Entrar

Plano de aula de Surgimento das Cidades

Geografia

Original Teachy

'EF06GE06'

Surgimento das Cidades

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Surgimento das Cidades

Palavras ChaveSurgimento das Cidades, Mudanças Sociais, Vida Urbana, Trabalho Urbano, Maquetes de Cidades Antigas, Simulação de Comércio, Investigação de Cidades Perdidas, História das Cidades, Desenvolvimento Prático, Pensamento Crítico, Análise Social e Econômica
Materiais NecessáriosArgila, Palitos de sorvete, Cartolina, Materiais para desenho (lápis, borrachas), Itens de troca representativos de produtos antigos (grãos, tecidos, metais), Mapas, Documentos antigos, Réplicas de artefatos arqueológicos, Kits de detetive para cada grupo
Códigos BNCCEF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.; EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos do plano de aula é crucial para estabelecer uma base clara e direcionada do que se espera que os alunos atinjam ao final da aula. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, esta etapa orienta tanto o professor quanto os alunos, assegurando que todos os esforços em sala de aula estejam alinhados com metas educacionais bem definidas. Além disso, permite uma avaliação eficaz do aprendizado, garantindo que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido de maneira prática e reflexiva.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a descrever e discutir as mudanças sociais que ocorreram com o surgimento das cidades.

2. Analisar e compreender a configuração do trabalho e da vida urbana a partir do estudo do surgimento das cidades.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao analisar as implicações do crescimento urbano na sociedade.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e conectar o conteúdo aprendido previamente com a realidade. Utilizando situações problema, incentiva-se os alunos a pensar criticamente sobre o tema, aplicando seu conhecimento em cenários hipotéticos. A contextualização busca relacionar o conteúdo com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do estudo das cidades antigas para entender melhor as cidades atuais.

Situações Problema

1. Imagine que você é um habitante de uma das primeiras cidades da história. Quais seriam as principais diferenças que você notaria ao migrar de uma aldeia para uma cidade? Como isso afetaria sua vida diária e suas interações sociais?

2. Se uma cidade moderna de repente perdesse toda sua tecnologia e infraestrutura, voltando ao modelo das cidades antigas, como você acha que os cidadãos reagiriam? Quais seriam as principais dificuldades e o que poderia ser aprendido com os modelos antigos de urbanização?

Contextualização

As cidades são espaços complexos que evoluíram ao longo de milênios. A primeira cidade de que se tem registro é a antiga Uruk, no atual Iraque, que surgiu há mais de 5 mil anos. Curiosamente, as primeiras cidades eram muito diferentes das que conhecemos hoje, mas já enfrentavam problemas como densidade populacional, organização social e necessidades de infraestrutura. Essas questões continuam pertinentes, o que demonstra a importância de entender como as cidades se formaram e evoluíram para enfrentar os desafios atuais.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre o surgimento das cidades de maneira prática e interativa. Através de atividades lúdicas e colaborativas, como a construção de maquetes, simulação de comércio e investigação de cidades perdidas, os alunos podem visualizar e explorar os temas discutidos, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura. Cada atividade é planejada para engajar os alunos em diferentes aspectos das cidades antigas, desde a organização espacial até o comércio e a história.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Construtores de Cidades Antigas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e visualizar a organização espacial e social das primeiras cidades.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá materiais para construir maquetes de cidades antigas, inspiradas em plantas urbanas de civilizações como os sumérios, egípcios ou mesopotâmicos. Eles deverão considerar aspectos como a localização de templos, áreas residenciais, mercados e sistemas de defesa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua os materiais para construção das maquetes, que podem incluir argila, palitos de sorvete, cartolina, entre outros.

  • Cada grupo escolhe uma civilização antiga e pesquisa suas características urbanas.

  • Os alunos desenham o plano de sua cidade na cartolina.

  • Usando os materiais fornecidos, eles constroem uma maquete tridimensional da cidade.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua cidade, explicando as escolhas arquitetônicas e urbanas feitas.

Atividade 2 - O Comércio nas Cidades Antigas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender o papel econômico e social do comércio nas primeiras cidades.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos simularão o comércio em cidades antigas, utilizando produtos que representam itens de troca da época, como grãos, tecidos e metais. Eles deverão organizar suas bancas de comércio e negociar com outros grupos, desenvolvendo habilidades de troca e compreendendo a importância do comércio para o crescimento das cidades.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua entre os grupos os itens de troca que representam produtos comuns nas primeiras cidades.

  • Cada grupo deve montar sua banca de comércio em uma área designada da sala.

  • Os alunos negociam entre si para conseguir os melhores produtos e expandir sua riqueza.

  • Ao final, discute-se em grupo como o comércio influenciou o crescimento das cidades antigas.

Atividade 3 - Detetives Urbanos: Investigando as Cidades Perdidas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e análise histórica sobre o desaparecimento de cidades antigas.

- Descrição: Os alunos, em grupos, se tornarão detetives que precisam investigar as razões do desaparecimento de uma cidade antiga. Eles usarão mapas, documentos antigos e réplicas de artefatos para reconstruir a história e apresentar suas conclusões.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e distribua kits de detetive para cada um.

  • Cada kit contém mapas, documentos e artefatos encontrados em escavações arqueológicas de cidades antigas.

  • Os alunos devem usar esses materiais para reconstruir a história da cidade e entender por que ela desapareceu.

  • Cada grupo prepara uma apresentação de suas descobertas, incluindo possíveis causas para o desaparecimento da cidade.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o que aprenderam durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos verem o tema de diferentes perspectivas, enriquecendo assim seu entendimento sobre o surgimento das cidades e suas implicações sociais e econômicas.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo onde cada equipe compartilhará suas descobertas e experiências. Inicie a discussão com uma breve introdução, descrevendo a importância do trabalho em equipe e da aplicação prática dos conceitos estudados. Encoraje os alunos a refletir sobre como a estrutura das cidades antigas influencia as cidades modernas e como os problemas enfrentados no passado ainda são relevantes hoje.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar recriar uma cidade antiga em sua maquete e como vocês solucionaram?

2. Como o comércio influenciou a formação e desenvolvimento das cidades antigas que vocês estudaram?

3. Quais semelhanças e diferenças vocês notaram entre as cidades antigas e as cidades modernas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é reforçar e sintetizar o aprendizado adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam ligar os conhecimentos teóricos com as práticas realizadas. Além disso, esta etapa visa destacar a importância do tema para a compreensão do mundo contemporâneo e para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas nos alunos. Ao final, os alunos devem sair com uma clara compreensão da evolução das cidades e das implicações desta evolução em suas vidas.

Resumo

Para concluir, é essencial destacar que a aula de hoje focou no estudo do surgimento das cidades, permitindo aos alunos explorar a transição de comunidades rurais para urbanas e as mudanças sociais e econômicas resultantes. Através de atividades práticas, como a construção de maquetes, simulações de comércio e investigações, os alunos puderam visualizar e experimentar os desafios e desenvolvimentos das primeiras sociedades urbanas.

Conexão com a Teoria

A conexão entre a teoria estudada e as atividades práticas foi estabelecida ao longo da aula, onde os alunos aplicaram conceitos geográficos, históricos e socioeconômicos na resolução de problemas concretos. Isso não apenas facilitou a compreensão dos conteúdos, mas também destacou a relevância do estudo das cidades antigas na compreensão das cidades modernas e de suas dinâmicas.

Fechamento

Compreender o surgimento das cidades é crucial, pois este conhecimento não apenas enriquece a cultura geral dos alunos, mas também proporciona uma base sólida para entender as complexidades das cidades contemporâneas. As habilidades analíticas e críticas desenvolvidas durante a aula são fundamentais para que os alunos possam se tornar cidadãos conscientes e ativos em suas comunidades e no mundo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies