Entrar

Plano de aula de Verbos: Simple Present

Inglês

Original Teachy

'EF06LI19'

Verbos: Simple Present

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão do Simple Present: Os alunos devem ser capazes de entender a estrutura e o uso do Simple Present em inglês. Isso inclui a formação do tempo verbal e suas particularidades, como o uso de verbos auxiliares e a terceira pessoa do singular.
  2. Identificação do Simple Present em contextos: Os alunos devem ser capazes de identificar o Simple Present em textos e frases, tanto em sua forma afirmativa, negativa e interrogativa. Isso inclui a capacidade de identificar a posição do verbo na frase e a necessidade de verbos auxiliares.
  3. Produção de frases no Simple Present: Os alunos devem ser capazes de produzir frases no Simple Present, tanto de forma escrita quanto oral. Isso inclui a capacidade de usar verbos regulares e irregulares corretamente, bem como a formação de frases negativas e interrogativas.

Objetivos secundários:

  • Aplicação do Simple Present em situações reais: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido em situações de comunicação reais, como em diálogos e textos.
  • Desenvolvimento da fluência oral e escrita em inglês: Através do estudo e prática do Simple Present, os alunos devem melhorar sua fluência oral e escrita em inglês, o que contribuirá para o Desenvolvimento geral de suas habilidades linguísticas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a estrutura básica de uma frase em inglês, com foco no verbo e suas flexões. Também revisa brevemente o conceito de tempos verbais, especialmente o Presente Simples. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta aos alunos duas situações-problema que envolvem o uso do Simple Present. A primeira pode ser um diálogo entre duas pessoas marcando um encontro, onde o uso do tempo verbal é fundamental. A segunda pode ser um email ou mensagem de texto em inglês, onde os alunos precisam identificar os verbos no Simple Present para entender o conteúdo. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização da importância do Simple Present: O professor explica a importância do Simple Present na comunicação em inglês, destacando que é um tempo verbal que usamos para falar sobre ações habituais, fatos permanentes, verdades universais e para expressar sentimentos e opiniões. Pode mencionar exemplos de como esse tempo verbal é usado em situações do dia a dia, como em notícias, conversas cotidianas e textos informais. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do tópico com curiosidades: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Simple Present. Por exemplo, pode mencionar que, ao falar sobre ações habituais, o Simple Present é usado com mais frequência em inglês do que em português. Outra curiosidade é que, ao contrário do português, em inglês, a terceira pessoa do singular (he, she, it) requer o acréscimo de "-s" ou "-es" ao final do verbo. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Criação de um diálogo" (10 - 12 minutos)

    • Os alunos, divididos em grupos de cinco, recebem uma situação-problema: "Vocês são um grupo de amigos que estão planejando uma festa de aniversário surpresa para um amigo em comum. Cada integrante do grupo tem uma tarefa específica a ser realizada para a organização da festa".
    • A tarefa dos alunos é criar um diálogo em inglês, no qual cada integrante do grupo relata sua tarefa. O diálogo deve utilizar o Simple Present de forma correta e coerente.
    • Os alunos são incentivados a usar verbos regulares e irregulares, bem como a terceira pessoa do singular, de forma a praticar diferentes formas de uso do Simple Present.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresenta seu diálogo para a turma. O professor faz a correção em conjunto, reforçando os pontos importantes do uso do Simple Present.
  2. Atividade 2: "Caça ao tesouro gramatical" (10 - 12 minutos)

    • O professor prepara previamente uma série de cartões, cada um contendo uma frase em inglês. As frases devem conter verbos no Simple Present, tanto regulares quanto irregulares, em diferentes contextos.
    • Os alunos, ainda divididos em grupos, recebem uma série de cartões e devem identificar, em cada um deles, o verbo no Simple Present.
    • Em seguida, os alunos categorizam os verbos identificados em "verbos regulares" e "verbos irregulares", para reforçar a diferença entre eles.
    • O grupo que identificar corretamente a maioria dos verbos e fizer a categorização correta é o vencedor da atividade.
    • Durante a atividade, o professor circula pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.
  3. Atividade 3: "Quiz de Simple Present" (5 - 7 minutos)

    • Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor propõe um quiz rápido para verificar a compreensão dos alunos sobre o Simple Present.
    • O quiz consiste em uma série de perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, que testam os alunos em diferentes aspectos do Simple Present, como a formação do tempo verbal, o uso de verbos auxiliares e a terceira pessoa do singular.
    • O professor corrige o quiz em conjunto com a turma, explicando as respostas corretas e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.

Essas atividades práticas e lúdicas são projetadas para envolver os alunos de forma ativa e ajudá-los a internalizar o uso do Simple Present de maneira significativa. Além disso, promovem a interação entre os alunos, o que contribui para o Desenvolvimento de suas habilidades de comunicação em inglês.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos): O professor reúne a turma para uma discussão coletiva sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. Cada grupo tem até 3 minutos para compartilhar suas principais descobertas ou dificuldades. Durante essa discussão, o professor deve incentivar os alunos a explicar o raciocínio por trás de suas respostas, permitindo que eles reflitam sobre o processo de aprendizado.

  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos): Após as apresentações dos grupos, o professor faz a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria do Simple Present. Isso pode incluir a revisão dos principais pontos de dificuldade identificados durante as atividades, a explicação de conceitos relacionados que foram aplicados (por exemplo, a diferença entre verbos regulares e irregulares) e a demonstração de como os exercícios práticos refletem o uso real do Simple Present.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele faz perguntas como:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais?

    Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas. O professor pode solicitar que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma, se estiverem confortáveis. Caso contrário, ele pode pedir que anotem suas respostas para uma autoavaliação posterior.

  4. Feedback do professor (2 - 3 minutos): O professor conclui a aula fornecendo feedback aos alunos sobre seu desempenho durante as atividades e a discussão em grupo. Ele reforça os pontos fortes da turma e identifica áreas que ainda precisam de melhoria. Além disso, o professor pode oferecer sugestões para estudos futuros, como sites, aplicativos ou livros que os alunos podem usar para praticar o Simple Present em casa.

O Retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam, reflitam sobre o processo de aprendizado e recebam feedback para melhorar suas habilidades. Além disso, ajuda o professor a avaliar a eficácia de sua abordagem de ensino e a ajustá-la, se necessário, para atender às necessidades de aprendizado dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor inicia a Conclusão relembrando os pontos-chave da aula. Ele recapitula a estrutura do Simple Present, suas particularidades (como o uso de verbos auxiliares e a terceira pessoa do singular) e os diferentes contextos em que é utilizado. O professor também reforça a importância de identificar e produzir frases no Simple Present, tanto de forma escrita quanto oral.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor destaca como a aula conectou a teoria do Simple Present com a prática. Ele menciona as atividades realizadas, como a criação de um diálogo e a "caça ao tesouro gramatical", que permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam de uma maneira significativa e contextualizada. O professor também ressalta como a prática do Simple Present contribui para o Desenvolvimento geral das habilidades de comunicação em inglês dos alunos.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor sugere materiais de estudo adicionais para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre o Simple Present. Podem ser recomendados sites, aplicativos, livros didáticos e exercícios online que ofereçam mais prática e explicação detalhada sobre o tema. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos usem aplicativos de aprendizado de idiomas que permitam a prática do Simple Present em diferentes contextos.

  4. Importância do Simple Present no Cotidiano (1 minuto): Para encerrar, o professor reforça a importância do Simple Present no cotidiano, especialmente em situações que envolvem comunicação em inglês. Ele reitera que o Simple Present é frequentemente usado para falar sobre ações habituais, fatos permanentes, verdades universais e para expressar sentimentos e opiniões. Além disso, o professor pode mencionar exemplos de como o Simple Present é usado em diferentes contextos, como em textos informais, notícias, conversas cotidianas e em situações de trabalho.

A Conclusão é uma parte essencial do plano de aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam, conectem a teoria com a prática e entendam a relevância do tópico no seu dia a dia. Além disso, fornece aos alunos os recursos necessários para continuar seu aprendizado de forma autônoma.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies