Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Organização de Sistemas

Ciências

Original Teachy

'EF06CI06'

Corpo Humano: Organização de Sistemas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão da organização geral do corpo humano: O objetivo principal é que os alunos entendam a estrutura básica do corpo humano e como os diferentes sistemas se inter-relacionam para manter o funcionamento do corpo.

  2. Reconhecimento e descrição dos principais sistemas do corpo humano: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever os principais sistemas do corpo humano, incluindo o sistema esquelético, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e nervoso.

  3. Conexão entre a estrutura e a função dos sistemas: Os alunos devem ser capazes de entender como a estrutura de cada sistema está diretamente relacionada à sua função. Isso envolve entender como as diferentes partes de um sistema funcionam juntas para realizar determinadas funções vitais.

Objetivos Secundários

  1. Desenvolvimento de habilidades de pesquisa: Os alunos serão incentivados a pesquisar mais sobre os diferentes sistemas do corpo humano para aprimorar seu entendimento. Isso ajudará a desenvolver suas habilidades de pesquisa e de autodidatismo.

  2. Aplicação do conhecimento em situações do mundo real: Os alunos serão incentivados a aplicar seu conhecimento sobre a organização dos sistemas do corpo humano em situações do mundo real, como a compreensão de doenças e lesões, bem como a manutenção da saúde e do bem-estar.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conteúdos vistos anteriormente que são essenciais para o entendimento do tópico atual. Isso inclui a revisão dos conceitos básicos de células, tecidos e órgãos, e como eles se relacionam. Pode-se fazer perguntas direcionadas para os alunos para verificar a retenção desses conceitos.

  2. Situação-problema: O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:

    • "Imagine que você é um médico e um paciente chega até você com dor no peito e dificuldade para respirar. O que poderia estar errado com o sistema do corpo humano dele?"
    • "Você já se perguntou por que, quando você come, você sente energia depois de um tempo? Quais sistemas do corpo humano estão envolvidos nesse processo?"
  3. Contextualização da importância do assunto: O professor explica aos alunos que entender a organização dos sistemas do corpo humano é fundamental para a compreensão de como nosso corpo funciona, como podemos manter nossa saúde e o que pode dar errado em casos de doença ou lesão. Além disso, muitas profissões, como medicina, enfermagem, educação física e nutrição, exigem um conhecimento aprofundado do corpo humano.

  4. Introdução ao tópico: O professor apresenta o tópico da aula - organização dos sistemas do corpo humano. Ele pode fazer isso de várias maneiras, dependendo da abordagem que deseja adotar:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que o sistema circulatório do corpo humano tem cerca de 96.560 km de vasos sanguíneos? Isso é mais do que duas voltas ao redor da Terra!"
    • Curiosidade 2: "Vocês já viram um esqueleto humano? Sabiam que um adulto tem 206 ossos? Mas vocês sabiam que um bebê tem cerca de 300 ossos? Alguns dos ossos do bebê se fundem ao longo do tempo para formar os ossos de um adulto!"
    • Relevância do tópico: "Entender a organização dos sistemas do corpo humano é fundamental para muitas coisas, desde entender como nossos músculos funcionam quando jogamos futebol até compreender as implicações de uma doença no corpo humano."

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Montando o Corpo Humano" (10 - 12 minutos)

    • Materiais necessários: Imagens coloridas dos sistemas do corpo humano (ou modelos de plástico se disponíveis), papel cartão, tesoura, cola, canetas coloridas.
    • Descrição da atividade: Os alunos, divididos em grupos de 4 a 5, recebem um conjunto de imagens de diferentes sistemas do corpo humano (esquelético, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e nervoso) e papel cartão. Eles devem recortar as imagens e colá-las no papel cartão para criar um "quebra-cabeça" tridimensional do corpo humano. Cada sistema deve ser colado em um pedaço de papel separado e, em seguida, os pedaços de papel devem ser conectados para formar o corpo humano completo. Uma vez que o "quebra-cabeça" esteja montado, os alunos usam as canetas coloridas para rotular cada sistema e a estrutura relacionada à função. Eles também podem desenhar setas ou linhas para mostrar as conexões entre os diferentes sistemas.
    • Objetivo da atividade: Esta atividade lúdica e prática permite aos alunos visualizar e entender melhor a organização dos sistemas do corpo humano. Ao trabalharem em grupos, eles também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação.
  2. Atividade 2: "Cenário de Emergência Médica" (10 - 12 minutos)

    • Materiais necessários: Cartões com descrições de diferentes condições médicas (por exemplo, ataque cardíaco, asma, apendicite, etc.), papel e canetas.
    • Descrição da atividade: Após a Conclusão da atividade "Montando o Corpo Humano", os alunos permanecem nos mesmos grupos. Eles recebem um cartão com a descrição de uma condição médica e devem identificar qual sistema do corpo humano está envolvido e como a condição afeta o funcionamento desse sistema. Eles também devem pensar em possíveis tratamentos ou medidas de emergência que poderiam ser tomadas para ajudar o paciente.
    • Objetivo da atividade: Esta atividade promove a aplicação prática do conhecimento adquirido sobre a organização dos sistemas do corpo humano. Ao trabalharem em cenários reais, os alunos desenvolvem habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e permitir que cada grupo compartilhe as soluções ou conclusões a que chegaram durante as atividades. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas descobertas.
    • O professor deve encorajar os alunos a fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma revisão dos conceitos teóricos apresentados no início da aula e como eles se conectam com as atividades realizadas. Isso permitirá que os alunos vejam a aplicação prática dos conceitos teóricos e a importância de entender a organização dos sistemas do corpo humano.
    • O professor deve esclarecer quaisquer mal-entendidos ou conceitos errôneos que possam ter surgido durante as atividades, garantindo que todos os alunos tenham uma compreensão correta e clara do tópico.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor deve propor que os alunos reflitam silenciosamente por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após um minuto de reflexão, os alunos podem compartilhar suas respostas com a classe, se desejarem. O professor pode usar essas respostas para avaliar a eficácia da aula e planejar futuras aulas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos cobertos na aula, lembrando os alunos da importância de entender a organização dos sistemas do corpo humano e como eles se inter-relacionam.
    • Ele pode reforçar os principais conceitos, como a estrutura e função dos sistemas, e como eles trabalham juntos para manter o corpo humano funcionando adequadamente.
    • O professor deve também fazer referência aos exemplos práticos discutidos durante a aula e como eles ajudaram a ilustrar os conceitos teóricos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode mencionar como a atividade "Montando o Corpo Humano" permitiu aos alunos visualizar e entender a organização dos sistemas de forma prática, e como a atividade "Cenário de Emergência Médica" aplicou esse conhecimento em um contexto real.
    • Ele deve também reforçar como o entendimento da organização dos sistemas do corpo humano é fundamental em várias profissões e situações do dia a dia, desde a compreensão de doenças e lesões até a manutenção da saúde e do bem-estar.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tópico. Isso pode incluir livros, sites, vídeos e aplicativos interativos que oferecem informações detalhadas sobre os sistemas do corpo humano.
    • Ele pode, por exemplo, recomendar o uso de aplicativos de realidade aumentada que permitem aos alunos explorar o corpo humano em 3D, ou vídeos educativos que explicam os diferentes sistemas e suas funções de forma clara e interessante.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto, explicando como o conhecimento adquirido na aula é relevante para a vida cotidiana dos alunos.
    • Ele pode, por exemplo, enfatizar como o entendimento da organização dos sistemas do corpo humano pode ajudar os alunos a tomar decisões mais informadas sobre sua saúde e bem-estar, ou a considerar carreiras em campos relacionados à saúde e ao bem-estar.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies