Entrar

Plano de aula de Desenho

Artes

Original Teachy

'EF69AR02'

Desenho

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Desenho

Palavras Chavedesenho, expressão artística, formas geométricas, formas orgânicas, criatividade, inovação, comunicação visual, atividades práticas, trabalho em grupo, reflexão crítica
Materiais Necessáriospapel, lápis, canetas coloridas, régua, borracha
Códigos BNCCEF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas específicas de aprendizagem da aula. Ao estabelecer claramente os objetivos, os alunos são orientados sobre o que é esperado que aprendam e como devem aplicar o conhecimento prévio em sala. Esta seção serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos resultados esperados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a aplicar habilidades motoras na criação de formas artísticas diversas.

2. Explorar e compreender as diversas formas de expressão artística por meio do desenho.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de observação e análise crítica dos trabalhos artísticos dos colegas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que incentivam a aplicação prática do conhecimento. Além disso, contextualiza a importância do desenho na vida cotidiana e em profissões diversas, aumentando o interesse e a relevância do tema para os alunos.

Situações Problema

1. Imagine que vocês são arquitetos e precisam projetar uma nova cidade no espaço sideral. Como utilizariam as formas geométricas e orgânicas no desenho dos prédios e estruturas urbanas para garantir um visual futurista e funcional?

2. Pensem em um cenário de animação onde os personagens principais são criaturas mágicas. Como vocês representariam essas criaturas no papel, considerando que elas podem ter formas que desafiam a lógica e a realidade?

Contextualização

O desenho é uma ferramenta poderosa não apenas para artistas, mas também para profissionais de diversas áreas, como design, arquitetura e engenharia. A habilidade de representar imagens não só permite a comunicação visual, mas também estimula a criatividade e a inovação. Por exemplo, o famoso arquiteto Frank Gehry usa esboços e desenhos para visualizar e comunicar suas ideias arquitetônicas inovadoras, que frequentemente desafiam a concepção tradicional de formas e espaços.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos estudados sobre desenho, especialmente focando nas formas de expressão. Ao trabalharem em grupos, os estudantes desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, além de aprimorarem suas técnicas de desenho em um contexto de resolução de problemas e exploração artística. Esta etapa é essencial para consolidar o aprendizado e para que os alunos possam visualizar diretamente a aplicação dos conceitos teóricos de desenho.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arquitetos do Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de desenho e criatividade, aplicando conhecimentos de formas e proporções em um contexto de design urbano futurista.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão a tarefa de projetar uma cidade do futuro no papel, utilizando apenas lápis e canetas coloridas. Eles deverão considerar a utilização de formas geométricas e orgânicas para criar prédios, parques e sistemas de transporte inovadores.

- Instruções:

  • Formem grupos de até 5 alunos.

  • Discutam e desenhem a planta da cidade no papel, considerando a distribuição dos elementos principais (prédios, parques, estradas e sistemas de transporte).

  • Utilizem formas geométricas e orgânicas para representar diferentes tipos de edifícios e áreas verdes.

  • Apresentem o projeto para a turma, explicando as escolhas de design e como as formas utilizadas expressam o conceito de uma cidade futurista.

Atividade 2 - Criaturas Mágicas em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a habilidade de desenhar formas complexas, além de praticar a habilidade de narrativa visual.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão uma série de criaturas mágicas em papel, utilizando técnicas de desenho que explorem formas que desafiam a lógica e a realidade. Cada grupo deverá desenvolver no mínimo três criaturas e apresentar suas características e habilidades por meio de desenhos.

- Instruções:

  • Dividam-se em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar no mínimo três desenhos de criaturas mágicas, explorando formas que desafiem a lógica e a realidade.

  • Desenvolvam um pequeno texto explicativo para cada criatura, descrevendo suas características e habilidades.

  • Apresentem as criaturas para a classe, explicando o processo criativo e as decisões de design tomadas.

Atividade 3 - Museu de Formas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e aplicar o uso de diferentes formas na expressão artística, além de promover o trabalho em equipe e a apresentação pública de ideias.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, deverão criar uma galeria de arte no estilo de um museu, onde cada grupo representará um movimento artístico ou um tema específico. O desafio é usar diferentes formas para expressar o conceito de cada obra ou tema escolhido.

- Instruções:

  • Formem grupos de até 5 alunos.

  • Escolham um movimento artístico ou tema para representar em sua galeria de arte.

  • Desenhem pelo menos duas obras que representem o conceito escolhido, utilizando formas diversas.

  • Preparem uma breve apresentação sobre o movimento ou tema representado e as formas escolhidas para expressá-lo.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o processo criativo e as escolhas de design feitas durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de oferecer uma oportunidade para os alunos receberem feedbacks de seus pares e do professor. Este retorno é crucial para aprofundar a compreensão dos conceitos de desenho e expressão artística.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir a cada grupo que compartilhe brevemente o que criaram e como as formas utilizadas expressam suas ideias. Em seguida, sugere-se que cada grupo faça perguntas aos demais sobre suas criações, promovendo um diálogo crítico e construtivo. O professor pode intervir para esclarecer dúvidas ou oferecer insights adicionais, incentivando uma troca rica de ideias e percepções.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar expressar suas ideias utilizando formas no desenho?

2. Como as formas que você escolheu ajudam a contar a história ou o conceito por trás de seu desenho?

3. Há alguma forma que vocês consideram mais eficaz para expressar emoções ou conceitos abstratos? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar e sintetizar o aprendizado adquirido durante a aula, conectando as atividades práticas com os conceitos teóricos discutidos. Além disso, destaca a importância do tema na prática e na teoria, reforçando a relevância do conteúdo para a formação dos alunos e para sua aplicação em contextos variados. Esta seção visa assegurar que os alunos tenham compreendido os objetivos da aula e possam refletir sobre como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em diferentes situações.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando a importância das formas na expressão artística e na comunicação visual. Deve-se recapitular as atividades realizadas, como o 'Arquitetos do Futuro', 'Criaturas Mágicas em Ação' e o 'Museu de Formas', destacando como cada uma explorou de maneira prática o uso de formas geométricas e orgânicas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje proporcionou uma ponte entre a teoria estudada sobre formas no desenho e a prática, através de atividades que simularam situações reais de design e expressão artística. Os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos em contextos criativos e desafiadores, como o projeto de uma cidade futurista e a criação de criaturas mágicas, solidificando o entendimento das formas como ferramentas versáteis de comunicação visual.

Fechamento

Finalmente, é essencial destacar a relevância do desenho e da habilidade de manipular formas na vida cotidiana e na carreira de muitos profissionais, como arquitetos, designers e artistas. Compreender e saber usar as formas é um passo importante para aprimorar a capacidade de expressão e inovação em diversas áreas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies