Entrar

Plano de aula de Problemas com Medidas

Matemática

Original Teachy

'EF06MA24'

Problemas com Medidas

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Problemas com Medidas

Palavras ChaveMedidas de comprimento, Medidas de massa, Medidas de tempo, Medidas de temperatura, Áreas de triângulos e retângulos, Capacidade, Volume, Problemas práticos, Atividades maker, Trabalho em equipe, Habilidades práticas, Pensamento crítico, Resolução de problemas, Conexão com o mercado de trabalho
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre profissionais utilizando medidas, Projetor ou TV para exibir o vídeo, Kits de materiais diversos (papel, régua, tesoura, cola, etc.), Folhas de papel para desenhos e cálculos, Calculadoras, Régua, Tesoura, Cola, Lápis e borracha, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF06MA24: Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade introduzir os alunos aos conceitos fundamentais de medidas e sua aplicação prática. Desenvolver a habilidade de resolver problemas com diferentes tipos de medidas é essencial para a vida cotidiana e para diversas profissões, conectando o aprendizado com o mercado de trabalho e preparando os alunos para desafios futuros.

Objetivos principais:

1. Compreender conceitos básicos de medidas de comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume.

2. Aplicar esses conceitos na resolução de problemas práticos e do dia a dia.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  2. Estimular a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar em atividades práticas.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma introdução envolvente e relevante sobre o tema de medidas, despertando seu interesse e demonstrando a importância prática dos conceitos que serão abordados na aula. Isso ajuda a conectar o conteúdo teórico com situações reais e prepara os alunos para as atividades práticas subsequentes.

Contextualização

Imagine se você não soubesse medir o tempo necessário para cozinhar seu prato favorito ou a quantidade de combustível que precisa para uma viagem. Medidas estão presentes em quase todas as atividades do nosso dia a dia, desde a construção de edifícios até a preparação de alimentos, passando por atividades esportivas e até mesmo na medicina. Entender como medir e interpretar essas medidas é essencial para resolver problemas práticos e tomar decisões informadas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades: Você sabia que a Torre Eiffel aumenta cerca de 15 centímetros durante o verão devido à expansão térmica do ferro? Ou que o relógio mais preciso do mundo, o relógio atômico, perde apenas um segundo a cada 138 milhões de anos?  Conexão com o Mercado: No mercado de trabalho, profissionais de diversas áreas utilizam medidas diariamente. Engenheiros precisam calcular áreas e volumes para projetar estruturas seguras, chefs de cozinha medem ingredientes para garantir receitas perfeitas, e médicos monitoram a temperatura e a pressão sanguínea dos pacientes para dar diagnósticos precisos. As medidas são a base de muitas profissões e seu domínio é fundamental para o sucesso no mercado de trabalho.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Exiba um curto vídeo (2-3 minutos) que mostre diferentes profissionais utilizando medidas no seu dia a dia, como engenheiros, médicos e chefs de cozinha. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: "Como seria o mundo se não soubéssemos medir?" Peça aos alunos que pensem em exemplos do cotidiano onde as medidas são essenciais e compartilhem com a turma.

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre medidas através de atividades práticas e desafiadoras. A construção da mini-cidade promove a aplicação dos conceitos de medidas em um contexto real e colaborativo, enquanto os exercícios de fixação ajudam a avaliar a compreensão individual dos alunos e reforçar os conceitos aprendidos.

Tópicos a Abordar

  1. Medidas de comprimento
  2. Medidas de massa
  3. Medidas de tempo
  4. Medidas de temperatura
  5. Áreas de triângulos e retângulos
  6. Capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares)

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como as diferentes medidas são utilizadas em suas vidas diárias e em diversas profissões. Pergunte-lhes como seria a vida sem a capacidade de medir comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume.

Mini Desafio

Construindo uma Mini-Cidade

Os alunos serão divididos em grupos e receberão um kit com materiais diversos (papel, régua, tesoura, cola, etc.) para construir uma mini-cidade. Cada grupo deve projetar e construir edifícios, ruas, parques e outros elementos urbanos, utilizando medidas de comprimento, área e volume para garantir que tudo esteja em escala e proporção corretas.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua os kits de materiais para cada grupo.
  3. Instruir os grupos a desenharem um plano inicial da mini-cidade, decidindo onde cada elemento urbano será colocado.
  4. Cada grupo deve medir e cortar os materiais conforme as medidas planejadas.
  5. Construir os edifícios e outros elementos urbanos, garantindo que respeitem as medidas e proporções definidas.
  6. Ao final, cada grupo apresentará sua mini-cidade para a turma, explicando as medidas utilizadas e como garantiram a proporcionalidade.

Objetivo: Aplicar as medidas de comprimento, área e volume de forma prática, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe, bem como o pensamento crítico e resolução de problemas.

Duração: 45 a 50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Calcule a área de um triângulo com base de 5 cm e altura de 10 cm.
  2. Determine o volume de um sólido formado por blocos retangulares com dimensões 4 cm x 3 cm x 2 cm.
  3. Converta 120 minutos em horas.
  4. Se um objeto pesa 500 gramas, quantos quilos ele pesa?
  5. Qual é a temperatura em Celsius se o termômetro marca 98,6°F? (Use a fórmula: C = (F - 32) * 5/9)
  6. Um tanque tem capacidade de 2000 litros. Quantos metros cúbicos ele possui?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam a importância dos conceitos de medidas e como aplicá-los em situações práticas. A discussão e o resumo ajudam a reforçar os conhecimentos adquiridos, enquanto o fechamento conecta o conteúdo com a vida real e com o mercado de trabalho.

Discussão

Discussão: Promova uma discussão sobre como os conceitos de medidas foram aplicados durante a aula. Pergunte aos alunos como foi a experiência de construir a mini-cidade e quais desafios encontraram ao utilizar as medidas de comprimento, área e volume. Incentive-os a refletir sobre os exercícios de fixação e como esses conhecimentos são aplicáveis no dia a dia e em diferentes profissões.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos abordados na aula, incluindo medidas de comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume. Destaque como esses conceitos foram aplicados na atividade prática de construção da mini-cidade e nos exercícios de fixação.

Fechamento

Fechamento: Explique como a aula conectou teoria, prática e aplicações, mostrando a relevância das medidas em situações reais. Reforce a importância de entender e saber utilizar diferentes tipos de medidas para resolver problemas do cotidiano e para diversas profissões. Encoraje os alunos a continuarem praticando esses conceitos e a observarem seu uso no dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies