Entrar

Plano de aula de Estrelas e Constelações

Ciências

Original Teachy

''EF05CI10''

Estrelas e Constelações

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Estrelas e Constelações

Palavras ChaveEstrelas, Constelações, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Reações Nucleares, Nebulosas, Histórias Mitológicas, Navegação, Hemisfério Sul, Hemisfério Norte
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor ou tela digital, Imagens de constelações (Cruzeiro do Sul e Ursa Maior), Folhas de papel e lápis para anotações, Livro ou material didático sobre estrelas e constelações, Globo celeste ou aplicativo de mapa estelar
Códigos BNCCEF05CI10: Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema de estrelas e constelações, fornecendo uma visão geral que facilitará a compreensão dos conceitos e a identificação de exemplos específicos. Esta base permitirá que os alunos se envolvam melhor com o conteúdo e participem ativamente das discussões e atividades subsequentes.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de estrela e suas características básicas.

2. Entender o que é uma constelação e como ela é composta por estrelas.

3. Identificar constelações famosas, como o Cruzeiro do Sul e a Ursa Maior.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema de estrelas e constelações, fornecendo uma visão geral que facilitará a compreensão dos conceitos e a identificação de exemplos específicos. Esta base permitirá que os alunos se envolvam melhor com o conteúdo e participem ativamente das discussões e atividades subsequentes.

Contexto

Contexto: Comece a aula explicando que o céu noturno tem fascinado a humanidade desde os tempos antigos. As estrelas, aquelas luzes brilhantes no céu, sempre foram motivo de admiração e estudo. Explique que, ao olhar para o céu, é possível ver padrões de estrelas que formam desenhos, chamados de constelações. Esses padrões têm sido usados por várias culturas ao longo dos séculos para contar histórias, marcar o tempo e até mesmo para se orientar durante as viagens.

Curiosidades

Curiosidade: Você sabia que as constelações não só ajudam os astrônomos a mapear o céu, mas também têm histórias interessantes por trás delas? Por exemplo, a constelação do Cruzeiro do Sul é tão importante que está até na bandeira do Brasil! E a Ursa Maior, que é visível em quase todo o hemisfério norte, foi usada pelos navegadores antigos para encontrar seu caminho no mar.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 45 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre estrelas e constelações, proporcionando uma compreensão detalhada dos conceitos e suas aplicações. Ao abordar tópicos específicos e resolver questões guiadas, os alunos serão capazes de consolidar seu entendimento e reconhecer a importância histórica e prática das constelações.

Tópicos Abordados

1.O que é uma estrela: Explique que as estrelas são grandes esferas de gás, principalmente hidrogênio e hélio, que produzem luz e calor através de reações nucleares em seu núcleo. Detalhe que a estrela mais próxima de nós é o Sol, essencial para a vida na Terra. 2.Formação de estrelas: Descreva brevemente o processo de formação das estrelas, que se inicia em nebulosas, vastas nuvens de gás e poeira no espaço. Explique que, ao longo do tempo, a gravidade faz com que essas nuvens se contraiam e formem protoestrelas, que eventualmente se tornam estrelas. 3.O que é uma constelação: Defina constelação como um agrupamento de estrelas que, quando vistas da Terra, formam padrões reconhecíveis. Mencione que diferentes culturas têm suas próprias constelações e histórias mitológicas associadas a elas. 4.Constelações famosas: Destaque duas constelações específicas: o Cruzeiro do Sul e a Ursa Maior. Explique que o Cruzeiro do Sul é uma constelação do hemisfério sul e é importante para a navegação, enquanto a Ursa Maior, visível no hemisfério norte, contém a famosa estrela Dubhe, que é uma das estrelas que apontam para a Estrela Polar. 5.Histórias e mitologias: Compartilhe breves histórias ou mitos associados às constelações mencionadas. Por exemplo, a Ursa Maior na mitologia grega representa a ninfa Calisto, transformada em urso pela deusa Hera.

Questões para Sala de Aula

1. Descreva o que é uma estrela e como ela produz luz. 2. Explique o que são constelações e como elas são usadas. 3. Identifique as constelações Cruzeiro do Sul e Ursa Maior e descreva uma característica ou história interessante sobre cada uma.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento dos alunos sobre estrelas e constelações, garantindo que todos compreendam bem os conceitos apresentados. A discussão e o engajamento ativo dos alunos ajudam a fortalecer a retenção do conteúdo e incentivam a participação ativa na aula.

Discussão

  • Descreva o que é uma estrela e como ela produz luz. Explique que as estrelas são enormes esferas de gás, compostas principalmente de hidrogênio e hélio. Elas produzem luz e calor através de reações nucleares em seu núcleo, onde átomos de hidrogênio se fundem para formar hélio, liberando uma enorme quantidade de energia. A estrela mais próxima de nós é o Sol, que é essencial para a vida na Terra.

  • Explique o que são constelações e como elas são usadas. Constelações são agrupamentos de estrelas que formam padrões reconhecíveis no céu noturno. Diferentes culturas criaram suas próprias constelações e histórias associadas a elas. As constelações têm sido usadas para navegação, orientação e para contar histórias. Por exemplo, a constelação do Cruzeiro do Sul é importante para a navegação no hemisfério sul.

  • Identifique as constelações Cruzeiro do Sul e Ursa Maior e descreva uma característica ou história interessante sobre cada uma. O Cruzeiro do Sul é uma constelação visível no hemisfério sul e é composta por cinco estrelas que formam uma cruz. É tão importante que está na bandeira do Brasil. A Ursa Maior, visível no hemisfério norte, contém a famosa estrela Dubhe, que é uma das estrelas que apontam para a Estrela Polar. Na mitologia grega, a Ursa Maior representa a ninfa Calisto, transformada em urso pela deusa Hera.

Engajamento dos Alunos

1. O que mais te impressionou sobre as estrelas e constelações? 2. Você já viu alguma constelação no céu noturno? Qual foi? 3. Por que você acha que as constelações foram tão importantes para as culturas antigas? 4. Como você acha que a vida seria diferente se não tivéssemos o Sol? 5. Você se lembra de alguma outra constelação ou estrela famosa? Quais são?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é reforçar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara e sólida sobre estrelas e constelações. Esta etapa também destaca a relevância prática e histórica do conteúdo, incentivando os alunos a verem a ciência como algo conectado com o dia a dia.

Resumo

  • As estrelas são enormes esferas de gás, principalmente hidrogênio e hélio, que produzem luz e calor através de reações nucleares.
  • As constelações são agrupamentos de estrelas que formam padrões reconhecíveis no céu noturno.
  • O Cruzeiro do Sul é uma constelação importante no hemisfério sul e está presente na bandeira do Brasil.
  • A Ursa Maior é uma constelação visível no hemisfério norte, usada pelos navegadores antigos e associada a mitos gregos.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar como as estrelas e constelações, que são frequentemente vistas no céu noturno, têm aplicações práticas como na navegação e orientação. Exemplos específicos como o Cruzeiro do Sul e a Ursa Maior foram usados para ilustrar esses conceitos, tornando a aprendizagem mais tangível e relevante para os alunos.

Entender estrelas e constelações é importante porque elas não só fazem parte do nosso universo, mas também têm sido usadas ao longo da história para navegação, orientação e contação de histórias. Conhecer o Cruzeiro do Sul e a Ursa Maior ajuda os alunos a se conectarem com o passado e a compreenderem a importância dessas formações celestes em diferentes culturas e épocas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies