Entrar

Plano de aula de Música: Introdução

Artes

Original Teachy

''EF15AR13''

Música: Introdução

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de música: Os alunos devem ser capazes de entender o que é música, seus elementos básicos e como ela é estruturada. Eles devem ser capazes de identificar a melodia, a harmonia e o ritmo em uma peça musical.

  2. Apreciar a música como uma forma de expressão artística: Os alunos devem aprender a apreciar a música não apenas como entretenimento, mas também como uma forma de expressão artística. Eles devem entender que a música pode expressar emoções, contar histórias e refletir a cultura de uma comunidade ou nação.

  3. Identificar diferentes gêneros e estilos musicais: Os alunos devem ser capazes de distinguir diferentes gêneros e estilos musicais. Eles devem entender que a música pode variar amplamente dependendo do contexto cultural e histórico em que é criada.

Para alcançar esses objetivos, o professor deve fornecer materiais de estudo em casa que incluam vídeos, áudios e textos explicativos sobre o conceito de música, sua estrutura, diferentes gêneros e estilos, e a importância da música como uma forma de expressão artística. Além disso, o professor deve planejar atividades interativas e práticas para a sala de aula que permitam aos alunos aplicar o que aprenderam.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos básicos: O professor deve começar relembrando os conceitos básicos de arte que foram discutidos em aulas anteriores, como a definição de arte, as várias formas de arte e como a arte é usada para expressar emoções e ideias. Isso ajudará a preparar o terreno para a introdução do conceito de música como uma forma de arte.

  2. Situações-problema:

    • O professor pode perguntar aos alunos se eles já se perguntaram por que algumas músicas os fazem se sentir felizes, tristes ou animados. Isso pode iniciar uma discussão sobre como a música pode expressar diferentes emoções.
    • Outra situação que o professor pode apresentar é perguntar aos alunos se eles já notaram como a música muda dependendo do lugar ou da situação. Por exemplo, a música tocada em uma festa de aniversário é diferente da música tocada em um casamento ou em um desfile de carnaval. Isso pode levar a uma discussão sobre diferentes gêneros e estilos musicais.
  3. Contextualização: O professor pode explicar como a música é uma parte importante de nossa vida cotidiana. Ela é usada em muitas situações, desde a celebração de eventos especiais até a expressão de nossos sentimentos e emoções. Além disso, a música também é uma forma importante de expressão cultural, pois diferentes culturas têm seus próprios estilos e gêneros musicais únicos.

  4. Introdução ao tópico:

    • O professor pode começar a introduzir o tópico de música mostrando aos alunos alguns instrumentos musicais e explicando como eles são usados para produzir diferentes sons e notas musicais.
    • Outra maneira interessante de introduzir o tópico é compartilhar algumas curiosidades sobre a música. Por exemplo, o professor pode mencionar que a música tem sido uma parte importante da vida humana há milhares de anos, e que os primeiros instrumentos musicais foram provavelmente feitos de ossos de animais e pedras. Além disso, o professor pode mencionar que existem mais de mil gêneros musicais diferentes no mundo!

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Compondo Músicas (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a classe em grupos de cinco.
    • Cada grupo recebe um tema (por exemplo: natureza, amizade, sonhos) ao qual estão encarregados de compor uma pequena melodia.
    • A composição não precisa ser algo complexo, apenas algumas batidas rítmicas e uma simples "letra" ou sequência de sons.
    • O professor então circula entre os grupos, oferecendo orientação e ajuda conforme necessário.
    • Uma vez concluído, cada grupo terá a chance de apresentar sua criação para a classe.
  2. Atividade 2: Conexão Emocional (7 - 8 minutos)

    • Continuando em seus grupos, os alunos agora irão escolher uma música que todos gostem.
    • Eles discutirão sobre o que a música lhes faz sentir e quais emoções eles associam com ela.
    • Posteriormente, eles desenharão uma imagem que sintam que representa essas emoções.
    • Cada grupo então compartilhará sua música, seu desenho e sua discussão com a classe, explicando por que acreditam que a música transmite as emoções que escolheram.
  3. Atividade 3: Explorando Culturas Através da Música (6 - 8 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos irão pesquisar uma música de uma cultura ou país diferente.
    • Eles discutirão as diferenças que notam entre essa música e as músicas com as quais estão familiarizados.
    • Depois de sua discussão, cada grupo irá salientar aspectos significativos da música que escolheram, sejam instrumentos utilizados, língua cantada ou ritmo.
    • A sequência dessa atividade abrirá uma discussão em classe a respeito de como a música varia em todo o mundo e pode refletir a cultura de uma nação.

Estas são apenas sugestões de atividades. O professor pode escolher qual delas se alinha melhor com o nível dos alunos e com a estrutura da aula. O desenvolvimento proposto busca incentivar a criatividade dos alunos, seu trabalho em grupo e o respeito por diferentes opiniões e vivências. Além disso, é uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades auditivas e a expressividade dos alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor deve juntar todos os grupos e promover uma discussão aberta sobre as conclusões que cada grupo chegou em relação às atividades propostas. Cada grupo poderá apresentar brevemente seus resultados e compartilhar seus pensamentos, impressões e aprendizados sobre a atividade. O professor deve encorajar a participação de todos os alunos, reforçando a importância do respeito e da valorização das diferentes opiniões e vivências.

  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos): Em seguida, o professor deve fazer uma ligação entre as atividades práticas e a teoria estudada em casa. O professor pode, por exemplo, perguntar aos alunos como eles aplicaram seus conhecimentos sobre a estrutura da música, os diferentes gêneros e estilos musicais e a expressão de emoções através da música nas atividades realizadas. O professor deve destacar como a teoria e prática se complementam e reforçam o aprendizado.

  3. Reflexão (2 minutos): Para encerrar a aula, o professor pode propor que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer duas perguntas simples, como:

    • O que foi mais desafiador para você na atividade de hoje e por quê?
    • Qual é a coisa mais interessante que você aprendeu na aula de hoje sobre música e por quê?

O professor deve permitir que os alunos tenham um minuto para pensar sobre suas respostas antes de compartilhá-las com a classe. Esta reflexão final é uma excelente oportunidade para os alunos consolidarem seu aprendizado e para o professor avaliar o quão eficaz foi o plano de aula.

Este retorno é um momento crucial para reforçar os conceitos aprendidos, avaliar o progresso dos alunos e ajustar futuras atividades conforme necessário. O professor deve garantir que todos os alunos se sintam valorizados e encorajados a expressar suas opiniões e descobertas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos da aula: O professor deve recapitular os conceitos-chave que foram discutidos durante a aula. Isso inclui a definição de música, seus elementos básicos (melodia, harmonia e ritmo), a importância da música como uma forma de expressão artística e a diversidade de estilos e gêneros musicais. O professor pode fazer isso de forma interativa, perguntando aos alunos o que eles lembram e acrescentando ou corrigindo informações conforme necessário.

  2. Conexão entre teoria e prática: O professor deve explicar como as atividades realizadas em sala de aula permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam em casa. Por exemplo, a atividade de composição musical permitiu aos alunos explorar a estrutura da música e expressar suas emoções através da música. A discussão sobre as emoções evocadas pela música e a pesquisa sobre música de diferentes culturas permitiram aos alunos valorizar a diversidade de estilos e gêneros musicais e entender a música como uma forma de expressão cultural.

  3. Sugestões de materiais complementares: O professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre música. Isso pode incluir livros sobre a história da música, documentários sobre a música de diferentes culturas, aplicativos de música que permitem aos alunos explorar diferentes gêneros e estilos musicais, e sites que fornecem partituras de música para os alunos praticarem em casa.

  4. Relevância do tema: Por fim, o professor deve ressaltar a importância da música em nossa vida cotidiana. O professor pode explicar que a música é uma forma poderosa de expressão que nos permite comunicar nossas emoções e ideias de uma maneira que palavras sozinhas não podem. Além disso, a música é uma parte importante de nossa cultura e patrimônio, e aprender sobre música nos permite apreciar a diversidade e a riqueza de diferentes culturas ao redor do mundo.

Este momento de conclusão é essencial para solidificar o aprendizado dos alunos, conectando a teoria à prática e destacando a relevância e a aplicabilidade do conteúdo aprendido. O professor deve encorajar os alunos a continuarem explorando o maravilhoso mundo da música além da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies