Entrar

Plano de aula de Profissionais de Artes

Artes

Original Teachy

'EF69AR08'

Profissionais de Artes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Profissionais de Artes

Palavras ChaveProfissionais de Artes, Mercado de Trabalho, Aplicação Prática, Criatividade, Colaboração, Integração Teoria-Prática, Bazar de Talentos, Cineasta por um Dia, Designers de Sonhos, Discussão em Grupo, Reflexão, Atividades Interativas
Materiais NecessáriosMateriais para estandes (pôsteres, laptops, tablets), Materiais para apresentação (instrumentos musicais, cenários de teatro, pincéis e tintas, livros), Dispositivos para filmagem e edição (smartphones, câmeras digitais, software de edição), Materiais para criação de murais (revistas, tecidos, tintas, pincéis)
Códigos BNCCEF69AR08: Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos mais significativos do tema. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção serve como um mapa que orienta tanto as atividades em sala quanto a avaliação do aprendizado. Os objetivos delineados não só informam os alunos sobre o que será explorado, mas também incentivam uma abordagem crítica e reflexiva sobre as informações previamente estudadas em casa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e discutir os diferentes profissionais envolvidos na criação e produção de conteúdos artísticos, incluindo artistas visuais, músicos, atores, escritores, entre outros.

2. Desenvolver a compreensão dos alunos sobre o mercado de trabalho nas artes, explorando não apenas as oportunidades, mas também os desafios enfrentados pelos profissionais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o interesse dos alunos pelas diversas formas de expressão artística e suas aplicações práticas no dia a dia.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectá-los com o conteúdo que estudaram em casa, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática dos conhecimentos. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância do tema no mundo real, aumentando o interesse dos estudantes e preparando o terreno para as atividades práticas em sala.

Situações Problema

1. Imagine que uma grande companhia de teatro está montando um espetáculo inovador e precisa contratar profissionais de diferentes áreas artísticas para colaborar. Quais seriam esses profissionais e que papéis desempenhariam no projeto?

2. Um estúdio de animação recebeu a missão de criar uma série educativa para televisão, envolvendo música, desenhos e roteiro. Que tipos de profissionais de artes seriam necessários para essa produção e como eles poderiam trabalhar juntos?

Contextualização

Para contextualizar a importância do estudo sobre profissionais de artes, considere que o mundo do entretenimento é um dos maiores setores da economia global, envolvendo um complexo ecossistema de artistas, produtores, técnicos e empresários. Além disso, muitas inovações tecnológicas surgiram a partir da interseção entre arte e ciência, como o uso de efeitos especiais em filmes e a criação de novas formas de música por meio de softwares. Esses exemplos mostram como o conhecimento sobre profissões artísticas é essencial não apenas para aspirantes a artistas, mas para qualquer pessoa interessada nas interações entre cultura, tecnologia e economia.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos sobre profissionais de artes e mercado de trabalho de maneira prática e envolvente. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes facetas das artes, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração. Cada atividade proposta visa não apenas reforçar o aprendizado teórico, mas também preparar os alunos para futuras carreiras profissionais e para uma apreciação mais profunda das artes em geral.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Grande Bazar de Talentos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão prática e interativa das diversas profissões artísticas e seus mercados de trabalho.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são desafiados a organizar um 'bazar de talentos' dentro da escola, onde cada grupo representa diferentes setores das artes (música, teatro, artes visuais, literatura, etc.). Cada grupo deve preparar uma pequena apresentação que destaque o trabalho dos profissionais de sua área, como músicos, atores, pintores e escritores. Eles também devem explicar como esses profissionais se inserem no mercado de trabalho atual.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando um setor das artes.

  • Cada grupo escolhe um profissional (ou mais) de seu setor para pesquisar e preparar uma apresentação.

  • Os grupos montam estandes em áreas designadas da escola, onde apresentarão seus talentos e informações sobre o mercado de trabalho.

  • Organize um horário para que os outros alunos visitem os estandes e participem de pequenas atividades interativas preparadas pelos grupos.

  • Ao final do evento, cada grupo faz uma reflexão sobre o que aprendeu e como aplicaria esses conhecimentos em suas futuras carreiras.

Atividade 2 - Cineasta por um Dia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos e aprofundar o entendimento sobre como as artes se comunicam e influenciam a sociedade.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em cineastas iniciantes, criando um pequeno filme que destaque a importância das artes no mundo moderno. Eles irão escrever um roteiro, atuar, dirigir, filmar e editar, usando dispositivos móveis ou câmeras simples, se disponíveis. O processo criativo será documentado e discutido ao final.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um aspecto das artes (música, dança, pintura, etc.) para basear seu filme.

  • Os grupos escrevem um roteiro curto que ilustre o impacto desse aspecto artístico na sociedade.

  • Os grupos filmam e editam seu filme usando recursos disponíveis, como smartphones ou câmeras digitais.

  • Realize uma sessão de exibição dos filmes, seguida de uma discussão sobre o processo criativo e as mensagens transmitidas.

Atividade 3 - Designers de Sonhos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e expressão artística enquanto os alunos exploram o impacto das artes em suas vidas e na sociedade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mural colaborativo que represente suas visões de um futuro onde as artes desempenham um papel central. Eles utilizarão técnicas de colagem, pintura e escrita para expressar suas ideias e depois apresentarão o mural para a classe, discutindo os conceitos por trás de suas escolhas artísticas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça materiais como revistas, tecidos, tintas e pincéis.

  • Os grupos discutem e planejam seu mural, decidindo quais elementos e mensagens querem incluir.

  • Os alunos criam o mural, trabalhando juntos para integrar suas visões individuais.

  • Cada grupo apresenta seu mural, explicando as escolhas artísticas e as mensagens transmitidas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades práticas e teóricas do dia. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conhecimento adquirido e a compartilhar diferentes perspectivas e experiências, promovendo uma compreensão mais profunda e integrada sobre as profissões de artes e seus mercados de trabalho. Além disso, esta sessão promove habilidades de comunicação e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma grande discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar e refletir sobre as experiências vividas durante o dia. Encoraje cada grupo a apresentar um resumo do que aprenderam e das descobertas mais significativas. Utilize perguntas direcionadas para facilitar a conversa e garantir que todos tenham a oportunidade de participar e contribuir com suas ideias.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao representar seu setor artístico e discutir o mercado de trabalho associado?

2. Como as atividades de hoje mudaram ou reforçaram a sua visão sobre as profissões artísticas?

3. Que habilidades você acha que são mais importantes para ter sucesso no mercado de trabalho das artes?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, proporcionando uma visão integrada do conteúdo abordado e dos objetivos atingidos. Esta etapa permite que os alunos reflitam sobre a importância do que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos no futuro. Além disso, serve para reforçar a ligação entre teoria e prática, garantindo que os alunos compreendam a aplicabilidade dos conceitos no mundo real.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando os diferentes profissionais das artes e suas funções no mercado de trabalho. Deve-se destacar as atividades práticas, como o 'Bazar de Talentos', 'Cineasta por um Dia' e 'Designers de Sonhos', que permitiram aos alunos vivenciar de forma lúdica e interativa o conteúdo aprendido.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi meticulosamente projetada para conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala, através de atividades que simularam situações reais do mercado de trabalho artístico. Essa abordagem não apenas facilita a compreensão dos conceitos, mas também prepara os alunos para futuras carreiras profissionais, destacando a importância da colaboração, criatividade e inovação no mundo das artes.

Fechamento

Por fim, é crucial que os alunos compreendam a relevância das profissões artísticas em nosso cotidiano. Através do estudo destas áreas, eles puderam vislumbrar como a arte se manifesta nas mais diversas formas, desde o entretenimento até a educação e a inovação tecnológica. Este entendimento não só enriquece sua cultura pessoal, como também os prepara para serem cidadãos mais críticos e participativos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies