Entrar

Plano de aula de Sistema Digestório

Ciências

Original Teachy

''EF05CI06''

Sistema Digestório

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Sistema Digestório

Palavras Chavesistema digestório, digestão de alimentos, componentes do sistema digestório, atividades práticas, modelagem, simulação, funções dos órgãos digestivos, aprendizado interativo, trabalho em grupo, aplicação do conhecimento, contextualização, saúde e bem-estar
Materiais Necessáriostubos de PVC, bexigas, corantes, embalagens plásticas, modelos de alimentos (maçã, pão, carne), lista de ingredientes (bolachas, gelatina, etc.), acesso a água e materiais de limpeza para após a atividade, quadro ou apresentação para anotar discussões e conclusões
Códigos BNCCEF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.; EF05CI08: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizagem estabelecidas. Ao definir claramente o que se espera que os alunos aprendam, esta seção prepara o terreno para uma abordagem mais eficaz durante as atividades práticas em sala. Além disso, ajuda a garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com os resultados esperados, facilitando a avaliação do progresso e o engajamento dos alunos com o conteúdo.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever os principais componentes do sistema digestório (boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e suas funções específicas no processo de digestão.

2. Compreender e explicar a importância do sistema digestório para a absorção de nutrientes e eliminação de resíduos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise através de imagens e modelos do sistema digestório.
  2. Estimular a capacidade de trabalhar em grupo durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que os levem a aplicar seus conhecimentos de forma prática e contextualizada. Além disso, busca relacionar o tema com o cotidiano dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e despertando curiosidade e motivação para explorar o assunto de maneira mais aprofundada durante as atividades práticas em sala de aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está com muita fome e come um grande pedaço de pizza. O que acontece com esse alimento no seu corpo? Como ele é transformado para que seu corpo possa aproveitar os nutrientes?

2. Pense em uma situação onde alguém ingeriu algo que estava estragado e começou a sentir dores no estômago. O que pode ter acontecido com o sistema digestório dessa pessoa e como ele reage a essa situação? Discuta as possíveis etapas do processo digestivo e identifique onde pode ter ocorrido uma falha.

Contextualização

O sistema digestório não apenas quebra os alimentos em partes menores, mas também é responsável por absorver os nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo e eliminar o que não é necessário. Por exemplo, após uma refeição, os nutrientes extraídos dos alimentos são transportados através da corrente sanguínea para todas as células do corpo, onde são utilizados para construir e manter tecidos, produzir energia e realizar diversas outras funções. Curiosidades como o fato de que o intestino delgado pode ter até 7 metros de comprimento e que a maioria das células do sistema imunológico reside na região do intestino ajudam a dar uma perspectiva real e interessante sobre a importância do sistema digestório.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre o sistema digestório. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos terão a oportunidade de explorar o tema de maneira profunda, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação de raciocínio crítico. Esta etapa é essencial para consolidar o aprendizado e garantir que os conceitos sejam compreendidos de forma significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viagem no Alimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o processo de digestão e a função de cada órgão do sistema digestório, de forma prática e interativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para criar uma 'viagem' que um alimento faz pelo sistema digestório, utilizando materiais como tubos de PVC, bexigas e corantes para simular o processo de digestão. Cada grupo receberá um alimento diferente para representar (ex: maçã, pão, carne) e deverão construir um modelo do sistema digestório em escala simplificada, explicando cada etapa do processo digestivo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um alimento diferente para representar no modelo (ex: maçã, pão, carne).

  • Forneça materiais como tubos de PVC, bexigas, corantes e embalagens plásticas para simular os órgãos digestivos.

  • Peça que os alunos construam um modelo do sistema digestório, utilizando os materiais disponíveis e representando cada órgão na ordem correta.

  • Peçam para que expliquem, utilizando o modelo, o trajeto do alimento e o que acontece em cada etapa (mastigação, passagem pelo esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso).

  • Os alunos devem decorar seu modelo com informações sobre as funções de cada órgão e os processos que ocorrem ali.

Atividade 2 - Detetives Digestivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos sobre o sistema digestório para diagnosticar e resolver problemas de digestão, promovendo o pensamento crítico e a criatividade.

- Descrição: Os alunos serão detetives que precisam resolver um 'crime' alimentar em que um personagem ingeriu algo que causou uma reação negativa no sistema digestório. Eles usarão seu conhecimento sobre o sistema digestório para identificar onde a 'culpa' pode ter ocorrido. A atividade envolve a análise de uma história desenvolvida pelo professor, que descreve os sintomas e as etapas do processo digestivo, e a criação de um mapa mental para ilustrar suas descobertas.

- Instruções:

  • Apresente a história do 'crime alimentar', descrevendo os sintomas e os alimentos ingeridos.

  • Forneça aos alunos uma lista de possíveis problemas que podem ocorrer em cada etapa do sistema digestório.

  • Peça que os alunos criem um mapa mental, colocando cada órgão do sistema digestório e as possíveis falhas que podem ter ocorrido.

  • Os grupos discutirão suas hipóteses e apresentarão suas conclusões para a classe, justificando com base nos conhecimentos sobre o sistema digestório.

  • Cada grupo deverá propor um 'tratamento' para o problema identificado, baseado em como o corpo pode se curar naturalmente ou com ajuda médica.

Atividade 3 - Chef Digestivo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender de forma criativa e lúdica o processo de digestão, utilizando a analogia culinária para fortalecer o entendimento.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos se tornarão 'chefs digestivos', criando pratos que representem as etapas do processo digestivo. Cada grupo receberá uma lista de ingredientes que representam os diferentes órgãos e enzimas digestivas, e deverão usar sua criatividade para preparar 'pratos' que, ao final, formarão um modelo visual do sistema digestório completo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo uma lista de ingredientes que correspondem a diferentes partes do sistema digestório (ex: bolachas para representar os dentes, gelatina para o estômago).

  • Os alunos devem usar os ingredientes disponíveis para criar 'pratos' que representem cada etapa do processo digestivo.

  • Ao final, os grupos devem apresentar seu 'prato', explicando qual parte do sistema digestório ele representa e como aquele alimento é processado pelo corpo.

  • Todos os 'pratos' serão montados em uma ordem que simula o percurso do alimento no sistema digestório.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através das atividades práticas, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendizados com os colegas. Essa discussão ajuda a reforçar a compreensão dos processos digestivos, promove a comunicação e colaboração entre os alunos e proporciona uma oportunidade para o professor avaliar o entendimento dos estudantes e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Agora que todos exploraram o sistema digestório de maneiras diferentes, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu projeto e discutir as descobertas mais interessantes.' Encoraje os alunos a discutir não apenas o que eles fizeram, mas também como cada parte do sistema digestório contribui para a saúde do corpo e para o bem-estar geral. Utilize um quadro ou uma apresentação para anotar as principais conclusões e insights compartilhados.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas ou descobertas que vocês encontraram ao simular o sistema digestório?

2. Como cada órgão do sistema digestório desempenha um papel crucial na digestão dos alimentos?

3. Que lições práticas podemos aplicar em nosso dia a dia a partir do que aprendemos sobre o sistema digestório?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é vital para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos conceitos discutidos durante a aula. Ao resumir os pontos essenciais, conectar a teoria com a prática e destacar a relevância do estudo do sistema digestório para a vida cotidiana, esta seção ajuda os alunos a internalizar o conhecimento e a reconhecer sua importância, preparando-os para aplicar o que aprenderam em contextos futuros.

Resumo

Resumindo, nesta aula, os alunos exploraram o sistema digestório, identificando e descrevendo os principais componentes (boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e suas funções específicas. Através de atividades práticas como 'Viagem no Alimento', 'Detetives Digestivos' e 'Chef Digestivo', eles visualizaram e simularam o processo digestivo, consolidando o entendimento teórico com aplicações práticas e lúdicas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria à prática de maneira eficaz, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento adquirido em casa sobre o sistema digestório em situações práticas e contextualizadas. As atividades realizadas, como a construção de modelos e a criação de 'pratos' representativos, transformaram conceitos abstratos em experiências tangíveis, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo.

Fechamento

Compreender o sistema digestório é fundamental, não apenas para o conhecimento científico, mas também para a promoção da saúde e bem-estar. A capacidade de absorver nutrientes e eliminar resíduos adequadamente é essencial para o funcionamento correto do corpo humano. Além disso, o aprendizado de hoje proporcionou aos alunos insights práticos que podem ser aplicados em suas escolhas alimentares diárias, destacando a importância de uma dieta saudável para o bom funcionamento do sistema digestório e do corpo como um todo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies