Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sistema Digestivo
Palavras Chave | Sistema Digestório, Estômago, Boca, Intestinos, Digestão, Mastigação, Absorção de Nutrientes, Atividades Interativas, Simulação, Discussão em Grupo, Aprendizado Prático |
Materiais Necessários | Biscoitos triturados, Suco gástrico artificial (por exemplo, refrigerante sem gás), Gaze para simular o intestino, Feijões para representar nutrientes, Manequins ou bonecos para 'dissecção' simulada, Cadernos ou folhas para anotações, Projetor ou quadro para apresentações, Material para votação (papéis e canetas) |
Códigos BNCC | EF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Vida e Evolução |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizado específicas. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção ajuda a garantir que tanto a preparação quanto a execução das atividades em sala sejam alinhadas com as necessidades de aprendizagem dos alunos. Além disso, os objetivos servem como critérios de avaliação para verificar a compreensão dos alunos sobre o sistema digestório.
Objetivos principais:
1. Identificar e descrever os principais componentes do sistema digestório humano, incluindo o estômago, a boca e os intestinos.
2. Explicar as funções de cada um desses componentes no processo de digestão, desde a mastigação até a absorção de nutrientes.
Objetivos secundários:
- Desenvolver a capacidade de relacionar a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula, através de atividades interativas e dinâmicas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio com o conteúdo que será explorado em sala. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre o que já aprenderam, enquanto a contextualização busca despertar o interesse dos alunos através de curiosidades e aplicações do sistema digestório no mundo real. Esta abordagem visa preparar os alunos para uma aprendizagem mais ativa e significativa durante as atividades práticas.
Situações Problema
1. Imaginem que estão participando de um concurso de culinária e precisam preparar um prato para um chef famoso. Antes de começar a cozinhar, qual seria a sequência de eventos no sistema digestório que permitiria que vocês aproveitassem ao máximo os nutrientes do alimento?
2. Vocês são cientistas em uma expedição ao Ártico e encontraram uma nova espécie de planta que os locais utilizam como alimento. Como essa planta seria digerida no sistema digestório humano e quais seriam os possíveis benefícios ou riscos para quem a consome?
Contextualização
O sistema digestório não é apenas importante para a nossa saúde, mas também tem uma história fascinante. Por exemplo, sabiam que o estômago pode se contrair e se expandir para acomodar grandes quantidades de comida, e que o intestino delgado tem uma área de superfície interna do tamanho de uma quadra de tênis para absorver nutrientes? Essas curiosidades não só ajudam a entender a complexidade do sistema digestório, como também mostram como ele se adapta para atender às nossas necessidades diárias.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos estudados em casa sobre o sistema digestório. Através das atividades propostas, os alunos poderão explorar as funções e interações dos órgãos digestivos de forma criativa, solidificando seu entendimento por meio de simulações e experimentos, além de promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz. Cada atividade é cuidadosamente planejada para engajar os alunos em diferentes níveis de complexidade, garantindo uma aprendizagem inclusiva e abrangente.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Chef Digestivo: A Grande Competição Culinária
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender de forma prática e lúdica as etapas da digestão e suas funções no sistema digestório.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e assumirão o papel de chefs em uma competição culinária. Cada grupo receberá a tarefa de 'preparar' um prato com componentes que simulam as fases da digestão, desde a 'mastigação' até a 'absorção de nutrientes'. Alimentos como biscoitos triturados (simulando a mastigação), misturados com suco gástrico artificial (representando a ação do estômago) e envolvidos em uma 'membrana' de gaze (imitando o intestino) serão utilizados.
- Instruções:
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Formem grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo receberá um kit contendo os 'ingredientes' que representam as diferentes etapas da digestão.
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Sigam as instruções para 'preparar' o prato, simulando as fases da digestão.
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Apresentem o prato final, explicando como cada componente representa uma parte do sistema digestório e sua função.
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Participem de uma votação para eleger o prato mais criativo e que melhor representou o processo digestivo.
Atividade 2 - O Mistério do Intestino Delgado
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Analisar a anatomia do sistema digestório e entender como as estruturas contribuem para a digestão e absorção de nutrientes.
- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão um 'cadáver' (manequim representando o corpo humano) com uma pequena quantidade de 'alimento' já 'digerido' (biscoitos triturados misturados a suco gástrico artificial). Eles deverão 'dissecar' o cadáver para encontrar um 'tesouro' (feijões que representam nutrientes) escondido no 'intestino delgado'. Cada grupo terá que descrever as estruturas anatômicas do sistema digestório que encontrarem e explicar como essas estruturas contribuem para a digestão e absorção de nutrientes.
- Instruções:
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Organizem-se em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo receberá um 'cadáver' e uma lista de estruturas do sistema digestório para identificar.
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Realizem a 'dissecção' do cadáver para encontrar o 'tesouro' no 'intestino delgado'.
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Descrevam as estruturas que encontraram e expliquem sua função no processo digestivo.
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Preparem uma apresentação para o grupo explicando o que aprenderam.
Atividade 3 - A Fábrica de Digestão
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Visualizar e entender as várias etapas do sistema digestório de uma maneira interativa e colaborativa.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão transformar a sala de aula em uma 'fábrica de digestão'. Cada estação representará uma parte do sistema digestório. Os alunos, divididos em grupos, terão que seguir o 'caminho do alimento', que começa com a 'mastigação' (biscoitos triturados), passa pelo 'estômago' (suco gástrico) e chega ao 'intestino delgado' (gaze). Cada estação terá uma atividade específica e os grupos precisarão completar todas as estações para 'produzir' nutrientes (feijões) no final.
- Instruções:
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Dividam-se em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo inicia em uma estação diferente da 'fábrica de digestão'.
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Realizem a atividade proposta em cada estação, seguindo o 'caminho do alimento'.
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Ao final, reúnam-se para discutir como cada estação representa uma parte do sistema digestório.
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Apresentem as descobertas e os processos realizados durante a 'produção' de nutrientes.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A sessão de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades práticas realizadas e articulem o conhecimento adquirido com o conteúdo teórico estudado previamente. Essa etapa ajuda a identificar lacunas de compreensão e a reforçar os conceitos chave do sistema digestório, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Através da discussão em grupo, os alunos são incentivados a pensar criticamente e a formular conclusões baseadas em suas experiências e observações.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar as experiências e descobertas feitas durante as atividades. Use a seguinte abordagem para orientar a discussão: Primeiramente, peça que cada grupo descreva o processo que simularam em sua atividade e explique como cada fase da digestão foi representada. Em seguida, solicite que discorram sobre as principais aprendizagens obtidas, destacando quaisquer dificuldades encontradas e como foram superadas. Encoraje os alunos a fazerem comparações entre as atividades, identificando padrões ou variações notáveis.
Perguntas Chave
1. Quais foram os principais desafios ao tentar simular as diferentes partes do sistema digestório e como vocês os superaram?
2. Como as atividades práticas ajudaram a consolidar o conhecimento teórico previamente estudado sobre o sistema digestório?
3. Houve alguma surpresa ou descoberta inesperada durante as atividades que mudou sua compreensão do sistema digestório?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão tem como propósito consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam vincular o conhecimento adquirido com aplicações práticas e entender a importância do sistema digestório em suas vidas. Resumindo os pontos chave, o professor ajuda os alunos a reterem as informações mais importantes e a compreenderem a relevância do conteúdo para além da sala de aula. Esta seção é crucial para assegurar que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e duradoura do tema abordado.
Resumo
Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre o sistema digestório, recapitulando as funções de cada componente, desde a boca até o intestino, e descrevendo as etapas da digestão de forma clara e sucinta. É fundamental que os alunos possam relembrar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a solidificar a conexão entre a teoria estudada previamente e a prática observada. Destaque como a simulação das etapas da digestão, a 'dissecção' do 'cadáver' e a transformação da sala em uma 'fábrica de digestão' permitiram aos alunos visualizar e interagir com os processos digestivos, tornando o aprendizado mais significativo e memorável.
Fechamento
Por fim, enfatize a importância do sistema digestório para a saúde e o bem-estar diário. Discuta como o conhecimento sobre a digestão pode influenciar hábitos alimentares e promover uma melhor compreensão de como nosso corpo processa os alimentos para obter os nutrientes necessários. Este momento de reflexão é crucial para que os alunos percebam a relevância do que aprenderam em suas vidas cotidianas.