Entrar

Plano de aula de Relação Comércio, Pecuária, Agricultura e Indústria

Geografia

Original Teachy

''EF05GE10''

Relação Comércio, Pecuária, Agricultura e Indústria

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a interdependência entre comércio, pecuária, agricultura e indústria: Os alunos devem ser capazes de entender que essas quatro áreas estão interligadas e que o desenvolvimento de uma beneficia as outras. Devem ser capazes também de identificar como os produtos oriundos da pecuária, agricultura e indústria chegam até o consumidor através do comércio.

  2. Identificar os produtos de cada área e o seu papel na sociedade: Os alunos devem ser capazes de identificar os principais produtos e atividades ligados à pecuária, agricultura, indústria e comércio. Devem compreender que esses produtos são essenciais para o funcionamento da sociedade, seja na alimentação, na produção de bens de consumo ou na geração de empregos.

  3. Reconhecer a importância do comércio para o desenvolvimento socioeconômico: Os alunos devem reconhecer o comércio como uma atividade fundamental para o desenvolvimento socioeconômico. Devem entender que, através do comércio, é possível obter produtos que não são produzidos localmente, além de gerar empregos e renda para a população.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando conceitos básicos de geografia, como a definição de comércio, agricultura, pecuária e indústria. Pode fazer isso através de perguntas e respostas com a turma, incentivando a participação de todos.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema para instigar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos:

    • "Imagine que vocês estão em uma ilha deserta. O que vocês precisariam para sobreviver? De onde viriam esses itens?"
    • "Vocês já pararam para pensar em como o leite chega até a nossa casa? E o pão que comemos no café da manhã, como é feito e chega até nós?"
  3. Contextualizando a importância do tema: O professor deve explicar que o comércio, a agricultura, a pecuária e a indústria são essenciais para a nossa vida cotidiana, pois fornecem os alimentos que comemos, os materiais que usamos e até mesmo os brinquedos que gostamos de brincar. Ele pode dar exemplos práticos e locais, como o pãozinho da padaria, que é feito com trigo da agricultura, leite do supermercado, que vem da pecuária, e o brinquedo, que é produzido pela indústria e vendido no comércio.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades relacionadas ao tema:

    • "Vocês sabiam que, antigamente, as pessoas precisavam produzir tudo o que consumiam? Elas plantavam a própria comida, criavam os animais para se alimentar, faziam suas roupas e até mesmo seus brinquedos. Com o tempo, as pessoas foram descobrindo que podiam se especializar em uma atividade e trocar seus produtos com outras pessoas, criando o comércio."
    • "Outra curiosidade: vocês já ouviram falar na 'Revolução Industrial'? Foi um período da história em que a produção de bens passou a ser feita em grande escala, nas fábricas. Isso mudou completamente a forma como vivemos e como os produtos chegam até nós."

Ao final desta etapa, os alunos devem ter compreendido a importância e a interdependência entre comércio, pecuária, agricultura e indústria, e estar motivados para aprender mais sobre o assunto.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante esta etapa, o professor deve apresentar o conteúdo teórico de maneira clara e didática, utilizando diferentes recursos para facilitar a compreensão dos alunos.

  1. Explicação da interdependência entre comércio, pecuária, agricultura e indústria (5 - 7 minutos):

    • O professor deve iniciar explicando que o comércio é o processo de compra e venda de produtos e serviços. Ele pode contar que, antigamente, as pessoas faziam esse processo através da troca direta de bens, mas que com o tempo, surgiu a moeda e, posteriormente, o dinheiro, facilitando as transações comerciais.

    • Em seguida, o professor deve explicar que para haver comércio é necessário que haja produtos para serem vendidos. É onde entram a pecuária, a agricultura e a indústria. Através da pecuária, são produzidos alimentos como carne, leite e ovos; através da agricultura, são produzidos alimentos como grãos, frutas e verduras; e através da indústria são produzidos bens de consumo, como roupas, brinquedos, eletrodomésticos, etc.

    • O professor deve ressaltar que todas essas atividades são interdependentes. O comércio depende da existência de produtos para serem vendidos, que são produzidos pela pecuária, agricultura e indústria. Por sua vez, a pecuária, a agricultura e a indústria dependem do comércio para vender seus produtos e adquirir o que não produzem.

  2. Identificação dos produtos de cada área e seu papel na sociedade (7 - 10 minutos):

    • O professor deve apresentar uma lista de produtos e pedir para os alunos identificarem de qual área eles provêm. Por exemplo: pão, leite, carne, maçã, tomate, arroz, feijão, sapato, camiseta, lápis, etc.

    • Para cada produto, o professor deve explicar brevemente o seu papel na sociedade. Por exemplo, o pão é um alimento que provém da agricultura e é essencial na alimentação da maioria das pessoas; o sapato é um bem de consumo produzido pela indústria e é usado para proteger nossos pés, etc.

  3. Reconhecimento da importância do comércio para o desenvolvimento socioeconômico (5 - 8 minutos):

    • O professor deve finalizar a etapa de desenvolvimento explicando que o comércio não é importante apenas para a nossa vida cotidiana, mas também para o desenvolvimento socioeconômico. Ele pode dar exemplos, como o fato de que o comércio permite que tenhamos acesso a produtos que não são produzidos localmente, como o chocolate, que vem de países tropicais, ou o carro, que é produzido em fábricas distantes.

    • O professor também pode explicar que o comércio gera empregos e renda. Por exemplo, as pessoas que trabalham nas lojas, nos supermercados, nos mercados, nos transportes, etc. são todas trabalhadores do setor de comércio. Além disso, os impostos pagos pelas empresas de comércio são uma importante fonte de receita para o governo, que pode ser utilizada para investir em infraestrutura, saúde, educação, etc.

Lembrando que o professor pode adaptar essa etapa de acordo com a necessidade e o nível de conhecimento da turma. O importante é que os alunos compreendam a interdependência entre comércio, pecuária, agricultura e indústria e a importância de cada um desses setores para a sociedade.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos): O professor deve propor uma discussão em grupo, onde cada equipe compartilhará as soluções ou conclusões que encontrou durante a atividade. O professor pode pedir para cada equipe apresentar um produto que identificou e explicar de qual área ele provém (pecuária, agricultura, indústria) e qual é o seu papel na sociedade. O professor deve estimular a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e promovendo a troca de ideias entre as equipes.

  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos): Após as apresentações, o professor deve retomar os conceitos abordados na aula, reforçando a interdependência entre comércio, pecuária, agricultura e indústria, e a importância de cada um desses setores para a sociedade. Pode fazer isso através de perguntas, desafios ou exemplos práticos.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Para isso, pode fazer duas perguntas simples:

    • "O que vocês acham que seria mais difícil se não existisse o comércio?"
    • "Qual setor (pecuária, agricultura, indústria) vocês acham que é mais importante para a nossa vida e por quê?"

O professor deve dar um minuto para que os alunos pensem sobre as respostas e, em seguida, pode pedir para alguns alunos compartilharem suas reflexões. Essa etapa de reflexão é importante para que os alunos consolidem o aprendizado e percebam a relevância do que foi apresentado na aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve começar a conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele pode recapitular a interdependência entre comércio, pecuária, agricultura e indústria, e como cada um desses setores contribui para a sociedade. Pode relembrar os produtos e atividades relacionados a cada área e a importância do comércio para o desenvolvimento socioeconômico.

  2. Conexão entre Teoria, Atividade e Prática (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e a atividade. Ele pode destacar que a teoria foi apresentada de forma clara e didática, através de explicações e exemplos. A prática foi realizada através da atividade em que os alunos identificaram produtos de cada área e discutiram seu papel na sociedade. E a aula foi enriquecida com a participação ativa dos alunos, que puderam compartilhar suas ideias, reflexões e conclusões.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais extras, como livros, vídeos ou sites. Ele pode sugerir, por exemplo, o livro "A Vaca Que Botou Um Ovo" de Andy Cutbill, que fala sobre o processo da produção de leite de forma lúdica e divertida; o documentário "Nossas Roupas Viajam o Mundo" da BBC, que mostra o processo de produção e comercialização de roupas; e o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que possui muitas informações sobre a economia brasileira.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode explicar que, ao entender a relação entre comércio, pecuária, agricultura e indústria, os alunos podem compreender melhor o mundo ao seu redor e a importância de cada atividade para a sociedade. Além disso, o conhecimento adquirido pode ajudá-los a tomar decisões mais conscientes como consumidores, valorizando a produção local e sustentável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies