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Plano de aula de Planta Baixa e Vistas Aéreas

Matemática

Original Teachy

'EF06MA28'

Planta Baixa e Vistas Aéreas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Planta Baixa e Vistas Aéreas

Palavras ChavePlanta Baixa, Vistas Aéreas, Cálculo de Áreas, Cálculo de Perímetros, Atividades Práticas, Trabalho em Grupo, Aplicação de Conceitos, Arquitetura, Engenharia Civil, Design de Interiores
Materiais NecessáriosPlantas baixas impressas de apartamentos, Blocos de construção para maquetes, Cópias de plantas baixas de cômodos da escola, Fita métrica, Papel e canetas para anotações, Cópias de fórmulas de cálculo de área e perímetro
Códigos BNCCEF06MA28: Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as competências essenciais que serão exploradas durante a aula. Estabelecer claramente o que se espera alcançar ajuda a orientar as atividades de aprendizado e a avaliação subsequente. Neste contexto, os objetivos são projetados para assegurar que os alunos sejam capazes de não só reconhecer, mas também aplicar conceitos matemáticos em situações práticas como o desenho e a interpretação de plantas baixas e vistas aéreas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender e identificar os elementos de uma planta baixa e de uma vista aérea.

2. Desenvolver a habilidade de calcular áreas e perímetros de casas, apartamentos e cômodos a partir de plantas baixas.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a habilidade de trabalho em equipe e comunicação durante as atividades práticas em sala de aula.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos de forma prática e contextualizada com situações que eles possam encontrar em suas vidas ou futuras carreiras. As situações problema servem para ativar o conhecimento prévio dos alunos e estimulá-los a pensar criticamente sobre como aplicar a matemática em contextos reais. A contextualização ajuda a mostrar a relevância dos conceitos de planta baixa e vistas aéreas, aumentando o interesse e a motivação dos alunos para o aprendizado.

Situações Problema

1. Imagine que você é um arquiteto iniciante e tem a tarefa de redesenhar a planta baixa de uma casa para melhorar a circulação interna. Como você começaria a analisar a planta existente e quais medidas matemáticas seriam essenciais para este processo?

2. Pense em uma situação onde uma família precisa decidir entre duas propriedades com tamanhos diferentes. Utilize suas habilidades matemáticas para calcular e comparar as áreas dos cômodos em ambas as plantas baixas e ajudar na tomada de decisão.

Contextualização

As plantas baixas e vistas aéreas são utilizadas não só na arquitetura, mas também em diversas outras áreas como design de interiores e engenharia civil. Entender esses conceitos ajuda não apenas profissionais, mas também pessoas comuns a visualizar e planejar melhor seus espaços. Por exemplo, ao mudar a disposição dos móveis em casa, é possível criar a sensação de um espaço maior ou mais organizado, tudo baseado em princípios matemáticos de proporção e percepção.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de planta baixa e vistas aéreas, além de aprofundar o entendimento sobre cálculo de áreas e perímetros. Ao trabalhar em grupos, os alunos podem explorar diferentes perspectivas e soluções, incentivando o pensamento crítico e a colaboração. Esta abordagem prática ajuda a solidificar o conhecimento adquirido de forma prévia e prepara os alunos para situações reais onde tais habilidades são necessárias.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arquitetos Mirins: Redesenho de Espaços

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conceitos de áreas e perímetros na otimização de espaços em plantas baixas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão a planta baixa de um apartamento pequeno. O desafio é redesenhar o layout dos cômodos para otimizar o uso do espaço, considerando a circulação, a iluminação e a funcionalidade. Cada grupo deve apresentar um novo desenho da planta baixa, justificando as mudanças com cálculos de áreas e perímetros.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregar a cada grupo uma cópia da planta baixa do apartamento.

  • Os alunos devem analisar a planta baixa e discutir possíveis melhorias no layout.

  • Cada grupo redesenha a planta baixa, fazendo as modificações desejadas.

  • Apresentar o novo layout, explicando as mudanças e os cálculos realizados.

  • Discutir em classe as diferentes abordagens dos grupos e as razões por trás das mudanças propostas.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro das Medidas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de medição e cálculo de áreas e perímetros em um contexto lúdico e colaborativo.

- Descrição: Os alunos, em grupos, participarão de uma 'caça ao tesouro' dentro da sala de aula, onde deverão encontrar e medir áreas e perímetros de elementos previamente marcados em plantas baixas espalhadas pelo ambiente. Cada planta baixa corresponderá a um desafio matemático que, quando resolvido corretamente, levará os grupos a pistas para o próximo desafio.

- Instruções:

  • Preparar previamente plantas baixas de diferentes cômodos e áreas da escola.

  • Marcar pontos específicos no mapa que os alunos devem encontrar e medir.

  • Cada ponto encontrado deve ser medido e os cálculos de área ou perímetro devem ser anotados.

  • Ao completar um desafio, os alunos recebem a pista para o próximo ponto.

  • O primeiro grupo a completar todos os desafios e voltar à sala de aula vence a atividade.

Atividade 3 - Construtores de Casas: Do Papel à Realidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e aplicar conceitos de planta baixa em uma atividade prática, reforçando o entendimento de áreas e perímetros.

- Descrição: Utilizando blocos de construção, os alunos irão recriar fisicamente uma planta baixa de uma casa simples. Cada grupo receberá uma planta baixa simplificada e deverá usar os blocos para construir uma maquete que reflita a planta. O desafio inclui não apenas a construção, mas também a verificação de que as áreas e os perímetros estão corretos.

- Instruções:

  • Fornecer a cada grupo uma cópia da planta baixa e os blocos de construção.

  • Instruir os alunos a construir uma maquete da casa usando os blocos, seguindo a planta baixa.

  • Verificar se as áreas e os perímetros correspondem corretamente aos da planta original.

  • Cada grupo apresenta sua maquete e explica como os cálculos de área e perímetro foram utilizados durante a construção.

  • Realizar uma discussão em classe sobre os desafios encontrados e as soluções criativas de cada grupo.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre o processo de aprendizagem, consolidando os conhecimentos adquiridos. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos ouvirem diferentes perspectivas e abordagens. Este retorno coletivo também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo onde cada equipe compartilhará suas experiências e as soluções encontradas. Inicie o debate com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de explorar e aplicar os conceitos de planta baixa e cálculo de áreas e perímetros, vamos discutir o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar o que trabalharam e as descobertas mais interessantes. Vamos começar com o grupo 1, que pode nos contar sobre as mudanças que fizeram no layout do apartamento e como isso afetou a percepção do espaço.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao calcular áreas e perímetros a partir das plantas baixas?

2. Como as alterações feitas na planta baixa melhoraram a funcionalidade do espaço?

3. Houve alguma surpresa nos cálculos que vocês realizaram? Como isso influenciou suas decisões de design?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão da aula é essencial para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos abordados. Resumir os conteúdos ajuda na retenção de informações, enquanto a explicação de como a teoria se conecta com a prática e a discussão sobre a aplicabilidade dos conceitos reforça a importância do que foi aprendido. Esta seção também serve para reforçar a motivação dos alunos, mostrando como o aprendizado de hoje se estende para além da sala de aula.

Resumo

Na conclusão, resuma os principais pontos abordados sobre plantas baixas e vistas aéreas, reforçando como esses conceitos são aplicáveis em situações práticas. Recapitule as fórmulas e os métodos de cálculo de áreas e perímetros, destacando as atividades realizadas e as soluções encontradas pelos alunos.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria com a prática, demonstrando a importância de entender a matemática por trás do design de espaços e como isso influencia a vida real. Mencione como as atividades práticas, como redesenhar plantas baixas e calcular áreas, ajudam a solidificar o aprendizado teórico.

Fechamento

Por fim, enfatize a relevância do estudo de plantas baixas e cálculo de áreas e perímetros, destacando como essas habilidades são essenciais em diversas profissões, desde arquitetura até design de interiores. Além disso, saliente como esses conhecimentos podem ser aplicados no dia a dia, como ao planejar a disposição de móveis em casa para otimizar o espaço.

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