🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Crescimento das Cidades: Introdução

Geografia

Original Teachy

''EF05GE03''

Crescimento das Cidades: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Crescimento das Cidades: Introdução

Palavras ChaveCrescimento urbano, Desenvolvimento das cidades, Oportunidades de trabalho, Urbanização sustentável, Planejamento urbano, Impacto social, Cidades brasileiras, Análise crítica, Atividades práticas, Soluções urbanas
Materiais NecessáriosFolhas grandes de papel, Materiais de desenho, Blocos de montar, Materiais recicláveis, Dossiês com informações sobre bairros fictícios
Códigos BNCCEF05GE03: Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e estabelecer claramente os resultados de aprendizado esperados. Ao explicitar os objetivos, os alunos ganham uma visão clara do que é esperado que eles aprendam e como isso se conecta com o conhecimento prévio que adquiriram em casa. Isso orienta a participação ativa e engajada durante as atividades práticas em sala, garantindo que o tempo seja utilizado de maneira eficaz para explorar e consolidar os conceitos chave do crescimento urbano.

Objetivos principais:

1. Compreender o crescimento e o desenvolvimento das cidades brasileiras, com foco em como esses processos se interligam com as oportunidades de trabalho.

2. Apresentar e analisar informações sobre o crescimento urbano, suas causas, consequências e a relação direta com o setor de trabalho.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas para questionar e entender os impactos sociais e ambientais do crescimento urbano.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A fase de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente em casa, utilizando situações problema que fazem conexão direta com suas vidas e a realidade que observam. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo teórico com o mundo real, aumentando o interesse e a compreensão sobre como o crescimento urbano afeta as comunidades e as oportunidades de trabalho.

Situações Problema

1. Imagine que você mora em uma cidade que tem crescido rapidamente nos últimos anos. Quais seriam os impactos desse crescimento na vida diária das pessoas e nas oportunidades de trabalho na cidade?

2. Pense numa pequena cidade que começou a atrair grandes empresas. Como esse desenvolvimento pode afetar o dia a dia dos moradores e a estrutura da cidade?

Contextualização

Para entender o crescimento das cidades, é importante olhar ao redor e ver exemplos reais. Por exemplo, na cidade de São Paulo, o rápido crescimento trouxe tanto oportunidades de emprego quanto desafios, como o aumento do tráfego e a necessidade de mais serviços públicos. Histórias de cidades que se transformaram ao longo dos anos ajudam a perceber como as mudanças afetam todos que vivem nelas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A fase de Desenvolvimento é essencial para que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido em casa sobre o crescimento das cidades e sua relação com o trabalho. As atividades propostas visam promover a análise crítica, a criatividade e o planejamento estratégico, habilidades importantes para entender e responder aos desafios do crescimento urbano. Este segmento permite que os alunos trabalhem em equipe para resolver problemas, projetar soluções e apresentar suas ideias, reforçando a aprendizagem através da prática e do engajamento ativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cidade dos Sonhos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento urbano e compreensão das relações entre crescimento das cidades e o mercado de trabalho.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são desafiados a projetar uma cidade ideal, levando em consideração aspectos de crescimento urbano sustentável e oportunidades de emprego. Eles deverão considerar fatores como infraestrutura, transporte, moradia, áreas verdes e serviços públicos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Entregue a cada grupo uma folha grande de papel e materiais de desenho.

  • Explique que cada grupo deve projetar uma cidade no papel, considerando como ela pode crescer de forma sustentável e gerar empregos.

  • Os alunos devem nomear e descrever cada área de sua cidade, destacando como cada elemento contribui para o crescimento e para a geração de empregos.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua cidade para a classe, explicando suas escolhas de design e como elas afetam o crescimento urbano e o emprego.

Atividade 2 - Detetives Urbanos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a análise crítica do crescimento urbano e suas consequências, incentivando a busca por soluções práticas.

- Descrição: Os alunos assumem o papel de detetives que investigam o impacto do crescimento urbano em diferentes bairros de uma cidade fictícia. Eles analisarão dados, identificarão problemas e proporão soluções para melhorar a qualidade de vida e as oportunidades de trabalho nos bairros.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e entregue a cada um um 'dossier' contendo informações e dados sobre diferentes bairros de uma cidade fictícia.

  • Os alunos devem analisar os dados para entender os problemas enfrentados por cada bairro devido ao crescimento urbano.

  • Cada grupo deve então propor soluções para os problemas identificados, focando em como melhorar o emprego e a qualidade de vida.

  • Por fim, cada grupo apresenta suas descobertas e soluções em uma 'conferência de detetives urbanos', onde discutem suas ideias com a classe.

Atividade 3 - Construtores do Amanhã

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico sobre o desenvolvimento urbano e suas implicações no mercado de trabalho.

- Descrição: Utilizando blocos de montar ou materiais recicláveis, os alunos criarão modelos físicos de partes de uma cidade, focando em inovações que promovam o crescimento sustentável e a criação de empregos.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua blocos de montar ou materiais recicláveis.

  • Cada grupo deve construir um modelo de parte de uma cidade, como um bairro ou uma área industrial, que incorpore inovações sustentáveis e promova o emprego.

  • Os alunos devem pensar em como os elementos que estão construindo contribuem para o crescimento econômico e sustentabilidade.

  • Após a construção, cada grupo apresenta seu modelo, explicando as inovações e como elas impactam o emprego e o crescimento urbano.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem insights e reflexões sobre as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de crescimento urbano e suas implicações sociais e econômicas, além de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem foram alcançados.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a conversa relembrando os objetivos da aula e perguntando sobre as experiências dos alunos durante as atividades. Encoraje cada grupo a compartilhar suas criações e conclusões, e a refletir sobre como o processo de planejar e analisar uma cidade pode influenciar sua visão sobre o crescimento urbano e oportunidades de trabalho. Estimule os alunos a expressarem o que acharam mais desafiador e o que aprenderam de novo.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao projetar uma cidade sustentável?

2. Como as soluções que vocês criaram podem ser aplicadas em cidades reais?

3. O que vocês aprenderam sobre a relação entre crescimento urbano e oportunidades de trabalho?

Conclusão

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Conclusão é vital para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas tratados na aula. Resumir os pontos chave ajuda a reforçar o aprendizado e a garantir que os alunos possam ligar a teoria à prática. Além disso, discutir a relevância do tema para a vida diária reforça a aplicabilidade do conhecimento e motiva os alunos a refletirem sobre sua própria comunidade.

Resumo

Na conclusão da aula, faça um resumo dos principais pontos discutidos sobre o crescimento das cidades e seu impacto nas oportunidades de trabalho. Relembre os conceitos de urbanização sustentável, os desafios enfrentados pelas cidades em crescimento e as soluções propostas pelos alunos nas atividades práticas.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria aprendida em casa com as atividades práticas em sala. Destaque como as atividades de 'Cidade dos Sonhos', 'Detetives Urbanos' e 'Construtores do Amanhã' permitiram aos alunos aplicar conceitos teóricos de forma criativa e prática, reforçando o entendimento sobre como o crescimento urbano afeta a vida real.

Fechamento

Enfatize a importância do estudo do crescimento urbano para o entendimento da organização das cidades e sua capacidade de oferecer oportunidades de trabalho. Destaque como este conhecimento pode ajudar os alunos a serem cidadãos mais conscientes e participativos na transformação de seus ambientes.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies