Entrar

Plano de aula de Princípio da Contagem

Matemática

Original Teachy

''EF05MA09''

Princípio da Contagem

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Princípio da Contagem

Palavras ChavePrincípio da Contagem, Princípio Multiplicativo, Diagramas de Árvore, Tabelas, Combinações, Resolução de Problemas, Matemática, 5º Ano, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores coloridos, Papel e lápis para os alunos, Projetor (opcional), Folhas de exercícios impressas (opcional)
Códigos BNCCEF05MA09: Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao Princípio da Contagem, destacando a importância de entender como combinar elementos de diferentes coleções para determinar o número total de agrupamentos possíveis. Esta base será essencial para que os alunos possam resolver e criar problemas simples de contagem de maneira eficaz e confiante.

Objetivos principais:

1. Compreender o Princípio da Contagem, com ênfase no princípio multiplicativo.

2. Aprender a resolver problemas de contagem utilizando diagramas de árvore e tabelas.

3. Desenvolver a habilidade de elaborar problemas simples que envolvem o Princípio da Contagem.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao Princípio da Contagem, destacando a importância de entender como combinar elementos de diferentes coleções para determinar o número total de agrupamentos possíveis. Esta base será essencial para que os alunos possam resolver e criar problemas simples de contagem de maneira eficaz e confiante.

Contexto

Contexto: Para iniciar a aula sobre o Princípio da Contagem, comece explicando que a contagem é uma habilidade fundamental que usamos diariamente. Pergunte aos alunos quantas vezes eles já se perguntaram quantas combinações de roupas poderiam fazer com suas camisetas e calças. Destaque que o Princípio da Contagem é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a resolver esses tipos de problemas de maneira eficiente. Relacione a contagem com situações cotidianas, como a escolha de uma refeição em um restaurante com várias opções de pratos e bebidas.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que o Princípio da Contagem é utilizado em diversas áreas, como na criação de senhas seguras para proteger nossas contas online? Por exemplo, ao escolher uma senha com letras e números, usamos o Princípio da Contagem para calcular quantas combinações diferentes podemos criar. Este mesmo princípio é aplicado em jogos de tabuleiro, onde precisamos contar as diversas maneiras de combinar cartas ou peças.

Desenvolvimento

Duração: (30 - 40 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre o Princípio da Contagem, especificamente o princípio multiplicativo. Ao utilizar diagramas de árvore e tabelas, os alunos serão capazes de visualizar e resolver problemas de contagem de forma estruturada e clara. Este conhecimento permitirá que os alunos se sintam mais confiantes ao enfrentar problemas de contagem em diversas situações do dia a dia.

Tópicos Abordados

1.Princípio da Contagem: Introdução 2. Explique que o Princípio da Contagem é uma técnica matemática utilizada para contar o número de maneiras diferentes de combinar itens de diferentes conjuntos. 3.Princípio Multiplicativo 4. Detalhe que o princípio multiplicativo diz que se uma tarefa pode ser realizada de 'n' maneiras e uma segunda tarefa pode ser realizada de 'm' maneiras, então há 'n x m' maneiras de realizar ambas as tarefas juntas. 5.Diagramas de Árvore 6. Mostre como usar diagramas de árvore para visualizar e resolver problemas de contagem. Desenhe um exemplo no quadro, como escolher uma camiseta e uma calça de diferentes cores. 7.Tabelas 8. Ensine a utilização de tabelas para organizar e resolver problemas de contagem. Faça um exemplo com combinações de opções de almoço (entrada e prato principal) em um restaurante.

Questões para Sala de Aula

1. Se você tem 3 camisetas (vermelha, azul e verde) e 2 calças (jeans e preta), quantas combinações diferentes de roupas você pode fazer? 2. Em uma lanchonete, há 4 tipos de sanduíches e 3 tipos de bebidas. Quantas combinações diferentes de refeição (sanduíche + bebida) podem ser feitas? 3. Uma loja oferece 5 modelos de tênis e 6 cores diferentes para cada modelo. Quantos pares de tênis diferentes podem ser comprados?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Ao discutir as explicações detalhadas das questões e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor reforça a compreensão do Princípio da Contagem e sua aplicação prática. Este momento é crucial para garantir que os alunos se sintam seguros e confiantes em resolver problemas de contagem por conta própria.

Discussão

  • Se você tem 3 camisetas (vermelha, azul e verde) e 2 calças (jeans e preta), quantas combinações diferentes de roupas você pode fazer?

    • Explicação: Utilize o princípio multiplicativo. Cada camiseta pode ser combinada com cada calça. Portanto, há 3 camisetas x 2 calças = 6 combinações diferentes. Desenhe um diagrama de árvore no quadro para ilustrar as combinações:
      • Vermelha -> Jeans, Preta
      • Azul -> Jeans, Preta
      • Verde -> Jeans, Preta
  • Em uma lanchonete, há 4 tipos de sanduíches e 3 tipos de bebidas. Quantas combinações diferentes de refeição (sanduíche + bebida) podem ser feitas?

    • Explicação: Novamente, aplique o princípio multiplicativo. Cada tipo de sanduíche pode ser combinado com cada tipo de bebida. Portanto, há 4 sanduíches x 3 bebidas = 12 combinações diferentes. Utilize uma tabela no quadro para organizar as combinações possíveis.
  • Uma loja oferece 5 modelos de tênis e 6 cores diferentes para cada modelo. Quantos pares de tênis diferentes podem ser comprados?

    • Explicação: Usando o princípio multiplicativo, cada modelo de tênis pode ser combinado com cada cor. Portanto, há 5 modelos x 6 cores = 30 pares de tênis diferentes. Demonstre as combinações possíveis usando um diagrama de árvore ou tabela no quadro.

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas e Reflexões para os Alunos: 2. Como vocês acham que o Princípio da Contagem pode ajudar em atividades cotidianas, como escolher uma roupa ou planejar uma refeição? 3. Vocês conseguem pensar em outras situações do dia a dia onde o Princípio da Contagem seria útil? 4. Que outros exemplos podemos criar juntos agora? Alguém gostaria de propor um novo problema de contagem? 5. O que acharam de utilizar diagramas de árvore e tabelas? Qual método acharam mais fácil de entender? 6. Por que é importante entender o Princípio da Contagem? Como isso pode ser útil no futuro?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e reforçar os principais pontos abordados na aula, garantindo que os alunos compreendam a importância e a aplicação prática do Princípio da Contagem. Este momento é crucial para consolidar o conhecimento e preparar os alunos para aplicar o que aprenderam em situações futuras.

Resumo

  • Compreensão do Princípio da Contagem, especialmente o princípio multiplicativo.
  • Utilização de diagramas de árvore para visualizar combinações.
  • Uso de tabelas para organizar e resolver problemas de contagem.
  • Resolução de problemas práticos envolvendo combinações de roupas, refeições e calçados.

Durante a aula, a teoria do Princípio da Contagem foi diretamente conectada a situações práticas do dia a dia, como escolher combinações de roupas ou refeições. Exemplos concretos e a utilização de diagramas de árvore e tabelas ajudaram a visualizar e aplicar os conceitos matemáticos aprendidos.

O Princípio da Contagem é fundamental para muitas atividades cotidianas, desde a escolha de uma senha segura até o planejamento de combinações de roupas ou refeições. Entender esse princípio facilita a resolução de problemas diários de forma lógica e eficiente, além de ser aplicável em diversas áreas como tecnologia e jogos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies