Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Respiratório

Ciências

Original Teachy

'EF06CI06'

Corpo Humano: Sistema Respiratório

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Corpo Humano: Sistema Respiratório

Palavras ChaveSistema Respiratório, Pulmões, Vias Aéreas, Respiração, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Modelo do Sistema Respiratório, Relaxamento Muscular Progressivo, Competências Socioemocionais, RULER, Ciências, 6º Ano, Educação Emocional
Materiais NecessáriosBalões, Canudos, Sacolas Plásticas, Fita Adesiva, Tesouras, Cadeiras Confortáveis
Códigos BNCCEF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é apresentar o tema e os objetivos de aprendizado para os alunos, estabelecendo um contexto claro e relevante. Isso ajuda a focar a atenção dos alunos no conteúdo a ser abordado, ao mesmo tempo que promove uma conexão inicial com as competências socioemocionais, como o autoconhecimento e a tomada de decisão responsável, ao compreender a importância do sistema respiratório para a saúde e bem-estar.

Objetivos Principais

1. Conhecer o sistema respiratório e identificar seus componentes principais, como pulmões e vias aéreas.

2. Compreender as funções dos componentes do sistema respiratório na respiração humana.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Relaxamento Muscular Progressivo

A atividade de Relaxamento Muscular Progressivo é uma técnica que ajuda os alunos a focarem e relaxarem, promovendo a presença e a concentração. A atividade envolve a tensão e o relaxamento sequenciais de diferentes grupos musculares do corpo, o que pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a consciência corporal e emocional.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos repousando sobre o colo.

2. Oriente-os a fechar os olhos e a focar na respiração, inspirando profundamente pelo nariz e expirando lentamente pela boca.

3. Comece com os pés: peça aos alunos que tensionem os músculos dos pés e segurem a tensão por 5 segundos, depois relaxem totalmente.

4. Suba para as pernas: peça para tensionarem os músculos das pernas por 5 segundos, depois relaxarem.

5. Continue com o abdômen, as costas, os ombros, os braços e as mãos, seguindo o mesmo processo de tensionar por 5 segundos e depois relaxar.

6. Termine com o pescoço e a cabeça: peça para que tensionem os músculos faciais e do pescoço por 5 segundos e depois relaxem.

7. Encerre a atividade pedindo aos alunos que façam mais uma respiração profunda, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, e então abram os olhos lentamente.

Contextualização do Conteúdo

O sistema respiratório é fundamental para a nossa sobrevivência, pois é responsável por fornecer oxigênio ao corpo e remover dióxido de carbono. Imagine um atleta correndo em uma maratona, ele depende completamente de um sistema respiratório eficiente para manter seu corpo funcionando. Da mesma forma, quando estamos ansiosos ou estressados, nossa respiração pode mudar, tornando-se mais rápida e superficial. Entender como nosso corpo funciona pode nos ajudar a controlar melhor nossas emoções e melhorar nossa saúde e bem-estar.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Componentes do Sistema Respiratório: O sistema respiratório humano é composto por várias estruturas, cada uma desempenhando um papel crucial na respiração. Estas incluem:

2. Nariz e Cavidade Nasal: A entrada do ar no corpo, onde o ar é filtrado, umedecido e aquecido.

3. Faringe: Um tubo muscular que serve de passagem tanto para o ar quanto para os alimentos.

4. Laringe: Contém as cordas vocais e é responsável pela produção de som.

5. Traqueia: Um tubo que leva o ar da laringe aos brônquios, revestido por anéis cartilaginosos para mantê-lo aberto.

6. Brônquios e Bronquíolos: Os brônquios são tubos que se ramificam a partir da traqueia e levam o ar aos pulmões. Os bronquíolos são subdivisões menores dos brônquios.

7. Pulmões: Órgãos principais da respiração onde ocorre a troca gasosa. Os pulmões contêm alvéolos, pequenos sacos de ar onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.

8. Diafragma: Um músculo que separa o tórax do abdômen e desempenha um papel crucial na respiração, ajudando a expandir e contrair os pulmões.

9. Funções dos Componentes: Cada componente do sistema respiratório tem uma função específica:

10. O nariz e a cavidade nasal filtram e umedecem o ar, removendo partículas e aquecendo-o antes de chegar aos pulmões.

11. A faringe atua como uma passagem comum para o ar e os alimentos.

12. A laringe protege as vias aéreas inferiores e facilita a produção de som.

13. A traqueia conduz o ar para os brônquios e filtra partículas com a ajuda de cílios e muco.

14. Os brônquios e bronquíolos distribuem o ar uniformemente aos pulmões.

15. Os pulmões realizam a troca gasosa vital, absorvendo oxigênio e expelindo dióxido de carbono.

16. O diafragma facilita a entrada e saída de ar dos pulmões com seu movimento rítmico.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 a 40 minutos

Exploração do Sistema Respiratório

Nesta atividade, os alunos criarão modelos do sistema respiratório utilizando materiais simples, como balões, canudos e sacolas plásticas. Essa atividade prática ajuda a fixar o conhecimento teórico enquanto promove habilidades socioemocionais, como a cooperação e a comunicação.

1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4.

2. Distribua os materiais necessários: balões (pulmões), canudos (traqueia e brônquios), sacolas plásticas (diafragma), fita adesiva e tesouras.

3. Peça aos grupos que montem um modelo do sistema respiratório, usando os materiais fornecidos para representar as diferentes partes.

4. Oriente-os a colaborar e discutir como cada componente do sistema está representado em seu modelo.

5. Após a montagem, cada grupo deve explicar o funcionamento do seu modelo para a classe, destacando a função de cada componente do sistema respiratório.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade prática, conduza uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Primeiro, reconheça as emoções dos alunos ao elogiá-los pelo esforço e criatividade. Pergunte como se sentiram ao trabalhar em grupo e ao construir o modelo. Em seguida, ajude-os a compreender as causas dessas emoções, discutindo como a cooperação e a comunicação influenciam o trabalho em equipe.

Nomeie as emoções corretamente, incentivando os alunos a usar termos precisos para descrever suas experiências. Ajude-os a expressar essas emoções de maneira apropriada, promovendo um ambiente de respeito e empatia. Por fim, discuta estratégias para regular emoções em situações futuras, como a importância de ouvir os colegas e dividir responsabilidades de maneira justa.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula. Pergunte como se sentiram ao trabalhar em grupo, montar o modelo do sistema respiratório e ao apresentar para a classe. Incentive-os a refletir sobre como geriram suas emoções e o que poderiam ter feito de maneira diferente para melhorar a colaboração e a comunicação.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e como geriram suas emoções, os alunos identificarão estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro. Esta reflexão ajuda a reforçar o autoconhecimento e o autocontrole, fundamentais para o desenvolvimento socioemocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Conclua a aula pedindo aos alunos que estabeleçam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo estudado. Explique a importância de definir objetivos claros para continuar o aprendizado sobre o sistema respiratório e melhorar a cooperação em atividades futuras. Incentive os alunos a pensar em como aplicar o conhecimento adquirido em contextos práticos do dia a dia.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Revisar e estudar os componentes do sistema respiratório para consolidar o aprendizado.

2. Praticar a respiração consciente como uma forma de autocontrole emocional.

3. Aplicar o conhecimento sobre o sistema respiratório em situações de atividade física, observando como a respiração afeta o desempenho.

4. Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe em projetos futuros. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos, promovendo uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies