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Plano de aula de Mesoamérica: Introdução

História

Original Teachy

'EF06HI05'

Mesoamérica: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mesoamérica: Introdução

Palavras ChaveMesoamérica, cultura indígena, arquitetura pré-colombiana, artes mesoamericanas, organização social, religião mesoamericana, atividades práticas, maquetes, dramatização, detetives arqueológicos, aprendizagem ativa, trabalho em equipe, pensamento crítico
Materiais NecessáriosMateriais recicláveis (caixas de papelão, palitos de sorvete, tecidos), Folhas de papel para desenhos e anotações, Computador ou tablets com acesso à internet para pesquisa, Folhas de instruções para atividades, Adesivos, canetas e marcadores, Artefatos fictícios para os 'sítios arqueológicos', Textos fictícios ou resumos sobre a cultura mesoamericana
Códigos BNCCEF06HI05: Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.; EF06HI06: Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.; EF06HI07: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.; EF06HI08: Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é fundamental para estabelecer as metas de aprendizado da aula. Aqui, o professor deve esclarecer o que se espera que os alunos sejam capazes de fazer ao final da sessão, focando na habilidade de reconhecer e descrever aspectos cruciais da cultura mesoamericana pré-colombiana. Além disso, busca-se instigar uma apreciação mais profunda pelas contribuições desses povos para a história global. Esta clareza inicial ajuda a orientar os alunos durante as atividades práticas e as discussões em sala.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os principais aspectos da cultura, organização social, arquitetura, artes e religião dos povos indígenas da Mesoamérica antes do contato com os europeus.

2. Fomentar uma compreensão crítica sobre as contribuições e o legado dos povos mesoamericanos para a civilização mundial.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade e o interesse dos alunos pela história e cultura dos povos indígenas da Mesoamérica.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que os façam pensar crítica e contextualmente sobre o tema. Além disso, ao contextualizar a importância da Mesoamérica, os alunos podem visualizar a relevância do que aprenderam para a compreensão da história e cultura global, aumentando assim o interesse e a motivação para a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você é um explorador europeu no século XVI. Você acabou de chegar à costa da Mesoamérica; o que você espera encontrar em termos de cultura, sociedade e tecnologia?

2. Se você fosse um arqueólogo pesquisando uma antiga cidade mesoamericana, que pistas culturais e arquitetônicas você procuraria para entender como era a vida nessa cidade antes da chegada dos europeus?

Contextualização

A Mesoamérica, região que abrange partes do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador, foi o berço de civilizações como os Maias, Astecas e Olmecas. Essas culturas desenvolveram sistemas complexos de escrita, astronomia, matemática e engenharia, além de impressionante arte e arquitetura. Curiosamente, a escrita dos Maias foi uma das poucas formas de escrita totalmente independentes do Velho Mundo. Essas informações não apenas enriquecem nossa compreensão do passado, mas também lançam luz sobre a diversidade e a inovação das culturas humanas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos sobre os povos mesoamericanos de uma maneira envolvente e prática. Através de atividades lúdicas e interativas, os alunos têm a oportunidade de explorar a arquitetura, a arte, a organização social e outras facetas da cultura mesoamericana, consolidando seu aprendizado de forma criativa e colaborativa. Esta etapa visa não apenas reforçar o conteúdo teórico, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e expressão criativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Construtores de Mundos Antigos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Recriar fisicamente os conhecimentos adquiridos sobre a arquitetura e urbanismo mesoamericanos, desenvolvendo habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá o desafio de construir uma maquete de uma cidade mesoamericana pré-colombiana, utilizando materiais recicláveis como caixas de papelão, palitos de sorvete e tecidos. Eles deverão incluir edifícios representativos, praças e sistemas de irrigação.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os materiais recicláveis e uma folha de instruções que detalha os principais tipos de edifícios que devem ser incluídos na maquete.

  • Cada grupo deve pesquisar rapidamente sobre a disposição e função dos edifícios na cidade mesoamericana que escolherem representar.

  • Os alunos têm 60 minutos para construir a maquete.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua maquete, explicando a escolha dos edifícios e curiosidades sobre a cidade que representaram.

Atividade 2 - Detetives da História

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar o método dedutivo para compreender aspectos da cultura mesoamericana, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos atuarão como detetives arqueológicos. Cada grupo receberá um 'sítio arqueológico' (um espaço na sala previamente preparado com 'artefatos' e 'documentos') que representa uma parte da vida cotidiana de um povo mesoamericano. Eles devem usar pistas presentes no local para 'reconstruir' a história e cultura do povo que habitava o sítio.

- Instruções:

  • Prepare previamente a sala com 'sítios arqueológicos' que incluam artefatos, desenhos, textos fictícios e outros itens que representem a cultura mesoamericana.

  • Divida os alunos em grupos e atribua um sítio arqueológico a cada grupo.

  • Os alunos terão 30 minutos para explorar seu sítio, observar e discutir os artefatos presentes.

  • Cada grupo deve preparar uma breve apresentação sobre o que 'descobriram' e como isso ajuda a entender a cultura mesoamericana.

  • Realize uma sessão de apresentações para que cada grupo compartilhe suas descobertas com a classe.

Atividade 3 - Dramatização Cultural

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a expressão artística como forma de aprendizado sobre cultura e costumes, promovendo a pesquisa e a criatividade.

- Descrição: Os alunos irão criar e apresentar uma pequena peça teatral que retrate um aspecto da vida cotidiana ou uma cerimônia importante de um dos povos mesoamericanos. Eles deverão pesquisar e planejar a dramatização, incluindo vestimentas e adereços típicos.

- Instruções:

  • Instrua os alunos a pesquisar sobre cerimônias ou aspectos da vida dos povos mesoamericanos que os interessem.

  • Divida a classe em grupos e cada grupo escolhe um tema para sua peça.

  • Os grupos têm 40 minutos para planejar e ensaiar suas peças, incluindo a confecção de adereços e vestimentas simples.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe, seguida de uma breve discussão sobre o que aprenderam durante o processo de preparação.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e compartilhem insights com seus colegas. Através da discussão em grupo, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda e crítica dos temas abordados, além de praticar habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e o grau de compreensão dos alunos sobre a cultura mesoamericana.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar as principais descobertas e experiências vivenciadas durante as atividades. Encoraje os alunos a discutirem como a cultura mesoamericana se reflete em nossa sociedade atual e o que mais os surpreendeu ou intrigou em seu estudo. Este momento deve ser conduzido de forma participativa, permitindo que todos os grupos tenham a oportunidade de contribuir e aprender uns com os outros.

Perguntas Chave

1. Quais aspectos da cultura mesoamericana vocês acharam mais interessantes e por quê?

2. Como as atividades de maquete, detetives da história e dramatização ajudaram a entender melhor a vida dos povos mesoamericanos?

3. De que maneira o estudo da Mesoamérica pode nos ajudar a compreender melhor a diversidade cultural e a importância da preservação das tradições?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de conclusão serve para reforçar e sintetizar o aprendizado, garantindo que os alunos possam conectar os pontos entre a teoria estudada e as atividades práticas realizadas. Além disso, proporciona uma oportunidade para refletir sobre a relevância do estudo da Mesoamérica no contexto atual, destacando a importância da história e da cultura na compreensão do mundo em que vivemos. Este momento final também ajuda a consolidar o conhecimento e a preparar os alunos para a aplicação dos conceitos em futuras aprendizagens.

Resumo

Para concluir, recapitulamos os principais aspectos da cultura mesoamericana explorados nesta aula. Discutimos a arquitetura impressionante, como as pirâmides e os templos, a organização social, as artes como a cerâmica e a tecelagem, além das práticas religiosas que influenciaram a vida diária desses povos. Refletimos também sobre a importância do estudo desses temas para compreender melhor a sociedade atual.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi cuidadosamente desenhada para conectar a teoria estudada em casa com as atividades práticas realizadas em sala. As maquetes, a dramatização e a investigação arqueológica serviram como pontes para aplicar o conhecimento teórico em contextos práticos, permitindo aos alunos experimentar de forma tangível o que tinha sido apenas teoricamente compreendido.

Fechamento

Compreender a Mesoamérica não é apenas uma viagem ao passado, mas uma lição sobre a valorização da diversidade cultural e da inovação. Os povos mesoamericanos, com suas realizações em ciência, arte e tecnologia, oferecem lições valiosas sobre resiliência e adaptação, temas que permanecem relevantes até os dias atuais.

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