Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Digestivo

Ciências

Original Teachy

'EF06CI06'

Corpo Humano: Sistema Digestivo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Corpo Humano: Sistema Digestivo

Palavras ChaveSistema Digestivo, Estômago, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Fígado, Vesícula Biliar, Pâncreas, Digestão, Nutrientes, Mastigação, Peristaltismo, Enzimas Digestivas, Ácido Clorídrico, Flora Intestinal
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apagador, Projetor (opcional), Slides ou material visual sobre o sistema digestivo, Cópias de diagramas do sistema digestivo para os alunos, Caderno e lápis para anotações dos alunos
Códigos BNCCEF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e concisa dos objetivos da aula, garantindo que os alunos saibam o que se espera que eles aprendam e compreendam. Esta fase inicial estabelece o foco da aula e prepara os alunos para o conteúdo detalhado que será apresentado, permitindo que eles se concentrem nos pontos principais e saibam o que anotar e prestar atenção durante a explicação.

Objetivos principais:

1. Identificar os principais componentes do sistema digestório e suas funções.

2. Compreender o processo de digestão e como cada órgão contribui para ele.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é capturar a atenção dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será discutido. Ao fornecer um contexto inicial e curiosidades interessantes, os alunos ficam mais engajados e motivados a aprender sobre o sistema digestivo. Esta fase também ajuda a estabelecer uma base para a compreensão dos detalhes que serão abordados mais tarde na aula.

Contexto

Para iniciar a aula sobre o Sistema Digestivo, comece explicando que o corpo humano é como uma máquina complexa e eficiente. O sistema digestivo é uma das partes essenciais dessa máquina, responsável por transformar os alimentos que ingerimos em nutrientes que nosso corpo pode usar para obter energia, crescer e se reparar. O professor pode perguntar aos alunos o que eles comeram no café da manhã e como eles acham que seu corpo lida com esse alimento. Isso ajuda a estabelecer uma conexão pessoal e prática com o tema.

Curiosidades

Vocês sabiam que o sistema digestivo de um ser humano adulto pode ter até 9 metros de comprimento? Além disso, o estômago produz um ácido tão forte que pode dissolver metal, mas, felizmente, ele conta com um revestimento especial que o protege de se digerir. Esses fatos interessantes mostram a complexidade e a eficiência do nosso corpo.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma explicação detalhada e sequencial dos componentes do sistema digestivo e suas funções, permitindo que os alunos compreendam como o processo digestivo ocorre de maneira integrada. Ao abordar tópicos específicos e essenciais, o professor garante que os alunos recebam informações claras e diretas, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo. As questões propostas ajudam a reforçar o aprendizado e a verificar a compreensão dos alunos sobre os principais pontos discutidos.

Tópicos Abordados

1. Boca: Explique que a digestão começa na boca, onde os dentes trituram o alimento e a saliva inicia a quebra química dos carboidratos. Destaque a importância da mastigação e da saliva no processo digestivo. 2. Esôfago: Detalhe como o alimento triturado é empurrado da boca para o estômago através de movimentos peristálticos. Explique a função da epiglote na prevenção da entrada de alimentos nas vias respiratórias. 3. Estômago: Descreva o papel do estômago na digestão, onde o alimento é misturado com sucos gástricos que contêm ácido clorídrico e enzimas digestivas. Explique como o ambiente ácido ajuda a quebrar as proteínas e matar microrganismos. 4. Intestino Delgado: Explique que a maior parte da digestão e absorção de nutrientes ocorre no intestino delgado. Detalhe as funções do duodeno, jejuno e íleo, e a importância das vilosidades intestinais na absorção de nutrientes. 5. Intestino Grosso: Descreva como o intestino grosso absorve água e sais minerais, transformando o resíduo não digerido em fezes. Explique a função da flora intestinal na fermentação de resíduos alimentares. 6. Fígado, Vesícula Biliar e Pâncreas: Explique a função do fígado na produção de bile, que ajuda na digestão de gorduras, e o papel do pâncreas na produção de enzimas digestivas e bicarbonato. Destaque a importância da vesícula biliar no armazenamento e liberação da bile.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a função dos dentes e da saliva no processo digestivo? 2. Como o alimento se move do esôfago para o estômago e qual é a função da epiglote? 3. Por que o ambiente ácido do estômago é importante para a digestão?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, garantindo que eles tenham compreendido os pontos principais da aula. A discussão das questões permite ao professor verificar a compreensão dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas. As perguntas de engajamento estimulam o pensamento crítico e a reflexão, incentivando os alunos a aplicar o conhecimento em situações hipotéticas e a explorar mais profundamente o funcionamento do sistema digestivo.

Discussão

  • Função dos dentes e da saliva no processo digestivo: Explique que os dentes trituram o alimento em pedaços menores, facilitando a ação das enzimas. A saliva contém a enzima amilase, que inicia a digestão dos carboidratos. Além disso, a saliva lubrifica o alimento, formando o bolo alimentar e tornando mais fácil sua passagem pelo esôfago.

  • Movimento do alimento do esôfago para o estômago e função da epiglote: Detalhe que o alimento é empurrado pelo esôfago através de movimentos peristálticos, que são contrações musculares involuntárias. A epiglote é uma estrutura que fecha a entrada da traqueia durante a deglutição, evitando que o alimento entre nas vias respiratórias.

  • Importância do ambiente ácido do estômago para a digestão: Explique que o ácido clorídrico presente no estômago tem várias funções, como a de criar um ambiente ácido que desnatura proteínas, facilitando a ação das enzimas proteolíticas. Além disso, o ambiente ácido ajuda a matar microrganismos presentes nos alimentos, protegendo o corpo contra infecções.

Engajamento dos Alunos

1. Qual seria o efeito na digestão se a saliva não contivesse a enzima amilase? 2. Como você acha que a comida passaria pelo esôfago se não houvesse movimentos peristálticos? 3. O que aconteceria se o estômago não produzisse ácido clorídrico? Quais seriam as consequências para a digestão? 4. Por que é importante mastigar bem os alimentos antes de engolir? 5. Como você acha que o corpo lida com alimentos que não podem ser digeridos?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, reforçando os pontos principais abordados durante a aula. O resumo ajuda os alunos a reterem e organizarem as informações, enquanto a conexão com a prática diária e a relevância do tema incentivam a aplicação do conhecimento em suas vidas. Esta etapa também oferece uma oportunidade para o professor verificar e esclarecer quaisquer dúvidas restantes.

Resumo

  • O sistema digestivo é responsável por transformar alimentos em nutrientes utilizáveis pelo corpo.
  • A digestão começa na boca com a mastigação e a ação da saliva.
  • O esôfago transporta o alimento da boca para o estômago através de movimentos peristálticos.
  • No estômago, o alimento é misturado com sucos gástricos, que ajudam a quebrar proteínas.
  • A maior parte da digestão e absorção de nutrientes ocorre no intestino delgado.
  • O intestino grosso absorve água e sais minerais, formando as fezes.
  • O fígado, a vesícula biliar e o pâncreas desempenham papéis essenciais na digestão, como a produção de bile e enzimas digestivas.

Durante a aula, foi possível conectar a teoria apresentada com práticas cotidianas, como a mastigação e a digestão dos alimentos que ingerimos diariamente. Exemplos práticos e perguntas sobre experiências pessoais dos alunos ajudaram a ilustrar como cada órgão do sistema digestivo contribui para o processo de transformar alimentos em nutrientes essenciais para o corpo.

Compreender o sistema digestivo é fundamental para reconhecer a importância de uma alimentação saudável e hábitos alimentares adequados. Curiosidades, como a capacidade do estômago de produzir ácido forte o suficiente para dissolver metal, destacam a eficiência e complexidade do corpo humano, tornando o assunto ainda mais interessante e relevante para o dia a dia dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies