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Plano de aula de Dança como Patrimônio Histórico

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF10'

Dança como Patrimônio Histórico

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito de dança como patrimônio histórico, entendendo que a dança é uma forma de expressão cultural e que cada dança conta uma história.
  2. Identificar e explorar diferentes estilos de dança que são considerados patrimônio histórico, como o tango, o samba, a quadrilha, entre outros.
  3. Desenvolver habilidades motoras e expressivas através da prática de danças, promovendo a consciência corporal, a coordenação motora e a expressividade artística.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando com os alunos conceitos básicos sobre dança, como a ideia de que a dança é uma forma de expressão corporal e que cada movimento tem um significado. Além disso, o professor pode relembrar com os alunos algumas danças que eles já conhecem, como a dança do frevo, do samba, da quadrilha, entre outras.

  2. Situações Problema: O professor propõe duas situações problema para engajar os alunos. A primeira é: "Vocês sabiam que a dança pode ser considerada um patrimônio histórico? O que vocês acham que isso significa?" A segunda situação problema é: "Se vocês tivessem que escolher uma dança para representar a nossa turma, qual dança vocês escolheriam e por quê?".

  3. Contextualização e Importância do Assunto: O professor explica que a dança é uma parte muito importante da cultura de um povo, e que por isso, algumas danças são consideradas patrimônio histórico. Ele pode dar exemplos de danças que são patrimônio histórico do Brasil, como o samba e a capoeira. O professor também pode falar sobre a importância de conhecer e valorizar a dança como patrimônio histórico, pois isso ajuda a preservar a cultura de um povo.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor pode contar duas curiosidades para ganhar a atenção dos alunos. A primeira é: "Vocês sabiam que o samba foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil?" A segunda curiosidade é: "Vocês sabiam que o tango, uma dança muito famosa na Argentina, também é considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO?".

  5. Introdução ao Tópico: O professor introduz o tópico da aula, explicando que eles irão aprender mais sobre danças que são consideradas patrimônio histórico. Ele pode mostrar para os alunos algumas imagens e vídeos de diferentes tipos de danças que são patrimônio histórico, para despertar a curiosidade dos alunos e deixá-los animados para a aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Criação de Máscaras de Dança: 1.1. O professor propõe que os alunos, divididos em grupos, criem máscaras representativas de uma dança escolhida por eles. As máscaras podem ser feitas de papel, cartolina, e outros materiais disponíveis. 1.2. Cada grupo deve escolher uma dança, pesquisar sobre ela e desenhar em suas máscaras os símbolos, movimentos e cores que considerarem importantes para representar a dança escolhida. 1.3. Durante a criação das máscaras, o professor circula pela sala, auxiliando os grupos na pesquisa e na criação, e incentivando a colaboração e a criatividade. 1.4. Ao final da atividade, cada grupo apresenta suas máscaras para a turma, explicando a dança que escolheram e o significado dos elementos presentes na máscara.

  2. Atividade 2 - Roda de Danças: 2.1. O professor prepara uma seleção de músicas de diferentes danças, incluindo aquelas que são patrimônio histórico. Pode ser um samba, uma quadrilha, um tango, entre outros. 2.2. Os alunos formam uma grande roda na sala de aula e o professor inicia a brincadeira. A cada nova música, os alunos devem tentar dançar de acordo com o ritmo e os movimentos característicos daquela dança. 2.3. O professor pode dar sugestões de movimentos e ajudar os alunos a se lembrarem de como é cada dança, mas o importante é que os alunos tenham liberdade para expressar seus corpos da maneira que se sentirem mais confortáveis. 2.4. Essa atividade não tem como objetivo que os alunos aprendam todas as danças, mas sim que tenham um primeiro contato com elas, que experimentem os movimentos e percebam as diferenças entre as danças.

  3. Atividade 3 - Jogo da Dança Patrimônio: 3.1. O professor propõe um jogo de memória, no qual os alunos devem combinar cartas com imagens de danças patrimônio. 3.2. Para fazer as cartas, o professor pode imprimir imagens de danças de diferentes culturas e colar em cartolina. De um lado da cartolina fica a imagem da dança, e do outro lado fica uma breve descrição da dança. 3.3. Os alunos se dividem em duplas e, por turno, viram duas cartas. Se as cartas correspondem à mesma dança, a dupla pode dançar uma pequena sequência de movimentos daquela dança. Se não correspondem, as cartas são viradas novamente e o turno passa para a próxima dupla. 3.4. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido "adivinhadas". A dupla com o maior número de pares de cartas ganha a rodada.

Durante todas as atividades, o professor deve incentivar a participação de todos, respeitando as diferenças e peculiaridades de cada aluno. A intenção é proporcionar uma experiência lúdica e divertida, que ajude a fixar o conteúdo de maneira prazerosa.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e inicia uma discussão sobre as atividades realizadas. Ele pode perguntar: 1.1. "Quais danças vocês escolheram para representar? Por que elas foram escolhidas?". 1.2. "Como foi para vocês dançar as diferentes danças? O que acharam mais fácil? O que acharam mais difícil?" 1.3. "O que vocês acharam das máscaras que os colegas criaram? Elas representaram bem as danças escolhidas?".

  2. Conexão com a Teoria: O professor, então, faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele pode dizer: 2.1. "Vocês lembram que no início da aula falamos sobre dança como patrimônio histórico? Como as danças que vocês dançaram se conectam com essa ideia?". 2.2. "Como a atividade de criar as máscaras e dançar as danças ajudou vocês a entenderem melhor o que é dança como patrimônio histórico?".

  3. Reflexão Final: Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos: 3.1. "Qual foi a coisa mais legal que você aprendeu hoje sobre dança como patrimônio histórico?". 3.2. "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida fora da escola?".

  4. Feedback do Professor: O professor aproveita o final da aula para dar um feedback geral sobre o desempenho dos alunos. Ele pode elogiar a participação, a colaboração e a criatividade demonstradas durante as atividades. Além disso, ele pode destacar pontos de melhoria, se houver, e incentivar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre dança.

Durante todo o retorno, o professor deve criar um ambiente seguro e acolhedor, encorajando todos os alunos a compartilharem suas opiniões e sentimentos. A ideia é que os alunos saiam da aula não apenas com um maior conhecimento sobre o assunto, mas também com uma maior confiança em suas habilidades e uma maior apreciação pela dança como patrimônio histórico.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor faz um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele relembra que discutiram sobre a dança como patrimônio histórico, como cada dança representa a cultura de um povo e que a dança é uma importante forma de expressão artística e cultural. Além disso, destaca as principais danças que foram exploradas durante as atividades práticas, como o samba, a quadrilha e o tango.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele menciona que, através das atividades práticas, os alunos puderam experimentar diferentes danças e entender melhor a teoria discutida. Além disso, ressalta que a discussão em grupo e a reflexão final permitiram aos alunos fazerem conexões entre o que aprenderam na aula e sua vida cotidiana.

  3. Materiais Extras: O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Ele pode indicar livros infantis que falam sobre danças do mundo, vídeos de danças patrimônio histórico disponíveis na internet, e sites educativos com jogos e atividades relacionadas à dança. Alguns exemplos de materiais:

    • Livros: "Os Grandes Clássicos da Dança" por Marie Bertherat e Anne-Sophie Baumann, "O Livro da Dança" por Carolina Moreyra.
    • Vídeos: Documentários da série "Passo a Passo" do Canal Futura, vídeos de apresentações de danças patrimônio histórico no YouTube.
    • Sites: "Dança na Escola" (www.dancanaescola.com.br), "Portal do Professor - Dança" (www.portaldoprofessor.mec.gov.br/danca).
  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor reforça a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele explica que a dança é uma parte importante da cultura de um povo e que, ao conhecer e valorizar as diferentes danças, os alunos estão contribuindo para a preservação da diversidade cultural. Além disso, menciona que a prática de dança ajuda a desenvolver habilidades como coordenação motora, expressividade e trabalho em equipe, que são úteis em diversas áreas da vida.

A conclusão da aula serve para consolidar o aprendizado dos alunos, incentivá-los a continuar explorando o assunto e mostrar a relevância do que foi aprendido. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor está estimulando o aprendizado autônomo e a pesquisa, habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos alunos.

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