Entrar

Plano de aula de Inglês, Brasil e o Mundo

Inglês

Original Teachy

'EF06LI24'

Inglês, Brasil e o Mundo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de compreensão de textos em inglês: O professor deve orientar os alunos a ler e interpretar textos em inglês que abordem a relação entre o Brasil e o mundo, com foco especial no comércio, turismo e esportes. Isso ajudará os alunos a aprimorar suas habilidades de leitura e compreensão, e a expandir seu vocabulário relacionado a esses tópicos.

  2. Promover a fluência em inglês ao discutir tópicos de relevância global: O professor deve incentivar os alunos a discutir em inglês as implicações dessas relações, desenvolvendo assim suas habilidades de fala e audição. Isso não só aprimorará a fluência dos alunos, mas também os ajudará a entender melhor a importância do inglês no contexto global.

  3. Incentivar a pesquisa e o pensamento crítico: Ao preparar os alunos para a aula, o professor deve sugerir que eles pesquisem mais sobre os tópicos a serem discutidos. Durante a aula, os alunos serão incentivados a compartilhar suas descobertas e opiniões, promovendo assim o pensamento crítico e a habilidade de pesquisa.

    Objetivos secundários:

    • Melhorar a escrita em inglês: Ao final da aula, os alunos serão convidados a escrever um pequeno ensaio sobre o tópico discutido. Isso ajudará a melhorar suas habilidades de escrita em inglês.

    • Estimular a curiosidade e o interesse pela língua inglesa e por assuntos globais: Ao abordar tópicos de relevância global, o professor deve buscar despertar o interesse dos alunos pelo inglês e por assuntos internacionais, incentivando assim o aprendizado autônomo e a curiosidade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de tópicos anteriores: O professor deve começar a aula revisando brevemente os tópicos que foram discutidos nas aulas anteriores, como vocabulário relacionado a comércio, turismo e esportes, e estratégias de leitura e compreensão de textos em inglês. Isso irá garantir que os alunos tenham uma base sólida para o novo conteúdo que será apresentado. (3 - 5 minutos)

  2. Situação problema 1: O professor pode propor a seguinte situação problema: "Imagine que você é um empresário brasileiro que deseja expandir seus negócios para o exterior. Como o conhecimento do inglês pode te ajudar nessa situação? Quais seriam as vantagens e desafios de se comunicar em inglês com potenciais parceiros comerciais?" Esta situação problema irá despertar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o tópico da aula. (2 - 3 minutos)

  3. Situação problema 2: Em seguida, o professor pode apresentar outra situação problema: "Suponha que você é um jogador de futebol brasileiro que acaba de ser contratado por um clube estrangeiro. Como o conhecimento do inglês pode te ajudar a se adaptar ao novo país e se comunicar com seus colegas de equipe e com o treinador?" Esta situação problema irá destacar a importância do inglês no mundo dos esportes e incentivar os alunos a pensar sobre as implicações práticas do que estão aprendendo. (2 - 3 minutos)

  4. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do inglês no mundo atual, destacando como o inglês é a língua franca do comércio, do turismo e dos esportes. Ele pode citar exemplos reais de como o inglês é usado nessas áreas, como a negociação de contratos comerciais, a interação com turistas estrangeiros e a comunicação entre jogadores de futebol de diferentes nacionalidades. (2 - 3 minutos)

  5. Introdução do tópico: Por fim, o professor pode introduzir o tópico da aula, anunciando que os alunos irão explorar mais a fundo a relação entre o Brasil e o mundo, com foco no comércio, turismo e esportes. Ele pode compartilhar alguns fatos interessantes sobre essa relação, como o fato de que o Brasil é um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo, ou que o turismo é uma das principais fontes de receita do país. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "World Trade Game" - O Jogo do Comércio Mundial" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos e distribuir para cada grupo um conjunto de cartões. Cada cartão deve conter uma palavra ou expressão relacionada ao comércio, turismo ou esportes, e suas respectivas traduções em inglês e português (por exemplo: "exportação - export", "futebol - football", "hotel - hotel"). O objetivo do jogo é que os alunos, em cada rodada, peguem um cartão e expliquem a palavra ou expressão nele para o restante do grupo, sem usar a palavra em si ou sua tradução. Os outros alunos devem então adivinhar a palavra ou expressão correta. O grupo que adivinhar corretamente mais palavras ou expressões em um determinado tempo vence.
    • Passo a passo:
      1. Divida a classe em grupos de 3 a 4 alunos.
      2. Distribua os conjuntos de cartões para cada grupo.
      3. Explique as regras do jogo e o objetivo.
      4. Cronometre o tempo e oriente os alunos a iniciarem as rodadas.
      5. Ao final do tempo determinado, contabilize os acertos de cada grupo e declare o vencedor.
  2. Atividade 2: "Brazil and the World - A Trading Adventure" - Brasil e o Mundo - Uma Aventura Comercial" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos irão se imaginar como empresários brasileiros que desejam expandir seus negócios para o exterior. O professor deve fornecer a cada grupo um "kit de negócios", que inclui uma lista de produtos brasileiros (por exemplo: café, suco de laranja, açúcar), uma lista de países estrangeiros, e uma lista de palavras e expressões em inglês relacionadas ao comércio. O objetivo do jogo é que os alunos, em cada rodada, escolham um produto da lista, um país da lista, e usem as palavras e expressões em inglês para criar uma breve apresentação de vendas, explicando por que esse produto seria um sucesso nesse país. O grupo com a apresentação mais criativa e convincente vence.
    • Passo a passo:
      1. Fornecer a cada grupo o "kit de negócios".
      2. Explicar as regras do jogo e o objetivo.
      3. Orientar os alunos a escolherem um produto, um país, e a criarem a apresentação.
      4. Determinar um tempo limite para a preparação da apresentação.
      5. Após o tempo determinado, cada grupo deve apresentar sua proposta para a classe.
      6. Ao final das apresentações, o professor deve avaliar as propostas e declarar o vencedor.
  3. Atividade 3: "The World Cup in English" - A Copa do Mundo em Inglês" (5 - 8 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos irão se imaginar como jogadores de futebol brasileiros que foram contratados por um clube estrangeiro. O professor deve fornecer a cada grupo um "kit do jogador", que inclui uma lista de situações comuns no mundo do futebol (por exemplo: a primeira entrevista com a imprensa, a interação com os colegas de equipe, a comunicação com o treinador), e uma lista de palavras e expressões em inglês relacionadas a essas situações. O objetivo do jogo é que os alunos, em cada rodada, escolham uma situação da lista, e usem as palavras e expressões em inglês para criar um diálogo curto. O grupo com o diálogo mais criativo e relevante vence.
    • Passo a passo:
      1. Fornecer a cada grupo o "kit do jogador".
      2. Explicar as regras do jogo e o objetivo.
      3. Orientar os alunos a escolherem uma situação e a criarem o diálogo.
      4. Determinar um tempo limite para a preparação do diálogo.
      5. Após o tempo determinado, cada grupo deve apresentar seu diálogo para a classe.
      6. Ao final das apresentações, o professor deve avaliar os diálogos e declarar o vencedor.

Estas atividades irão permitir que os alunos pratiquem suas habilidades de fala, audição e escrita em inglês, enquanto exploram a relação entre o Brasil e o mundo de uma maneira divertida e envolvente. Além disso, ao trabalhar em grupos, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de trabalho em equipe e de negociação.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)

    • Descrição: Após a Conclusão das atividades em grupo, o professor deve promover uma discussão aberta com toda a classe. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões. Durante essas apresentações, o professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e de fazer perguntas. Essa discussão em grupo permitirá que os alunos aprendam uns com os outros, vejam diferentes perspectivas sobre o mesmo problema e reflitam sobre o que aprenderam.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Após a discussão em grupo, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades realizadas e a teoria abordada na aula. Ele pode destacar, por exemplo, como as palavras e expressões em inglês usadas durante as atividades são relevantes para a relação entre o Brasil e o mundo, especialmente no contexto do comércio, turismo e esportes. O professor pode também aproveitar para reforçar conceitos importantes que foram discutidos durante a aula, como a importância do inglês como língua franca e as habilidades necessárias para se comunicar efetivamente em inglês nessas situações.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos terão um minuto para pensar em suas respostas. Em seguida, o professor pode convidar alguns alunos a compartilhar suas reflexões com a classe. Essa atividade de reflexão permitirá que os alunos consolidem seu aprendizado, identifiquem quaisquer lacunas em seu entendimento e se preparem para a aula seguinte.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto)

    • Descrição: O professor deve agradecer aos alunos por sua participação e esforço durante a aula, e encorajá-los a continuar praticando suas habilidades de inglês fora da sala de aula. Ele pode também pedir feedback aos alunos sobre a aula, perguntando, por exemplo, quais atividades eles mais gostaram e quais acharam mais desafiadoras. O feedback dos alunos será valioso para o professor ajustar suas estratégias de ensino e melhorar as futuras aulas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão recapitulando os pontos-chave da aula. Ele deve relembrar os alunos sobre a relação entre o Brasil e o mundo, com foco no comércio, turismo e esportes. Ele deve destacar a importância do inglês nesses contextos, e resumir as principais habilidades e conhecimentos que os alunos desenvolveram durante a aula. Isso ajudará a reforçar o aprendizado dos alunos e a garantir que eles tenham uma compreensão clara do material.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele deve enfatizar como as atividades em grupo permitiram aos alunos aplicar a teoria de uma maneira prática e relevante. O professor pode também destacar como as situações problemas e os jogos simularam cenários do mundo real, ajudando os alunos a ver a aplicabilidade do que estão aprendendo.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tópico. Isso pode incluir sites, vídeos, livros e artigos em inglês sobre a relação entre o Brasil e o mundo, ou sobre as habilidades de inglês necessárias para o comércio, turismo e esportes. O professor pode também sugerir atividades de aprendizado autônomo, como assistir a um filme em inglês, ler um livro em inglês, ou participar de um fórum de discussão online em inglês.
  4. Importância do Tópico para o Dia a Dia (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico da aula para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar como o conhecimento de inglês e a compreensão da relação entre o Brasil e o mundo podem beneficiar os alunos em suas futuras carreiras, viagens ou interações internacionais. O professor pode também destacar como o Desenvolvimento das habilidades de pesquisa, pensamento crítico, trabalho em equipe e negociação durante a aula são habilidades valiosas que os alunos podem aplicar em várias áreas de suas vidas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies