Entrar

Plano de aula de Frases Negativas: Introdução

Inglês

Original Teachy

Frases Negativas: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Frases Negativas: Introdução

Palavras ChaveFrases Negativas, Inglês, 5º Ano, Do not, Does not, Contrações, Verbos Auxiliares, Perguntas Negativas, Prática Guiada, Comunicação
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Livro de inglês do aluno, Caderno, Canetas e lápis, Folhas de exercício, Projetor (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir aos alunos o conceito de frases negativas em inglês, garantindo que compreendam como identificá-las e formá-las. Isso prepara o terreno para as explicações e práticas subsequentes, consolidando a base necessária para a aprendizagem eficaz do conteúdo.

Objetivos principais:

1. Reconhecer frases negativas em inglês.

2. Escrever frases negativas de forma correta.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir aos alunos o conceito de frases negativas em inglês, garantindo que compreendam como identificá-las e formá-las. Isso prepara o terreno para as explicações e práticas subsequentes, consolidando a base necessária para a aprendizagem eficaz do conteúdo.

Contexto

Comece a aula explicando que, em qualquer língua, saber como negar algo é tão importante quanto afirmar. Pergunte aos alunos se eles já disseram 'não' para algo hoje. Eles provavelmente responderão sim, e essa é uma excelente oportunidade para explicar que, em inglês, também usamos formas específicas para negar algo. Escreva no quadro um exemplo simples como 'I have a pen.' e pergunte como eles diriam que não têm uma caneta. A resposta correta seria 'I do not have a pen.' ou 'I don't have a pen.'

Curiosidades

Sabia que a palavra 'not' usada para negar frases em inglês é uma das palavras mais comuns no idioma? Isso mostra como negar algo é uma parte essencial da comunicação diária. Sem a habilidade de negar, seria muito difícil expressar necessidades e desejos com precisão.

Desenvolvimento

Duração: 40 - 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a formação de frases negativas em inglês, utilizando explicações detalhadas e exemplos práticos. Isso garantirá que os alunos compreendam não apenas a teoria, mas também saibam aplicar o conhecimento na prática, tornando-se capazes de reconhecer e formar frases negativas de maneira autônoma.

Tópicos Abordados

1. Uso do 'do not' e 'does not': Explique que, para formar frases negativas no presente simples, usamos 'do not' (ou 'don't') para sujeitos como 'I', 'you', 'we' e 'they'. Por exemplo, 'I do not like apples.' Para sujeitos como 'he', 'she' e 'it', usamos 'does not' (ou 'doesn't'). Por exemplo, 'He does not like apples.' 2. Contrações: Detalhe que, no inglês falado e escrito informalmente, é comum usar contrações. 'Do not' se torna 'don't' e 'does not' se torna 'doesn't'. Escreva exemplos no quadro e peça aos alunos para praticarem a leitura dessas formas contraídas. 3. Verbos auxiliares: Explique que, em frases negativas, o verbo principal não muda. O verbo auxiliar ('do' ou 'does') é que é modificado para 'do not' ou 'does not'. Por exemplo, 'They go to school' se torna 'They do not go to school'. 4. Perguntas Negativas: Introduza brevemente a ideia de perguntas negativas, como 'Do you not like apples?' ou 'Don't you like apples?' e explique que, embora menos comum, é uma forma válida de formar perguntas em inglês.

Questões para Sala de Aula

1. Transforme a frase 'She likes pizza.' em uma frase negativa. 2. Escreva a forma negativa de 'We play soccer on weekends.' 3. Converta a frase 'He has a car.' para a forma negativa com contração.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento dos alunos, garantindo que eles compreendam completamente as regras para formar frases negativas em inglês. A discussão e o engajamento ativo dos alunos ajudam a fixar o conteúdo de maneira prática e dinâmica, promovendo a autoconfiança na aplicação do conhecimento adquirido.

Discussão

  • Transforme a frase 'She likes pizza.' em uma frase negativa.

Explique que a frase afirmativa é 'She likes pizza.' Para transformá-la em negativa, usamos 'does not' (ou 'doesn't') porque o sujeito é 'she'. Portanto, a frase se torna 'She does not like pizza.' ou 'She doesn't like pizza.'

  • Escreva a forma negativa de 'We play soccer on weekends.'

Esclareça que a frase afirmativa é 'We play soccer on weekends.' Para negá-la, usamos 'do not' (ou 'don't') porque o sujeito é 'we'. A frase negativa será 'We do not play soccer on weekends.' ou 'We don't play soccer on weekends.'

  • Converta a frase 'He has a car.' para a forma negativa com contração.

A frase afirmativa é 'He has a car.' Para formar a negativa, usamos 'does not' (ou 'doesn't') porque o sujeito é 'he'. A frase negativa será 'He does not have a car.' ou 'He doesn't have a car.' Note que o verbo 'has' muda para 'have' depois da negação.

Engajamento dos Alunos

1.Pergunte aos alunos se eles encontraram alguma dificuldade ao transformar as frases. 2.Peça para que expliquem por que usaram 'do not' ou 'does not' em suas respostas. 3.Questione se eles conseguem pensar em mais exemplos de frases afirmativas que poderiam transformar em negativas. 4.Incentive os alunos a criarem suas próprias frases negativas e compartilharem com a turma. 5.Pergunte aos alunos como eles se sentem ao usar contrações e se acham que facilita ou dificulta a comunicação.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar os principais pontos abordados na aula, reforçando o conhecimento adquirido pelos alunos. Recapitular os conteúdos ajuda a fixar as informações e garantir que os alunos compreendam e se lembrem das regras para formar frases negativas em inglês. Essa revisão final também oferece um momento para esclarecer dúvidas e consolidar a confiança dos alunos na aplicação do conteúdo.

Resumo

  • Introdução ao conceito de frases negativas em inglês.
  • Uso de 'do not' e 'does not' para formar frases negativas no presente simples.
  • Importância das contrações 'don't' e 'doesn't'.
  • Explicação sobre verbos auxiliares em frases negativas.
  • Breve introdução às perguntas negativas.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas seguidas de exemplos práticos. Os alunos tiveram a oportunidade de transformar frases afirmativas em negativas, exercitando a aplicação das regras aprendidas e consolidando o conhecimento teórico por meio da prática guiada.

Entender como formar frases negativas é essencial para a comunicação eficaz em inglês. Saber negar algo permite que os alunos expressem seus pensamentos e sentimentos com precisão. Além disso, o uso de contrações como 'don't' e 'doesn't' facilita a comunicação cotidiana, tornando-a mais natural e fluida. A habilidade de formular frases negativas é uma parte fundamental do aprendizado de qualquer idioma, e o inglês não é exceção.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies