Entrar

Plano de aula de Números Primos e Compostos

Matemática

Original Teachy

'EF06MA05'

Números Primos e Compostos

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Números Primos e Compostos

Palavras ChaveNúmeros Primos, Números Compostos, Critérios de Divisibilidade, Emoções, RULER, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Atividades em Grupo, Regulação Emocional, Reflexão
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Folhas de papel, Canetas ou lápis, Listas de números para atividades, Relógio ou cronômetro, Recursos digitais (opcional, para ilustrações ou vídeos explicativos)
Códigos BNCCEF06MA05: Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é preparar os alunos para compreenderem os conceitos de números primos e compostos, bem como os critérios de divisibilidade. Isso será feito de maneira a também promover o desenvolvimento das competências socioemocionais, como o autoconhecimento, ao reconhecer suas próprias emoções durante a aprendizagem, e a consciência social, ao colaborar e interagir com os colegas nas atividades propostas.

Objetivos Principais

1. Conhecer a diferença entre números primos e compostos.

2. Estabelecer critérios de divisibilidade por meio de investigações e exemplos práticos.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda para Concentração

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Respiração Profunda. Esta técnica simples e eficaz ajuda a promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, criando um ambiente propício para a aprendizagem. A Respiração Profunda acalma o sistema nervoso, reduz a ansiedade e melhora a clareza mental, preparando os alunos para absorverem novos conhecimentos de maneira mais eficaz.

1. Prepare o ambiente: Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Feche os olhos: Instrua os alunos a fecharem os olhos ou a fixarem o olhar em um ponto tranquilo à sua frente.

3. Inspire profundamente: Peça aos alunos que inspirem lentamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar. Conte até quatro durante a inspiração.

4. Segure a respiração: Oriente-os a segurar a respiração por um breve momento, contando mentalmente até quatro.

5. Expire lentamente: Instrua os alunos a expirarem lentamente pela boca, esvaziando completamente os pulmões. Conte novamente até quatro durante a expiração.

6. Repita o ciclo: Repita o ciclo de respiração profunda por cerca de dois minutos, incentivando os alunos a se concentrarem apenas na respiração e a deixarem de lado qualquer outra preocupação.

7. Retorne ao presente: Gradualmente, peça aos alunos que abram os olhos e retornem a sua atenção ao presente, sentindo-se mais calmos e focados.

Contextualização do Conteúdo

Os números primos e compostos são fundamentais na matemática e têm diversas aplicações práticas no mundo real. Por exemplo, os números primos são usados em sistemas de criptografia que protegem informações sensíveis na internet. Entender esses conceitos matemáticos pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Além disso, aprender sobre números primos e compostos pode ser uma oportunidade para os alunos explorarem suas próprias emoções e reações diante de desafios matemáticos. Ao trabalhar em grupo para identificar números primos e compostos, os alunos podem desenvolver habilidades sociais, como a cooperação e a comunicação eficaz, além de exercitarem a tomada de decisão responsável ao discutirem e defenderem suas ideias.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Números Primos e Compostos:

2. Definição de Números Primos: Explique que um número primo é um número natural maior que 1 que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo. Exemplo: 2, 3, 5, 7, 11.

3. Definição de Números Compostos: Explique que um número composto é um número natural maior que 1 que possui outros divisores além de 1 e ele mesmo. Exemplo: 4 (divisores: 1, 2, 4), 6 (divisores: 1, 2, 3, 6).

4. Critérios de Divisibilidade:

5. Divisibilidade por 2: Um número é divisível por 2 se for par, ou seja, se terminar em 0, 2, 4, 6 ou 8.

6. Divisibilidade por 3: Um número é divisível por 3 se a soma de seus dígitos for divisível por 3. Exemplo: 123 (1+2+3=6, que é divisível por 3).

7. Divisibilidade por 4: Um número é divisível por 4 se os dois últimos dígitos formarem um número divisível por 4. Exemplo: 124 (24 é divisível por 4).

8. Divisibilidade por 5: Um número é divisível por 5 se terminar em 0 ou 5.

9. Divisibilidade por 6: Um número é divisível por 6 se for divisível por 2 e por 3 simultaneamente.

10. Divisibilidade por 8: Um número é divisível por 8 se os três últimos dígitos formarem um número divisível por 8. Exemplo: 1024 (024 é divisível por 8).

11. Divisibilidade por 9: Um número é divisível por 9 se a soma de seus dígitos for divisível por 9. Exemplo: 729 (7+2+9=18, que é divisível por 9).

12. Divisibilidade por 10: Um número é divisível por 10 se terminar em 0.

13. Divisibilidade por 100: Um número é divisível por 100 se terminar em 00.

14. Divisibilidade por 1000: Um número é divisível por 1000 se terminar em 000.

15. Exemplos Práticos: Forneça exemplos adicionais e peça aos alunos para identificarem se os números são primos ou compostos e aplicarem os critérios de divisibilidade nos exemplos dados.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 a 45 minutos

Explorando Números Primos e Compostos

Nesta atividade, os alunos trabalharão em grupos para identificar números primos e compostos, além de aplicar os critérios de divisibilidade. Eles também irão expressar suas emoções e reflexões sobre as dificuldades e descobertas durante a atividade.

1. Formação de Grupos: Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribuição de Tarefas: Entregue a cada grupo uma lista de números e peça para que identifiquem quais são primos e quais são compostos.

3. Aplicação dos Critérios de Divisibilidade: Peça para que apliquem os critérios de divisibilidade nos números compostos da lista e registrem os resultados.

4. Discussão em Grupo: Instrua os alunos a discutirem entre si sobre as descobertas e dificuldades encontradas durante a atividade.

5. Registro de Emoções: Peça aos alunos que escrevam em uma folha suas emoções durante a atividade (por exemplo, frustração, alegria, curiosidade) e as causas dessas emoções.

6. Apresentação dos Resultados: Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, explicando o processo e as emoções envolvidas.

Discussão e Feedback em Grupo

Utilize o método RULER para guiar a discussão e o feedback socioemocional após a atividade. Primeiramente, reconheça as emoções que os alunos expressaram em seus registros, destacando a variedade de sentimentos presentes na turma. Pergunte aos alunos como eles compreendem essas emoções e quais foram as causas e consequências delas durante a atividade.

Em seguida, incentive os alunos a nomearem corretamente as emoções que sentiram e a expressarem essas emoções de maneira apropriada durante a discussão. Por fim, trabalhe com os alunos para regular essas emoções, discutindo estratégias para lidar com frustrações e manter a motivação em atividades desafiadoras. Promova um ambiente de apoio mútuo, onde os alunos possam compartilhar suas experiências e aprender uns com os outros.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que façam uma reflexão escrita ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Peça que descrevam as dificuldades encontradas ao identificar números primos e compostos e ao aplicar os critérios de divisibilidade. Incentive-os a pensar sobre as estratégias que utilizaram para lidar com sentimentos como frustração, alegria ou curiosidade, e como essas estratégias ajudaram (ou não) a superar os desafios. Essa atividade pode ser realizada de maneira individual inicialmente e, em seguida, compartilhada em pequenos grupos para promover um ambiente colaborativo.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos, ajudando-os a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas emoções e as estratégias que utilizaram, os alunos podem desenvolver um maior autoconhecimento e aprender a gerenciar melhor suas emoções em futuras atividades, tanto acadêmicas quanto pessoais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça que cada aluno estabeleça uma meta pessoal, como melhorar a paciência ao enfrentar problemas difíceis, e uma meta acadêmica, como praticar mais exercícios sobre números primos e compostos. Incentive os alunos a escreverem essas metas em um papel e a compartilharem com o grupo. Dessa forma, eles podem apoiar uns aos outros na busca por essas metas.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a paciência ao enfrentar problemas difíceis.

2. Praticar mais exercícios sobre números primos e compostos.

3. Aumentar a colaboração e comunicação com os colegas durante atividades em grupo.

4. Desenvolver uma maior compreensão e aplicação dos critérios de divisibilidade.

5. Aprimorar a habilidade de reconhecer e regular emoções durante a resolução de problemas matemáticos. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir e compartilhar metas, os alunos podem se comprometer com seu próprio crescimento e buscar apoio entre os colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e contínuo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies