Entrar

Plano de aula de Verbos: Introdução

Português

Original Teachy

''EF05LP05''

Verbos: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbos: Introdução

Palavras ChaveVerbos, Tempos Verbais, Presente do Indicativo, Pretérito do Indicativo, Futuro do Indicativo, Flexão Verbal, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, RULER, Visualização Criativa, Histórias, Emoções
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Folhas de papel, Canetas, Lápis, Borracha, Cartolina, Material de leitura (livros, textos), Recursos audiovisuais (opcional)
Códigos BNCCEF05LP05: Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.; EF05LP06: Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de verbos, estabelecendo uma base sólida para diferenciar e flexionar os tempos verbais de maneira adequada. Isso facilita a construção de frases coerentes e o desenvolvimento da comunicação escrita e oral. Além disso, ao abordar os verbos de forma socioemocional, os alunos serão incentivados a reconhecer e expressar suas emoções através da linguagem, promovendo o autoconhecimento e a empatia.

Objetivos Principais

1. Compreender o conceito de verbo e sua importância na construção de frases.

2. Diferenciar os tempos verbais de presente, passado e futuro do indicativo, identificando-os corretamente em frases.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Visualização Criativa

A atividade de aquecimento emocional é chamada de 'Visualização Criativa'. Trata-se de uma prática que envolve fechar os olhos e imaginar cenas, sons e sentimentos positivos, ajudando os alunos a se conectarem com suas próprias emoções e a se prepararem mentalmente para a aula. Esta técnica promove o foco, a presença e a concentração, criando um ambiente propício para a aprendizagem.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente apoiados no chão e as mãos descansando sobre as pernas.

2. Explique que eles irão fazer uma atividade de visualização para ajudá-los a se concentrar e se preparar para a aula.

3. Solicite que fechem os olhos e respirem profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, de forma lenta e controlada.

4. Guie os alunos a imaginar um lugar tranquilo e seguro, como uma praia, uma floresta ou um campo florido. Peça que visualizem os detalhes desse lugar: as cores, os sons, os cheiros e as sensações.

5. Incentive-os a se imaginar nesse lugar, sentindo-se calmos, felizes e relaxados. Diga para prestarem atenção a qualquer emoção positiva que surja e a se concentrarem nela.

6. Depois de alguns minutos, peça que, gradualmente, voltem sua atenção para a sala de aula, mantendo a sensação de calma e foco.

7. Oriente-os a abrir os olhos lentamente e a trazer essa tranquilidade para o início da aula.

Contextualização do Conteúdo

Os verbos são fundamentais na construção de frases e na comunicação, pois eles expressam ações, estados e acontecimentos. Imagine como seria difícil compartilhar suas experiências sem usar verbos para descrever o que você fez, faz ou fará. Assim como as emoções, os verbos ajudam a dar sentido e vida às nossas histórias e conversas. Compreender e utilizar corretamente os verbos nos diferentes tempos verbais é essencial para se comunicar de forma clara e eficaz. Além disso, ao aprender sobre verbos, você também estará desenvolvendo a habilidade de reconhecer e expressar suas próprias emoções e as dos outros, pois muitas vezes as ações estão diretamente ligadas aos nossos sentimentos.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição de Verbo: Explique que verbo é uma classe de palavras que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. Exemplos: correr, ser, chover.

2. Tempos Verbais: Apresente os tempos verbais do indicativo - presente, passado (pretérito) e futuro.

3. Presente do Indicativo: Indica uma ação que ocorre no momento da fala ou uma verdade universal. Exemplo: 'Eu estudo todos os dias.'

4. Pretérito do Indicativo: Indica uma ação que já ocorreu. Existem três tipos: perfeito (ação concluída), imperfeito (ação contínua no passado) e mais-que-perfeito (ação anterior a outra no passado). Exemplos: 'Eu estudei ontem.' (perfeito), 'Eu estudava quando você ligou.' (imperfeito), 'Eu já tinha estudado quando ele chegou.' (mais-que-perfeito).

5. Futuro do Indicativo: Indica uma ação que ocorrerá. Dividido em futuro do presente (ação que vai ocorrer) e futuro do pretérito (ação que ocorreria sob certa condição). Exemplos: 'Eu estudarei amanhã.' (futuro do presente), 'Eu estudaria se tivesse tempo.' (futuro do pretérito).

6. Flexão Verbal: Mostre como os verbos se flexionam em pessoa (1ª, 2ª e 3ª) e número (singular e plural). Exemplo: 'Eu corro', 'Tu corres', 'Ele corre.'

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 35 minutos

Explorando Verbos em Nossas Histórias

Nesta atividade, os alunos irão criar pequenas histórias em grupos, utilizando verbos nos tempos presente, passado e futuro do indicativo. A atividade incentiva a colaboração e a aplicação prática do conhecimento sobre verbos, além de promover o reconhecimento e a expressão de emoções através das narrativas.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Peça a cada grupo que crie uma pequena história, incluindo verbos nos tempos presente, passado e futuro do indicativo.

3. Instrua os alunos a identificarem e sublinharem os verbos em suas histórias.

4. Solicite que os grupos leiam suas histórias em voz alta para a turma.

5. Após cada leitura, peça aos outros grupos para apontarem os verbos e os tempos verbais utilizados na história apresentada.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a leitura das histórias, inicie uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Pergunte aos alunos como se sentiram ao criar e compartilhar suas histórias, incentivando-os a reconhecer e nomear suas emoções. Em seguida, explore as causas dessas emoções, perguntando o que os levou a se sentirem dessa forma e quais são as consequências dessas emoções no ambiente de aprendizado. Isso ajudará a compreender melhor as emoções envolvidas.

Encoraje os alunos a expressarem suas emoções de forma apropriada durante a discussão, promovendo um ambiente seguro e acolhedor. Por fim, discuta estratégias para regular as emoções de forma eficiente, como a utilização de técnicas de respiração ou pausas estratégicas durante atividades mais intensas. Isso não só reforça o aprendizado dos verbos, mas também desenvolve habilidades socioemocionais essenciais para a vida dos alunos.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula ao aprender sobre verbos e como geriram suas emoções. Alternativamente, inicie uma discussão em círculo onde cada aluno pode compartilhar suas experiências e sentimentos. Incentive-os a refletir sobre momentos em que se sentiram frustrados, confusos ou satisfeitos, e como lidaram com essas emoções. Pergunte o que poderiam ter feito de diferente para melhorar sua gestão emocional e aprendizado.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar os alunos a autoavaliar suas habilidades de regulação emocional e identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no contexto do aprendizado sobre verbos. Isso promove o autoconhecimento e o autocontrole, ajudando os alunos a desenvolver uma maior resiliência emocional e uma abordagem mais positiva e eficaz para o estudo.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas claras para continuar o aprendizado sobre verbos e aplicar as habilidades socioemocionais desenvolvidas durante a aula. Peça que cada aluno escreva uma ou duas metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo. Essas metas podem incluir praticar mais os tempos verbais em casa, ajudar um colega que tenha dificuldade ou usar técnicas de regulação emocional em outras disciplinas.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Praticar a conjugação de verbos nos tempos presente, passado e futuro diariamente.

2. Ajudar um colega a entender a diferença entre os tempos verbais.

3. Utilizar técnicas de respiração para se acalmar antes de provas ou atividades estressantes.

4. Ler mais livros e identificar os verbos e seus tempos verbais.

5. Participar ativamente das aulas de português, fazendo perguntas e contribuindo com exemplos. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a continuar se desenvolvendo academicamente e pessoalmente. Definir metas claras promove a autodisciplina e a responsabilidade, além de ajudar os alunos a visualizar um caminho concreto para o progresso contínuo em suas habilidades linguísticas e socioemocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies