Entrar

Plano de aula de Danças Urbanas

Educação Física

Original Teachy

'EF67EF11'

Danças Urbanas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Danças Urbanas

Palavras ChaveDanças Urbanas, Breaking, Popping, Locking, House Dance, Criação Coreográfica, Expressão, Criatividade, Movimento, História e Origens, Diversidade Cultural, Competição Amigável, Trabalho em Equipe, Reflexão Crítica, Aplicação Prática
Materiais NecessáriosEspaço amplo para dança, Música variada que represente diferentes estilos de dança urbana, Dispositivo de reprodução de música, Computador ou tablet para pesquisas breves, Marcadores para delimitar áreas de dança, Perguntas impressas para a competição 'Batalha de Conhecimento'
Códigos BNCCEF67EF11: Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).; EF67EF12: Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.; EF67EF13: Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam e compreendam sobre danças urbanas. Ao definir objetivos específicos, o professor guia os estudantes para uma compreensão detalhada dos estilos de dança e dos conceitos fundamentais associados. Isso não só orienta o foco dos alunos durante as atividades práticas, mas também ajuda a avaliar o sucesso do aprendizado ao final da aula.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as principais danças urbanas, incluindo breaking, popping, locking e house dance, destacando suas origens e características distintivas.

2. Analisar e compreender os conceitos de liberdade, criatividade, expressividade e movimento dentro do contexto das danças urbanas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e crítica ao analisar performances de dança.
  2. Estimular a colaboração e a criatividade durante as atividades práticas em sala.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo estudado previamente com a aula atual. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre os estilos de dança urbana e a aplicar seu conhecimento de forma prática, preparando-os para as atividades em sala. A contextualização ajuda a entender a relevância das danças urbanas, mostrando como elas não são apenas movimentos, mas também histórias culturais vivas.

Situações Problema

1. Imagine que você é um dançarino de rua e precisa criar uma coreografia que misture elementos do breaking e do locking. Quais seriam os principais desafios ao combinar esses estilos?

2. Se você fosse um coreógrafo de uma equipe de dança urbana, como usaria a criatividade e a expressividade para contar uma história sem usar palavras, apenas através dos movimentos?

Contextualização

As danças urbanas não são apenas formas de arte, mas também expressões culturais poderosas que refletem a história e o contexto social de onde surgiram. Por exemplo, o breaking, originado nas comunidades afro-americanas e latinas de Nova Iorque na década de 1970, era uma forma de expressão e competição que permitia que jovens canalizassem sua energia de maneira positiva. Essa história mostra como as danças urbanas podem ser terapêuticas e transformadoras para indivíduos e comunidades.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos sobre danças urbanas, seus estilos e conceitos. Através de atividades práticas e interativas, os estudantes têm a oportunidade de explorar a criatividade, a expressividade e o movimento de forma colaborativa. Esta etapa visa reforçar a compreensão dos alunos sobre o material estudado, enquanto desenvolvem habilidades de trabalho em equipe e apresentação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desafio dos Estilos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de criação coreográfica, expressão e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo escolherá dois estilos de dança urbana para trabalhar: popping, locking, house dance e breaking. Eles deverão criar uma coreografia que misture os dois estilos, utilizando elementos de expressão, criatividade e movimento característicos de cada um.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Escolher dois estilos de dança urbana para misturar.

  • Pesquisar brevemente sobre os estilos escolhidos para entender suas características.

  • Criar uma coreografia de 1 a 2 minutos que misture os dois estilos, focando em expressão e criatividade.

  • Apresentar a coreografia para a turma, explicando a escolha dos movimentos e a inspiração por trás da mistura dos estilos.

Atividade 2 - Ciranda de Estilos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão e a integração dos diferentes estilos de dança urbana, promovendo a diversidade e a adaptabilidade nos movimentos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos formarão um grande círculo e cada grupo apresentará sua coreografia, inspirada nos estilos de dança urbana estudados. Após a apresentação, o grupo seguinte deverá incorporar elementos da coreografia anterior em sua própria performance, criando assim uma 'ciranda' de estilos dançados.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em um grande círculo.

  • Cada grupo apresenta sua coreografia para o círculo, uma de cada vez.

  • Após cada apresentação, o grupo seguinte incorpora elementos da performance anterior em sua própria coreografia.

  • Continuar o ciclo até que todos os grupos tenham se apresentado.

Atividade 3 - Batalha de Conhecimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o entendimento teórico dos alunos sobre danças urbanas e seus conceitos, promovendo um aprendizado lúdico e competitivo.

- Descrição: Os grupos participarão de uma competição amigável onde deverão responder perguntas sobre os estilos de dança urbana, suas origens, características e a aplicação dos conceitos de liberdade, criatividade, expressividade e movimento.

- Instruções:

  • Preparar uma seleção de perguntas sobre os estilos de dança urbana.

  • Organizar os alunos em seus grupos.

  • Estabelecer um sistema de pontuação para as respostas corretas.

  • Realizar a competição em rodadas, onde cada grupo responde perguntas alternadamente.

  • Avaliar o conhecimento dos alunos e premiar o grupo com maior pontuação.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido por meio das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos diferentes estilos de dança urbana e seus conceitos, além de promover habilidades de comunicação e pensamento crítico. Este momento também serve para que o professor avalie a assimilação dos conteúdos pelos alunos e possa esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve encorajar cada grupo a compartilhar suas experiências e o que aprenderam durante as atividades. Utilize perguntas como: 'Quais foram os maiores desafios ao tentar combinar dois estilos de dança?' ou 'Como vocês aplicaram os conceitos de liberdade e expressividade em suas coreografias?'. Essa abordagem visa não apenas consolidar o aprendizado, mas também promover uma reflexão crítica sobre a aplicação prática dos conceitos de danças urbanas.

Perguntas Chave

1. Quais elementos de cada estilo de dança vocês acharam mais desafiadores de incorporar em suas coreografias e por quê?

2. Como a história e origem dos estilos de dança estudados influenciaram as escolhas de movimentos em suas apresentações?

3. De que maneira a compreensão dos conceitos de liberdade e expressividade alterou a forma como vocês dançam?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é projetada para reforçar o aprendizado dos alunos, recapitulando os pontos-chave discutidos durante a aula e vinculando esses conhecimentos a situações práticas e cotidianas. Além disso, serve para destacar a relevância das danças urbanas como manifestações culturais e artísticas que moldam a identidade e a expressão dos indivíduos. Este momento final também permite ao professor avaliar o quão bem os alunos integraram o conteúdo e se sentem capazes de aplicar o aprendizado em diferentes contextos.

Resumo

Nesta aula, os alunos exploraram os principais estilos de danças urbanas, incluindo breaking, popping, locking e house dance, e aplicaram os conceitos de liberdade, criatividade, expressividade e movimento. Através de atividades práticas, como a criação de coreografias que misturavam estilos e a participação em uma 'ciranda de estilos', os alunos puderam vivenciar a diversidade e a riqueza dessas expressões artísticas.

Conexão com a Teoria

A conexão entre teoria e prática foi estabelecida através das atividades que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico sobre danças urbanas em contextos práticos e criativos. A compreensão dos conceitos teóricos, como a história e características de cada estilo, ajudou a fundamentar as escolhas coreográficas e a expressão artística dos alunos durante as atividades.

Fechamento

As danças urbanas não são apenas formas de entretenimento, mas também meios de expressão cultural que refletem as comunidades e contextos de onde surgiram. A importância dessas danças vai além do movimento, influenciando a autoexpressão e a conexão social. Compreender e praticar essas danças permite aos alunos explorar novas formas de comunicação e criatividade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies