Entrar

Plano de aula de Verbos: Introdução ao Presente Contínuo

Inglês

Original Teachy

'EF06LI20'

Verbos: Introdução ao Presente Contínuo

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbos: Introdução ao Presente Contínuo

Palavras ChavePresente Contínuo, Verbos, Inglês, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Relaxamento Muscular Progressivo, Expressão de Emoções, Regulação Emocional, Trabalho em Grupo, Reflexão, Metas Pessoais e Acadêmicas
Materiais NecessáriosCadeiras confortáveis, Lista de situações descritas em português, Papel, Canetas, Quadro branco, Marcadores, Relógio ou cronômetro
Códigos BNCCEF06LI20: Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos e o tópico da aula, que é o uso do presente contínuo em inglês. Ao descrever e identificar o uso do presente contínuo, os alunos desenvolverão habilidades fundamentais para a comunicação e interpretação de ações em andamento, ao mesmo tempo que trabalham competências socioemocionais como autoconhecimento e tomada de decisão responsável.

Objetivos Principais

1. Descrever o uso do presente contínuo em ações que estão acontecendo no momento da fala.

2. Identificar e interpretar o presente contínuo em textos em inglês.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Relaxamento Muscular Progressivo

A atividade de Relaxamento Muscular Progressivo é uma técnica que envolve tensionar e relaxar grupos musculares específicos do corpo para promover um estado de calma e concentração. Esta prática ajuda os alunos a se conectarem com seus corpos, reduzindo o estresse e aumentando a clareza mental, o que é essencial para a aprendizagem eficaz.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos descansando no colo.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos e a respirarem profundamente três vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

3. Comece com os pés, pedindo aos alunos que tensionem os músculos dos pés e segurem a tensão por cinco segundos, depois relaxem completamente.

4. Suba gradualmente pelo corpo, passando pelos músculos das pernas, abdômen, mãos, braços, ombros e pescoço, pedindo aos alunos que tensionem e relaxem cada grupo muscular por cinco segundos.

5. Encerre a atividade pedindo aos alunos que façam mais três respirações profundas e, lentamente, abram os olhos, trazendo sua atenção de volta à sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

O presente contínuo é uma forma verbal muito usada no inglês para descrever ações que estão acontecendo no momento da fala. Imagine que você está narrando um jogo de futebol ou descrevendo o que seus amigos estão fazendo agora mesmo. Entender e usar o presente contínuo é fundamental para se comunicar eficazmente em situações diárias e dinâmicas. Além disso, reconhecer como nos sentimos enquanto aprendemos algo novo pode nos ajudar a gerenciar nossas emoções e melhorar nosso desempenho. Por exemplo, perceber que estamos ansiosos pode nos levar a usar técnicas de respiração para nos acalmar e focar melhor na tarefa em mãos.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 - 25 minutos

1. Definição do Presente Contínuo: O presente contínuo é usado para descrever ações que estão acontecendo no momento da fala. A estrutura é formada pelo verbo 'to be' no presente (am/is/are) + o verbo principal com a terminação '-ing'.

2. Formação do Presente Contínuo: Explique que a formação do presente contínuo requer o uso do verbo 'to be' no presente (am/is/are) seguido do gerúndio do verbo principal (verbo + '-ing'). Por exemplo, 'I am reading a book' ou 'She is playing soccer'.

3. Uso do Presente Contínuo: Detalhe que essa forma verbal é utilizada para: Ações que estão ocorrendo agora; Ações temporárias; Planos futuros próximos; Situações em mudança.

4. Exemplos Práticos: Forneça exemplos que englobem diferentes contextos, como 'They are studying for their exams' (ação no momento), 'We are staying at a hotel this week' (ação temporária), 'I am meeting my friend later' (plano futuro próximo), e 'The weather is getting colder' (situação em mudança).

5. Diferença entre Presente Simples e Presente Contínuo: Explique a diferença entre o presente simples e o presente contínuo. Por exemplo, 'She eats breakfast at 7 AM every day' (presente simples, rotina) versus 'She is eating breakfast now' (presente contínuo, ação no momento).

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 - 40 minutos

Construindo Frases no Presente Contínuo

Nesta atividade, os alunos praticarão a construção de frases no presente contínuo a partir de situações fornecidas. Além disso, haverá uma reflexão sobre como se sentem ao realizar a atividade e como podem regular essas emoções.

1. Divida os alunos em pequenos grupos de 3 a 4 pessoas.

2. Forneça a cada grupo uma lista de situações descritas em português. Por exemplo, 'Ele está jogando futebol', 'Nós estamos estudando para a prova', etc.

3. Peça aos grupos que traduzam as frases para o inglês usando o presente contínuo.

4. Incentive cada grupo a discutir como se sentem ao realizar a atividade. Estão ansiosos, confiantes, estressados? Peça que identifiquem e nomeiem essas emoções (Reconhecer e Rotular).

5. Solicite que cada grupo compartilhe suas frases e emoções com a turma (Expressar).

6. Discuta com a turma estratégias para regular emoções negativas, como a respiração profunda e o apoio mútuo (Regular).

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, reúna os alunos em um círculo para uma discussão. Use o método RULER para guiar a conversa. Comece pedindo aos alunos que reconheçam e nomeiem as emoções que sentiram durante a atividade. Pergunte-lhes sobre as causas dessas emoções e as consequências em seu desempenho. Por exemplo, 'Alguém se sentiu ansioso ao falar em inglês? Por quê? Como isso afetou sua participação?'.

Em seguida, incentive os alunos a expressarem como lidaram com essas emoções. Discuta estratégias para regular emoções negativas, como respiração profunda ou pedir ajuda aos colegas. Destaque a importância de habilidades sociais e consciência social ao trabalharem em grupo, enfatizando o apoio mútuo e a comunicação efetiva.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Pergunte-lhes como se sentiram ao aprender o presente contínuo, quais foram os momentos mais difíceis e como conseguiram superar esses desafios. Incentive-os a compartilhar estratégias que usaram para regular suas emoções, como respiração profunda, pedir ajuda aos colegas ou focar em pensamentos positivos.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar os alunos a refletirem sobre suas experiências emocionais durante a aula e como conseguiram gerenciar essas emoções. Isso ajudará a desenvolver o autoconhecimento e a regulação emocional, permitindo que os alunos identifiquem estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Peça-lhes que escrevam duas metas: uma pessoal e uma acadêmica. Por exemplo, uma meta acadêmica pode ser 'Usar o presente contínuo corretamente em 5 frases diferentes', enquanto uma meta pessoal pode ser 'Praticar a respiração profunda sempre que sentir ansiedade durante a aula de inglês'.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Usar o presente contínuo corretamente em 5 frases diferentes.

2. Praticar a respiração profunda sempre que sentir ansiedade durante a aula de inglês.

3. Identificar o presente contínuo em textos em inglês com mais frequência.

4. Aumentar a confiança ao falar em inglês durante as atividades de grupo.

5. Apoiar colegas que possam estar com dificuldades durante as atividades. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos estarão mais preparados para continuar desenvolvendo suas habilidades tanto no conteúdo da aula quanto em suas competências socioemocionais. Isso incentivará uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies