Entrar

Plano de aula de Formação do Solo: Degradação e Formas de Conservação

Geografia

Original Teachy

'EF06GE05'

Formação do Solo: Degradação e Formas de Conservação

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Formação do Solo: Degradação e Formas de Conservação

Palavras ChaveFormação do Solo, Degradação do Solo, Conservação do Solo, Solos Arenosos, Solos Argilosos, Solos Humosos, Solos Calcários, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Tecnologias Digitais, Engajamento, Redes Sociais, Realidade Aumentada, Jogo de Tabuleiro Digital, Colaboração, Sustentabilidade, Biodiversidade, Biomas, Educação Ambiental, Gamificação
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores, Acesso à internet, Ferramentas de pesquisa online, Aplicativo de Realidade Aumentada, Dispositivos móveis para AR, Google Slides ou software de criação de jogos, Marcadores de AR, Materiais de escrita para anotações, Ferramentas de apresentação (projetor ou telas), Plataforma de rede social (real ou fictícia)
Códigos BNCCEF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.; EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos entendam claramente o que será esperado deles ao longo da aula. Definir objetivos claros direciona o foco do aprendizado e orienta tanto a preparação prévia quanto as atividades práticas que serão realizadas durante a aula, assegurando que todos saibam a importância de identificar, compreender e aplicar conhecimentos sobre os diferentes tipos de solos e suas respectivas funções ambientais.

Objetivos principais:

1. Identificar e diferenciar os tipos de solos: arenoso, argiloso, humoso e calcário.

2. Compreender a função de cada tipo de solo no ambiente e seus impactos no bioma local.

3. Investigar estratégias de conservação dos solos, correlacionando com práticas sustentáveis.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades para trabalhar colaborativamente em atividades práticas.
  2. Estimular o uso de ferramentas digitais para a pesquisa e apresentação dos conhecimentos adquiridos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando-os ao tema através de atividades práticas que fazem uso de tecnologia e estimulam a curiosidade. Este momento inicial tem o objetivo de preparar os alunos para o debate e as atividades subsequentes, garantindo que eles estejam atentos e motivados para explorar o tópico em maior profundidade.

Aquecendo

 Para introduzir o tema da formação do solo, degradação e formas de conservação, explique brevemente como os solos são fundamentais para a vida na Terra, influenciando diretamente o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, de todos os seres vivos. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre tipos de solo ou métodos de conservação. Incentive-os a compartilhar suas descobertas com a turma. 

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais tipos de solo e suas características?

2. Como cada tipo de solo pode influenciar a vegetação e a biodiversidade de um bioma?

3. Quais são os principais fatores que levam à degradação do solo?

4. Que práticas podem ser adotadas para conservar e recuperar solos degradados?

5. Como a conservação do solo impacta positivamente no meio ambiente e na vida humana?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é aplicar os conhecimentos adquiridos pelos alunos em atividades práticas e criativas que utilizam tecnologias digitais, promovendo a colaboração, a interação e o engajamento no aprendizado sobre a formação, degradação e conservação dos solos. As atividades propostas visam consolidar o conhecimento de forma lúdica e contextualizada, preparando os alunos para a real aplicação dos conceitos estudados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ‍ Influenciador Digital do Solo 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de comunicar informações científicas de forma criativa e acessível utilizando redes sociais, além de promover o entendimento sobre os diferentes tipos de solos e suas importâncias.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se transformarão em influenciadores digitais especializados em conservação do solo. Cada grupo criará uma série de postagens no Instagram (ou uma plataforma de rede social fictícia se preferível) para educar seus seguidores sobre os diferentes tipos de solo, seu papel nos ecossistemas e práticas de conservação. Eles devem usar imagens, vídeos e textos criativos para tornar o conteúdo atraente e informativo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça para que cada grupo escolha uma plataforma de rede social (real ou fictícia).

  • Cada grupo deve criar um perfil para seu 'influenciador digital do solo'.

  • Utilizando seus celulares ou computadores, os alunos devem pesquisar e reunir informações sobre os tipos de solos (arenoso, argiloso, humoso e calcário), suas características e formas de conservação.

  • Incentive a criação de conteúdo multimídia: postagens com imagens, vídeos curtos explicativos, infográficos, etc.

  • Cada grupo deve criar ao menos 6 postagens, abordando os diferentes tipos de solo, seus impactos no bioma local e práticas de conservação.

  • Após a criação, os grupos devem compartilhar suas postagens com a turma, explicando suas escolhas e o conteúdo produzido.

Atividade 2 - 里 Jogo de Realidade Aumentada: Missão Solo 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o aprendizado interativo e engajador sobre a degradação e conservação do solo, utilizando a realidade aumentada para simular cenários e desenvolver soluções práticas.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de realidade aumentada onde eles precisam identificar e resolver problemas relacionados à degradação do solo em diferentes biomas. Utilizando uma aplicação de AR (realidade aumentada), eles explorarão cenários virtuais que simulam os diversos tipos de solo e suas atuais condições de conservação.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Informe os alunos sobre o aplicativo de realidade aumentada que será usado (previamente preparado pelo professor).

  • Cada grupo terá um dispositivo com o aplicativo instalado. Eles deverão escanear diferentes marcadores de AR espalhados pela sala para acessar cenários virtuais.

  • Explore os cenários virtuais que apresentam diferentes tipos de solo (arenoso, argiloso, humoso e calcário) e suas condições de degradação.

  • Os alunos devem identificar os problemas apresentados em cada cenário e discutir entre si sobre as melhores práticas de conservação para resolver as questões.

  • Cada grupo deve documentar suas soluções e apresentar para a turma ao final da atividade, destacando as práticas de conservação propostas e a importância da recuperação dos solos.

Atividade 3 -  Protegendo o Solo: Jogo de Tabuleiro Digital ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o desenvolvimento colaborativo e criativo de jogos educativos, promovendo o entendimento sobre a conservação do solo através de uma abordagem lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo de tabuleiro digital sobre a conservação do solo. Utilizando ferramentas de gamificação, eles desenvolverão um tabuleiro virtual onde cada casa representa um desafio ou prática de conservação relacionada aos diferentes tipos de solo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deverá criar um jogo de tabuleiro digital usando uma ferramenta de criação de jogos online (como o Google Slides ou um software específico).

  • Os alunos devem definir o tema do jogo, as regras básicas e os desafios relacionados aos tipos de solo (arenoso, argiloso, humoso e calcário) e práticas de conservação.

  • Cada casa do tabuleiro deve apresentar um desafio ou uma questão sobre solos e conservação que os jogadores precisam resolver para avançar.

  • Estimule a criatividade na criação dos desafios, que podem incluir perguntas, minijogos, quizzes e cenários fictícios que precisam ser solucionados.

  • Após a criação, os grupos devem compartilhar seus jogos com a turma e jogar entre si, explicando a lógica por trás de cada desafio e as soluções propostas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo proporciona uma oportunidade para os alunos avaliarem o seu próprio trabalho e o dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e crítica, enquanto o feedback 360° incentiva a autoavaliação e o crescimento pessoal e em grupo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos onde cada grupo compartilhe o que aprendeu ao realizar as atividades e suas conclusões. Um roteiro sugerido para introduzir essa discussão pode ser:

  1. Iniciar a discussão pedindo para que cada grupo apresente brevemente o trabalho que desenvolveu.
  2. Solicitar que os grupos expliquem as escolhas feitas durante a criação de conteúdo e as razões por trás delas.
  3. Facilite a troca de opiniões e percepções entre os grupos, destacando pontos comuns e diferenças nas abordagens.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios encontrados na criação dos conteúdos sobre os tipos de solo e suas formas de conservação? 2. De que maneira as atividades práticas e o uso de tecnologias digitais ajudaram no entendimento dos conceitos sobre os solos? 3. Como vocês acreditam que as práticas de conservação de solo podem influenciar positivamente a nossa vida e o meio ambiente?

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, seguindo os seguintes passos:

  1. Cada aluno deve comentar sobre o que achou mais positivo na contribuição de seus colegas.
  2. Sugerir melhorias e abordar possíveis dificuldades encontradas durante o trabalho colaborativo.
  3. Incentive a autoavaliação, pedindo para que cada aluno reflita sobre sua própria participação e aprendizado.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 Finalidade 

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula de uma maneira divertida e engajante. A conclusão permite que os alunos conectem o aprendizado teórico com aplicações práticas e o contexto do mundo moderno, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura do tema abordado. Além disso, reforça o valor do uso de tecnologias digitais no processo educacional.

Resumo

 Missão Solo: Conclusão 

Hoje, exploramos o fascinante mundo dos solos! Desvendamos os segredos dos solos arenosos, argilosos, humosos e calcários!  Cada tipo de solo tem suas próprias características e um papel crucial nos ecossistemas. Descobrimos também as ameaças que os solos enfrentam e como podemos conservá-los usando práticas sustentáveis. E o melhor de tudo: fizemos tudo isso nos transformando em influenciadores digitais e jogando em realidades aumentadas e tabuleiros digitais! ️

No Mundo

 Conexão com o Mundo Moderno 

A conservação do solo é um tema extremamente atual, refletindo os desafios ambientais que enfrentamos hoje em dia. Utilizamos tecnologias modernas, como redes sociais e realidade aumentada, para aprender e disseminar conhecimento de forma engajante e interativa. Essa abordagem não só torna o aprendizado mais interessante como também ilustra como as tecnologias digitais podem ser ferramentas poderosas para promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental.

Na Prática

 Aplicações no Dia a Dia 

Entender a formação e conservação do solo é vital para a preservação dos ecossistemas e para garantir a saúde do planeta. As práticas de conservação que aprendemos hoje podem ser aplicadas desde pequenas hortas comunitárias até grandes projetos de recuperação ambiental. Saber cuidar do solo é essencial para garantir alimentação saudável, biodiversidade e um meio ambiente equilibrado para as futuras gerações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies