Entrar

Plano de aula de Frações: Soma e Subtração

Matemática

Original Teachy

'EF06MA10'

Frações: Soma e Subtração

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Frações: Soma e Subtração

Palavras ChaveFrações, Adição de Frações, Subtração de Frações, Problemas Práticos, Atividades em Grupo, Aplicação de Conhecimento, Relevância Cotidiana, Trabalho em Equipe, Discussão em Grupo, Conclusão Reflexiva
Materiais NecessáriosReceitas de bolo com frações, Ingredientes para a atividade culinária, Cartões representando frações, Blocos que representam frações do terreno, Planta baixa para construção da mini-cidade, Materiais para construção de mini-cidade (papéis, tesoura, cola)
Códigos BNCCEF06MA10: Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para estabelecer as metas de aprendizado que direcionarão as atividades e discussões em sala. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão precisa do que se espera deles e como podem utilizar o conhecimento prévio para aprofundar e aplicar conceitos matemáticos de adição e subtração de frações. Isso ajuda a consolidar a aprendizagem e a promover uma maior retenção do conteúdo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a resolver e elaborar problemas que envolvam adição e subtração de frações, utilizando a representação numérica fracionária.

2. Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido previamente em casa para resolver situações práticas e contextualizadas em sala de aula.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a comunicação e a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo para solução de problemas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A fase de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram em casa, utilizando situações-problema que os façam pensar criticamente e aplicar os conceitos de adição e subtração de frações de maneira prática e contextualizada. Além disso, ao contextualizar o uso de frações no cotidiano, os alunos conseguem perceber a relevância e a aplicabilidade do que aprenderam, tornando o aprendizado mais significativo e motivador.

Situações Problema

1. Imagine que você está dividindo um bolo em fatias iguais para você e seus dois amigos. Se cada um de vocês começa com 1/3 do bolo, mas um dos amigos quer mais, como você poderia dividir o restante do bolo de forma justa usando frações?

2. Pense em uma situação onde você tem duas receitas e precisa adicionar 1/4 de xícara de açúcar de uma e 1/3 de xícara de açúcar da outra. Como você soma essas duas frações para saber quanto açúcar usar na receita final?

Contextualização

As frações estão presentes em muitas situações do dia a dia, como em receitas culinárias, porcentagens e até em partilhas de objetos ou tarefas. Por exemplo, imagine que um grupo de amigos ganha 3/5 de um bolo de aniversário e cada um deseja levar para casa uma parte igual. Saber como dividir corretamente o bolo torna-se essencial para evitar brigas! Além disso, entender frações ajuda em situações mais complexas, como na engenharia, na medicina e na economia.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e envolvente os conceitos de adição e subtração de frações que estudaram previamente. Ao trabalhar em grupos, eles não só reforçam o aprendizado individual, mas também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação. As atividades propostas são projetadas para serem contextualizadas, desafiadoras e divertidas, garantindo que os alunos estejam motivados e engajados durante todo o processo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festa de Frações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de adição e subtração de frações na resolução de problemas práticos e cotidianos, como planejar uma festa.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão a tarefa de planejar uma festa, onde deverão calcular a quantidade de ingredientes necessários para fazer um bolo. Cada grupo receberá uma receita que inclui frações de ingredientes e deverá adaptá-la para atender a uma lista de restrições dietéticas e de quantidade de convidados.

- Instruções:

  • Dividir a receita original entre o número de convidados e adaptá-la para atender às restrições (por exemplo, sem glúten).

  • Calcular a quantidade correta de ingredientes, como 1/2 xícara de farinha, para uma quantidade específica de convidados.

  • Apresentar um quadro com a nova receita de acordo com as frações usadas.

Atividade 2 - O Tesouro das Frações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e raciocínio matemático através da adição e subtração de frações em um contexto divertido e interativo.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos, organizados em grupos de até 5, assumirão o papel de piratas que precisam dividir um tesouro recém-descoberto. O tesouro é composto por joias e moedas, cada uma representando uma fração do total. Os grupos terão que usar suas habilidades matemáticas para dividir o tesouro de forma justa entre eles, considerando frações de diferentes tamanhos.

- Instruções:

  • Dividir o tesouro (representado por cartões com frações) entre os membros do grupo, de forma que a divisão seja justa e igualitária.

  • Resolver desafios adicionais propostos pelo professor, que envolvem a adição e subtração de frações para recuperar partes do tesouro escondido.

  • Desenvolver um mapa do tesouro que mostre claramente como as frações foram divididas entre os membros do grupo.

Atividade 3 - Construtores de Cidades

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de frações na prática, desenvolvendo habilidades de matemática e raciocínio espacial em uma atividade de construção de grupo.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5, serão responsáveis por projetar e construir uma mini-cidade em uma planta baixa, usando blocos que representam diferentes frações do terreno. Eles terão que calcular e ajustar as frações para garantir que cada parte da cidade, como parques, escolas e casas, ocupe a proporção correta do terreno disponível.

- Instruções:

  • Usar blocos que representam frações do terreno para construir uma mini-cidade em uma planta baixa.

  • Calcular e ajustar as frações para garantir que cada parte da cidade ocupe a proporção correta do terreno.

  • Apresentar o projeto final, explicando as frações utilizadas e como foram calculadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado obtido nas atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre os conceitos de adição e subtração de frações. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento dos alunos, permitindo-lhes ver diferentes abordagens e soluções para os mesmos problemas. Além disso, oferece uma oportunidade para o professor avaliar o progresso dos alunos e identificar áreas que podem necessitar de reforço adicional.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar o que aprenderam e as dificuldades encontradas. Encoraje cada grupo a apresentar um resumo de sua atividade e a explicar como aplicaram os conceitos de adição e subtração de frações, além de discutir as estratégias que utilizaram para resolver os problemas. Utilize esta oportunidade para enfatizar a colaboração e o pensamento crítico.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao trabalhar com frações na prática?

2. Como vocês decidiram a melhor maneira de dividir o bolo, o tesouro ou o terreno entre o grupo?

3. Houve alguma situação em que vocês precisaram ajustar as frações originalmente planejadas? Como resolveram?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para reforçar e consolidar os aprendizados do dia. Ao resumir, o professor ajuda os alunos a organizar suas ideias e a fixar os conceitos mais importantes. Além disso, ao discutir como a teoria se conecta com a prática, os alunos conseguem visualizar a utilidade do que aprenderam, aumentando a motivação e a relevância percebida do tema. Esta etapa final também serve para avaliar o entendimento geral da turma e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Resumo

Na conclusão, recapitule os principais pontos abordados sobre adição e subtração de frações, como a importância de encontrar o denominador comum e as técnicas para realizar operações com frações. Relembre as atividades práticas realizadas, como a divisão de ingredientes em receitas e a partilha de um tesouro, destacando os métodos utilizados e as soluções encontradas.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria estudada em casa com a prática em sala, enfatizando como as situações-problema propostas permitiram aos alunos aplicar conceitos matemáticos em contextos reais e lúdicos, reforçando a aprendizagem de forma significativa.

Fechamento

Por fim, destaque a relevância do estudo das frações no cotidiano, demonstrando como esses conhecimentos são aplicáveis em diversas situações, desde a administração de uma festa até a resolução de problemas matemáticos mais complexos em áreas como ciência e engenharia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies