Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Primitivo e Derivado

Avatar padrão

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

''EF05LP08''

Primitivo e Derivado

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Primitivo e Derivado

Palavras ChavePortuguês, Palavras Primitivas, Palavras Derivadas, Palavras Compostas, Prefixos, Sufixos, Colaboração, Metodologia Digital, Atividades Interativas, Aprendizado Ativo, Tecnologia, Vídeos, QR Codes, Histórias Coletivas
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (InShot, CapCut), Google Drive, Projetor, QR Codes, Google Lens, Computadores ou tablets com acesso ao Google Docs
Códigos BNCCEF05LP08: Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade esclarecer os objetivos principais da aula, garantindo que os alunos compreendam as diferenças entre palavras primitivas, derivadas e compostas. Além disso, busca-se enfatizar o reconhecimento e a aplicação de prefixos e sufixos na formação de palavras, preparando os alunos para as atividades práticas que virão a seguir, de modo que eles possam se engajar de maneira efetiva e colaborativa.

Objetivos principais:

1. Compreender a diferença entre palavras primitivas, derivadas e compostas.

2. Identificar palavras derivadas por adição de prefixo e sufixo.

3. Aplicar o conhecimento de prefixos e sufixos na formação de novas palavras.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e a capacidade de análise linguística dos alunos.
  2. Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos durante as atividades.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem a finalidade de engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema ao seu conhecimento prévio e incentivando a interação e a troca de informações. Ao utilizar dispositivos móveis para buscar fatos interessantes, os alunos são incentivados a explorar e contribuir ativamente para a construção do conhecimento coletivo, preparando o terreno para o aprofundamento e a prática que virão a seguir.

Aquecendo

Comece a aula introduzindo o tema 'Primitivo e Derivado' de forma breve e envolvente. Explique que as palavras podem ser classificadas em diferentes categorias com base em sua origem e forma. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre palavras primitivas, derivadas ou compostas e compartilhem com a turma. Isso ajudará a contextualizar o tema e gerar curiosidade inicial.

Reflexões Iniciais

1. O que são palavras primitivas?

2. Como podemos identificar palavras derivadas?

3. Quais são os exemplos de sufixos e prefixos que conhecemos?

4. Como as palavras compostas diferem das primitivas e derivadas?

5. Podem citar exemplos de palavras que usamos no dia a dia que se encaixam em cada uma dessas categorias?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma aplicação prática e contextualizada dos conhecimentos sobre palavras primitivas, derivadas e compostas. Utilizando tecnologias digitais e colaborativas, espera-se que os alunos se engajem de forma dinâmica e criativa, solidificando seu aprendizado através de atividades lúdicas e interativas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influencers da Linguagem 📲

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos na compreensão das diferenças entre palavras primitivas, derivadas e compostas, utilizando uma abordagem moderna e divertida que se alinha com o contexto digital em que vivem.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se dividirão em grupos para criar um vídeo de 60 segundos no estilo de um influenciador digital, explicando a diferença entre palavras primitivas, derivadas e compostas. Eles devem usar exemplos do dia a dia e, se possível, integrar memes ou referências que sejam populares entre eles.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça a cada grupo para escolher um tema popular nas redes sociais, como memes, desafios virais ou tópicos de interesse jovem.

  • Cada grupo deverá criar um roteiro para um vídeo curto (60 segundos) que explique a diferença entre palavras primitivas, derivadas e compostas, incluindo exemplos e integrando elementos do tema escolhido.

  • Os alunos devem usar seus celulares para gravar e editar o vídeo. Aplicativos gratuitos como InShot ou CapCut podem ser úteis.

  • Após a gravação, cada grupo deve postar o vídeo em uma plataforma de compartilhamento privada, como uma pasta do Google Drive, e compartilhar o link com o professor.

  • O professor pode projetar os vídeos na sala para que todos possam assistir e aprender uns com os outros.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro Lexical 🕵️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o trabalho colaborativo e o raciocínio lógico-linguístico através de uma atividade dinâmica e digitalmente integrada.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital. Utilizando QR Codes espalhados pela sala, eles encontrarão pistas que os levarão a exemplos de palavras primitivas, derivadas e compostas. Cada QR Code conterá uma pista e uma tarefa relacionada à formação de palavras.

- Instruções:

  • Prepare QR Codes com pistas e distribua-os pela sala antes da aula começar.

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada QR Code levará a uma pista que desafiará o grupo a encontrar palavras primitivas, derivadas ou compostas.

  • Os alunos usarão seus celulares para escanear os QR Codes. Aplicativos como Google Lens podem ser úteis.

  • Cada pista deve incluir uma breve explicação e um exemplo de uma palavra, além de uma tarefa, como 'Liste três palavras derivadas da palavra ‘amor’'.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas, explicando o raciocínio utilizado para chegar às respostas.

Atividade 3 - Jornada dos Prefixos e Sufixos 🛤️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a criatividade e a compreensão das formações de palavras através da criação coletiva de histórias, utilizando ferramentas digitais para facilitar a colaboração.

- Descrição: Os alunos criarão uma história colaborativa utilizando uma plataforma online, como o Google Docs. Cada grupo começará com uma palavra primitiva e, ao longo da história, irão adicionar palavras derivadas por prefixo e sufixo, enriquecendo a narrativa de forma criativa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma palavra primitiva que será o ponto de partida para a história.

  • Usando uma plataforma colaborativa, como o Google Docs, os alunos começarão a escrever uma história curta.

  • Ao longo da narrativa, cada aluno contribuirá com palavras derivadas, utilizando prefixos e sufixos que evoluem a história.

  • Dê tempo para que cada grupo finalize sua história, certificando-se de que incluíram palavras primitivas, derivadas por prefixo e sufixo.

  • Os grupos compartilharão suas histórias com a turma, destacando as palavras utilizadas e explicando suas formações.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e compartilhamento de experiências entre os alunos. Ao discutir sobre as atividades realizadas e receber feedback construtivo dos colegas, os alunos têm a oportunidade de analisar criticamente seu próprio trabalho e o dos outros, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e contínuo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir essa discussão: 1. Inicie parabenizando os alunos pelos esforços e criatividade nas atividades realizadas. 2. Explique que agora é o momento de refletir sobre o que foi aprendido e compartilhar insights com os colegas. 3. Peça que cada grupo apresente brevemente suas atividades, destacando os exemplos mais interessantes de palavras primitivas, derivadas e compostas encontradas ou criadas. 4. Incentive todos os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos, promovendo um ambiente de troca de ideias e colaborativo.

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas? 2. Como a utilização de elementos digitais e modernos, como vídeos e QR Codes, ajudou no seu aprendizado? 3. Vocês perceberam alguma mudança na forma como enxergam a formação das palavras em sua vida cotidiana após essas atividades?

Feedback 360°

Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Siga este roteiro: 1. Explique a importância do feedback para o crescimento pessoal e acadêmico. 2. Cada aluno deve destacar um ponto positivo sobre o trabalho de seus colegas e uma sugestão de melhoria. 3. Reforce que o feedback deve focar no desenvolvimento e aprendizado, e não em críticas pessoais. 4. Dê tempo para que cada aluno compartilhe seu feedback com os colegas de grupo.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

🎯 Finalidade da Conclusão A etapa de conclusão visa consolidar o conhecimento adquirido, conectando-o ao mundo real e refletindo sobre sua importância prática. Ao resumir os principais conceitos de forma leve e divertida, reforça-se o aprendizado e motiva os alunos a aplicar o conhecimento em suas vidas cotidianas.

Resumo

📝 Resumo Rápido e Divertido! Bom, galera, hoje foi dia de mergulhar no universo das palavras! 🚀 Falamos sobre palavras primitivas - aquelas que são raiz, de onde tudo começa, e derivadas - que ganham novas formas com prefixos e sufixos. Também vimos as compostas - palavras que se juntam para formar uma nova! Usamos memes, QR Codes e até viramos influenciadores digitais! 📲😎

No Mundo

🌍 Conexão com o Mundo Atual No mundo moderno, entender como as palavras são formadas e transformadas é essencial! Seja criando um post nas redes sociais, lendo uma notícia ou até montando um currículo, saber como as palavras se modificam nos dá clareza e criatividade na comunicação. A aula de hoje mostrou que o estudo da língua portuguesa está mais vivo e integrado à nossa rotina digital do que nunca! 🌟

Na Prática

📌 Aplicações no Dia a Dia Saber diferenciar e formar palavras com prefixos e sufixos é super importante para escrever melhor, entender e se expressar claramente. No dia a dia, isso ajuda desde a interpretação de textos até a criação de conteúdos mais criativos e impactantes, seja na escola, no trabalho ou nas redes sociais.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Relações Anafóricas e Catafóricas | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Contextos Comunicativos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Linguagens Verbal, Não-Verbal e Mista | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Relações Intertextuais | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies