Plano de Aula | Metodologia Ativa | Clima: Ações Humanas e a Mudança Climática
Palavras Chave | Mudança Climática, Atividades Humanas, Impactos, Soluções, Desmatamento, Poluição, Aquecimento Global, Emissões de Gases, Debate, Cidade Sustentável, Trabalho em Grupo, Pensamento Crítico, Educação Ambiental, Aplicação Prática |
Materiais Necessários | Cartazes, Ilustrações, Papéis coloridos, Canetas, Régua, Tesouras |
Códigos BNCC | EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.; EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.; EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Física |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5-10 minutos)
A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer as metas de aprendizado da aula, proporcionando aos alunos uma clara direção sobre o que se espera que compreendam e sejam capazes de discutir e aplicar. Além disso, serve para alinhar as expectativas dos alunos com as atividades práticas que serão realizadas em sala, otimizando o aproveitamento do tempo e garantindo uma aprendizagem mais focada e direcionada.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os principais impactos das atividades humanas (indústrias, automóveis, desmatamento) na mudança climática global.
2. Fomentar a compreensão de como as ações individuais e coletivas podem influenciar positivamente o combate às mudanças climáticas.
Objetivos secundários:
- Incentivar o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e argumentação através da discussão de cenários hipotéticos relacionados ao tema.
Introdução
Duração: (15-20 minutos)
A etapa de Introdução é projetada para envolver os alunos ativamente no processo de aprendizagem, utilizando situações problema que eles possam relacionar com o conhecimento prévio adquirido sobre o impacto das ações humanas no clima. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com a vida real, aumentando o interesse e a relevância percebida do assunto. Este engajamento inicial é fundamental para que os alunos se sintam motivados a explorar o tópico de forma mais profunda durante as atividades práticas.
Situações Problema
1. Imagine que você está em um lugar muito poluído, onde o ar é difícil de respirar e o sol mal consegue ser visto por causa da fumaça. O que você acha que causou essa poluição? Discuta com seus colegas possíveis atividades humanas que poderiam ter contribuído para essa situação.
2. Vocês estão explorando uma floresta e encontram uma grande área desmatada. Como vocês acham que isso afetou o clima local? Pensem em como as árvores ajudam a regular a temperatura e a umidade do ar.
Contextualização
A mudança climática é um tema que afeta todos os habitantes do planeta, mas muitas vezes é difícil perceber os impactos no dia a dia. Por exemplo, o aumento das temperaturas pode estar ligado ao uso excessivo de combustíveis fósseis, e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor, estão se tornando mais frequentes. Compreender como as ações humanas, como a queima de combustíveis e o desmatamento, contribuem para essas mudanças é crucial para que possamos tomar medidas para proteger nosso meio ambiente.
Desenvolvimento
Duração: (75-80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é crucial para que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento prévio adquirido sobre a influência das atividades humanas na mudança climática. As atividades propostas são desenhadas para engajar os alunos em cenários práticos e criativos, promovendo a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Esta abordagem não apenas solidifica o aprendizado, mas também prepara os alunos para serem agentes ativos na busca por soluções sustentáveis para o futuro.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detectives do Clima
> Duração: (60-70 minutos)
- Objetivo: Analisar e apresentar os impactos das ações humanas no clima, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em grupo e apresentação.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e assumirão o papel de 'detectives do clima', investigando os impactos das atividades humanas no clima. Cada grupo receberá um cenário específico que descreve um problema ambiental causado por ações humanas, como desmatamento ou poluição industrial. Eles deverão analisar as possíveis causas, efeitos e soluções para o problema.
- Instruções:
-
Forme grupos de até 5 alunos.
-
Distribua um cenário para cada grupo. Exemplo: 'Uma cidade litorânea enfrenta inundações frequentes devido ao aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global.'
-
Peça aos alunos para investigar as possíveis causas do problema (ex: emissões de gases de efeito estufa), os efeitos (ex: danos a propriedades e ecossistemas) e sugerir soluções (ex: redução de emissões e adaptação costeira).
-
Cada grupo deve preparar uma apresentação, utilizando cartazes, ilustrações e pequenos textos explicativos.
-
Convide cada grupo a apresentar suas descobertas e soluções para a classe.
Atividade 2 - Eco-Debate: A Grande Reunião
> Duração: (60-70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e compreensão de diferentes perspectivas sobre a mudança climática, além de promover o pensamento crítico sobre soluções.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de um debate simulado em que representarão diferentes partes interessadas, como governos, empresas e ativistas ambientais. O objetivo é discutir como cada grupo pode contribuir para a redução dos impactos das atividades humanas no clima.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de 5 alunos, cada um representando um setor diferente (governo, indústria, comunidade, ativistas, cientistas).
-
Cada grupo deve preparar argumentos baseados em pesquisas sobre como suas ações afetam o clima e o que poderiam fazer para melhorar a situação.
-
Realize um debate em que cada grupo apresenta seus argumentos e responde às perguntas dos outros grupos.
-
Facilite uma discussão pós-debate para que os alunos possam refletir sobre as diferentes perspectivas e soluções propostas.
Atividade 3 - Construtores de Futuros Sustentáveis
> Duração: (60-70 minutos)
- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico na resolução de problemas ambientais, além de promover o trabalho em equipe e a apresentação de ideias.
- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, terão a tarefa de projetar uma cidade sustentável no futuro, considerando medidas para reduzir os impactos das atividades humanas no clima. Eles deverão planejar a infraestrutura, os transportes e as políticas públicas que promovam a sustentabilidade.
- Instruções:
-
Organize os alunos em grupos de até 5.
-
Forneça materiais como papéis coloridos, canetas, régua e tesouras para desenharem o layout da cidade.
-
Peça aos alunos que planejem o uso de energias renováveis, a gestão de resíduos, o transporte público e áreas verdes.
-
Cada grupo deve apresentar sua cidade sustentável, explicando as escolhas de design e como elas contribuem para mitigar os efeitos das atividades humanas no clima.
-
Realize uma votação para escolher o projeto mais inovador e sustentável.
Retorno
Duração: (15-20 minutos)
Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o conhecimento adquirido e compartilhem experiências e ideias. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos impactos das ações humanas no clima e a importância de soluções sustentáveis. Além disso, permite que os alunos pratiquem habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica e ativa.
Discussão em Grupo
Para encerrar a aula, promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará as conclusões e soluções encontradas durante as atividades. Inicie a discussão com uma breve introdução, lembrando os alunos dos objetivos da aula e da importância de entender os impactos das ações humanas no clima. Em seguida, peça a cada grupo que apresente um resumo do que discutiram e das soluções propostas. Encoraje os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a comentarem sobre as apresentações dos colegas.
Perguntas Chave
1. Quais foram os impactos das atividades humanas discutidos que mais surpreenderam vocês e por quê?
2. Como as soluções propostas por cada grupo podem ser implementadas na vida real?
3. Que papel cada um de nós pode desempenhar para reduzir os impactos das atividades humanas no clima?
Conclusão
Duração: (5-10 minutos)
A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos temas discutidos. Ao resumir os pontos principais, reforça-se a aquisição de conhecimento. Além disso, ao destacar a aplicação prática do conhecimento e sua relevância para o dia a dia, motiva-se os alunos a serem agentes ativos na promoção de mudanças positivas em relação ao clima.
Resumo
Nesta conclusão, o professor deve resumir os pontos chave abordados, relembrando os impactos das atividades humanas no clima, como desmatamento, uso de combustíveis fósseis e emissões de gases de efeito estufa. Deve-se recapitular as discussões e soluções propostas pelos alunos durante as atividades, enfatizando as conexões entre os tópicos e a vida real.
Conexão com a Teoria
É fundamental destacar como a aula de hoje conectou teoria e prática. As atividades, como o debate e a construção de cidades sustentáveis, permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico sobre mudanças climáticas em cenários práticos, desenvolvendo uma compreensão mais profunda e significativa do tema. Essa abordagem ajuda os alunos a visualizar como as teorias estudadas são aplicáveis e importantes no mundo real.
Fechamento
Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do estudo das mudanças climáticas para a vida cotidiana dos alunos. Discutir as ações individuais e coletivas que podem ser adotadas para mitigar os impactos das atividades humanas no clima é essencial. Além disso, enfatizar que cada pequena ação conta, desde o uso sustentável de recursos até a participação em iniciativas comunitárias, é crucial para que os alunos se sintam capacitados a fazer a diferença.