Entrar

Plano de aula de Primitivo e Derivado

Português

Original Teachy

''EF05LP08''

Primitivo e Derivado

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Primitivo e Derivado

Palavras ChavePortuguês, Palavras Primitivas, Palavras Derivadas, Palavras Compostas, Prefixos, Sufixos, Colaboração, Metodologia Digital, Atividades Interativas, Aprendizado Ativo, Tecnologia, Vídeos, QR Codes, Histórias Coletivas
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (InShot, CapCut), Google Drive, Projetor, QR Codes, Google Lens, Computadores ou tablets com acesso ao Google Docs
Códigos BNCCEF05LP08: Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade esclarecer os objetivos principais da aula, garantindo que os alunos compreendam as diferenças entre palavras primitivas, derivadas e compostas. Além disso, busca-se enfatizar o reconhecimento e a aplicação de prefixos e sufixos na formação de palavras, preparando os alunos para as atividades práticas que virão a seguir, de modo que eles possam se engajar de maneira efetiva e colaborativa.

Objetivos principais:

1. Compreender a diferença entre palavras primitivas, derivadas e compostas.

2. Identificar palavras derivadas por adição de prefixo e sufixo.

3. Aplicar o conhecimento de prefixos e sufixos na formação de novas palavras.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e a capacidade de análise linguística dos alunos.
  2. Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos durante as atividades.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem a finalidade de engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema ao seu conhecimento prévio e incentivando a interação e a troca de informações. Ao utilizar dispositivos móveis para buscar fatos interessantes, os alunos são incentivados a explorar e contribuir ativamente para a construção do conhecimento coletivo, preparando o terreno para o aprofundamento e a prática que virão a seguir.

Aquecendo

Comece a aula introduzindo o tema 'Primitivo e Derivado' de forma breve e envolvente. Explique que as palavras podem ser classificadas em diferentes categorias com base em sua origem e forma. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre palavras primitivas, derivadas ou compostas e compartilhem com a turma. Isso ajudará a contextualizar o tema e gerar curiosidade inicial.

Reflexões Iniciais

1. O que são palavras primitivas?

2. Como podemos identificar palavras derivadas?

3. Quais são os exemplos de sufixos e prefixos que conhecemos?

4. Como as palavras compostas diferem das primitivas e derivadas?

5. Podem citar exemplos de palavras que usamos no dia a dia que se encaixam em cada uma dessas categorias?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma aplicação prática e contextualizada dos conhecimentos sobre palavras primitivas, derivadas e compostas. Utilizando tecnologias digitais e colaborativas, espera-se que os alunos se engajem de forma dinâmica e criativa, solidificando seu aprendizado através de atividades lúdicas e interativas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influencers da Linguagem 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos na compreensão das diferenças entre palavras primitivas, derivadas e compostas, utilizando uma abordagem moderna e divertida que se alinha com o contexto digital em que vivem.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se dividirão em grupos para criar um vídeo de 60 segundos no estilo de um influenciador digital, explicando a diferença entre palavras primitivas, derivadas e compostas. Eles devem usar exemplos do dia a dia e, se possível, integrar memes ou referências que sejam populares entre eles.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça a cada grupo para escolher um tema popular nas redes sociais, como memes, desafios virais ou tópicos de interesse jovem.

  • Cada grupo deverá criar um roteiro para um vídeo curto (60 segundos) que explique a diferença entre palavras primitivas, derivadas e compostas, incluindo exemplos e integrando elementos do tema escolhido.

  • Os alunos devem usar seus celulares para gravar e editar o vídeo. Aplicativos gratuitos como InShot ou CapCut podem ser úteis.

  • Após a gravação, cada grupo deve postar o vídeo em uma plataforma de compartilhamento privada, como uma pasta do Google Drive, e compartilhar o link com o professor.

  • O professor pode projetar os vídeos na sala para que todos possam assistir e aprender uns com os outros.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro Lexical ️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o trabalho colaborativo e o raciocínio lógico-linguístico através de uma atividade dinâmica e digitalmente integrada.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital. Utilizando QR Codes espalhados pela sala, eles encontrarão pistas que os levarão a exemplos de palavras primitivas, derivadas e compostas. Cada QR Code conterá uma pista e uma tarefa relacionada à formação de palavras.

- Instruções:

  • Prepare QR Codes com pistas e distribua-os pela sala antes da aula começar.

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada QR Code levará a uma pista que desafiará o grupo a encontrar palavras primitivas, derivadas ou compostas.

  • Os alunos usarão seus celulares para escanear os QR Codes. Aplicativos como Google Lens podem ser úteis.

  • Cada pista deve incluir uma breve explicação e um exemplo de uma palavra, além de uma tarefa, como 'Liste três palavras derivadas da palavra ‘amor’'.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas, explicando o raciocínio utilizado para chegar às respostas.

Atividade 3 - Jornada dos Prefixos e Sufixos ️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a criatividade e a compreensão das formações de palavras através da criação coletiva de histórias, utilizando ferramentas digitais para facilitar a colaboração.

- Descrição: Os alunos criarão uma história colaborativa utilizando uma plataforma online, como o Google Docs. Cada grupo começará com uma palavra primitiva e, ao longo da história, irão adicionar palavras derivadas por prefixo e sufixo, enriquecendo a narrativa de forma criativa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma palavra primitiva que será o ponto de partida para a história.

  • Usando uma plataforma colaborativa, como o Google Docs, os alunos começarão a escrever uma história curta.

  • Ao longo da narrativa, cada aluno contribuirá com palavras derivadas, utilizando prefixos e sufixos que evoluem a história.

  • Dê tempo para que cada grupo finalize sua história, certificando-se de que incluíram palavras primitivas, derivadas por prefixo e sufixo.

  • Os grupos compartilharão suas histórias com a turma, destacando as palavras utilizadas e explicando suas formações.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e compartilhamento de experiências entre os alunos. Ao discutir sobre as atividades realizadas e receber feedback construtivo dos colegas, os alunos têm a oportunidade de analisar criticamente seu próprio trabalho e o dos outros, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e contínuo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir essa discussão: 1. Inicie parabenizando os alunos pelos esforços e criatividade nas atividades realizadas. 2. Explique que agora é o momento de refletir sobre o que foi aprendido e compartilhar insights com os colegas. 3. Peça que cada grupo apresente brevemente suas atividades, destacando os exemplos mais interessantes de palavras primitivas, derivadas e compostas encontradas ou criadas. 4. Incentive todos os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos, promovendo um ambiente de troca de ideias e colaborativo.

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas? 2. Como a utilização de elementos digitais e modernos, como vídeos e QR Codes, ajudou no seu aprendizado? 3. Vocês perceberam alguma mudança na forma como enxergam a formação das palavras em sua vida cotidiana após essas atividades?

Feedback 360°

Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Siga este roteiro: 1. Explique a importância do feedback para o crescimento pessoal e acadêmico. 2. Cada aluno deve destacar um ponto positivo sobre o trabalho de seus colegas e uma sugestão de melhoria. 3. Reforce que o feedback deve focar no desenvolvimento e aprendizado, e não em críticas pessoais. 4. Dê tempo para que cada aluno compartilhe seu feedback com os colegas de grupo.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Finalidade da Conclusão A etapa de conclusão visa consolidar o conhecimento adquirido, conectando-o ao mundo real e refletindo sobre sua importância prática. Ao resumir os principais conceitos de forma leve e divertida, reforça-se o aprendizado e motiva os alunos a aplicar o conhecimento em suas vidas cotidianas.

Resumo

Resumo Rápido e Divertido! Bom, galera, hoje foi dia de mergulhar no universo das palavras!  Falamos sobre palavras primitivas - aquelas que são raiz, de onde tudo começa, e derivadas - que ganham novas formas com prefixos e sufixos. Também vimos as compostas - palavras que se juntam para formar uma nova! Usamos memes, QR Codes e até viramos influenciadores digitais! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual No mundo moderno, entender como as palavras são formadas e transformadas é essencial! Seja criando um post nas redes sociais, lendo uma notícia ou até montando um currículo, saber como as palavras se modificam nos dá clareza e criatividade na comunicação. A aula de hoje mostrou que o estudo da língua portuguesa está mais vivo e integrado à nossa rotina digital do que nunca! 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia Saber diferenciar e formar palavras com prefixos e sufixos é super importante para escrever melhor, entender e se expressar claramente. No dia a dia, isso ajuda desde a interpretação de textos até a criação de conteúdos mais criativos e impactantes, seja na escola, no trabalho ou nas redes sociais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies