Plano de Aula | Metodologia Teachy | Trabalho e Tecnologia
Palavras Chave | Trabalho e Tecnologia, Metodologia Digital, Geografia, 5º ano, Novas formas de trabalho, Aplicativos, Influenciador Digital, Storytelling Interativo, Game Design, Marketing Digital, Atividades Práticas, Feedback Construtivo |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter), Plataforma de criação de histórias (StoryJumper, Canva), Plataforma de criação de jogos (Scratch, Tynker), Computadores ou tablets, Materiais para anotações (caderno, caneta), Projetor ou televisão para apresentações, Acesso à internet estável |
Códigos BNCC | EF05GE05: Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa do plano de aula visa contextualizar os alunos sobre a relação entre o desenvolvimento tecnológico e as transformações no mundo do trabalho. Ao final desta etapa, os alunos estarão aptos a reconhecer como a tecnologia molda novas oportunidades e dinâmicas de trabalho, preparando-os para as atividades práticas subsequentes.
Objetivos principais:
1. Compreender que o avanço tecnológico impacta diretamente na criação de novos modelos de trabalho.
2. Identificar formas modernas de trabalho mediadas por tecnologia, como aquelas via aplicativos.
Objetivos secundários:
- Refletir sobre as vantagens e desvantagens das novas formas de trabalho tecnológicas.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa do plano de aula visa contextualizar os alunos sobre a relação entre o desenvolvimento tecnológico e as transformações no mundo do trabalho. Ao final desta etapa, os alunos estarão aptos a reconhecer como a tecnologia molda novas oportunidades e dinâmicas de trabalho, preparando-os para as atividades práticas subsequentes.
Aquecendo
Explique aos alunos que, ao longo da história, a tecnologia sempre desempenhou um papel crucial na maneira como as pessoas trabalham. Desde a invenção da roda até a revolução industrial e agora na era digital, a tecnologia influencia e transforma os modelos de trabalho. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como a tecnologia impactou alguma forma de trabalho em qualquer momento da história e compartilhem com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais são algumas das formas de trabalho que surgiram devido ao avanço da tecnologia?
2. Como os aplicativos mudaram a maneira como as pessoas encontram e realizam trabalhos?
3. Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar usando tecnologias modernas como aplicativos?
4. Vocês conhecem alguém que trabalha através de aplicativos ou plataformas digitais? Como essa pessoa relata sua experiência?
5. Em sua opinião, como a tecnologia pode continuar a transformar o mundo do trabalho no futuro?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre a relação entre tecnologia e trabalho, aplicando-os na prática através de atividades criativas e digitais. As atividades buscam engajar os alunos e desenvolver habilidades fundamentais para o mundo moderno, como comunicação digital, storytelling e programação básica.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Missão Influenciador Digital ✨
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação digital e marketing, enquanto entendem as dinâmicas de trabalho mediadas por aplicativos.
- Descrição: Os alunos devem criar uma campanha de marketing fictícia para uma empresa que usa aplicativos para contratar seus funcionários. Eles precisarão usar as redes sociais para divulgar essa campanha, simulando a realidade de um influenciador digital.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Peça para que escolham uma empresa fictícia que atua com aplicativos (ex.: entrega de comida, transporte privado, freelance de design).
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Cada grupo deve criar uma campanha de marketing para atrair novos trabalhadores para essa empresa.
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Os alunos devem usar seus celulares para criar postagens em redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter) e preparar uma apresentação em slides sobre a campanha.
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A campanha deve incluir: um vídeo curto, três postagens de imagem com texto chamativo, um slogan criativo e hashtags relevantes.
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Os grupos devem apresentar suas campanhas para a turma, explicando as escolhas feitas e suas estratégias.
Atividade 2 - Jornada do Trabalhador Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Explorar a jornada dos trabalhadores digitais, desenvolvendo a capacidade de contar histórias e utilizar ferramentas digitais criativas.
- Descrição: Os alunos devem criar um storytelling interativo usando uma plataforma de criação de histórias (ex.: StoryJumper, Canva) que narre a jornada de um trabalhador digital, desde a inscrição no aplicativo até a realização do trabalho e recebimento do pagamento.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Peça para que escolham um tipo de trabalhador digital (ex.: motorista de aplicativo, designer freelancer, entregador de comida).
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Cada grupo deve usar uma plataforma de criação de histórias (StoryJumper, Canva) para desenvolver uma narrativa interativa.
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A história deve incluir: o processo de inscrição no aplicativo, a aceitação de um trabalho, os desafios enfrentados, a conclusão da tarefa e o recebimento do pagamento.
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Os alunos devem incorporar elementos interativos, como escolhas que o trabalhador precisa fazer e detalhes sobre suas experiências.
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Os grupos devem compartilhar suas histórias interativas com a turma e explicar as decisões tomadas ao longo da narrativa.
Atividade 3 - Game do Trabalho Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de programação básica e compreensão das dinâmicas de trabalho digital através da gamificação.
- Descrição: Os alunos devem criar um jogo digital simples utilizando uma plataforma de criação de jogos (ex.: Scratch, Tynker) que simule a experiência de trabalhar através de aplicativos.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Peça para que escolham um tipo de trabalhador digital (ex.: entregador de comida, motorista de aplicativo).
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Cada grupo deve usar uma plataforma de criação de jogos (Scratch, Tynker) para desenvolver um jogo simulação.
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O jogo deve incluir: o processo de aceitar um trabalho, realizar a tarefa e obter a pontuação baseada na qualidade e tempo da tarefa.
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Incentive os alunos a incorporarem desafios no jogo, como lidar com avaliações dos clientes ou problemas técnicos.
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Os grupos devem testar seus jogos e apresentar para a turma, explicando como o jogo reflete a realidade do trabalhador digital.
Retorno
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é promover uma reflexão mútua e colaborativa sobre o conhecimento adquirido através das atividades. O compartilhamento de experiências e a prática de dar e receber feedback construtivo ajudam os alunos a consolidar suas aprendizagens e desenvolver habilidades sociais importantes para o futuro.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhe as aprendizagens e conclusões alcançadas através das atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Introdução: Explique brevemente que a discussão tem o objetivo de compartilhar experiências e aprendizagens.
- Compartilhamento: Peça que cada grupo apresente um resumo de sua atividade, destacando os principais desafios e sucessos.
- Aprendizados: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam sobre trabalho e tecnologia através das atividades.
- Conclusões: Peça que os alunos discutam suas conclusões e como essas atividades podem se relacionar com o mundo do trabalho real.
Reflexões
1. O que você aprendeu sobre as novas formas de trabalho mediadas pela tecnologia? 2. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao criar a campanha de marketing, a jornada do trabalhador digital e/ou o jogo? 3. Como você vê o impacto da tecnologia no trabalho de forma positiva e negativa?
Feedback 360°
Instrua a turma a realizar um feedback 360° onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros de seu grupo. Oriente os alunos a seguirem essas diretrizes para um feedback construtivo e respeitoso:
- Seja Específico: Dê exemplos específicos do que foi bem feito e do que poderia ser melhorado.
- Seja Respeitoso: Mantenha o feedback positivo e focado no comportamento, não na pessoa.
- Abrace o Crescimento: Encoraje os colegas a verem o feedback como uma oportunidade para crescer e melhorar.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade: A etapa de Conclusão visa consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, conectando-os com a realidade atual e destacando a importância prática das novas formas de trabalho mediadas pela tecnologia. Refletir sobre o aprendizado ajuda os alunos a internalizar os conceitos e a valorizar as habilidades desenvolvidas.
Resumo
Resumo Divertido: Imagine que estamos navegando em uma máquina do tempo tecnológica! Vimos como a tecnologia, desde a invenção da roda até os super aplicativos de hoje, transformou totalmente o mundo do trabalho. Exploramos a vida de um influenciador digital, criamos campanhas criativas, desenvolvemos histórias interativas e até fizemos jogos! ️ Tudo isso para entender como a tecnologia molda novas oportunidades de emprego e desafios. ✨
No Mundo
No Mundo Atual: A aula conecta-se diretamente com a nossa realidade digital, onde smartphones e aplicativos não são apenas ferramentas de lazer, mas também meios de trabalho e renda. Em um mundo onde milhões de pessoas trabalham como motoristas de aplicativos, freelancers digitais e até influenciadores, entender essas dinâmicas é essencial para navegar no mercado de trabalho moderno.
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia: Compreender essas novas formas de trabalho nos ajuda a perceber o potencial da tecnologia para criar oportunidades. Seja para se tornarem empreendedores digitais, influenciadores, ou simplesmente para entenderem melhor como funciona esse novo mercado de trabalho, essas habilidades são práticas e valiosas para o cotidiano.