Entrar

Plano de aula de Frases Negativas: Introdução

Inglês

Original Teachy

Frases Negativas: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Frases Negativas: Introdução

Palavras ChaveFrases negativas em inglês, Identificação e construção de frases, Atividades lúdicas, Contextualização prática, Música e texto enigmático, Pensamento crítico, Trabalho em grupo, Comunicação eficaz, Aplicabilidade no cotidiano, Consolidação de aprendizado
Materiais NecessáriosTextos enigmáticos com frases negativas incorretas, Letras de músicas em inglês, Material para escrita (cadernos, lápis, canetas), Prêmio simbólico para atividade competitiva, Espaço físico para apresentações em grupo, Projetor ou quadro para apresentação de slides
Códigos BNCC-
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos e do professor sobre o que será alcançado durante a aula. Ao estabelecer claramente os objetivos, os alunos podem compreender a importância de reconhecer e formular frases na forma negativa em inglês, além de se prepararem mentalmente para as atividades práticas que irão realizar. Esta clareza ajuda a maximizar o tempo de aprendizado e a eficiência da aula.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de reconhecer e identificar frases na forma negativa em inglês.

2. Capacitar os alunos a formular frases na forma negativa em inglês, aplicando corretamente os auxiliares e a estrutura gramatical necessária.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação e construção de frases negativas durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e revisar rapidamente o conteúdo estudado previamente, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico. Além disso, a contextualização ajuda a conectar o conteúdo com o mundo real, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre a relevância do uso das frases negativas em inglês.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para descrever o que não gostam de fazer em casa usando frases negativas (por exemplo: 'I don't like to clean my room').

2. Solicite que criem frases negativas para descrever o clima em diferentes estações do ano (por exemplo: 'It doesn't snow in summer').

Contextualização

Explique a importância das frases negativas no dia a dia, como expressar desejos, opiniões e informações negativas. Mostre exemplos de uso comum, como em filmes, músicas e conversas do cotidiano. Contextualize também com a história da língua inglesa, destacando que a forma negativa com 'not' é uma característica marcante e necessária.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento prévio sobre frases negativas em inglês. Utilizando atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos têm a oportunidade de explorar o tema de maneira mais profunda e criativa, reforçando o aprendizado através da resolução de problemas, colaboração em grupo e apresentação de soluções. Esta abordagem não só solidifica o conhecimento gramatical como também desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Negatividade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a identificação e correção de frases negativas em um contexto lúdico, incentivando a cooperação e o pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá um 'caso' para resolver. O caso consiste em identificar e corrigir as frases negativas em um texto enigmático que será entregue, onde o autor intencionalmente usou a forma negativa de maneira incorreta. Cada frase corrigida dá uma pista para resolver o mistério proposto.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo o texto enigmático onde as frases estão propositalmente erradas na forma negativa.

  • Cada grupo deve corrigir as frases negativas, anotando as correções em um caderno.

  • Cada frase corrigida dará uma pista para resolver o mistério proposto no texto.

  • O primeiro grupo a corrigir todas as frases corretamente e resolver o mistério ganha um prêmio simbólico.

Atividade 2 - Negativos na Música

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de transformar frases entre negativas e afirmativas, além de promover a apreciação e compreensão de músicas em inglês.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão analisar a letra de uma música conhecida e identificar as frases negativas presentes. Posteriormente, deverão reescrever partes da música, transformando frases afirmativas em negativas e vice-versa, mantendo o sentido original da canção.

- Instruções:

  • Escolha uma música popular em inglês que contenha diversas frases negativas.

  • Distribua a letra da música para cada grupo.

  • Peça que identifiquem as frases negativas na letra e as marquem.

  • Solicite que reescrevam partes da música, transformando frases afirmativas em negativas e vice-versa, mantendo o sentido da canção.

  • Cada grupo apresenta sua versão da música para a classe, explicando as mudanças realizadas.

Atividade 3 - Festa dos Contrários

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a construção de frases negativas em um contexto de planejamento de evento, estimulando a criatividade e o uso prático da língua inglesa.

- Descrição: Os alunos, em grupos, planejarão uma festa onde devem convidar pessoas famosas fictícias que não gostam de coisas específicas, usando frases negativas. Cada grupo apresentará seu convite, justificando as escolhas de convidados e como as frases negativas foram aplicadas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos e explique o cenário da festa a ser planejada.

  • Cada grupo escolhe 5 pessoas famosas fictícias e decide o que cada uma não gosta, usando frases negativas.

  • Os grupos preparam um convite para cada uma dessas pessoas, utilizando as frases negativas.

  • Apresentação dos convites para a classe, justificando as escolhas e o uso das frases negativas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e refletir sobre o que aprenderam, o que ajuda na fixação do conhecimento. Este momento também permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que todos estejam alinhados com os conceitos de frases negativas em inglês.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos em uma grande roda para uma discussão em grupo. Inicie esta discussão fazendo uma breve introdução sobre a importância de compartilhar o que foi aprendido e ouvido. Em seguida, peça que cada grupo compartilhe as experiências mais marcantes durante as atividades e o que aprenderam sobre a construção de frases negativas. Encoraje os alunos a expressar quais foram os desafios encontrados e como os superaram, promovendo um ambiente de troca e aprendizado mútuo.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao identificar e corrigir as frases negativas nas atividades?

2. Como o conhecimento sobre frases negativas pode ser útil no dia a dia e em que situações?

3. Houve alguma frase ou conceito que permaneceu confuso? Podemos esclarecer isso agora?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos possam conectar as atividades práticas realizadas com os conceitos teóricos abordados. Além disso, reforça a importância dos conteúdos aprendidos para a comunicação eficaz em inglês, proporcionando uma visão clara e integrada do tema estudado.

Resumo

Neste momento final da aula, o professor deve resumir os principais conteúdos abordados sobre frases negativas em inglês, recapitulando as estruturas gramaticais e os exemplos práticos usados nas atividades. É importante reforçar as formas corretas de construir e identificar frases negativas, garantindo que todos os alunos tenham compreendido os pontos chave.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria sobre frases negativas foi vinculada a práticas interativas e contextualizadas, como a correção de textos enigmáticos, análise de letras de músicas e planejamento de eventos, mostrando aos alunos a aplicabilidade do conteúdo no dia a dia e em situações reais de comunicação em inglês.

Fechamento

Por fim, destacou-se a relevância do uso de frases negativas no cotidiano, como em expressões de desejos, opiniões e informações negativas, enfatizando como o aprendizado dessas estruturas contribui para uma comunicação mais eficaz em inglês.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies