Objetivos (5 - 7 minutos)
- Fornecer aos alunos uma compreensão básica sobre as mudanças na forma de vida humana, desde o nomadismo até o sedentarismo, e como essas mudanças estiveram ligadas ao surgimento das primeiras cidades e à prática da agricultura.
- Estimular a capacidade dos alunos de observar, identificar e comparar diferentes formas de vida presentes na História, promovendo a compreensão de que a vida humana é moldada por fatores geográficos, sociais e culturais.
- Desenvolver a curiosidade dos alunos sobre a história da humanidade, incentivando a participação ativa e a reflexão crítica sobre o tema apresentado.
Introdução (10 - 12 minutos)
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O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre conceitos básicos de História, como o tempo e o passado. Pode-se perguntar aos alunos o que eles lembram sobre esses conceitos, utilizando exemplos simples e próximos à realidade deles, como o tempo que demora para ir da casa para a escola.
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Em seguida, o professor deve propor duas situações problemas para estimular o pensamento crítico dos alunos e prepará-los para o tópico da aula.
- A primeira situação problema pode ser: "Imaginem que vocês vivem em uma floresta. O que vocês precisariam fazer para sobreviver? Como conseguiriam comida e abrigo?"
- A segunda situação problema pode ser: "Agora, imaginem que vocês vivem em uma casa, em uma cidade. O que muda na forma como vocês conseguem comida e abrigo? Por que mudaria?"
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O professor deve contextualizar a importância do tópico da aula para o dia a dia dos alunos. Pode-se explicar que, se não fosse por essas mudanças na forma de vida, eles não estariam ali na sala de aula, pois a escola e a cidade onde vivem não existiriam.
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Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades sobre o tópico da aula.
- A primeira curiosidade pode ser: "Vocês sabiam que, há muito tempo, as pessoas não viviam em casas como as nossas? Elas mudavam de lugar o tempo todo, seguindo os animais que caçavam e as plantas que coletavam para comer."
- A segunda curiosidade pode ser: "E sabiam que, em um certo momento da história, as pessoas aprenderam a plantar suas próprias comidas? Isso foi tão importante que elas não precisavam mais se mudar o tempo todo, e assim surgiram as primeiras cidades, como as que temos hoje."
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Por fim, o professor deve introduzir o tópico da aula e o que será aprendido, dizendo: "Hoje, vamos aprender como as primeiras cidades surgiram e como a agricultura mudou a vida das pessoas, transformando-as de nômades em sedentários."
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
Sugestão de Atividade: Jogo do Nômade ao Sedentário
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O professor deve dividir a turma em grupos de 5 a 6 alunos e entregar para cada grupo um conjunto de cartas, previamente preparadas, contendo imagens e descrições de elementos que representem a vida nômade e a vida sedentária, como animais, plantas, ferramentas, casas, entre outros.
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O professor deve explicar as regras do jogo:
- Cada grupo deve receber uma carta representando uma situação de vida nômade e uma carta representando uma situação de vida sedentária.
- O objetivo do jogo é organizar as cartas em uma linha do tempo, da esquerda para a direita, de acordo com a ordem em que as situações teriam ocorrido na História.
- Para isso, os alunos devem discutir em grupo, comparar as cartas e justificar suas escolhas.
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Após a explicação das regras, os alunos devem começar a jogar. O professor deve circular pela sala, observando o desenvolvimento do jogo e orientando os alunos, quando necessário.
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Ao final do jogo, o professor deve reunir a turma em um grande círculo e pedir para cada grupo apresentar a sua linha do tempo. Os alunos devem explicar as suas escolhas e justificar porque organizaram as cartas daquela maneira.
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Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma reflexão coletiva, destacando os principais pontos discutidos e reforçando os conceitos aprendidos.
Sugestão de Atividade: Montagem de Diaramas
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O professor deve dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá materiais para a montagem de dioramas (pequenas representações tridimensionais de cenas) que representem a vida nômade e sedentária.
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Antes de iniciar a atividade, o professor deve explicar para os alunos o que são dioramas e como eles serão utilizados na atividade.
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Cada grupo deve escolher um dos períodos (vida nômade ou sedentária) para representar em seu diorama. Eles devem discutir em grupo quais são os elementos mais importantes que devem ser incluídos em sua representação e como eles serão organizados.
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Após a discussão, os alunos devem começar a montar seus dioramas. O professor deve circular pela sala, auxiliando e orientando os alunos, quando necessário.
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Quando os dioramas estiverem prontos, cada grupo deve apresentar para a turma o que eles representam. Eles devem explicar quais são os elementos presentes em seu diorama e porque escolheram representá-los daquela maneira.
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Ao final das apresentações, o professor deve fazer uma reflexão coletiva, destacando os principais pontos discutidos e reforçando os conceitos aprendidos.
Ambas as atividades são sugestões e o professor pode escolher qual atividade se adequa melhor à sua turma. Cada uma delas tem o objetivo de engajar os alunos de maneira lúdica e prática, promovendo a reflexão, a discussão e o trabalho em equipe.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Após a realização das atividades, o professor deve reunir a turma em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que aprendeu durante a atividade. Nesse momento, os alunos devem explicar as suas escolhas e justificar porque organizaram as cartas ou montaram os dioramas daquela maneira. O professor deve mediar a discussão, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e garantir que todos os alunos estejam envolvidos na conversa.
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Durante a discussão, o professor deve fazer conexões entre as respostas dos alunos e os conceitos apresentados na aula. Por exemplo, se um grupo escolheu representar a vida nômade com base na caça e na coleta de alimentos, o professor pode relembrar que, naquela época, as pessoas precisavam se deslocar constantemente em busca de alimentos, enquanto na vida sedentária, com a prática da agricultura, as pessoas passaram a viver em um mesmo lugar.
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Após a discussão em grupo, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer duas perguntas simples:
- "O que vocês acharam mais interessante sobre a vida nômade e a vida sedentária que aprendemos hoje?"
- "Como vocês acreditam que a mudança da vida nômade para a vida sedentária influenciou a formação das primeiras cidades?"
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Os alunos devem ter um tempo para pensar sobre as perguntas e, em seguida, aqueles que se sentirem à vontade podem compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, valorizando suas contribuições e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.
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Por fim, o professor deve encerrar a aula reforçando os principais pontos aprendidos e a importância do tema para a compreensão do mundo ao redor. Pode-se dizer, por exemplo: "Hoje, aprendemos que, há muito tempo, as pessoas viviam de maneira muito diferente de como vivemos hoje. Elas precisavam se deslocar constantemente em busca de comida e abrigo. Mas, quando aprenderam a plantar suas próprias comidas, tudo mudou. Elas passaram a viver em um mesmo lugar, e assim surgiram as primeiras cidades. E isso é muito importante porque, se não fosse por essas mudanças, nós não estaríamos aqui, na escola, aprendendo e convivendo com outras pessoas."
Este momento de retorno é fundamental para que o professor possa avaliar o aprendizado dos alunos e verificar se os objetivos da aula foram alcançados. Além disso, ele permite que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, consolidando seus conhecimentos e fortalecendo sua capacidade de expressar suas ideias de maneira clara e coerente.
Conclusão (3 - 5 minutos)
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Para finalizar a aula, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados. Ele pode relembrar os alunos sobre as mudanças na forma de vida humana, desde o nomadismo até o sedentarismo, e como essas mudanças estiveram ligadas ao surgimento das primeiras cidades e à prática da agricultura. Pode-se destacar também a importância do pensamento crítico e da observação na compreensão da história.
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O professor deve, então, fazer a conexão entre a teoria apresentada e as atividades práticas realizadas. Ele pode reforçar que, através do jogo ou da montagem do diorama, os alunos puderam vivenciar um pouco das dificuldades e das mudanças que ocorreram na vida das pessoas no passado. Além disso, as atividades permitiram que os alunos aplicassem seus conhecimentos de maneira prática e colaborativa, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, observação e reflexão.
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O professor deve sugerir materiais complementares para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Pode-se indicar livros de história infantil, sites educativos, vídeos ou documentários. Alguns exemplos de materiais complementares são:
- Livro: "A Incrível História da Humanidade", de Neil Morris.
- Site: "História Kids" (www.historiakids.com.br).
- Vídeo: "Agricultura e a vida nas cidades na Antiguidade", disponível no YouTube.
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Por fim, o professor deve destacar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que, ao compreender como a vida humana mudou ao longo do tempo, os alunos podem entender melhor o mundo em que vivem e valorizar as conquistas e as transformações que ocorreram ao longo da história. Além disso, o estudo da história pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades importantes, como a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de observação.
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O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e incentivando os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o assunto. Pode-se dizer, por exemplo: "Muito obrigado pela participação de todos! Vocês fizeram um ótimo trabalho hoje, e tenho certeza de que aprenderam muito. Continuem explorando e descobrindo mais sobre a incrível história da humanidade. Até a próxima aula!"
Este momento de conclusão é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula e para incentivar os alunos a continuarem aprendendo e explorando o assunto por conta própria. Além disso, ele reforça a importância do estudo da história para a compreensão do mundo ao redor e para o desenvolvimento de habilidades fundamentais.