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Plano de aula de Aspectos da Conversa

Português

Original Teachy

'EF15LP09'

Aspectos da Conversa

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Aspectos da Conversa

Palavras Chaveconversa, comunicação, metodologia digital, redes sociais, ferramentas digitais, escuta ativa, iniciadores de conversa, tópicos de conversa, fechamentos de conversa, feedback, Gamificação, atividade prática, simulação, interação, colaboração, criatividade
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Aplicativos de redes sociais (Instagram, WhatsApp, Twitter, etc.), Ferramentas de quiz online (Kahoot, Quizizz, etc.), Ferramentas de gravação e edição de vídeo, Computadores ou tablets, Projetor ou TV para exibir vídeos e quizzes, Fichas de Feedback
Códigos BNCCEF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.; EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.; EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.; EF15LP12: Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.; EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para identificar e utilizar os componentes essenciais de uma conversa. Com isso, busca-se promover a compreensão das estruturas da fala correta e o desenvolvimento de habilidades pragmáticas, essenciais para a comunicação efetiva e colaborativa no contexto digital e presencial.

Objetivos principais:

1. Identificar os componentes essenciais de uma conversa, incluindo iniciadores, tópicos e fechamentos.

2. Demonstrar a habilidade de construir frases completas e claras para comunicação efetiva.

3. Praticar escuta ativa e respostas apropriadas durante uma conversa.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver confiança na fala em público.
  2. Utilizar expressões faciais e gestos para reforçar a comunicação verbal.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para identificar e utilizar os componentes essenciais de uma conversa. Com isso, busca-se promover a compreensão das estruturas da fala correta e o desenvolvimento de habilidades pragmáticas, essenciais para a comunicação efetiva e colaborativa no contexto digital e presencial.

Aquecendo

Inicie a aula falando brevemente sobre a importância das conversas no nosso dia a dia, tanto em ambientes presenciais quanto digitais. Destaque como as conversas são essenciais para trocarmos informações, aprendermos e criarmos relacionamentos. Peça para os alunos utilizarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a importância das conversas na comunicação humana. Cada aluno deve compartilhar sua descoberta com a turma, discutindo brevemente sobre o que encontrou e por que achou interessante.

Reflexões Iniciais

1. O que faz uma conversa ser eficiente e agradável?

2. Quais são os componentes que vocês acham fundamentais para iniciar uma boa conversa?

3. Como podemos manter uma conversa interessante e envolvente?

4. Quais são alguns exemplos de expressões faciais e gestos que ajudam em uma conversa?

5. Como identificar quando é o momento apropriado para finalizar uma conversa?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa em que possam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre os componentes essenciais de uma conversa, utilizando tecnologias modernas para criar contextos realísticos e relevantes. Através dessas atividades, busca-se estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de comunicação eficaz em ambientes digitais e presenciais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Enigma da Conversa Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Demonstrar a habilidade de identificar e utilizar componentes essenciais de uma conversa em contextos digitais e compreender como a comunicação clara é vital em redes sociais.

- Descrição: Os alunos devem formar grupos de até 5 integrantes e criar uma série de enigmas em forma de pequenas conversas baseadas em redes sociais. Eles utilizarão aplicativos como Instagram, WhatsApp ou Twitter para simular situações cotidianas onde a comunicação clara e eficiente é essencial. Ao final, cada grupo apresentará seus enigmas para a turma e os demais grupos tentarão resolver os enigmas propostos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um aplicativo de rede social para basear seus enigmas.

  • Os alunos devem criar diálogos fictícios envolvendo componentes essenciais de uma conversa, como iniciadores, tópicos e fechamentos.

  • Incorpore elementos visuais como emojis e imagens para aumentar o realismo das conversas.

  • Cada grupo deve elaborar ao menos 3 enigmas diferentes.

  • Apresentar os enigmas para a turma, que tentará resolvê-los identificando quaisquer falhas na comunicação ou componentes ausentes.

  • Discutir as soluções propostas e refletir sobre aspectos importantes da comunicação.

Atividade 2 -  Gamificação da Conversa

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Praticar os componentes essenciais de uma conversa de maneira lúdica e interativa, reforçando a compreensão através da elaboração e resolução de perguntas.

- Descrição: Os alunos participam de um jogo digital onde cada grupo deve criar e responder perguntas relacionadas aos componentes de uma conversa. Utilizando ferramentas online como Kahoot ou Quizizz, o objetivo é engajar os alunos de forma lúdica, enquanto praticam a elaboração de conversas eficazes. O grupo com a maior pontuação ao final do jogo será premiado.

- Instruções:

  • Organize a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Introduza a ferramenta digital escolhida (Kahoot, Quizizz, etc.) e explique como ela será utilizada.

  • Cada grupo deve elaborar um conjunto de perguntas relacionadas aos componentes de uma conversa: iniciadores, tópicos e fechamentos.

  • As perguntas devem ser inseridas na plataforma escolhida.

  • Inicie o jogo: cada grupo jogará contra os outros, respondendo às perguntas criadas por seus colegas.

  • Ao final, anuncie o grupo vencedor e promova uma sessão de discussão sobre as perguntas e respostas.

Atividade 3 -  Reality Show: Conversa de Influenciadores

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação eficaz através da simulação e encenação, utilizando tecnologias digitais para criar uma experiência envolvente e realística.

- Descrição: Os alunos devem formar grupos e criar um vídeo curto simulando uma situação de conversa entre influenciadores digitais. Eles utilizarão seus celulares para gravar e editar os vídeos, incorporando elementos aprendidos sobre comunicação eficaz. Após a apresentação dos vídeos, a turma discutirá os pontos fortes e fracos de cada conversa encenada.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um roteiro para um vídeo, simulando uma conversa entre influenciadores digitais.

  • Os alunos devem incorporar componentes essenciais da conversa, como iniciadores, tópicos e fechamentos.

  • Gravar e editar os vídeos usando seus celulares, incorporando efeitos e elementos visuais para torná-los mais atraentes.

  • Apresentar os vídeos para a turma.

  • Promover uma discussão sobre os pontos fortes e fracos de cada vídeo, destacando aspectos importantes da comunicação.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma oportunidade para os alunos refletirem sobre suas práticas comunicativas, identificarem pontos de melhoria e consolidarem seus aprendizados através da troca de feedback construtivo. Este momento de reflexão e discussão em grupo é essencial para reforçar os aspectos teóricos e práticos explorados ao longo das atividades, promovendo um aprendizado mais profundo e consciente.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie pedindo para que cada grupo compartilhe brevemente o que aprenderam durante as atividades. Utilize um roteiro simples para guiar a discussão, como:

  1. Introdução: "Agora que tivemos a oportunidade de explorar a comunicação através de várias atividades digitais, vamos compartilhar nossas experiências e aprendizados."
  2. Apresentação dos Grupos: "Cada grupo, por favor, compartilhe rapidamente o que vocês aprenderam e como foi a experiência de criar suas atividades."
  3. Reflexão em Grupo: "Vamos discutir quais técnicas de comunicação funcionaram melhor e quais poderiam ser melhoradas."
  4. Conclusão: "Por fim, vamos pensar em como podemos aplicar esses aprendizados em nossas conversas diárias, tanto presencialmente quanto online."

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao criar e simular conversas digitais? 2. Como vocês acham que a comunicação digital difere da comunicação presencial e o que aprendemos sobre isso? 3. Quais componentes de uma conversa vocês consideram mais difíceis de aplicar em um contexto digital?

Feedback 360°

Instrua cada grupo a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback construtivo dos outros colegas do seu grupo. Oriente a turma para que o feedback seja específico, respeitoso e focado em aspectos como clareza da comunicação, uso de iniciadores, manutenção de tópicos e conclusões das conversas. Sugira usar a seguinte estrutura para o feedback:

  1. Ponto Forte: "Algo que você fez muito bem foi..."
  2. Área para Melhoria: "Algo que você poderia melhorar é..."
  3. Sugestão de Melhoria: "Uma sugestão para você é..."

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados da aula de maneira leve e divertida, reforçando a importância das habilidades comunicativas tanto no meio digital quanto no presencial. Ao revisar os pontos principais e conectá-los com a realidade dos alunos, busca-se garantir que eles compreendam a relevância do tema para suas vidas cotidianas.

Resumo

Parabéns a todos! Hoje mergulhamos no fascinante mundo das conversas!  Exploramos os componentes essenciais de uma comunicação eficaz: iniciadores, tópicos e fechamentos! Vimos como uma boa conversa pode ser comparada a um jogo de quebra-cabeças, onde cada peça (ou palavra) é importante. E o melhor de tudo? Fizemos isso enquanto navegávamos nas ondas digitais! ✨

No Mundo

No Mundo de Hoje: Vivemos em uma era digital onde a comunicação virtual é tão importante quanto a presencial. Com as redes sociais, WhatsApp e outras plataformas, nossas conversas precisam ser claras e eficazes para evitarmos mal-entendidos e fortalecer nossos relacionamentos. A aula de hoje nos mostrou exatamente como fazer isso, conectando-se diretamente com nossa realidade moderna. 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Saber conversar bem é uma habilidade vital, seja para pedir ajuda aos professores, discutir ideias com amigos ou até mesmo criar conteúdo para redes sociais. Uma comunicação eficaz nos ajuda a expressar nossos pensamentos claramente, ouvir os outros com atenção e construir conexões fortes e significativas. ️欄

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