Objetivos (5 - 10 minutos)
- Introduzir o conceito de narrativa e a importância deste no desenvolvimento da linguagem escrita e oral.
- Incentivar os alunos a compreenderem a estrutura básica de uma narrativa e a identificarem seus elementos principais: início, meio e fim.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e contar suas próprias histórias, expressando suas ideias de maneira coerente e sequencial.
- Estimular a criatividade e imaginação das crianças, proporcionando um ambiente onde elas se sintam confortáveis para expressar suas ideias e emoções através da narrativa.
- Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação mútua, incentivando os alunos a ouvirem as ideias uns dos outros e a contribuírem para a criação de uma história coletiva.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Relembrando conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando os alunos sobre a diferença entre textos narrativos e outros tipos de texto, como textos descritivos e textos informativos. Também irá rever com eles a estrutura básica de um texto, incluindo o início, meio e fim. Pode-se propor uma breve atividade de revisão, solicitando que os alunos identifiquem esses elementos em um pequeno texto.
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Situações-problema: O professor irá propor duas situações-problema para engajar os alunos no tópico da aula:
- "Vocês já imaginaram como seria se vocês fossem os personagens de uma história? Como seria o início, o meio e o fim dessa história?"
- "E se eu contar para vocês o começo de uma história e vocês tiverem que inventar o que acontece depois? Vocês acham que conseguiriam criar uma história completa?"
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Contextualização do tema: O professor irá contextualizar a importância das narrativas no dia a dia das crianças, explicando que elas estão presentes em livros, filmes, desenhos animados e até mesmo nas brincadeiras de faz de conta. Também pode-se mencionar que a habilidade de criar e contar histórias é muito valorizada, pois ajuda a desenvolver a imaginação, a criatividade e a expressão oral e escrita.
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Introdução do tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode iniciar a aula contando uma história curta, mas cativante, que envolva os alunos como personagens. Por exemplo, uma história em que os alunos são super-heróis e precisam resolver um problema na escola. Outra opção é a leitura de um livro ilustrado, onde o professor pode pedir aos alunos que observem a sequência dos eventos na história e identifiquem o início, meio e fim.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
O professor terá duas opções para conduzir o desenvolvimento da aula, escolhendo a que melhor se adequar à sala de aula:
1. Atividade "Criação de uma história coletiva"
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Dividindo os alunos em grupos: O professor irá dividir a turma em grupos de no máximo cinco alunos. É importante que os grupos sejam heterogêneos, ou seja, que contenham alunos com diferentes níveis de habilidade e conhecimento.
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Distribuindo as funções: Cada grupo terá a tarefa de criar uma história coletiva. O professor pode distribuir funções para os alunos dentro de cada grupo, como "escritor" (responsável por anotar a história), "ilustrador" (responsável por desenhar cenas importantes da história) e "orador" (responsável por contar a história para a turma).
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Escolhendo o tema da história: O professor pode sugerir alguns temas para as histórias, como "uma aventura na floresta", "uma viagem no tempo" ou "uma missão espacial". Os alunos podem votar e escolher o tema que mais lhes interessar.
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Criando a história: Cada grupo terá um tempo para discutir e criar a sua história, pensando no início, meio e fim. O professor deve circular pela sala, orientando e auxiliando os grupos conforme necessário.
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Apresentando as histórias: Ao final do tempo estabelecido, cada grupo deverá apresentar a sua história para a turma. O "orador" contará a história, enquanto o "ilustrador" mostrará os desenhos e o "escritor" lerá o texto escrito.
2. Atividade "Continuação da história"
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Dividindo os alunos em grupos: O professor dividirá a turma em grupos de no máximo cinco alunos, de forma heterogênea.
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Lendo a introdução da história: O professor irá ler para a turma a introdução de uma história (cerca de 3 a 4 parágrafos) que ele mesmo criou. Esta história deve ser interessante e deixar um pouco de suspense para incentivar a criatividade dos alunos.
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Continuando a história: Cada grupo será responsável por continuar a história a partir do ponto onde o professor parou. Eles devem pensar no que acontece a seguir, criando um desenvolvimento e um desfecho para a história.
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Preparando a apresentação: Após terminarem a continuação da história, os grupos terão um tempo para discutir e preparar a apresentação. Eles podem decidir quem será o "contador de histórias" e quem irá "ilustrar" a história.
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Apresentando as histórias: Cada grupo apresentará a sua continuação da história para a turma. O "contador de histórias" lerá a parte escrita e o "ilustrador" mostrará os desenhos, se houver.
Ambas as atividades são projetadas para envolver os alunos ativamente na criação de uma narrativa, enquanto desenvolvem habilidades de trabalho em equipe e de expressão oral e escrita. O professor deve estar atento para orientar os alunos durante todo o processo, estimulando a criatividade e a participação ativa de todos.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em grupo (5 - 7 minutos): O professor irá reunir todos os alunos em um grande círculo na sala de aula. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar brevemente a história que criaram ou a continuação que deram à história inicial. Durante as apresentações, o professor pode fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos, como: "Como vocês decidiram o que aconteceria na próxima parte da história?" ou "Vocês tiveram que mudar alguma coisa na história enquanto estavam criando? Por quê?"
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Conexão com a teoria (3 - 5 minutos): Após todas as apresentações, o professor irá retomar os conceitos teóricos discutidos no início da aula. Ele irá reforçar a ideia de que uma história tem começo, meio e fim, e que é composta por uma sequência de eventos. O professor pode utilizar as histórias criadas pelos alunos como exemplos para ilustrar esses conceitos.
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Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor irá propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão:
- "O que vocês mais gostaram na atividade de hoje e por quê?"
- "Vocês acham que conseguem aplicar o que aprenderam hoje para criar suas próprias histórias fora da escola? Por quê?"
O professor deve ressaltar que não há respostas certas ou erradas para essas perguntas, pois elas são apenas para ajudar os alunos a refletirem sobre o que aprenderam. Além disso, é importante que o professor ouça atentamente as respostas dos alunos e valide suas percepções, reforçando o aprendizado e a participação ativa deles na aula.
Este momento de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações. Além disso, promove a valorização do trabalho em equipe e a apreciação da criatividade e da diversidade de ideias.
Conclusão (5 - 8 minutos)
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Resumo dos principais pontos (2 - 3 minutos): O professor fará um resumo dos principais conceitos abordados durante a aula. Ele irá relembrar os alunos sobre a estrutura básica de uma narrativa, incluindo o início, meio e fim, e a importância de sequenciar os eventos de forma lógica. O professor também pode destacar como a criatividade e a imaginação são essenciais para a criação de uma história.
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Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): O professor explicará como as atividades realizadas em sala de aula conectaram a teoria à prática. Ele pode ressaltar como os alunos aplicaram os conceitos de narrativa ao criar suas próprias histórias e ao dar continuidade à história iniciada pelo professor.
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Materiais complementares (1 minuto): O professor pode sugerir alguns materiais para os alunos aprofundarem o conhecimento sobre o tema da aula. Isso pode incluir livros de histórias, sites interativos que permitem aos alunos criar suas próprias histórias, ou vídeos educativos sobre narrativas. O professor pode também incentivar os alunos a praticarem a criação de histórias em casa, seja sozinhos ou em grupo.
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Importância do tema para o dia a dia (1 - 2 minutos): Para concluir, o professor irá ressaltar a importância do tema da aula para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode explicar que a habilidade de contar histórias é muito valorizada, pois ajuda a comunicar ideias de forma clara e envolvente. O professor também pode mencionar que as narrativas estão presentes em muitas situações do dia a dia, como em livros, filmes, desenhos animados e até mesmo em conversas com amigos e familiares. Além disso, o professor pode reforçar que a aula de hoje não se limita ao conteúdo de Português, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, imaginação, expressão oral e escrita, e trabalho em equipe.
A conclusão é uma parte essencial do plano de aula, pois permite aos alunos consolidarem o que aprenderam e entenderem a importância e a aplicabilidade dos conceitos abordados. Além disso, fornece recursos para que eles possam continuar aprendendo e praticando fora da sala de aula.