Plano de Aula | Metodologia Ativa | Sistema Digestório
Palavras Chave | sistema digestório, digestão de alimentos, componentes do sistema digestório, atividades práticas, modelagem, simulação, funções dos órgãos digestivos, aprendizado interativo, trabalho em grupo, aplicação do conhecimento, contextualização, saúde e bem-estar |
Materiais Necessários | tubos de PVC, bexigas, corantes, embalagens plásticas, modelos de alimentos (maçã, pão, carne), lista de ingredientes (bolachas, gelatina, etc.), acesso a água e materiais de limpeza para após a atividade, quadro ou apresentação para anotar discussões e conclusões |
Códigos BNCC | EF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.; EF05CI08: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Vida e Evolução |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizagem estabelecidas. Ao definir claramente o que se espera que os alunos aprendam, esta seção prepara o terreno para uma abordagem mais eficaz durante as atividades práticas em sala. Além disso, ajuda a garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com os resultados esperados, facilitando a avaliação do progresso e o engajamento dos alunos com o conteúdo.
Objetivos principais:
1. Identificar e descrever os principais componentes do sistema digestório (boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e suas funções específicas no processo de digestão.
2. Compreender e explicar a importância do sistema digestório para a absorção de nutrientes e eliminação de resíduos.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de observação e análise através de imagens e modelos do sistema digestório.
- Estimular a capacidade de trabalhar em grupo durante as atividades práticas.
Introdução
Duração: (20 - 25 minutos)
A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que os levem a aplicar seus conhecimentos de forma prática e contextualizada. Além disso, busca relacionar o tema com o cotidiano dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e despertando curiosidade e motivação para explorar o assunto de maneira mais aprofundada durante as atividades práticas em sala de aula.
Situações Problema
1. Imagine que você está com muita fome e come um grande pedaço de pizza. O que acontece com esse alimento no seu corpo? Como ele é transformado para que seu corpo possa aproveitar os nutrientes?
2. Pense em uma situação onde alguém ingeriu algo que estava estragado e começou a sentir dores no estômago. O que pode ter acontecido com o sistema digestório dessa pessoa e como ele reage a essa situação? Discuta as possíveis etapas do processo digestivo e identifique onde pode ter ocorrido uma falha.
Contextualização
O sistema digestório não apenas quebra os alimentos em partes menores, mas também é responsável por absorver os nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo e eliminar o que não é necessário. Por exemplo, após uma refeição, os nutrientes extraídos dos alimentos são transportados através da corrente sanguínea para todas as células do corpo, onde são utilizados para construir e manter tecidos, produzir energia e realizar diversas outras funções. Curiosidades como o fato de que o intestino delgado pode ter até 7 metros de comprimento e que a maioria das células do sistema imunológico reside na região do intestino ajudam a dar uma perspectiva real e interessante sobre a importância do sistema digestório.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre o sistema digestório. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos terão a oportunidade de explorar o tema de maneira profunda, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação de raciocínio crítico. Esta etapa é essencial para consolidar o aprendizado e garantir que os conceitos sejam compreendidos de forma significativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Viagem no Alimento
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender o processo de digestão e a função de cada órgão do sistema digestório, de forma prática e interativa.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para criar uma 'viagem' que um alimento faz pelo sistema digestório, utilizando materiais como tubos de PVC, bexigas e corantes para simular o processo de digestão. Cada grupo receberá um alimento diferente para representar (ex: maçã, pão, carne) e deverão construir um modelo do sistema digestório em escala simplificada, explicando cada etapa do processo digestivo.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Atribua a cada grupo um alimento diferente para representar no modelo (ex: maçã, pão, carne).
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Forneça materiais como tubos de PVC, bexigas, corantes e embalagens plásticas para simular os órgãos digestivos.
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Peça que os alunos construam um modelo do sistema digestório, utilizando os materiais disponíveis e representando cada órgão na ordem correta.
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Peçam para que expliquem, utilizando o modelo, o trajeto do alimento e o que acontece em cada etapa (mastigação, passagem pelo esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso).
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Os alunos devem decorar seu modelo com informações sobre as funções de cada órgão e os processos que ocorrem ali.
Atividade 2 - Detetives Digestivos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar conhecimentos sobre o sistema digestório para diagnosticar e resolver problemas de digestão, promovendo o pensamento crítico e a criatividade.
- Descrição: Os alunos serão detetives que precisam resolver um 'crime' alimentar em que um personagem ingeriu algo que causou uma reação negativa no sistema digestório. Eles usarão seu conhecimento sobre o sistema digestório para identificar onde a 'culpa' pode ter ocorrido. A atividade envolve a análise de uma história desenvolvida pelo professor, que descreve os sintomas e as etapas do processo digestivo, e a criação de um mapa mental para ilustrar suas descobertas.
- Instruções:
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Apresente a história do 'crime alimentar', descrevendo os sintomas e os alimentos ingeridos.
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Forneça aos alunos uma lista de possíveis problemas que podem ocorrer em cada etapa do sistema digestório.
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Peça que os alunos criem um mapa mental, colocando cada órgão do sistema digestório e as possíveis falhas que podem ter ocorrido.
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Os grupos discutirão suas hipóteses e apresentarão suas conclusões para a classe, justificando com base nos conhecimentos sobre o sistema digestório.
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Cada grupo deverá propor um 'tratamento' para o problema identificado, baseado em como o corpo pode se curar naturalmente ou com ajuda médica.
Atividade 3 - Chef Digestivo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Visualizar e compreender de forma criativa e lúdica o processo de digestão, utilizando a analogia culinária para fortalecer o entendimento.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos se tornarão 'chefs digestivos', criando pratos que representem as etapas do processo digestivo. Cada grupo receberá uma lista de ingredientes que representam os diferentes órgãos e enzimas digestivas, e deverão usar sua criatividade para preparar 'pratos' que, ao final, formarão um modelo visual do sistema digestório completo.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Distribua para cada grupo uma lista de ingredientes que correspondem a diferentes partes do sistema digestório (ex: bolachas para representar os dentes, gelatina para o estômago).
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Os alunos devem usar os ingredientes disponíveis para criar 'pratos' que representem cada etapa do processo digestivo.
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Ao final, os grupos devem apresentar seu 'prato', explicando qual parte do sistema digestório ele representa e como aquele alimento é processado pelo corpo.
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Todos os 'pratos' serão montados em uma ordem que simula o percurso do alimento no sistema digestório.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através das atividades práticas, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendizados com os colegas. Essa discussão ajuda a reforçar a compreensão dos processos digestivos, promove a comunicação e colaboração entre os alunos e proporciona uma oportunidade para o professor avaliar o entendimento dos estudantes e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Agora que todos exploraram o sistema digestório de maneiras diferentes, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu projeto e discutir as descobertas mais interessantes.' Encoraje os alunos a discutir não apenas o que eles fizeram, mas também como cada parte do sistema digestório contribui para a saúde do corpo e para o bem-estar geral. Utilize um quadro ou uma apresentação para anotar as principais conclusões e insights compartilhados.
Perguntas Chave
1. Quais foram as maiores surpresas ou descobertas que vocês encontraram ao simular o sistema digestório?
2. Como cada órgão do sistema digestório desempenha um papel crucial na digestão dos alimentos?
3. Que lições práticas podemos aplicar em nosso dia a dia a partir do que aprendemos sobre o sistema digestório?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão é vital para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos conceitos discutidos durante a aula. Ao resumir os pontos essenciais, conectar a teoria com a prática e destacar a relevância do estudo do sistema digestório para a vida cotidiana, esta seção ajuda os alunos a internalizar o conhecimento e a reconhecer sua importância, preparando-os para aplicar o que aprenderam em contextos futuros.
Resumo
Resumindo, nesta aula, os alunos exploraram o sistema digestório, identificando e descrevendo os principais componentes (boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e suas funções específicas. Através de atividades práticas como 'Viagem no Alimento', 'Detetives Digestivos' e 'Chef Digestivo', eles visualizaram e simularam o processo digestivo, consolidando o entendimento teórico com aplicações práticas e lúdicas.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje conectou a teoria à prática de maneira eficaz, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento adquirido em casa sobre o sistema digestório em situações práticas e contextualizadas. As atividades realizadas, como a construção de modelos e a criação de 'pratos' representativos, transformaram conceitos abstratos em experiências tangíveis, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo.
Fechamento
Compreender o sistema digestório é fundamental, não apenas para o conhecimento científico, mas também para a promoção da saúde e bem-estar. A capacidade de absorver nutrientes e eliminar resíduos adequadamente é essencial para o funcionamento correto do corpo humano. Além disso, o aprendizado de hoje proporcionou aos alunos insights práticos que podem ser aplicados em suas escolhas alimentares diárias, destacando a importância de uma dieta saudável para o bom funcionamento do sistema digestório e do corpo como um todo.