Entrar

Plano de aula de Patrimônio: Material e Imaterial

História

Original Teachy

'EF05HI10'

Patrimônio: Material e Imaterial

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir o conceito de Patrimônio, explicando que este pode ser material (objetos, construções, monumentos) e imaterial (tradições, festas, danças, culinária) e que ambos são importantes para a preservação da cultura de um povo.
  2. Identificar exemplos de Patrimônio Material e Imaterial presentes em seu entorno, como a escola, objetos pessoais, brincadeiras, festas locais, entre outros.
  3. Promover o respeito e a valorização do Patrimônio, conscientizando os alunos sobre a importância de cuidar e preservar o que é importante para a história e cultura de sua comunidade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos: O professor inicia a aula relembrando conceitos importantes que os alunos já aprenderam, como a definição de história (a ciência que estuda o passado) e cultura (o conjunto de costumes, crenças, tradições e formas de expressão de um povo). Isso irá preparar o terreno para a introdução do novo conceito de Patrimônio.

  2. Situações Problema: O professor apresenta duas situações problemas para os alunos:

    • "Vocês já pensaram no que seria da nossa escola sem as mesas, cadeiras, lousas e livros?"
    • "E se não pudéssemos mais comemorar o Dia das Crianças com nossas brincadeiras tradicionais, como a corrida do saco e a quebra-pote?"
  3. Contextualização: O professor explica que tanto os objetos da escola como as brincadeiras do Dia das Crianças são exemplos de Patrimônio, pois fazem parte da nossa história e cultura. Ele/ela também menciona que existem muitos outros tipos de Patrimônio, como prédios antigos, monumentos, festas tradicionais, culinária local, entre outros.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre Patrimônio, como:

    • "Vocês sabiam que o Brasil tem muitos bens culturais e naturais que são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO? Alguns exemplos são o centro histórico de Ouro Preto, as ruínas de São Miguel das Missões e o Pantanal Matogrossense."
    • "E que a França tem um dos Patrimônios Imateriais mais famosos do mundo, a gastronomia francesa, que inclui pratos como a baguete, o croissant e o queijo?"
  5. Apresentação do tópico: O professor introduz o tópico da aula, Patrimônio: Material e Imaterial, explicando que eles irão aprender sobre a importância de cuidar e preservar o que é importante para a história e cultura de sua comunidade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Caça ao Tesouro do Patrimônio"

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega para cada grupo um "Mapa do Tesouro do Patrimônio". Este mapa consiste em uma lista de itens, divididos em Material e Imaterial, que os alunos devem procurar em seu entorno (dentro da sala de aula, na escola ou mesmo em casa). Exemplos de itens para a lista podem ser:

      • Material: um livro, um brinquedo, um objeto de decoração, um prédio antigo.
      • Imaterial: uma brincadeira, uma música, uma dança, uma festa.
    • O professor orienta que os alunos devem desenhar ou escrever sobre os itens encontrados no mapa, e também explicar por que eles consideram cada um desses itens como Patrimônio. Por exemplo, se encontrarem um livro, podem dizer que é um Patrimônio Material porque contém histórias e conhecimentos que são importantes para a humanidade.

    • O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e orientando as discussões. Ao final da atividade, cada grupo apresenta para a turma o que encontrou e por que considera cada item um Patrimônio.

  2. Atividade "Jogo da Memória do Patrimônio"

    • O professor prepara previamente um baralho com cartas que representam diferentes Patrimônios Materiais e Imateriais. Cada par de cartas deve conter uma imagem e uma breve descrição do Patrimônio. Exemplos de cartas podem ser:

      • Material: a Esfinge do Egito (com sua descrição), o Cristo Redentor (com sua descrição).
      • Imaterial: a Festa Junina (com sua descrição), a Capoeira (com sua descrição).
    • Os alunos são agrupados e o baralho é distribuído entre eles. A ideia do jogo é que os alunos, em cada rodada, tentem encontrar o par de uma carta que represente um Patrimônio Material com a carta que represente um Patrimônio Imaterial.

    • O professor explica que, ao fazer uma partida do jogo da memória, os alunos estarão não apenas se divertindo, mas também aprendendo a identificar e diferenciar Patrimônios Materiais e Imateriais.

    • O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e orientando as discussões. Ao final da atividade, o professor pode promover uma reflexão coletiva sobre a importância de cada tipo de Patrimônio.

  3. Atividade "Teatro de Sombras do Patrimônio"

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega para cada grupo um "Kit de Teatro de Sombras". Este kit consiste em silhuetas de diferentes Patrimônios Materiais e Imateriais, que os alunos devem utilizar para criar pequenas peças teatrais.

    • Cada grupo escolhe dois Patrimônios (um Material e um Imaterial) e, utilizando as silhuetas, cria uma história que envolva esses Patrimônios. Por exemplo, podem criar uma história na qual um brinquedo antigo (Patrimônio Material) ganha vida e participa de uma brincadeira tradicional (Patrimônio Imaterial).

    • Os alunos montam o cenário e, utilizando uma lanterna e uma parede como tela, apresentam para a turma a peça que criaram.

    • O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e orientando as discussões. Ao final da atividade, o professor pode promover uma discussão coletiva sobre as diferenças e semelhanças entre os Patrimônios Materiais e Imateriais representados na peça.

O professor pode escolher uma dessas atividades para realizar em sala de aula, considerando o tempo disponível e as características de sua turma. Todas as atividades foram pensadas para serem lúdicas e envolventes, estimulando a participação e a aprendizagem dos alunos de maneira ativa e prazerosa.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e promove uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo tem a oportunidade de compartilhar suas descobertas, conclusões e experiências. O professor faz perguntas orientadoras para estimular a reflexão dos alunos, como "O que vocês acharam mais interessante na Caça ao Tesouro do Patrimônio?" ou "Por que é importante preservar nossos Patrimônios Materiais e Imateriais?".

  2. Conexão com a teoria: O professor, então, retoma os conceitos apresentados no início da aula e faz a conexão com as atividades práticas realizadas. Ele/ela reforça o que é Patrimônio, a diferença entre Patrimônio Material e Imaterial e a importância de cuidar e preservar esses bens. O professor também pode destacar como os alunos conseguiram identificar os Patrimônios em seu entorno, mostrando que eles estão aplicando o conhecimento adquirido.

  3. Reflexão individual: Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele/ela pode fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão:

    • "O que você descobriu hoje sobre Patrimônio que você não sabia antes?"
    • "Como você pode contribuir para a preservação do Patrimônio em sua comunidade?"
  4. Registro da aprendizagem: Os alunos são incentivados a registrar suas reflexões em um caderno ou folha de papel. Eles podem escrever suas respostas para as perguntas propostas ou desenhar algo que represente o que aprenderam. Esses registros servirão como um lembrete do que foi aprendido e também como uma forma de avaliação informal para o professor.

  5. Encerramento da aula: O professor agradece a participação de todos, reforça a importância do que foi aprendido e encerra a aula. Ele/ela pode sugerir que os alunos conversem em casa sobre o que aprenderam, compartilhando com seus familiares a importância de preservar o Patrimônio.

O retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em seu dia a dia. Além disso, promove a expressão oral, a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor faz um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele/ela reforça a definição de Patrimônio, explicando que este pode ser material (objetos, construções, monumentos) e imaterial (tradições, festas, danças, culinária) e que ambos são importantes para a preservação da cultura de um povo. O professor também recorda as atividades práticas realizadas, ressaltando como os alunos conseguiram identificar os Patrimônios em seu entorno e como eles contribuem para a preservação do Patrimônio.

  2. Conexão da Teoria com a Prática: O professor destaca como a aula conectou a teoria (conceito de Patrimônio) com a prática (identificação de Patrimônios Materiais e Imateriais em seu entorno). Ele/ela explica que, através das atividades, os alunos puderam vivenciar na prática o que aprenderam na teoria, o que facilita a compreensão e a internalização do conhecimento.

  3. Materiais Extras: O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros infantis que abordem a temática do Patrimônio, sites ou vídeos educativos que apresentem exemplos de Patrimônios ao redor do mundo, e até mesmo visitas a museus ou monumentos históricos na cidade, se possível. O professor também pode sugerir que os alunos conversem com seus familiares sobre o tema, pois eles também podem ter conhecimentos e experiências interessantes para compartilhar.

  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia: Por fim, o professor ressalta a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele/ela explica que, ao entender o conceito de Patrimônio e a necessidade de preservá-lo, os alunos passam a valorizar mais a história e a cultura de sua comunidade. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de um senso de identidade e pertencimento, além de estimular a cidadania e o respeito ao patrimônio público e privado.

  5. Encerramento da Aula: O professor encerra a aula agradecendo a participação de todos, reforçando a importância do que foi aprendido e encorajando os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o mundo ao seu redor. Ele/ela pode sugerir que os alunos observem com mais atenção os Patrimônios Materiais e Imateriais em seu entorno e que reflitam sobre o que eles representam para a história e a cultura de sua comunidade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies