Entrar

Plano de aula de Camadas da Terra

Ciências

Original Teachy

'EF06CI11'

Camadas da Terra

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Camadas da Terra

Palavras ChaveCamadas da Terra, Núcleo, Manto, Crosta, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Gamificação, Realidade Aumentada, Colaboração em Grupo, Feedback 360°, Interatividade, Inovação Pedagógica, Ciências
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Ferramentas de edição de imagem e vídeo (Canva, InShot), Plataformas de quiz interativo (Kahoot!, Quizizz), Aplicativos de realidade aumentada (Google Earth, Merge Cube), Google Classroom ou plataforma similar, Google Slides, PowerPoint ou ferramenta de apresentação similar
Códigos BNCCEF06CI11: Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para um aprendizado aprofundado das camadas da Terra, garantindo que eles compreendam os conceitos fundamentais antes de se envolverem em atividades práticas mais complexas. Este entendimento inicial é crucial para que possam participar ativamente e de forma crítica nas atividades subsequentes, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Objetivos principais:

1. Compreender as características das três principais camadas da Terra: núcleo, manto e crosta.

2. Reconhecer as diferenças estruturais e funcionais entre as camadas da Terra.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise e comparação, aplicando conhecimentos prévios aos novos conceitos apresentados.
  2. Estimular o interesse e a curiosidade sobre as dinâmicas internas do nosso planeta.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para um aprendizado aprofundado das camadas da Terra, garantindo que eles compreendam os conceitos fundamentais antes de se envolverem em atividades práticas mais complexas. Este entendimento inicial é crucial para que possam participar ativamente e de forma crítica nas atividades subsequentes, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Aquecendo

 Comece a aula com uma breve introdução sobre as camadas da Terra, destacando a importância do estudo das suas características e como isso nos ajuda a entender eventos como terremotos e erupções vulcânicas. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o núcleo, manto ou crosta da Terra e compartilhem com a turma. Isso não só atualiza o entendimento deles, mas também os engaja com a tecnologia, transformando o aprendizado em uma experiência divertida e interativa.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as três principais camadas da Terra?

2. O que você já sabe sobre o núcleo da Terra?

3. Como você descreveria o manto terrestre?

4. Quais são as principais características da crosta terrestre?

5. Por que é importante estudar as camadas internas da Terra?

Desenvolvimento

Duração: 70-80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e envolvente, utilizando tecnologias digitais para aprofundar o conhecimento sobre as camadas da Terra. Ao trabalhar em grupos, os alunos não só consolidam o conteúdo teórico de maneira prática, mas também desenvolvem habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação, conectando o aprendizado científico ao contexto digital e cotidiano.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores das Camadas da Terra 

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Contextualizar o estudo das camadas da Terra através das redes sociais, utilizando ferramentas digitais para fomentar a criatividade e a compreensão dos alunos.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar uma série de posts no Instagram fictício de um influenciador digital que está explicando as camadas da Terra para seus seguidores. Cada grupo focará em uma camada específica (núcleo, manto ou crosta) e deverá utilizar textos, imagens, vídeos curtos e Stories para ilustrar e explicar as características dessa camada.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe (ou recebe) uma camada da Terra para focar: núcleo, manto ou crosta.

  • Utilizar celulares e computadores para pesquisar mais informações detalhadas e imagens sobre a camada escolhida.

  • Criar um plano de posts para uma semana, incluindo pelo menos 3 publicações no feed e 5 Stories.

  • Usar ferramentas de edição de imagem e vídeo, como Canva ou InShot, para criar conteúdo atraente.

  • Compartilhar o conteúdo no grupo da turma ou em uma plataforma escolhida pelo professor, como Google Classroom, para avaliação e feedback.

Atividade 2 - Gamificação das Camadas da Terra 

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Promover o entendimento das camadas da Terra através da gamificação, incentivando a colaboração e a competição saudável entre os alunos enquanto utilizam tecnologias digitais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um quiz interativo usando uma plataforma como Kahoot! ou Quizizz. O quiz deve ter perguntas sobre as três camadas da Terra (núcleo, manto e crosta), incluindo características, funções e curiosidades. Em seguida, cada grupo irá jogar os quizzes criados pelos outros grupos, promovendo uma competição amigável para ver quem consegue a maior pontuação.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar 10 perguntas sobre as camadas da Terra, distribuídas entre núcleo, manto e crosta.

  • Utilizar plataformas como Kahoot! ou Quizizz para criar o quiz interativo.

  • Inserir as perguntas, opções de respostas e imagens relacionadas em cada plataforma.

  • Após criar o quiz, os grupos irão jogar os quizzes uns dos outros.

  • Anotar as pontuações e discutir as respostas corretas e incorretas para reforçar o aprendizado.

Atividade 3 - Investigação em Realidade Aumentada 

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Utilizar a realidade aumentada para oferecer uma visão aprofundada e interativa das camadas da Terra, incentivando a investigação, a observação e a apresentação de informações de maneira estruturada e tecnológica.

- Descrição: Os alunos usarão aplicativos de realidade aumentada (RA) para explorar as camadas da Terra de maneira interativa. Cada grupo escolherá uma camada e, utilizando o aplicativo, investigará as características dessa camada. Eles devem criar uma apresentação digital (usando Google Slides, PowerPoint, etc.) com capturas de tela e descrições detalhadas do que encontraram durante a exploração em RA.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma camada da Terra para explorar: núcleo, manto ou crosta.

  • Usar celulares e baixar um aplicativo de realidade aumentada, como Google Earth ou Merge Cube.

  • Explorar a camada escolhida através do aplicativo, fazendo capturas de tela e anotando observações.

  • Criar uma apresentação digital que inclua as capturas de tela e descrições detalhadas das características da camada explorada.

  • Apresentar as descobertas para a turma, destacando insights e curiosidades encontradas.

Retorno

Duração: 20-25 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão crítica e o compartilhamento de conhecimentos adquiridos, consolidando o aprendizado colaborativo. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos podem reconhecer seus pontos fortes e áreas de melhoria, além de aprender com as experiências e perspectivas dos colegas, incentivando um ambiente de respeito e cooperação.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde cada equipe compartilha suas descobertas e experiências com a atividade. Inicie a discussão com um breve roteiro: 'Hoje vamos compartilhar e refletir sobre o que aprendemos nas atividades. Cada grupo terá cinco minutos para apresentar suas principais descobertas e explicar o processo que seguiram. Depois de cada apresentação, abriremos para perguntas e comentários dos colegas.'

Reflexões

1.Quais foram as principais dificuldades encontradas durante as atividades e como vocês as superaram? 2.Quais novas informações ou curiosidades sobre as camadas da Terra vocês descobriram que não conheciam antes? 3.Como a utilização de ferramentas digitais ajudou no entendimento das camadas da Terra?

Feedback 360°

Feedback 360°: Oriente os alunos a darem feedback uns aos outros de forma construtiva e respeitosa. Instrua-os a usar a técnica do 'feedback sanduíche', onde começam mencionando algo positivo, em seguida apontam algo que pode ser melhorado e terminam com outro aspecto positivo. Explique a importância de ser específico e objetivo para que o feedback seja útil e enriquecedor.

Conclusão

Duração: 10-15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o que foi aprendido, destacando a relevância do estudo das camadas da Terra no contexto atual e suas aplicações práticas. Este fechamento visa reforçar a importância dos conteúdos discutidos, conectando-os ao cotidiano dos alunos e incentivando uma visão crítica e integrada do mundo. 

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que a Terra é um enorme sanduíche cósmico! Primeiro, a camada externa (crosta) é nossa deliciosa fatia de pão, onde vivemos e exploramos. Logo abaixo, temos o manto suculento, a camada recheada que mantém tudo quente e delicioso. E finalmente, o núcleo é o nosso recheio secreto, o coração energético que mantém o sanduíche inteiro unido! 

No Mundo

No Mundo Atual: Entender as camadas da Terra nos ajuda a compreender melhor fenômenos naturais que afetam nosso dia a dia, como terremotos e erupções vulcânicas. Isso também nos conecta com os avanços tecnológicos utilizados nas prospecções de recursos naturais e na proteção ambiental, mostrando como o conhecimento científico é essencial em uma sociedade moderna e informada. 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Conhecer a estrutura interna da Terra é fundamental para profissões como geólogos, engenheiros civis e ambientais, e cientistas que estudam o clima. Este conhecimento ajuda nas construções seguras, na exploração sustentável de recursos naturais e na preparação para desastres naturais. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies