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Plano de aula de Acentuação e Tonicidade das Palavras

Português

Original Teachy

'EF05LP03'

Acentuação e Tonicidade das Palavras

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Acentuação e Tonicidade das Palavras

Palavras ChaveAcentuação, Tonicidade, Oxítonas, Paroxítonas, Proparoxítonas, Regras de acentuação, Sílaba tônica, Exemplos práticos, Classificação de palavras, Comunicação eficaz, Curiosidades linguísticas
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Caderno e lápis para anotações, Slides ou cartazes com regras de acentuação, Listas de palavras para classificação e acentuação, Exemplos impressos de palavras com e sem acento, Texto com frases para acentuação
Códigos BNCCEF05LP03: Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.; EF03LP06: Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma base clara e detalhada sobre o que será aprendido durante a aula. Ao definir os objetivos principais, os alunos terão uma compreensão clara das habilidades que devem adquirir, o que facilita o foco e a compreensão do conteúdo a ser apresentado.

Objetivos principais:

1. Ensinar aos alunos como identificar e acentuar corretamente as palavras da língua portuguesa.

2. Capacitar os alunos a identificar a sílaba tônica das palavras e classificá-las como oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é captar a atenção dos alunos e contextualizar o tema a ser abordado. Ao apresentar um contexto inicial e curiosidades, facilita-se a conexão do conteúdo com a realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais interessante e significativo.

Contexto

Para começar a aula sobre Acentuação e Tonicidade das Palavras, explique aos alunos que a língua portuguesa possui regras específicas para a acentuação das palavras. Estas regras são essenciais para a correta pronúncia e escrita das palavras. Acentuar corretamente as palavras é crucial, pois pode mudar completamente o significado de uma frase. Por exemplo, as palavras 'pode' (presente) e 'pôde' (passado) têm significados diferentes e são diferenciadas pelo uso do acento.

Curiosidades

Você sabia que a palavra 'avô' e 'avó' têm significados diferentes devido ao acento? 'Avô' é o pai de seu pai ou mãe, e 'avó' é a mãe de seu pai ou mãe. Sem o acento, não saberíamos de quem estamos falando. Isso mostra como a acentuação é importante no nosso dia a dia para a comunicação correta.

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre acentuação e tonicidade das palavras. Ao apresentar tópicos detalhados e exemplos práticos, os alunos podem compreender melhor as regras de acentuação e aplicá-las corretamente. As questões fornecidas ao final desta etapa ajudam a consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos pratiquem e demonstrem sua compreensão do conteúdo.

Tópicos Abordados

1. Regras Gerais de Acentuação: Explique as regras básicas para a acentuação das palavras na língua portuguesa. Destaque a importância dos acentos agudo (´), grave (`) e circunflexo (^). 2. Classificação das Palavras Quanto à Tonicidade: Aborde como identificar a sílaba tônica e classificar as palavras em oxítonas (sílaba tônica na última sílaba), paroxítonas (sílaba tônica na penúltima sílaba) e proparoxítonas (sílaba tônica na antepenúltima sílaba). 3. Exemplos Práticos de Acentuação: Apresente exemplos práticos de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, incluindo palavras com e sem acento gráfico. Mostre como a acentuação pode alterar o significado das palavras. 4. Regras Específicas para Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas: Detalhe as regras específicas para acentuação de palavras oxítonas (terminadas em A, E, O, EM), paroxítonas (não terminadas em A, E, O, EM) e proparoxítonas (todas são acentuadas).

Questões para Sala de Aula

1. Classifique as seguintes palavras quanto à tonicidade (oxítona, paroxítona ou proparoxítona): café, táxi, médico, sofá, lápis. 2. Acentue corretamente as palavras nas frases a seguir: 'O avô foi à feira comprar fígado e pêssego.' 3. Explique por que a palavra pássaro é considerada uma proparoxítona.

Discussão de Questões

Duração: (25 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e reforçar o conteúdo aprendido durante a aula. Através da discussão detalhada das questões resolvidas e do engajamento dos alunos, promove-se a consolidação do conhecimento, permitindo que os alunos esclareçam dúvidas e fixem melhor as regras de acentuação e tonicidade das palavras.

Discussão

    1. Classificação das palavras quanto à tonicidade:
    • café: oxítona (sílaba tônica na última sílaba).
    • táxi: paroxítona (sílaba tônica na penúltima sílaba).
    • médico: proparoxítona (sílaba tônica na antepenúltima sílaba).
    • sofá: oxítona (sílaba tônica na última sílaba).
    • lápis: paroxítona (sílaba tônica na penúltima sílaba).
    1. Acentuação correta das palavras em frases:
    • 'O avô foi à feira comprar fígado e pêssego.'
  •  - *avô*: pai de seu pai ou mãe (acentuação diferencial).
    
  •  - *fígado*: paroxítona (sílaba tônica na penúltima sílaba).
    
  •  - *pêssego*: paroxítona (sílaba tônica na penúltima sílaba).
    
    1. Explicação da palavra 'pássaro' como proparoxítona:
    • A palavra pássaro é considerada uma proparoxítona porque a sílaba tônica está na antepenúltima sílaba. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas conforme a regra específica de acentuação.

Engajamento dos Alunos

1. 1. Pergunte aos alunos: 'Por que é importante acentuar corretamente as palavras?' 2. 2. Questione: 'Como a acentuação pode alterar o significado de uma palavra?' 3. 3. Peça aos alunos para darem exemplos de palavras que mudam de significado com a acentuação. 4. 4. Proponha que os alunos identifiquem a sílaba tônica de novas palavras sugeridas por eles mesmos. 5. 5. Solicite que os alunos expliquem as regras de acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas com suas próprias palavras.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, resumindo os principais pontos discutidos, reforçando a conexão entre a teoria e a prática e enfatizando a relevância do conteúdo para a vida cotidiana dos alunos. Esta etapa também permite que os alunos revisitem as informações chave, garantindo uma melhor retenção do conhecimento.

Resumo

  • Acentuação correta das palavras para a correta pronúncia e escrita.
  • Identificação da sílaba tônica e classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.
  • Regras gerais e específicas de acentuação para oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Exemplos práticos de palavras com e sem acento gráfico.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar regras claras de acentuação e, em seguida, ilustrar essas regras com exemplos práticos. Os alunos foram incentivados a classificar palavras e a acentuá-las corretamente, aplicando as regras aprendidas em atividades guiadas e discussões em grupo.

O assunto apresentado é de extrema importância para o dia a dia dos alunos, pois a acentuação correta das palavras é crucial para uma comunicação eficaz e para a compreensão precisa do que se lê e escreve. Curiosidades como a diferença entre 'avô' e 'avó' destacam como pequenos sinais gráficos podem alterar significativamente o significado das palavras.

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