Entrar

Plano de aula de Porcentagem: Porcentagens Notáveis

Matemática

Original Teachy

''EF05MA06''

Porcentagem: Porcentagens Notáveis

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Porcentagem: Porcentagens Notáveis

Palavras ChavePorcentagens Notáveis, Frações Decimais, Cálculo de Porcentagens, Atividades Práticas, Corrida de Frações, Jogo de Mistério, Construção Visual, Aplicação de Conhecimento, Trabalho em Equipe, Raciocínio Matemático, Contextualização Prática, Discussão em Grupo, Reflexão sobre Aprendizado
Materiais NecessáriosCartas com frações, Folhas de papel para cálculos, Marcadores ou canetas, Envelopes com pistas de mistério, Blocos que representam porcentagens, Caixas para armazenar blocos, Superfície para montagem de gráficos de barras ou linhas do tempo
Códigos BNCCEF05MA06: Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para direcionar o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham clareza sobre o que se espera alcançar ao final da sessão. Ao estabelecer metas específicas, como associar porcentagens notáveis a frações decimais e calcular essas porcentagens, os alunos podem preparar-se melhor em casa e chegar à aula prontos para aplicar o conhecimento já adquirido. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e assegurar que todos os participantes estejam engajados e motivados a explorar o tema com profundidade.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de associar as representações de 10%, 25%, 50%, 75% e 100% às frações decimais equivalentes: a décima parte, a quarta parte, metade, três quartos e o total, respectivamente.

2. Aprimorar a capacidade de calcular porcentagens notáveis de números inteiros, consolidando o conceito de porcentagem no contexto do quinto ano do Ensino Fundamental.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o raciocínio lógico e a capacidade de dedução por meio do estudo de porcentagens e suas relações matemáticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem o propósito de engajar os alunos e revisar o conhecimento prévio sobre porcentagens notáveis, utilizando situações problema que incentivam a reflexão e o raciocínio lógico. Além disso, ao contextualizar a importância prática das porcentagens no cotidiano, os alunos podem perceber a relevância do conteúdo estudado e motivar-se a explorar mais a fundo os conceitos em sala de aula.

Situações Problema

1. Considere que em uma turma de 30 alunos, 25% são meninas. Quantas meninas há na turma?

2. Uma pizzaria oferece um desconto de 10% em todos os pedidos feitos online. Se uma pizza grande custa R$ 40,00 na loja física, qual será o preço online com o desconto aplicado?

Contextualização

A compreensão de porcentagens notáveis como 10%, 25%, 50%, 75% e 100% é crucial não apenas em matemática, mas também em situações práticas do dia a dia. Por exemplo, ao fazer compras e calcular descontos ou ao dividir uma refeição entre amigos, essas porcentagens ajudam a determinar quantidades e preços de forma rápida e eficaz. Além disso, entender essas frações decimais proporciona uma base sólida para o estudo de matemática financeira e estatística.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é crucial para aplicar e solidificar o conhecimento prévio dos alunos sobre porcentagens notáveis. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, esta seção busca envolver os alunos de maneira ativa e colaborativa, promovendo a aplicação prática do conteúdo estudado em casa. Ao trabalhar em grupos, os alunos também desenvolvem habilidades sociais e de comunicação, além do raciocínio matemático. Esta etapa é essencial para transformar a teoria em prática e garantir a compreensão profunda dos conceitos de porcentagem.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Grande Corrida das Frações Decimais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de associar rapidamente frações a suas porcentagens correspondentes, promovendo trabalho em equipe e competição saudável.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 membros para participar de uma corrida de revezamento. Cada etapa da corrida representa a transformação de uma fração em sua representação percentual equivalente, usando as porcentagens notáveis de 10%, 25%, 50%, 75% e 100%. Cada grupo terá uma carta com uma fração que deverá ser convertida em porcentagem, e posteriormente, a próxima equipe deverá converter essa porcentagem em uma fração. O grupo que completar a corrida e acertar todas as transformações corretamente primeiro, vence.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá um conjunto de cartas com frações que devem ser convertidas em porcentagens.

  • O primeiro aluno de cada grupo corre até a estação de cálculo, onde deve calcular a porcentagem correspondente à fração e anotar em uma folha.

  • Após realizar o cálculo, o aluno corre de volta e entrega a resposta para o próximo membro do grupo, que deverá transformar a porcentagem em uma fração.

  • O processo continua até que todas as frações tenham sido convertidas e o grupo retorne à posição inicial.

  • O grupo que completar a corrida corretamente e em menos tempo, vence a atividade.

Atividade 2 - O Mistério dos 100%

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aplicação prática de porcentagens em um contexto de jogo de mistério.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de detetives matemáticos que precisam desvendar um mistério envolvendo porcentagens notáveis. Eles receberão um enigma que só poderá ser resolvido descobrindo a relação entre diferentes porcentagens e quantidades reais. Cada pista levará a um novo cálculo, culminando na revelação final do tesouro escondido, que simboliza o conceito de 100%.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua envelopes com diferentes pistas e desafios matemáticos relacionados às porcentagens notáveis.

  • Os alunos devem resolver cada desafio para obter a próxima pista.

  • As pistas levam a um cálculo final que revela o tesouro, que é a compreensão de 100%.

  • O primeiro grupo a desvendar o mistério e apresentar todos os cálculos corretos, vence a atividade.

  • Discuta em classe as estratégias utilizadas por cada grupo para resolver os desafios.

Atividade 3 - Construindo Blocos de Porcentagens

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender de forma concreta e manipulativa as relações entre porcentagens e quantidades, promovendo a habilidade de representação gráfica e trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade de construção, cada grupo de alunos receberá blocos que representam diferentes porcentagens notáveis em uma escala 1:1. Eles deverão montar uma linha do tempo ou um gráfico de barras que demonstre visualmente como as porcentagens se relacionam com quantidades reais, como dinheiro, população ou ingredientes em uma receita.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma caixa de blocos que representam diferentes porcentagens: 10%, 25%, 50%, 75% e 100%.

  • Os grupos devem discutir e decidir como vão construir sua linha do tempo ou gráfico de barras.

  • Os alunos montam a estrutura, usando os blocos para representar as porcentagens em relação a uma situação real escolhida pelo grupo.

  • Cada grupo apresenta seu projeto para a classe, explicando a escolha da situação e como as porcentagens se aplicam.

  • Realize uma votação para escolher o projeto mais criativo e funcional.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e como aplicaram o conhecimento de porcentagens notáveis em situações práticas e jogos. Essa reflexão ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos matemáticos, além de promover habilidades de comunicação e pensamento crítico. Através da discussão, os alunos podem também aprender uns com os outros, compartilhando estratégias e descobertas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências durante as atividades. Sugira que comecem com uma breve descrição do que fizeram e dos desafios que enfrentaram. Em seguida, cada grupo pode discutir como aplicaram as porcentagens notáveis em contextos práticos e o que aprenderam sobre a relação entre frações e porcentagens. Este é um momento para os alunos refletirem sobre o que foi mais fácil e mais difícil, e como eles superaram esses desafios.

Perguntas Chave

1. Quais porcentagens notáveis vocês acharam mais fáceis de trabalhar e por quê?

2. Como as atividades ajudaram a entender a aplicação prática das porcentagens no dia a dia?

3. Houve alguma situação durante a corrida de revezamento ou o jogo de mistério que fez vocês mudarem a maneira de pensar sobre porcentagens?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, recapitulando os conceitos principais e assegurando que os alunos tenham compreendido a aplicação prática das porcentagens notáveis. Além disso, ao destacar a importância do tema no dia a dia, os estudantes são motivados a valorizar e a utilizar o conhecimento adquirido. Esta seção ajuda a encerrar a aula de forma clara e eficaz, garantindo que todos os objetivos tenham sido alcançados e compreendidos.

Resumo

Na conclusão, o professor deve reiterar os principais pontos abordados sobre as porcentagens notáveis, enfatizando as frações que correspondem a 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, e como elas se aplicam em diversos contextos, desde cálculos matemáticos até situações práticas do cotidiano.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de atividades lúdicas e contextualizadas, como a corrida das frações decimais e o mistério dos 100%, que permitiram aos alunos aplicar diretamente o conhecimento teórico adquirido em casa. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também demonstra a importância e a utilidade das porcentagens no dia a dia.

Fechamento

Finalmente, é crucial destacar a relevância das porcentagens no cotidiano, pois elas são utilizadas em várias situações, desde cálculos de desconto em compras até a divisão de tarefas e recursos em casa ou na escola. Compreender e saber calcular porcentagens notáveis é uma habilidade essencial que os prepara para lidar de maneira eficaz com situações reais que envolvem proporções e quantidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies