Entrar

Plano de aula de Pronomes: Possessivos

Inglês

Original Teachy

Pronomes: Possessivos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pronomes: Possessivos

Palavras ChavePronomes Possessivos, Atividades Interativas, Comunicação Efetiva, Contextualização, Dinâmicas de Grupo, Inglês, Aprendizado Prático, Engajamento Estudantil, Colaboração, Posse e Pertencimento
Materiais NecessáriosCartas com frases contendo pronomes possessivos, Mapas representando ambientes com objetos e locais marcados, Materiais para escrita (papéis, canetas, lápis), Roteiros para teatro, Espaço adequado para apresentações teatrais
Códigos BNCC-
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer claramente o que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir objetivos claros e direcionados, os alunos podem focar seus esforços de aprendizagem de maneira mais eficaz. Nesta seção, o professor deve assegurar que os alunos compreendam não só a definição dos pronomes possessivos, mas também como aplicá-los para expressar posse de forma precisa e contextualizada.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e utilizar corretamente os pronomes possessivos em frases simples.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer o sentido de posse transmitido pelos pronomes possessivos em diferentes contextos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de atividades práticas que reforcem o uso dos pronomes possessivos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como objetivo engajar os alunos e reavivar o conhecimento prévio sobre pronomes possessivos, utilizando situações problemas práticas que eles possam enfrentar no cotidiano. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância do tema na vida real, incentivando os alunos a verem os pronomes possessivos não apenas como regras gramaticais, mas como ferramentas úteis e necessárias para uma comunicação eficaz.

Situações Problema

1. Imagine que você e seus amigos estão planejando uma festa de aniversário. Cada um possui responsabilidades específicas, como comprar os ingredientes, organizar os jogos, etc. Como você usaria pronomes possessivos para descrever essas tarefas?

2. Pense em uma situação em que um jogador de um time de futebol perdeu seu uniforme. Como o treinador poderia usar pronomes possessivos para resolver esse problema?

Contextualização

Os pronomes possessivos são fundamentais no dia a dia, não apenas na escrita formal, mas também na comunicação cotidiana. Eles ajudam a expressar propriedade e pertencimento, como quando dizemos 'meu carro' ou 'sua casa'. Além disso, entender e usar pronomes possessivos corretamente é crucial em situações profissionais e acadêmicas, onde a clareza na comunicação é essencial. Curiosidades como a diferença no uso entre o inglês britânico e o americano podem também despertar o interesse dos alunos por explorar mais o tema.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para colocar em prática e aprofundar o conhecimento prévio dos alunos sobre pronomes possessivos. Através de atividades lúdicas e interativas, esta seção visa consolidar a compreensão dos alunos sobre como usar pronomes possessivos em contextos variados, estimulando a criatividade, a colaboração e a aplicação prática do que foi aprendido. Cada atividade proposta serve para engajar os alunos de maneira ativa e contextualizada, garantindo que possam aplicar o conhecimento de forma significativa e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives dos Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reconhecer e manipular pronomes possessivos em diferentes contextos para entender seu uso e sentido de posse.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e receberão um conjunto de cartas com frases que contêm pronomes possessivos em inglês. Cada frase estará associada a uma pequena história ou descrição de uma situação. O desafio do grupo será identificar e destacar qual é o pronome possessivo em cada frase, e depois reescrever a frase substituindo o pronome por um pronome possessivo equivalente, mas de pessoa diferente (por exemplo, substituir 'his' por 'her').

- Instruções:

  • Forme grupos de até cinco alunos.

  • Distribua as cartas de frases para cada grupo.

  • Peça que identifiquem e destaquem os pronomes possessivos nas frases.

  • Instrua os alunos a reescrever cada frase, trocando o pronome por um equivalente de pessoa diferente.

  • Cada grupo apresentará suas frases reescritas e explicará as mudanças realizadas.

Atividade 2 - O Mapa dos Possessivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar pronomes possessivos em contextos visuais para fortalecer o entendimento de posse e localização.

- Descrição: Nesta atividade, cada grupo receberá um 'mapa' que representa um espaço com diferentes áreas marcadas com objetos e locais. Eles terão que criar frases usando pronomes possessivos para descrever quem 'possui' cada item ou lugar. Por exemplo, em um mapa com uma escola, uma biblioteca e uma sala de aula, os alunos poderiam dizer 'o livro dele está na biblioteca'.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Entregue a cada grupo um 'mapa' que represente um ambiente com diversos objetos e locais.

  • Peça que criem frases usando pronomes possessivos para descrever quem 'possui' ou onde está cada item.

  • Cada grupo apresentará suas frases, e o restante da classe tentará adivinhar a que objeto ou lugar a frase se refere.

Atividade 3 - Teatro dos Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de usar pronomes possessivos de forma natural e contextualizada, além de promover habilidades de expressão e colaboração.

- Descrição: Os alunos irão criar pequenas peças teatrais que envolvam situações onde pronomes possessivos são essenciais. Cada grupo escreverá um roteiro e atuará, garantindo a correta utilização dos pronomes. O foco será em expressar posse e pertencimento de forma clara e criativa.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco pessoas.

  • Explique que eles deverão criar e atuar em uma pequena peça que destaque o uso de pronomes possessivos.

  • Cada grupo escreverá um roteiro que inclua pelo menos cinco diferentes pronomes possessivos.

  • Os grupos ensaiarão suas peças, garantindo a correta utilização dos pronomes.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua peça para a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas experiências e descobertas com o grupo. Isso não apenas reforça o entendimento dos pronomes possessivos, mas também promove habilidades de comunicação e colaboração. Através da discussão, os alunos podem corrigir mal-entendidos, esclarecer dúvidas e aprender com os erros e sucessos dos colegas, tornando o processo de aprendizagem mais rico e significativo.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão com uma breve recapitulação das atividades realizadas, perguntando aos alunos o que aprenderam sobre o uso de pronomes possessivos. Em seguida, peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a explicarem como aplicaram os pronomes possessivos em diferentes contextos e como isso ajudou a esclarecer o sentido de posse nas frases.

Perguntas Chave

1. Quais foram os pronomes possessivos mais desafiadores de identificar e por quê?

2. Como o uso de pronomes possessivos pode alterar o significado de uma frase?

3. Houve alguma situação durante as atividades em que o uso de pronomes possessivos não foi claro? Como vocês resolveram?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos pronomes possessivos, integrando o aprendizado prático com as bases teóricas estudadas. Esta recapitulação ajuda a reforçar o conhecimento adquirido e a destacar a relevância do tema para a comunicação cotidiana em inglês. Além disso, proporciona um momento para esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes e reiterar a aplicabilidade do conteúdo aprendido.

Resumo

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando a identificação e o uso correto dos pronomes possessivos em inglês. Deve-se recapitular as atividades práticas, como o 'Detetives dos Pronomes', 'O Mapa dos Possessivos' e o 'Teatro dos Pronomes', destacando as soluções criativas encontradas pelos alunos.

Conexão com a Teoria

É crucial enfatizar como as atividades da aula conectaram a teoria com a prática. As dinâmicas propostas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em situações do dia a dia, reforçando o entendimento do uso dos pronomes possessivos em contextos reais e fictícios, o que ajuda na retenção do conhecimento.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância dos pronomes possessivos no aprimoramento da comunicação em inglês, tanto em situações formais quanto informais. Compreender e usar corretamente esses pronomes é essencial para expressar posse e pertencimento de forma clara e eficaz, habilidade fundamental em diversos ambientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies