Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Digestivo

Ciências

Original Teachy

'EF06CI06'

Corpo Humano: Sistema Digestivo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sistema Digestivo

Palavras ChaveSistema Digestório, Estômago, Boca, Intestinos, Digestão, Mastigação, Absorção de Nutrientes, Atividades Interativas, Simulação, Discussão em Grupo, Aprendizado Prático
Materiais NecessáriosBiscoitos triturados, Suco gástrico artificial (por exemplo, refrigerante sem gás), Gaze para simular o intestino, Feijões para representar nutrientes, Manequins ou bonecos para 'dissecção' simulada, Cadernos ou folhas para anotações, Projetor ou quadro para apresentações, Material para votação (papéis e canetas)
Códigos BNCCEF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizado específicas. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção ajuda a garantir que tanto a preparação quanto a execução das atividades em sala sejam alinhadas com as necessidades de aprendizagem dos alunos. Além disso, os objetivos servem como critérios de avaliação para verificar a compreensão dos alunos sobre o sistema digestório.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever os principais componentes do sistema digestório humano, incluindo o estômago, a boca e os intestinos.

2. Explicar as funções de cada um desses componentes no processo de digestão, desde a mastigação até a absorção de nutrientes.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de relacionar a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula, através de atividades interativas e dinâmicas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio com o conteúdo que será explorado em sala. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre o que já aprenderam, enquanto a contextualização busca despertar o interesse dos alunos através de curiosidades e aplicações do sistema digestório no mundo real. Esta abordagem visa preparar os alunos para uma aprendizagem mais ativa e significativa durante as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imaginem que estão participando de um concurso de culinária e precisam preparar um prato para um chef famoso. Antes de começar a cozinhar, qual seria a sequência de eventos no sistema digestório que permitiria que vocês aproveitassem ao máximo os nutrientes do alimento?

2. Vocês são cientistas em uma expedição ao Ártico e encontraram uma nova espécie de planta que os locais utilizam como alimento. Como essa planta seria digerida no sistema digestório humano e quais seriam os possíveis benefícios ou riscos para quem a consome?

Contextualização

O sistema digestório não é apenas importante para a nossa saúde, mas também tem uma história fascinante. Por exemplo, sabiam que o estômago pode se contrair e se expandir para acomodar grandes quantidades de comida, e que o intestino delgado tem uma área de superfície interna do tamanho de uma quadra de tênis para absorver nutrientes? Essas curiosidades não só ajudam a entender a complexidade do sistema digestório, como também mostram como ele se adapta para atender às nossas necessidades diárias.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos estudados em casa sobre o sistema digestório. Através das atividades propostas, os alunos poderão explorar as funções e interações dos órgãos digestivos de forma criativa, solidificando seu entendimento por meio de simulações e experimentos, além de promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz. Cada atividade é cuidadosamente planejada para engajar os alunos em diferentes níveis de complexidade, garantindo uma aprendizagem inclusiva e abrangente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Chef Digestivo: A Grande Competição Culinária

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender de forma prática e lúdica as etapas da digestão e suas funções no sistema digestório.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e assumirão o papel de chefs em uma competição culinária. Cada grupo receberá a tarefa de 'preparar' um prato com componentes que simulam as fases da digestão, desde a 'mastigação' até a 'absorção de nutrientes'. Alimentos como biscoitos triturados (simulando a mastigação), misturados com suco gástrico artificial (representando a ação do estômago) e envolvidos em uma 'membrana' de gaze (imitando o intestino) serão utilizados.

- Instruções:

  • Formem grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá um kit contendo os 'ingredientes' que representam as diferentes etapas da digestão.

  • Sigam as instruções para 'preparar' o prato, simulando as fases da digestão.

  • Apresentem o prato final, explicando como cada componente representa uma parte do sistema digestório e sua função.

  • Participem de uma votação para eleger o prato mais criativo e que melhor representou o processo digestivo.

Atividade 2 - O Mistério do Intestino Delgado

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar a anatomia do sistema digestório e entender como as estruturas contribuem para a digestão e absorção de nutrientes.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão um 'cadáver' (manequim representando o corpo humano) com uma pequena quantidade de 'alimento' já 'digerido' (biscoitos triturados misturados a suco gástrico artificial). Eles deverão 'dissecar' o cadáver para encontrar um 'tesouro' (feijões que representam nutrientes) escondido no 'intestino delgado'. Cada grupo terá que descrever as estruturas anatômicas do sistema digestório que encontrarem e explicar como essas estruturas contribuem para a digestão e absorção de nutrientes.

- Instruções:

  • Organizem-se em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá um 'cadáver' e uma lista de estruturas do sistema digestório para identificar.

  • Realizem a 'dissecção' do cadáver para encontrar o 'tesouro' no 'intestino delgado'.

  • Descrevam as estruturas que encontraram e expliquem sua função no processo digestivo.

  • Preparem uma apresentação para o grupo explicando o que aprenderam.

Atividade 3 - A Fábrica de Digestão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender as várias etapas do sistema digestório de uma maneira interativa e colaborativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão transformar a sala de aula em uma 'fábrica de digestão'. Cada estação representará uma parte do sistema digestório. Os alunos, divididos em grupos, terão que seguir o 'caminho do alimento', que começa com a 'mastigação' (biscoitos triturados), passa pelo 'estômago' (suco gástrico) e chega ao 'intestino delgado' (gaze). Cada estação terá uma atividade específica e os grupos precisarão completar todas as estações para 'produzir' nutrientes (feijões) no final.

- Instruções:

  • Dividam-se em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo inicia em uma estação diferente da 'fábrica de digestão'.

  • Realizem a atividade proposta em cada estação, seguindo o 'caminho do alimento'.

  • Ao final, reúnam-se para discutir como cada estação representa uma parte do sistema digestório.

  • Apresentem as descobertas e os processos realizados durante a 'produção' de nutrientes.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A sessão de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades práticas realizadas e articulem o conhecimento adquirido com o conteúdo teórico estudado previamente. Essa etapa ajuda a identificar lacunas de compreensão e a reforçar os conceitos chave do sistema digestório, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Através da discussão em grupo, os alunos são incentivados a pensar criticamente e a formular conclusões baseadas em suas experiências e observações.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar as experiências e descobertas feitas durante as atividades. Use a seguinte abordagem para orientar a discussão: Primeiramente, peça que cada grupo descreva o processo que simularam em sua atividade e explique como cada fase da digestão foi representada. Em seguida, solicite que discorram sobre as principais aprendizagens obtidas, destacando quaisquer dificuldades encontradas e como foram superadas. Encoraje os alunos a fazerem comparações entre as atividades, identificando padrões ou variações notáveis.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar simular as diferentes partes do sistema digestório e como vocês os superaram?

2. Como as atividades práticas ajudaram a consolidar o conhecimento teórico previamente estudado sobre o sistema digestório?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta inesperada durante as atividades que mudou sua compreensão do sistema digestório?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como propósito consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam vincular o conhecimento adquirido com aplicações práticas e entender a importância do sistema digestório em suas vidas. Resumindo os pontos chave, o professor ajuda os alunos a reterem as informações mais importantes e a compreenderem a relevância do conteúdo para além da sala de aula. Esta seção é crucial para assegurar que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e duradoura do tema abordado.

Resumo

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre o sistema digestório, recapitulando as funções de cada componente, desde a boca até o intestino, e descrevendo as etapas da digestão de forma clara e sucinta. É fundamental que os alunos possam relembrar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a solidificar a conexão entre a teoria estudada previamente e a prática observada. Destaque como a simulação das etapas da digestão, a 'dissecção' do 'cadáver' e a transformação da sala em uma 'fábrica de digestão' permitiram aos alunos visualizar e interagir com os processos digestivos, tornando o aprendizado mais significativo e memorável.

Fechamento

Por fim, enfatize a importância do sistema digestório para a saúde e o bem-estar diário. Discuta como o conhecimento sobre a digestão pode influenciar hábitos alimentares e promover uma melhor compreensão de como nosso corpo processa os alimentos para obter os nutrientes necessários. Este momento de reflexão é crucial para que os alunos percebam a relevância do que aprenderam em suas vidas cotidianas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies