Entrar

Plano de aula de Lutas e Prática

Educação Física

Original Teachy

''EF35EF15''

Lutas e Prática

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Lutas e Prática

Palavras ChaveLutas, Artes Marciais, Educação Física, Competições, Regras, Pontuação, Técnicas, Respeito, Disciplina, Trabalho em Equipe, Aplicação Prática, Cultura, História, Diversão, Aprendizado Interativo
Materiais NecessáriosMúsica para representação das lutas, Lenços coloridos para simular faixas, Cartolinas, Canetas coloridas, Régua, Seleção de músicas que representem cada luta
Códigos BNCCEF35EF15: Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para estabelecer uma direção clara para o aprendizado dos alunos. Ao especificar o que é esperado que os alunos aprendam, esta etapa serve como um guia para o desenvolvimento de todas as atividades subsequentes. Além disso, ajuda a garantir que os alunos estejam alinhados com as expectativas de aprendizado e preparados para aplicar o conhecimento prévio em contextos práticos durante a aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever as principais lutas, incluindo suas características únicas e a importância cultural e esportiva de cada uma.

2. Ensinar as regras fundamentais de cada luta abordada e como essas regras influenciam o desempenho dos praticantes durante competições.

3. Habilitar os alunos a reconhecer e compreender o sistema de graduação de faixas e a pontuação em campeonatos, promovendo um entendimento prático de como avaliações são feitas nesses contextos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de raciocínio crítico nos alunos, permitindo que eles comparem e contrastem diferentes lutas e suas estratégias.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e revisar brevemente o conteúdo estudado em casa. As situações problema estimulam os alunos a aplicar seu conhecimento prévio e a pensar criticamente sobre as lutas. A contextualização, por sua vez, conecta o conteúdo teórico com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do tema para os alunos, o que facilita a transição para as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você está assistindo a um campeonato de judô pela primeira vez. Quais aspectos você procuraria para entender quem está ganhando e por quê?

2. Pense em uma situação de defesa pessoal: se você precisasse escolher entre usar técnicas de boxe ou karatê, como decidiria qual é a melhor opção para a sua segurança?

Contextualização

As lutas não são apenas esportes, mas também artes marciais com profundas raízes culturais e históricas. Por exemplo, o judô, criado no Japão em 1882, é mais do que uma competição de força; é uma disciplina que ensina respeito, disciplina e autocontrole. Além disso, as artes marciais têm influência em filmes, como nas performances de Bruce Lee, que popularizou o kung fu no Ocidente. Esses contextos ajudam a entender a importância e a diversidade das lutas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento adquirido sobre lutas em casa. Essa abordagem não apenas solidifica o aprendizado, mas também promove habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. As atividades sugeridas são desenhadas para serem divertidas e envolventes, garantindo que os alunos estejam ativamente engajados e aprendendo em um ambiente colaborativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Torneio das Lutas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver uma compreensão prática das lutas através da representação criativa, reforçando a importância cultural e as características técnicas de cada uma.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma luta diferente (judô, karatê, boxe, etc.). Eles deverão criar uma coreografia que represente as principais movimentações e técnicas da luta escolhida, utilizando música e elementos visuais como lenços coloridos para simular faixas. Cada grupo terá 30 minutos para preparar e ensaiar sua apresentação.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribuir aleatoriamente a cada grupo uma luta específica para representar.

  • Fornecer materiais como lenços coloridos e uma seleção de músicas que representem cada luta.

  • Explicar que a coreografia deve incluir movimentos característicos da luta, bem como demonstrar respeito e disciplina.

  • Permitir 30 minutos para preparação e ensaio.

  • Cada grupo apresentará sua coreografia para a classe, que avaliará criatividade, fidelidade aos movimentos da luta e representação cultural.

Atividade 2 - Mapa das Lutas

> Duração: (50 - 60 minutos)

- Objetivo: Visualizar e consolidar o conhecimento das diferentes lutas, destacando suas características únicas e importância cultural.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um grande painel que represente um mapa conceitual das lutas estudadas. O mapa deve incluir informações sobre a história, técnicas principais, regras e sua aplicabilidade em diferentes contextos. Cada grupo usará diferentes cores para cada luta, facilitando a identificação visual das informações.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em grupos de até 5.

  • Distribuir material para criação do painel: cartolinas, canetas coloridas, régua.

  • Instruir cada grupo a pesquisar e completar uma seção do mapa para cada luta (história, técnicas, regras, contextos).

  • Garantir que as informações estejam organizadas de forma lógica e clara.

  • Permitir 40 minutos para pesquisa e construção do painel.

  • Apresentar os painéis para a classe, permitindo que cada grupo explique sua seção do mapa.

Atividade 3 - Duelo de Conhecimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as lutas, promovendo um ambiente competitivo e divertido.

- Descrição: Este jogo de perguntas e respostas, realizado em um formato de quiz show, desafiará os alunos a demonstrar seu conhecimento sobre as lutas estudadas. Serão formadas duas equipes que competirão entre si, respondendo a perguntas sobre história, técnicas, regras e curiosidades das lutas.

- Instruções:

  • Dividir a classe em duas equipes.

  • Preparar um conjunto de perguntas que abordem diferentes aspectos das lutas estudadas.

  • Explicar as regras do jogo: cada equipe terá um tempo para responder a cada pergunta, e pontos são marcados por respostas corretas.

  • Realizar o jogo, alternando entre as equipes para responder às perguntas.

  • Concluir com uma rodada de perguntas bônus para desempatar, se necessário.

  • Declarar a equipe vencedora com base no total de pontos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa de retorno serve para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre sua aplicabilidade. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e abordagens, o que enriquece o entendimento coletivo e individual. Além disso, esta etapa ajuda a avaliar o sucesso das atividades práticas e a compreender melhor as áreas que necessitam de revisão ou reforço.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada equipe a compartilhar insights e descobertas durante as atividades. Pode-se começar com uma roda em que cada grupo apresenta brevemente o que preparou ou aprendeu sobre a luta que estudaram. Em seguida, permita que os grupos façam perguntas uns aos outros para explorar mais a fundo os temas. Encoraje os alunos a refletir sobre como a prática das lutas pode influenciar em situações reais, como em questões de respeito e defesa pessoal.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades que vocês enfrentaram ao tentar representar ou descrever as técnicas das lutas escolhidas?

2. Como as lutas estudadas podem ajudar a resolver conflitos ou promover o respeito e a disciplina?

3. Há alguma luta que você mudaria sua percepção após esta aula? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos conteúdos da aula. Além disso, visa ligar a teoria à prática, mostrando aos alunos como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações reais e destacando a relevância cultural e comportamental das lutas. Esta reflexão final ajuda a assegurar que os alunos possam levar esses ensinamentos adiante e aplicá-los em diversas áreas de suas vidas.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, relembrando as características, regras, e sistemas de pontuação de cada luta estudada, enfatizando como estes elementos se interligam e formam a base do conhecimento prático e teórico sobre as artes marciais e esportes de combate.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, foi claramente demonstrado como a teoria sobre lutas e práticas esportivas é aplicada na realidade através de atividades práticas que simulam competições e representações. Essa abordagem não só solidifica o aprendizado teórico, mas também prepara os alunos para aplicar o conhecimento em situações reais, como em defesa pessoal ou competições esportivas.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a importância das lutas não apenas como formas de defesa e competição, mas também como disciplinas que promovem valores como respeito, autocontrole e disciplina. Estes elementos são essenciais para o desenvolvimento pessoal dos praticantes e para a integração dos ensinamentos das artes marciais no cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies