aulas anteriores sobre arte, perguntando a eles o que eles lembram sobre o que é arte e quem são os artistas. Esta discussão inicial ajuda a ativar o conhecimento prévio dos alunos e a prepará-los para a nova aula.

  2. A seguir, o professor deve apresentar duas situações problemáticas que servirão como base para a discussão futura. A primeira situação pode ser: "Imagine que você é um artista e precisa criar uma obra de arte para uma exposição, mas só tem um conjunto limitado de ferramentas e materiais. O que você faria? Como você usaria essas ferramentas e materiais de forma criativa?" A segunda situação poderia ser: "Você está visitando uma galeria de arte e vê várias formas de arte diferentes. Como você descreveria cada uma dessas formas de arte para alguém que nunca as viu?"

  3. Em seguida, o professor deve contextualizar a importância da criação artística, explicando que a arte não é apenas algo bonito para se olhar, mas também uma forma de expressão pessoal e uma maneira de comunicar ideias e sentimentos. O professor pode dar exemplos de artistas conhecidos que usaram sua arte para expressar suas ideias e emoções, como Van Gogh e Frida Kahlo.

  4. Depois, para introduzir o tópico e chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a arte. Por exemplo, pode contar que a pintura "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, demorou mais de quatro anos para ser concluída. Ou que Vincent Van Gogh só vendeu uma pintura durante toda a sua vida, apesar de ter pintado mais de 900 obras de arte.

  5. Para finalizar a introdução, o professor deve explicar aos alunos que eles aprenderão sobre diferentes meios de produção e características da criação artística, e que terão a oportunidade de experimentar e criar suas próprias obras de arte.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1 - "Artistas em Ação”

O professor pode dividir a classe em vários grupos e fornecer a cada um deles um kit de materiais de arte diversos, como lápis de diferentes cores, canetas marcadoras, tintas, pedaços de pano, barbantes, entre outros.

  1. Cada grupo deve, então, usar esses materiais para criar uma peça de arte única.

  2. Durante a atividade, os alunos devem discutir entre si sobre como usar melhor cada material e sobre o que desejam expressar através da sua criação.

  3. O professor deve orientar e estimular os alunos a experimentar diferentes técnicas artísticas, como colagem, desenho, pintura, amarração, entre outras.

  4. No final da atividade, cada grupo deve apresentar a sua criação para a turma, descrevendo o processo de criação, os materiais usados, as técnicas aplicadas e o significado da obra.

Atividade 2 - "Galeria Exploradora"

Nesta atividade, o professor pode preparar previamente uma série de imagens de diferentes formas de arte (pinturas, esculturas, desenhos, instalações artísticas, etc.).

  1. Depois de dividir a sala em grupos, será entregue a cada um deles uma série de imagens.

  2. Cada grupo deve então examinar as imagens e discutir sobre as características de cada forma de arte apresentada.

  3. Os alunos devem observar os materiais utilizados, as cores, as estruturas, os temas e tentar interpretar o que os artistas podem ter tentado expressar.

  4. Após a análise, cada grupo deve apresentar para a classe suas observações e interpretações.

Atividade 3 - "Jogo de Mímica da Arte"

Dentro dos grupos formados, os alunos receberão diferentes cartões com o nome de ferramentas de arte, técnicas ou formas de arte.

  1. Um aluno do grupo deve agir ou fazer mímica para o restante do grupo adivinhar o que está no cartão.
  2. Eles podem desenhar no ar ou imitar um artista trabalhando para que seus companheiros de equipe tentem adivinhar o que está sendo representado.
  3. O grupo que conseguir adivinhar o maior número de cartões no tempo impulsiona o engajamento e a diversão enquanto aprendem os nomes e conceitos do tema.

O professor pode adaptar a quantidade e a complexidade das atividades dependendo do desempenho da turma, assegurando que todos os alunos tenham tido a oportunidade de aprender, participar e se expressar de forma ativa e criativa nas atividades planejadas. Após essa etapa, os alunos devem ser capazes de identificar materiais, técnicas e formas de arte, assim como criar e interpretar suas próprias produções artísticas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Após todas as atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido. Esta discussão deve ser guiada por perguntas que permitam aos alunos refletir sobre a experiência das atividades práticas e conectá-las com o conhecimento teórico. Por exemplo, o professor pode perguntar:

    • "Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao criar suas obras de arte com os materiais fornecidos?"
    • "Como vocês decidiram quais técnicas usar em suas criações?"
    • "O que vocês aprenderam sobre as diferentes formas de arte ao analisar as imagens na atividade 'Galeria Exploradora'?"
    • "Como foi a experiência de tentar expressar uma ideia ou um sentimento através de uma obra de arte?"
    • "O que vocês aprenderam sobre o processo de criação artística através das atividades de hoje?"
  2. Em seguida, o professor deve verificar o que foi aprendido com as atividades, perguntando aos alunos sobre o que eles descobriram ou confirmaram, sobre os materiais de arte, as técnicas e as formas de arte. Esta etapa é importante para consolidar o conhecimento adquirido e para que o professor possa avaliar a eficácia das atividades práticas.

  3. Para encerrar a aula, o professor deve pedir aos alunos que reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula de hoje, fazendo duas perguntas simples:

    • "Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje para você e por quê?"
    • "Qual é uma coisa nova que você aprendeu hoje sobre a criação artística?"
  4. O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas respostas com a turma, promovendo uma atmosfera de respeito e valorização das diferentes percepções e experiências. Este momento de reflexão pessoal e compartilhamento grupal permite que os alunos internalizem o que aprenderam e se sintam valorizados por suas contribuições ao processo de aprendizagem.

  5. Ao final da aula, o professor pode exibir as criações dos alunos em um local visível da sala de aula para promover a valorização do trabalho de todos e a apreciação da diversidade de expressões artísticas. Essa exposição das obras de arte dos alunos também serve como um lembrete visual do que foi aprendido na aula e como um estímulo para a continuação da exploração artística após a aula.

Esta etapa de retorno é fundamental para consolidar o aprendizado, avaliar a eficácia das atividades práticas e promover a reflexão e a valorização da experiência de aprendizagem dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. O professor deve começar a conclusão resumindo e recapitulando os pontos principais da aula. Isso pode incluir uma revisão das diferentes formas de arte, dos materiais e técnicas usados na criação artística e da importância da arte como expressão pessoal e meio de comunicação. O professor pode perguntar aos alunos para recordar alguns dos conceitos e ideias discutidos durante a aula, reforçando o aprendizado.

  2. Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode destacar como as atividades práticas permitiram aos alunos experimentar e compreender de forma concreta os conceitos discutidos na parte teórica da aula. O professor pode também mencionar como as atividades práticas ajudaram a demonstrar as aplicações do conhecimento teórico na criação artística.

  3. Depois, o professor deve sugerir alguns materiais adicionais para os alunos explorarem após a aula. Isso pode incluir livros de arte, documentários sobre artistas famosos, sites ou aplicativos de arte, e visitas a galerias de arte ou museus. Estas sugestões devem ser adequadas ao nível de compreensão e interesse dos alunos, e podem servir como uma extensão do aprendizado em sala de aula.

  4. Para finalizar, o professor deve ressaltar a relevância do que foi aprendido durante a aula para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode mencionar como a arte pode ser uma forma de expressar emoções e ideias, de melhorar a capacidade de observação e de apreciar a beleza e a diversidade do mundo. Além disso, o professor pode enfatizar como as habilidades desenvolvidas na criação artística, como a criatividade, a resolução de problemas e a cooperação, são úteis em muitas áreas da vida.

  5. O professor deve encerrar a aula reafirmando a importância da criação artística e incentivando os alunos a continuar explorando e experimentando a arte fora da sala de aula. Ele pode lembrar aos alunos que cada um deles é um artista em potencial e que a arte é uma forma maravilhosa de se expressar e de ver o mundo de uma nova perspectiva.

A etapa de conclusão é importante para consolidar o aprendizado, conectar a teoria e a prática, fornecer recursos adicionais de aprendizado e destacar a relevância e a aplicabilidade dos conteúdos da aula. Ao concluir a aula de uma maneira positiva e encorajadora, o professor pode ajudar a motivar os alunos a continuar aprendendo e explorando a arte.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies