Plano de Aula | Metodologia Técnica | Tempo Atmosférico e o Clima
Palavras Chave | Tempo atmosférico, Clima, Meteorologia, Previsão do tempo, Mudanças climáticas, Instrumentos meteorológicos, Precipitação, Pluviômetro, Agricultura, Aviação, Gestão de recursos hídricos, Pensamento crítico, Análise de dados, Trabalho em equipe |
Materiais Necessários | Vídeo de 3 a 5 minutos sobre tempestades, Garrafa PET (uma para cada grupo), Régua, Fita adesiva, Tesoura, Marcador permanente, Espaço ao ar livre |
Códigos BNCC | EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Física |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos básicos relacionados ao tempo atmosférico e ao clima, e como esses conceitos são aplicáveis em contextos práticos e profissionais. Através do estudo e reflexão sobre a formação dos diferentes tempos na atmosfera e a análise dos padrões climáticos, os alunos desenvolverão habilidades essenciais que são valiosas tanto em termos acadêmicos quanto no mercado de trabalho, como a capacidade de observação, análise de dados e pensamento crítico.
Objetivos principais:
1. Estudar sobre a formação dos diferentes tempos na atmosfera.
2. Compreender o clima e o seu panorama mais extenso dos padrões de tempo.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades práticas para a observação e análise de dados meteorológicos.
- Promover a capacidade de reflexão crítica sobre as consequências climáticas no dia a dia e no mercado de trabalho.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos básicos relacionados ao tempo atmosférico e ao clima, e como esses conceitos são aplicáveis em contextos práticos e profissionais. Através do estudo e reflexão sobre a formação dos diferentes tempos na atmosfera e a análise dos padrões climáticos, os alunos desenvolverão habilidades essenciais que são valiosas tanto em termos acadêmicos quanto no mercado de trabalho, como a capacidade de observação, análise de dados e pensamento crítico.
Contextualização
O tempo atmosférico e o clima são fenômenos que influenciam diretamente nossas vidas diárias, desde a roupa que vestimos até a agricultura e o planejamento urbano. Compreender como se formam as diferentes condições atmosféricas e os padrões climáticos é essencial para prever eventos extremos, como tempestades e secas, e para adaptar nossas atividades ao ambiente.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
Os meteorologistas utilizam ferramentas avançadas como satélites e modelos computacionais para prever o tempo. Esses profissionais são essenciais em setores como aviação, agricultura e gestão de recursos hídricos. Além disso, o conhecimento sobre o clima é crucial para enfrentar desafios globais como as mudanças climáticas e o aquecimento global.
Atividade Inicial
Exiba um vídeo curto de 3 a 5 minutos que mostra uma tempestade se formando e os impactos que ela pode causar. Em seguida, pergunte aos alunos: 'Como vocês acham que os meteorologistas conseguem prever eventos como esse?'.
Desenvolvimento
Duração: (50 - 60 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam em profundidade os conceitos e processos relacionados ao tempo atmosférico e ao clima, desenvolvendo habilidades práticas e reflexivas que são essenciais tanto para a vida cotidiana quanto para o mercado de trabalho. Através da construção de um pluviômetro e da resolução de exercícios de fixação, os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática e contextualizada.
Tópicos a Abordar
- Diferença entre tempo atmosférico e clima
- Elementos e fatores do clima
- Instrumentos meteorológicos e sua utilização
- Formação de fenômenos meteorológicos (chuva, granizo, neve, etc.)
- Impactos do clima e tempo no dia a dia e em diferentes setores da economia
Reflexões Sobre o Tema
Facilite uma discussão sobre como o conhecimento do tempo atmosférico e do clima pode influenciar na tomada de decisões em diferentes áreas, como na agricultura, aviação e planejamento urbano. Questione como as mudanças climáticas podem afetar essas áreas e a importância de prever e se adaptar a essas mudanças.
Mini Desafio
Construindo um Pluviômetro
Os alunos serão desafiados a construir um pluviômetro utilizando materiais simples, como garrafas PET. Esta atividade permitirá que eles compreendam como se mede a quantidade de precipitação em um determinado período.
Instruções
- Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.
- Forneça a cada grupo uma garrafa PET, régua, fita adesiva, tesoura e um marcador permanente.
- Instrua os grupos a cortar a parte superior da garrafa e invertê-la para criar um funil.
- Peça aos alunos para fixarem o funil na garrafa utilizando fita adesiva.
- Oriente os alunos a marcarem a garrafa com uma régua, de forma que possam medir a quantidade de água coletada em milímetros.
- Leve os alunos para um espaço ao ar livre onde possam posicionar seus pluviômetros.
- Incentive os alunos a observarem e registrarem a quantidade de precipitação ao longo de uma semana.
Objetivo: Entender como se mede a precipitação e a importância dessa medida para diferentes setores, além de promover habilidades práticas e de trabalho em equipe.
Duração: (30 - 35 minutos)
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Explique a diferença entre tempo atmosférico e clima.
- Liste três instrumentos meteorológicos e descreva sua função.
- Descreva o processo de formação da chuva.
- Como o conhecimento sobre o tempo e o clima pode impactar a agricultura?
- Quais são os possíveis efeitos das mudanças climáticas no nosso dia a dia?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido ao longo da aula, refletindo sobre a aplicação prática dos conceitos aprendidos e compreendendo a relevância desses conhecimentos para diferentes áreas do mercado de trabalho e para a vida cotidiana. Através da discussão, resumo e fechamento, os alunos poderão reforçar e internalizar os principais pontos abordados.
Discussão
Promova uma discussão entre os alunos sobre como o conhecimento adquirido durante a aula pode ser aplicado em diferentes contextos. Pergunte aos alunos como a construção do pluviômetro ajudou a entender a importância da medição de precipitação e como essa prática pode ser relevante para setores como a agricultura e a gestão de recursos hídricos. Incentive os alunos a refletirem sobre os desafios enfrentados durante a construção do pluviômetro e como superaram esses desafios. Também discuta as respostas dos exercícios de fixação, incentivando os alunos a compartilharem suas respostas e debaterem sobre as possíveis variações.
Resumo
Recapitule os principais pontos abordados na aula, como a diferença entre tempo atmosférico e clima, os elementos e fatores do clima, os instrumentos meteorológicos e sua utilização, e a formação de fenômenos meteorológicos. Destaque a importância da compreensão desses conceitos para prever eventos climáticos e adaptar atividades humanas às condições atmosféricas.
Fechamento
Explique aos alunos como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Enfatize a importância de entender o tempo atmosférico e o clima não apenas para fins acadêmicos, mas também para aplicações práticas no mercado de trabalho, como na agricultura, aviação e planejamento urbano. Ressalte que o conhecimento sobre clima é crucial para enfrentar desafios globais como as mudanças climáticas e o aquecimento global.